Nova tecnologia busca acelerar a adoção de Computação em Nuvem, além de reduzir custos e o impacto ambiental



A Intel Corporation deu hoje mais um passo para simplificar os Data Centers ao apresentar uma nova tecnologia gratuita para permitir que todo o tráfego do data Center rode em um único cabo usando a família de Adaptadores para Servidores Intel® 10 Gigabit Ethernet (10 GbE) X520.

Redes unificadas permitem que os departamentos de TI criem super estradas flexíveis em data centers virtualizados ao consolidar múltiplas redes de dados e armazenamento em uma única rede 10GbE. A consolidação do equipamento de cabo pode ajudar a reduzir o gasto mundial com TI em USD 3 bilhões por ano, e os 122 mil quilômetros de cabos dos data centers globais economizados são suficientes para enrolar a Terra três vezes.

Uma rede unificada simples e de alta velocidade para o Data Center é um dos pilares da visão “Cloud 2015” da Intel e da Open Data Center Alliance, anunciadas em outubro. Uma rede unificada com 10 GbE cria uma infraestrutura de dados mais simples, que é mais fácil de gerenciar e ainda assim pode acomodar o intenso tráfego de rede da nuvem.

“O que é frustrante para os gerentes de TI é que a maioria dos dólares dos Data centers é gasta com custos de infraestrutura e não com inovação”, declarou Kirk Skaugen, vice-presidente e gerente geral do Data Center Group da Intel. “A expansão da Ethernet da Intel para incluir o Open FCoE ajudará a simplificar a rede e a direcionar uma maior parte do orçamento de TI para a inovação. Acreditamos que os departamentos de TI podem reduzir os custos com infraestrutura em até 29 por cento, reduzir o consumo de energia em quase 50 por cento e cortar custos com cabos em até 80 por cento com a troca para uma rede unificada”.

O Open FCoE da Intel integra capacidades ao sistema operacional para fornecer uma rede totalmente unificada sem a necessidade de hardware proprietário adicional. Os departamentos de TI podem usar ferramentas de gestão comuns para redes de servidores e conectividade de armazenamento ao mesmo tempo em que se integram perfeitamente com os ambientes de Fibre Channel.

“Uma estrutura unificada oferece suporte tanto para recursos computacionais quanto de armazenamento, por meio de um transporte com alta largura de banda para oferecer uma melhor eficiência para os data centers, além de simplificar a gestão e poder acelerar a implementação de serviços baseados em nuvens e de virtualização”, declarou Soni Jiandani, vice-presidente de marketing do Grupo de Tecnologia de Virtualização e Acesso a Servidores da Cisco. “Os switches Cisco Nexus 10 Gigabit Ethernet e os servidores Cisco Unified Computing System oferecem suporte para os adaptadores Open FCoE 10 Gigabit Ethernet da Intel para fornecer a seus clientes mais opções para o acesso unificado, expansível e com melhor custo-benefício”.

A Intel trabalhou de perto com os principais líderes da indústria para certificar e assegurar um forte ecossistema de soluções compatíveis. As empresas que estão apoiando a solução Open FCoE incluem Cisco*, Dell*, EMC*, NetApp*, Oracle* e Red Hat*.

“A virtualização de servidores e a convergência das redes de armazenamento, baseadas em uma estrutura compartilhada de 10 Gigabit Ethernet, são ingredientes fundamentais para uma infra-estrutura com melhor custo-benefício”, declarou Paul Brown, vice-presidente e gerente geral de Negócios de Armazenamento em Rede da EMC. “Conseguimos a qualificação E-Lab para a EMC, que é o padrão de ouro da nossa indústria para a interoperabilidade de servidores, redes e armazenamento. O amplo trabalho feito para qualificar e validar o Intel Ethernet Server Adapter X520 dará a nossos clientes a confiança de que o produto se integrará perfeitamente com as famílias de produtos para armazenamento EMC Symmetrix VMAX e EMC VNX”.

“O Open FCoE se encaixa bem com as ofertas de soluções abertas, capazes e baratas da Dell já que utiliza componentes no sistema operacional que simplificam  a implementação e a operação de redes convergidas”, disse Brian Payne, diretor executivo do Grupo de Marketing para o PowerEdge da Dell.

O pacote de software do Intel Open FCoE já está disponível como uma atualização gratuita dos atuais produtos da família X520. Mais informações sobre as soluções da Intel para Ethernet e redes unificadas podem ser encontradas em www.intel.com/go/unifiednetworking.

Informações Adicionais (em inglês)

http://www.youtube.com/view_play_list?p=DD79E40F5DF27425

http://newsroom.intel.com/servlet/JiveServlet/downloadImage/38-1938-1391/260-275/SpringFountainSR_Fam_LeftAngle.jpg
Novos níveis de escalabilidade e desempenho 10GbE no data Center com o Intel® 82599 10 Gigabit Ethernet Controller

http://newsroom.intel.com/servlet/JiveServlet/downloadImage/38-1938-1392/260-217/LargeSilicon_Angle.jpg

Baseado no Intel 82599, os adaptadores flexíveis e escaláveis para servidores Intel® Ethernet X520 agora oferecem suporte para Open FCoE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.