Essa pergunta me foi feita por um amigo que sabia que toda vez que chegava julho uma grande interrogação aparecia na sua frente. Fui dar uma analisada melhor no assunto e sugerimos algumas coisas interessantes.
A primeira coisa importante antes de arriscar uma opinião foi saber sobre hábitos e preferências do lugar onde o negócio está instalado. Descobriu-se, por exemplo, que havia pacotes tentadores para viagens ao exterior por conta do dólar baixo e que muitos dos nossos clientes potenciais estavam listados em pacotes desse tipo para passar de 5 dias a 15 dias viajando. Para esses realizou ligações falando das programações de compra antecipada, tipo: compre agora, viaje e pague depois. O desconto para a compra nos primeiros dias de julho era tentador e valia a pena antecipar os pedidos.
Em um segundo momento ele decidiu não ficar no lugar comum da efeméride férias e partiu para os festivais de combos e de notebooks. Assim nasceu o Queima de Notebooks e um programa especial realizado pelo corporativo para vender notes a preços baixíssimos para funcionários de empresas que não entraram em férias. Os preços eram imbatíveis se comparados ao preço em loja. As vendas foram um sucesso. Na ação foram oferecidos R$ 200,00 em vale-compras para o cliente adquirir o que quisesse dentro da loja caso adquirisse notebook de uma certa marca. Foi um outro sucesso! Ficou anotada a sugestão de julho ser o mês do festival da tendência de mercado do ano.
Mas era necessária mais alguma coisa. Suprimentos. Neste campo o foco foram cartuchos, programas de recargas e papel. Principalmente para escolas. Os prazos foram elastecidos para valorizar um mês teoricamente voltado para a preguiça.Mas as férias estavam ai e ainda tínha as crianças. Uma campanha para venda de novos jogos e para a venda de consoles é outra ação. O objetivo era conseguir trazer os pais que não viajaram e que estavam por aqui.
A nossa cidade possui grande fluxo de turistas e muitas pessoas usam taxi, empresas aumentam suas entregas etc. Para ajudar a resolver esse problema e faturar um a mais trabalhamos a venda de GPS. O preço caiu bastante, com mais uma argumentação de “economize R$ 400,00″ e, ainda, a opção de dividir em dez parcelas para uma campanha chamada Você se acha!”
Estamos chegando a agosto e com ele as olimpíadas. Excelente mês para vender projetores multimídia. O foco: bares e restaurantes. A campanha: “a vitória é por milésimos e você assiste em tamanho real.”
O mês, que para todos estava ruim, para ele foi bom. Quebrou aquela imagem de gente na praia sem fazer nada por uma imagem de gente na praia fazendo alguma coisa e utilizando a tecnologia para lazer ou mesmo trabalho. O resultado disso é ter vendido até o dia 15 a mesma quantidade de notebooks vendidos em todo mês de junho. Mês esse que foi considerado bom e ao mesmo tempo estranho em vendas. Um fato interessante aconteceu: apesar do tráfego nas lojas ter diminuído, o número de autenticações em relação ao número de pessoas em loja aumentou consideravelmente, principalmente por telefone. Reforçou a entrega para atender aos pedidos via telefone e pela primeira vez o site teve pouco movimento, mas ainda assim vendeu bem.
O meu amigo estava bem feliz com o resultado e entendeu que não é o mês que faz a venda acontecer. É o contrário. É o vendedor que faz o mês acontecer. Em qualquer situação sempre existirá alguém que está indo na onda contrária e nesse caso a onda eram as férias. Pela estratégia adotada dava para aproveitar parte da onda das férias e focar forte na contramão daqueles que não entraram de férias.
O mais trabalhoso foi identificar e modificar toda a abordagem e ainda mexer no mix. Abandonou os acessórios e corajosamente tomou a decisão de focar em objetos de maior valor agregado e nos prazos. Assim as pessoas poderiam entrar tranquilamente de férias que as suas compras já haviam sido realizadas.
Os iPhones que chegarão aqui em setembro a preços tão tentadores que eu mesmo já anunciei meu celular pra poder pegar um. Lógico, meu nome já está na lista.
Acabou o mês, mas já deu pra perceber que julho de 2008 entrou para a história do meu amigo por descobrir como lucrar mais em um mês esquisito em vendas para a área de informática.
Bom retorno, ótimas compras e excelentes vendas!