Curso Top Rider ensina técnicas avançadas para motociclistas

12A Base Aérea de Fortaleza foi palco do 1º. curso TOP RIDER POLICE RIDER – TACTICAL MOTORCYCLE TRAINING que ocorreu de 18 a 20 de março para 26 motociclistas de várias cilindradas. O curso teve também a participação de cinco militares da FAB – Força Aérea Brasileira sendo quatro soldados e um tenente.

42Esta foi a 4ª. turma treinada em Fortaleza pela equipe TOP RIDER. Os motociclistas treinaram manobras com elevado grau de dificuldade; receberam instruções técnicas para frenagem, curvas, condução em chuva, condução com garupa, em grupo e controle da motocicleta. Além disso, os treinando receberam dica importantes sobre como identificar um possível assalto e o que fazer diante de uma situação de iminente perigo.

Todos os participantes do curso foram aprovados e receberam junto com o certificado o patch bordado CIVILIAN MOTORCYCLE POLICE TRAINNG. Para Adenauer Moreira, diretor do Fortaleza Chapter Brasil da Newroad Harley-Davidson,” a equipe é formada de profissionais competentes e TOP!”. João Paulo agradeceu a convivência com o grupo e destaca que “ficou sem palavras” para avaliar a experiência que foi o curso TOP RIDER. “O conhecimento obtido nesse fim de semana foi inédito nas nossas vidas, Valeu cada gota de suor investido no aprendizado.” Finaliza JP, como é mais conhecido. Alexandre Frota definiu como “um espetáculo de aprendizado!”

38 37
14Já Alexis ressalta que o curso “além de propiciar uma interação fantástica entre os participantes, nos traz um ganho significativo em conhecimento capaz de ajudar-nos dia após dia a voltarmos para nossas casas com segurança. Este foi o foco principal do curso: segurança, conceitos de suma importância para o nosso crescimento como motociclistas responsáveis.” Finaliza Alexis. Miguel Quintanilha foi direto na sua definição: “O curso é fantástico! Seguiu a técnica… faz!”

Os instrutores ficaram felizes com o resultado do curso. Para Ângelo Silva Viana, diretor da TOP RIDER e Instrutor, os motociclistas aprenderam rápido. “Foi motivador ver a evolução deles durante o curso. Alguns estavam ‘travados’ no início do primeiro dia, mas logo depois, à tarde, já se percebia o avanço e esse foi o ritmo até o fim do curso com todos conseguindo realizar as manobras com certo grau de dificuldade; coisa de veterano.” Ressalta o instrutor.  Sylvio Augusto Minzon Cimino, diretor da TOP RIDER e também instrutor no curso ressalta que “mais do que aprender novas técnicas os alunos puderam entender e praticar o equilíbrio entre a motocicleta e o motociclista. Esse equilíbrio gera o respeito necessário aos limites de ambos e evita acidentes.” Destaca Sylvio.

Uma evolução em tempo real

Nós do Você e Sua Moto pudemos interagir em todo o processo. Estivemos presentes na montagem da pista e a definição do circuito e foi possível perceber a preocupação com os detalhes. Tudo milimetricamente medido com foco no resultado esperado. Outro ponto que nos impressionou positivamente foi a forma como os instrutores interagiam com os alunos. Tanto Sylvio como o Ângelo estavam sempre perto. Aliás, muito perto. Próximos o suficiente para escaparem de serem atropelados. Flagramos um momento onde o Ângelo se esquiva para livrar-se da moto do Adenauer. Essa proximidade, ao nosso ver, trouxe mais segurança e uma garantia de que aquilo que estava sendo ensinado seria passível de ser realizado, tanto é que nenhum tombo sério aconteceu.

46Outra prova de responsabilidade foi a percepção do cansaço. Preocupados com acidentes, fruto de um treinamento extensivo, os instrutores terminaram os exercícios tão logo perceberam sinais de fadiga nos alunos e o consequente risco de acidente.

https://youtu.be/Kldqw7yyr7c

Novo curso está programado para maio em data ainda não definida pela TOP RIDER. Em 2015 entre civis e militares, 1458 alunos treinados; apenas 10 episódios de acidentes relacionados ao uso da motocicleta, ou seja, apenas 0,68% dos alunos que fizeram nossos programas se envolveram em acidentes de trânsito; todos eles de natureza leve, sem danos físicos apenas materiais.

DSC_0275

Marcelo Ribeiro Cavini (Super Tenere 1200) – “Depois de quase três décadas de motociclismo, resolvi fazer o curso de segurança”

Depoimento: “Depois de quase três décadas de motociclismo, resolvi fazer o curso de segurança da Top Rider. Assim o fiz porque sei que sempre pode surgir uma dica útil aqui e acolá. Mas não esperava tanto!

As dicas de segurança vão muito além da condução da moto, como, por exemplo, o comportamento que devemos ter diante de um assalto.

No entanto, o que mais me surpreendeu foi a técnica em manobras de baixa velocidade em que a moto simplesmente vai onde fixamos o olhar! Não entendeu? Achou bizarro? Faça o curso! Vi que essa técnica pode me salvar de acidentes.

Outras técnicas importantes foram passadas e ainda levarei um tempo para absorvê-las; mas ficou comprovado que, apesar da minha experiência, a humildade é uma virtude! A busca do aperfeiçoamento deve ser constante, sobretudo numa máquina tão maravilhosa e empolgante, quanto perigosa!

Quero registrar meu agradecimento aos instrutores Ângelo e Sylvio, profundos conhecedores do assunto, que souberam transmitir as técnicas. Percebi que há muita coisa a aprender com eles e estou disposto a participar dos próximos cursos.

Agradeço aos colegas motociclistas, pessoas de bem, responsáveis e disciplinados, características essenciais para fazer um curso desses em grupo.

Novo curso está programado para Maio. Maiores informações [email protected]169c5cb6-5256-4940-9008-924c9cd8b0e5

Os Concludentes – fotos dos concludentes

Os exercícios – fotos das manobras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.