Warning: Constant WP_DEBUG already defined in /home/sucupira/public_html/wp-config.php on line 248

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-content/plugins/post-views-counter/includes/class-counter.php on line 328
Lubrificador automático de corrente: vale a pena ter um? – Luís Sucupira

Como jogar melhor blackjack online

  1. Zodiac Com Bônus: Os jogadores podem escolher entre as melhores máquinas caça-níqueis e jogos de vídeo reel
  2. Melhor Site Para Jogar Book Of Madness - O casino deu a VOCÊ qualquer outro motivo para reter seus fundos
  3. Melhor Site Para Jogar Rocky: As outras características do bônus incluem símbolos Selvagens

Loteria quarta feira

Spin Party Com Bônus
A linha de notícias constantemente atualizada com os últimos eventos pertence à indústria de jogos online e jogos de azar na internet
Jogar Mighty Hot Wilds Online
A versão online é basicamente o mesmo que o original, versão terrestre
Esses pontos podem ser convertidos em itens obrigatórios

Baixar jogos de poker gratis para pc

Garage Com Bônus
Os jogos em Flash são divertidos, mas você não diria que eles seriam ainda mais se pudessem ganhar algum dinheiro
Money Farm 2 Com Bônus
Neve brilhante e milagres de Natal aguardam os jogadores no slot chamado Lucky Xmas do fabricante Booongo
Jin Qian Wa Com Bônus

CLIQUE E OUÇA

Lubrificador automático de corrente: vale a pena ter um?

Kit chega desmontado. A montagem é muito fácil e pode ser realizada em qualquer moto que possua sistema de transmissão movido por corrente.
Kit chega desmontado. A montagem é muito fácil e pode ser realizada em qualquer moto que possua sistema de transmissão movido por corrente.

Eu já havia tratado aqui sobre a importância de se lubrificar a corrente periodicamente. Inclusive forneci dicas de como lavar e lubrificar sua corrente para muitos quilômetros. Mas eu não estava satisfeito e fui buscar outras soluções. Testei várias delas e a que mais me agradou foi este sistema comercializado pela Tutoro.

Adquiri o produto na Tutoro Brasil. Paguei por ele R$ 389,99 mais o frete de R$20. Escolhi a moto de um amigo motociclista para realizar o teste. O Herbert Viana, que não é o dos Para-lamas do Sucesso, também estava procurando uma solução para lubrificar a corrente da sua moto. A ideia foi testar na moto dele que roda em média 20 km por dia em vários tipos de solo. O Herbert anda em asfalto, terra e calçamento; daí ter sido o escolhido para testar o produto. A instalação aconteceu no início de dezembro de 2013. De lá pra cá o Herbert me passava vários feedbacks semanalmente. A partir destes relatórios, novas regulagens de liberação de óleo eram testadas. O resultado final foi uma corrente permanentemente lubrificada.

Fig -1 - Elevando um pêndulo metálico para facilitar a descida do óleo até o bico. Fig-2 Estado da lubrificação com apenas dois quilômetros após instalada. Fig-3 Imagem do óleo descendo pelo cano em direção ao bico. Primeira sangria após instalado.
Fig -1 – Elevando um pêndulo metálico para facilitar a descida do óleo até o bico. Fig-2 Estado da lubrificação com apenas dois quilômetros após instalada. Fig-3 Imagem do óleo descendo pelo cano em direção ao bico. Primeira sangria após instalado.

O sistema é fácil de montar e funciona sem qualquer tipo de gambiarra. Não precisa furar, não usa a bateria da moto e nem necessita que você pressione qualquer botão para lubrificar a corrente – é tudo automático. Ele possui no reservatório do óleo uma válvula que funciona como um pêndulo metálico, que com a vibração e o movimento da moto, libera o óleo fazendo com que chegue na corrente através de um bico dosador. Quando a moto está parada o pêndulo fica fechado (Lei da Gravidade) e assim ele não libera o lubrificante e nem suja o piso. Além disso, pode ser removido facilmente e reabastecido rapidamente mantendo a corrente sempre lubrificada.  A carga de óleo no reservatório, com uma volta e meia de regulagem, necessitará de reabastecimento com cerca de 1000 km rodados. Você pode utilizar o mesmo óleo destinado ao motor da moto. Sabe aquela sobra que fica da troca de óleo? Pois é, agora ela tem utilidade. Vai pra corrente.

Fig-4 e Fig- 5 Estado da corrente com 2km e 5 km percorridos. Fig-6 Estado da corrente com 40 km percorridos. Fig-7 Estado da corrente com 80km percorridos.
Fig-4 e Fig- 5 Estado da corrente com 2km e 5 km percorridos. Fig-6 Estado da corrente com 40 km percorridos. Fig-7 Estado da corrente com 80km percorridos.

Vales destacar (veja fotos) que a moto em questão chegou com a corrente suja e enferrujada em alguns pontos, ideal para poder avaliar a eficiência do sistema comercializado pelo fabricante. Nunca é demais lembrar que a corrente da moto permanentemente lubrificada irá durar mais e junto com isso o kit de transmissão. Vale destacar que neste tipo de sistema, o próprio movimento da roda (força centrífuga)  faz com que, até mesmo os anéis e o-rings, estejam sempre cobertos com uma película de óleo.

Fpacil de instalar e o óleo pode ser o mesmo que você utiliza no seu motor.
Fpacil de instalar e o óleo pode ser o mesmo que você utiliza no seu motor.

Instalei o kit numa Honda Transalp. Segundo Herbert Viana, empresário do setor de confecções, “a instalação é fácil e qualquer pessoa pode fazer sem a necessidade de ter que levar a moto a uma oficina especializada”. Uma dúvida que nos ocorreu no momento da instalação foi se o bico direcionador do fluido de lubrificação continuaria no lugar após a moto começar a rodar. De acordo com Herbert o bico direcionador do fluxo de óleo “não saiu do lugar uma única vez sequer”. O sistema permite a regulagem da liberação do óleo, variando em até quatro voltas.

Iniciamos os testes com a abertura da liberação do óleo em uma volta e meia e percebemos que já nos primeiros cinco quilômetros a corrente já apresenta lubrificação. Foi observada a lubrificação da corrente em varias situações, variando a regulagem de liberação do fluxo de saída do óleo. O teste aplicado estava previsto para começar com duas voltas e meia até completar os 30 km. Depois que a corrente ficou bem lubrificada, reduzimos a abertura para 1 volta e meia e a corrente permaneceu bem lubrificada até o final do teste.

Nossa avaliação final é que gostamos do produto. Tanto que o Herbert já ficou com o meu pra ele.

AGRADECIMENTO ESPECIAL: Herbert Viana pela disciplina e pela paciência.

Serviço:

http://www.tutoro.com.br
http://www.facebook.com/tutorobrasil

1 comentário em “Lubrificador automático de corrente: vale a pena ter um?”

  1. Boas, e como faz com a areia? Oleo mais areia e um grande abrasivo, o ideal e lavar a corrente e depois lubrificar….nao existe milagre. Apesar da aparencia de lubrificada ela esta contaminada com areia….e vai diminuir a vida util do kit de realção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *