Vigie seus amigos, pois os inimigos sempre serão fiéis a você

Vigie seus amigos, pois os inimigos sempre serão fiéis a você

download-3Todos temos inimigos. Não existe pessoa neste mundo que não tenha um desafeto e eles são importantes na nossa vida.

Jesus tinha mais inimigos que amigos e até entre aqueles que ele tinha como discípulos, um deles o traiu.

Mas há categorias de inimigos. Temos o inimigo honrado, o adversário e o inimigo sem honra.

É perfeitamente natural que existam pessoas que torçam contra você, da mesma forma que são as que torcem a seu favor. Faz parte da natureza humana.

O inimigo honrado é aquele que não gosta de você por várias razões possíveis tipo inveja, por não gostar do seu jeito de ser, de se vestir, de falar, dos valores que você defende.

Mas esse inimigo também tem valores e ética. Ele vai torcer contra você mas não quer que você se ferre, por que ele precisa de você para manter a sua parte humana viva.

Ele pode lutar contra você ou apenas estar na arquibancada torcendo contra. Mas será honrado. Não usará de métodos sujos.

Há o adversário. Este disputa com você com o objetivo de provar que é o melhor e serve inclusive para melhorar de nível e fazer você testar seus conceitos e valores. Este é temporário e dura apenas o tempo da peleja.

download-2Mas há o inimigo sem honra que fará tudo que deve e não deve, o que pode e o que não pode, seja no natural ou até trespassando a fronteira do sobrenatural para fazer com que definitivamente você se ferre pra sempre.  O objetivo dele é destruir, pois enquanto força tiver você será uma ameaça a ele.

É o cara do jogo sujo. É aquele que não te enfrenta, que está perto de você e te conhece e exatamente por isso te vende sempre da pior forma possível e você só saberá disso quando descobrir que você valia menos que trinta moedas.

A cada um será dado o tratamento merecido.

Ao adversário valorize seu esforço e se ele ganhar ou te vencer elogie e reconheça as suas qualidades. Você vai melhorar com isso.

Ao inimigo honrado você deve sempre respeitar e perdoar. Ele vai ajudar a você a chegar ao seu ideal e descobrir que pode ir além disso.

screen_shot_2014-05-21_at_8-10-53_amAo inimigo sem honra, a lei. Devolva na mesma moeda e o destrua sem dó. Não há piedade para aquele que não tem honra e nem valores. De toda forma eles farão você mais forte ou mais fraco, vai depender de você.

O que mais incomoda nos seus inimigos ou adversários é saber que você tem valores, ética, coerência e sabe defender seus pontos de vista.

Enquanto os amigos verdadeiros vão te ajudar a vencer os meio-amigos vão bajular você massageando seu ego.  Isso é bom e ruim ao mesmo tempo.  Bom pela força, mas em excesso funciona como uma droga que te cega e encaminha você para a soberba e adormece deixando você fraco contra os inimigos.

De qualquer forma desculpar é humano, mas perdoar é divino.

É você quem julga, absolve ou condena.

images-1Para todos, inclusive inimigos honrados e adversários seja justo e bom. Para os sem honra seja ótimo.

Eles precisam saber que como boa pessoa você é ótimo, mas como inimigo você é excelente e aos sem honra seja sempre magnífico e implacável.

Você pode até tirar o veneno da cobra, mas se ela continuar viva vai recarregar o veneno e num descuido descarregar em você.

Maquiavel em o Príncipe disse que é melhor ser temido que ser amado, pois o amor favorece o dolo pela certeza do perdão. Já ao ser temido, pensarão duas vezes antes de testar seus limites.

E nunca esqueça que você jamais será traído por um inimigo, pois eles são fiéis na sua saga. São os amigos que se revelarão nos seus propósitos de acordo com a conveniência deles e você só descobrirá isso quando for tarde demais.

Portanto, vigie seus amigos e seja honrado com seus inimigos convictos e adversários. Não espere nada dos seus amigos e espere tudo dos inimigos. O que vier de bom dessa equação é lucro.

Seja justo e não confunda medo com precaução. Precaução é vigilância, medo é falta de reação. Medo, fome e frio você só sente se quiser.

 

Desculpar é humano, perdoar é divino e na justiça haverá sempre uma boa dose de vingança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.