Trabalhando com Pastas Inteligentes no MAC

Paulo Roberto é Especialista Apple

A dica de hoje é simples, mas muito útil para usuários MAC. Vamos falar sobre Pastas Inteligentes. As Pastas Inteligentes usam a busca do Spotlight para agrupar arquivos por tipo e assunto. A atualização dessas pastas acontece de forma dinâmica conforme você altera, adiciona ou remove arquivos do computador.

Para criar uma Pasta Inteligente faça o seguinte :

No Finder, escolha Arquivo > Nova Pasta Inteligente ou pressione Command (⌘) + Option + N.

Depois informe a localização. São três opções :

Este Mac: Busca em todo o computador.
Pasta pessoal: Busca em sua pasta pessoal e em todas as pastas que ela contém (como Documentos, Imagens e Música).
Compartilhado: Busca nas pastas compartilhadas em discos e computadores de sua rede local. Esta opção não estará disponível se seu computador não estiver conectado a nenhuma pasta compartilhada.

A busca pode ser feita pelo Conteúdo Completo ou apenas pelos Nomes dos Arquivos.
A opção Conteúdo Completo compreende todos os atributos de um arquivo, incluindo seu nome, conteúdo e metadados (como a data de criação ou da última modificação). Se o critério da busca for Nome do Arquivo, o Spotlight busca apenas por nomes de arquivos.

Se você deseja fazer uma busca mais específica, clique no botão Adicionar (+) abaixo do campo de busca. Aparecerá uma série de combinações que podem ser feitas para uma busca personalizada.

As possibilidades são inúmeras, você pode por exemplo, pesquisar todos os arquivos modificados nos últimos 10 dias, como também todas as músicas de um determinado compositor. Até mesmo buscas mais avançadas, como por exemplo pesquisar pela velocidade ISO de uma câmera quando uma foto foi tirada.

Lembrando que os parâmetros de busca podem ser alterados a qualquer momento sem problema. Como também um atalho pode ser adicionado à barra lateral do Finder.

Até  a próxima dica MAC !      😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.