Review Coby Kyros MID 7024 – Uma maçã ainda não mordida.

Coby Kyros MID 7024 – Uma bela surpresa!

Introdução

Já fazia um tempo que eu desejava e precisa (precisava mais do que desejava) adquirir um tablet, mas eu queria algo que surpreendesse positivamente através de uma boa relação custo benefício. Na realidade eu buscava uma maçã não mordida, se é que me entendem. Numa viagem a Sampa fui fuçar com alguns amigos que gostam de tecnologia nas famosas lojas da Santa Ifigênia e a mundialmente conhecida 25 de Março e lá tive a oportunidade de ver e manusear rapidamente vários tablets de vários preços e configurações.

Depois de muito procurar eu me decidi pelo Coby Kyros MID7024. A minha decisão acabou influenciando a dos demais colegas e juntos saímos de lá com nada menos que seis exemplares desse modelo. A curiosidade foi imediata e todo mundo queria mexer logo nele. Coube a mim a missão de desvendar a coisa e eu fiquei bastante surpreso.

Conheça a Coby

A coreana Coby.

Coby é uma marca de eletrônicos originária da Coréia. Seus produtos da Coby podem ser encontrados em muitas lojas, mas ultimamente são facilmente encontrados em lojas de descontos. Esta ação faz parte da estretégia da empresa de querer estimular a compra em razão do baixo preço de mercado. Essa estratégia é interessante pois estimula pessoas como eu a comprar para fuçar e dizer o que achou do aparelho.

Os produtos da Coby são amplamente variados no mercado de eletrônicos e são mais comumente conhecidos no segmento de vídeo e áudio. Dentre eles estão DVD players, televisões, Áudio portátil (CD players, MP3 players, etc), Fones de ouvido,Telefones, Áudio Home (Home Theater) e por ai vai.

 

O Teste de Campo

O teste de campo me surpreendeu!

Minha ideia com os testes do Coby era também aprender mais sobre esse fantástico SO chamado Android . Eu comecei a usá-lo em celulares, mas nunca tinha me aprofundado e essa seria uma ótima oportunidade para isso e, confesso que, estou encantado; a beira de um ataque de paixão.

O teste consistia em configurar o Coby para levá-lo em viagem de trabalho o qual iria passar por várias condições de uso externo, tais como oscilação de temperatura, chuva, sol e umidade e ainda suor. Nos testes eu também pretendia analisar a rapidez com que o sistema de busca de redes WiFi se comportava, duração da bateria e velocidade de carregamento de programas e vídeos.

No trabalho que ando fazendo eu preciso exibir planilhas, apresentações do PowerPoint, textos em PDF, responder e-mail, acompanhar notícias sobre motos e o mercado delas, rodar vídeos, agendar compromissos, enfim, tudo que um trabalho de campo exige de um equipamento de apoio e, nas horas vagas (que são muito poucas) assistir a um filme ou documentário.

O Coby passou bem em todos estes testes. Ele travou umas duas vezes em 20 dias de uso cruel e nenhuma dessas ‘travadas’ foi por conta do aparelho, mas sim de Apps que tinham falhas na sua programação. A autonomia dele no começo me assustou pois a bateria descarregava rapidamente. Foi ai que eu comecei a ajustar o consumo dele e utilizar uma ferramenta interessante chamada MODO AVIÃO. No modo avião ele funciona totalmente off line. Só isso já ajuda a diminuir bastante o consumo. Outra dica é reduzir o brilho do aparelho.

No teste de campo eu consegui que ele durasse 12 horas entre stand by e uso moderado. Para fazer render a bateria eu baixei a luminosidade e sempre o deixava em ‘Modo Avião’. Quando havia uma rede WiFi disponível eu desativava o Modo Avião e sincronizada os emails . Depois de ler e responder eu voltava ao modo avião. Dessa forma ele desliga GPS, Bluetooth e WiFi. Outra dica legal é desligar a sincronização de dados em segundo plano se você não utiliza muito essa opção.

Uma vantagem desse aparelho é que você pode determinar, pelo uso, um tempo maior de autonomia do Coby. Ele fornece os pontos de maior consumo do aparelho. Para isso vá em Configurações, Advanced Settings e Usage Statistics. Outra forma de medir a saúde da bateria é acessar Battery Information. Não se assuste ao ver que sua bateria está, mesmo ligado na energia, com 98% de carga. Todo equipamento que usa bateria possui um sistema inteligente chamado flutuação e cada fabricante determina o seu quando da escolha do inversor.

Nesse caso ele oscila entre 3% e 5% de carga. Para entender melhor, saiba que se continuasse sempre carregando a bateria, o seu tablet aqueceria a bateria a ponto de derretê-la ou incendiá-la. Este sistema permite que o carregador pare de ‘aceitar carga’ e entre no modo inversor. No modo inversor ele ‘flutua’. Ou seja: vai caindo a carga até 5%. Quando chega a este ponto ele recarrega novamente ao passar para o modo rede elétrica. Assim vai sucessivamente de forma que seu tablet não vai esquentar ou incendiar e muito menos prejudicar a vida útil da bateria, ou então, provocar o que se chama de ‘efeito memória’.

Minha opção pela tela de 7″ deveu-se a portabilidade, manuseio, chamar menos atenção e a possibilidade de poder usar também no console do carro. Atrelado a um 3G, com GPS ligado e alimentado por fonte ele vira um poderoso acessório em viagens e deslocamentos. Mas essa parte, quando eu concluir a adaptação, será motivo de um novo review.

O Processador Samsung

Um processador com DNA poderoso!

É importante perceber como os tablets da Coby são nomeados quanto as siglas e o que elas representam na sua configuração. MID significa Multimidia Internet Device. Já os números 7024 querem dizer respectivamente o tamanho da tela (70=7”) e 24 a referência de processador e versão. Então, se você tem um 1024 ou um 8024 você terá um tablet de tela de 10” e 8” respectivamente e um processador com a referência 24 que será um Samsung.

O processador Samsung S5PV210 (Cortex A8) de 1GHz

O Samsung S5PC110 S5PV210 tem um núcleo Cortex-A8 otimizado (ie, Hummingbird core), com base no novo processo de produção de 45nm, a frequência chegou a 1GHz, e built-in 512K de cache L2, com 512M de memória DDR2, com suporte para um sistema operacional Android 2.1 ou superior.

Desempenho de vídeo: Samsung S5PC110 S5PV210 independente do hardware de vídeo, suporta H.264, VC-1, MPEG4 formatos de vídeo como multiformato, até 1080P. No entanto, o Samsung não suporta RMVB S5PC110 .

Desempenho 3D: O Samsung S5PC110 S5PV210 com o “PowerVR SGX540” e a aceleradora 3D renderer, usa uma arquitetura unificada shader com TBR OPENGL ES2.0/1.1, OpenVG. Apple A4 e Samsung S5PC110 são semelhantes no núcleo, mas a Apple teve um grande grau de otimização e personalização A4, suprindo as necessidades do iPhone4 ou módulos iPad, e aumentando o cache secundário fato que melhorou o desempenho. Samsung S5PV210 e S5PC110 apresentam diferença apenas na sua embalagem, em essência, não muda muita coisa.

O Samsung S5PC110 S5PV210 são atualmente um dos mais poderosos chips de arquitetura ARMv7. O desempenho medido do Cortex-A8 e dos produtos que ele equipa mais que dobrou e o desempenho em jogos é muito poderoso.

Teoria do teste de desempenho 3D (teste realizado por MaxEver www.cnmaxever.com):

Triângulo Produtividade: 90M
Taxa de Pixel Fill: 1000M
Desempenho de computação ★ ★ ★ ★ ★ ★ ★ ★ ☆ ☆
Capacidade de HD ★ ★ ★ ★ ★ ★ ★ ☆ ☆ ☆
Índice recomendado ★ ★ ★ ★ ★ ☆ ☆ ☆ ☆ ☆

O Aparelho

O Coby Kyros MID7024 faz parte dos últimos lançamentos da Coby e traz um processador Samsung S5PV210 (Cortex A8) de 1GHz, o mesmo processador usado noGalaxy Tab, e sai por menos da metade do preço, pois o MID7024 custa em media R$ 490,00.

O aparelho vem ainda com o OS Android Froyo 2.2, e 512 MB de memória RAM (o dobro dos modelos MID7005 e MID7015). Um dos diferenciais fica por conta de sua tela de 7″ 800×480 TFT resistiva, que reproduz imagens com uma qualidade superior a um simples LCD.

Mesmo sendo um tablet básico, esse modelo conta ainda com conexões via Wi-Fi, saída HDMI 1080p e uma câmera frontal VGA de baixa resolução. O acabamento dele é muito bom e proporciona tanto um manuseio fácil quanto uma operação confortável

Especificações Técnicas

Dá para expandir até 32GB. O meu está com 12 GB, sendo que 8GB são de um micro SD

Processador Samsung S5PV210 (Cortex A8) com Velocidade de 1 GHz
Hard Drive tipo de disco rígido Flash incorporado com 4GB/Expansível até 32GB
Tela 7 ” tipo Resistive Touchscreen e resolução da tela 800 x 480 (WVGA) Aspect Ratio Widescreen 16:9
Networking tipo WLAN Wi-Fi 802.11 b / g
Conexões para entrada de áudio Mic
Saída de Áudio 3,5 milímetros
Saída de Vídeo HDMI de alta velocidade, tipo C (mini), suporta 1080P e 720P
Porta USB 2.0

Media Format Support /
Apoio de Mídia MicroSD / SDHC
Text Format Support ePub

Adicionais

Funções adicionais compatíveis

com o Microsoft ® Windows ® XP, Vista, 7 ou superior e Mac OS ou Linux em modo de armazenamento em massa. Menu OSD Idioma Compatível com o Microsoft ® Windows ® XP, Vista, 7 ou superior e Mac OS ou Linux em modo de armazenamento em massa

Suporte ao SO Android 2.2: Certificações ETL, HDMI, FCC

Consumo: entrada / saída DC 9V
Bateria recarregável Li-Poly
Capacidade da bateria 7.4V, 2000mAh
Pesos, medidas e UPC – Dimensão da unidade (SC) 4,75 “x 0,53″ x 7,68 ”
Peso da Unidade (LB) 0.87

O que há na caixa

Cabo USB
USB host / adaptador de Pen drive
Caneta Stylus
Bolsa de proteção
Fones de ouvido estéreo profissional
Carregador e fonte de alimentação

O que você precisa fazer para turbinar seu Coby 7024

File Expert: muito ‘experto’

Uma das grandes vantagens desse tablet é a sua capacidade de personalização. Alguns recursos dele vem ocultos – tais como Bluetooth, GPS e 3G – e outros podem ser facilmente inseridos bastando para isso executar comandos e ações simples.

Eu que conheço muito pouco de Android, confesso que não tive a menor dificuldade para ativar o 3G dele. Apesar dele não vir com esse recurso de fábrica é possível ativá-lo para que possa reconhecer um modem externo ou mini-modem. O procedimento é muito fácil de fazer e você pode ver como fazer assistindo ao vídeo abaixo.

Outro problema que você terá no Coby 7024 e 8024 é não poder acessar o Android Market na versão instalada de fábrica. Na versão de fábrica ele apenas te dá acesso ao APPlibs que é interessante, mas muito limitado e, convenhamos, o Android Market é bem mais diversificado. Para incluir o Android Market no seu Coby siga o tutorial. Veja o vídeo abaixo.

Existem vários Apps interessantes, mas existem alguns que são indispensáveis. Um deles foi uma dica do meu amigo e irmão Luis Henrique, fanático pelo Android. O programinha que vai mudar sua experiência no Android e vai turbinar ainda mais o seu tablet, chama-se: File Expert. Ele pode ser baixado facilmente pelo Android Market. Este programinha ‘experto’ é um poderoso Gerenciador de Arquivos / WIFI File Transfer Manager Web e FTP / App – Tudo em um. É o melhor e gerenciador de arquivos Leading Android de todos os tempos com o compartilhamento Wi-Fi que melhora a gestão, explorador de raiz e suporte Bluetooth! Mais de 6 milhões de usuários no mundo inteiro já baixaram.

Para saber mais veja o vídeo abaixo ou acesse o link:

Outra dica é baixar o Launch Pro. Ele vai ajudar a facilitar a navegação, organizar suas coisas, além de melhorar a sensibilidade e a rapidez de carga nos programas utilitários ou jogos.

Jogando no Coby 7024

Além de ser uma excelente ferramenta de trabalho o Coby MID7024 é ótimo para diversão, pois ele junta a função console e joystick numa peça só.

Veja abaixo dois exemplos de jogo que você pode instalar no seu Coby:

Need for Speed

Coby Kyros 7024 rodando Need For Speed Shift na TV pelo cabo Mini HDMI tipo C 1080P.

http://www.youtube.com/watch?v=EeduAqvH5eY

Agora jogando no próprio tablet:

http://www.youtube.com/watch?v=w0–rdn2Uc0&feature=related

Conclusão

Para aqueles mais exigentes o Coby MID 7024 é uma ótima opção para quem deseja algo com bom desempenho, Apps interessantes, bom de jogo e uma ferramenta muito útil para trabalho. Mas para que ele possa te proporcionar tudo isso é interessante que você o turbine fazendo pequenas intervenções para melhorá-lo.

Esse tablet está bem dentro da minha expectativa de encontrar uma maçã ainda não mordida. Ou melhor: ainda pouco conhecida da maioria. Vai um pedaço? Sirva-se, agilize seu trabalho e divirta-se. Esse é o meu Coby.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.