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{"id":1046,"date":"2008-05-29T17:14:50","date_gmt":"2008-05-29T23:14:50","guid":{"rendered":"http:\/\/blogs.forumpcs.com.br\/luis_sucupira\/?p=1046"},"modified":"2008-05-29T17:14:50","modified_gmt":"2008-05-29T23:14:50","slug":"entrevista-criador-de-quotmetal-gearquot-e-frio-sob-pr","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/entrevista-criador-de-quotmetal-gearquot-e-frio-sob-pr\/","title":{"rendered":"Entrevista – Criador de "Metal Gear" \u00e9 frio sob pr"},"content":{"rendered":"

A press\u00e3o sobre Hideo Kojima pode ser grande, mas o criador da franquia de jogos de videogame “Metal Gear Solid” \u00e9 frio como gelo.<\/p>\n

O game chega ao mercado no m\u00eas que vem \u00e9 um dos lan\u00e7amentos mais antecipados do ano. Ele n\u00e3o somente ir\u00e1 consolidar uma d\u00e9cada das aventuras de espionagem militar do protagonista bigodudo Solid Snake, como tamb\u00e9m se espera que impulsione as vendas do console PlayStation 3, da Sony, e ajude a reduzir a diferen\u00e7a da plataforma para o Xbox 360, da Microsoft.<\/p>\n

O talento de Kojima para detalhes e hist\u00f3rias intrincadas lhe renderam a reputa\u00e7\u00e3o de um dos maiores desenvolvedores de games do mundo, perto de Will Wright, criador do “The Sims” ou mesmo Shigeru Miyamoto, criador do Mario, da Nintendo.<\/p>\n

Criado pela japonesa Konami, os tr\u00eas t\u00edtulos anteriores da franquia venderam mais de 17 milh\u00f5es de c\u00f3pias pelo mundo.<\/p>\n

Kojima conversou com a Reuters sobre o lado positivo da press\u00e3o e o motivo pelo qual se considera pronto para dizer adeus \u00e0 sua s\u00e9rie.<\/p>\n

P: H\u00e1 muita expectativa de que “Metal Gear Solid 4” ajudar\u00e1 a venda de mais PS3s. Isso cria mais press\u00e3o em voc\u00ea?<\/p>\n

R: “De fato, h\u00e1 press\u00e3o. Sempre h\u00e1 press\u00e3o. Mas n\u00e3o estou falando de press\u00e3o de uma forma negativa. Posso us\u00e1-la para dar mais de mim no que estiver fazendo. Neste sentido h\u00e1 uma press\u00e3o positiva.”<\/p>\n

P: Fale duas ou tr\u00eas coisas sobre o jogo que o tornam diferente n\u00e3o somente dos t\u00edtulos anteriores da s\u00e9rie mas de outros games por a\u00ed. O que o torna \u00fanico?<\/p>\n

R: “A s\u00e9rie MGS sempre foi do estilo a\u00e7\u00e3o, ou como eles chamam agora de a\u00e7\u00e3o-espionagem. Dessa vez o cen\u00e1rio \u00e9 uma zona de guerra ou um campo de batalha, o que \u00e9 uma experi\u00eancia \u00fanica. \u00c9 uma \u00e1rea de guerra, ent\u00e3o h\u00e1 disparos enquanto o lado A luta contra o lado B, mas h\u00e1 muita liberdade ent\u00e3o voc\u00ea pode tirar vantagem de estar numa zona de guerra e encontrar v\u00e1rias formas de jogar”.<\/p>\n

P: O que voc\u00ea fez com a hist\u00f3ria? Como ela \u00e9 importante para o jogo e como ela se amarra com as outras da s\u00e9rie?<\/p>\n

A: “Sim, ela consolida todas as hist\u00f3rias dos jogos MGS anteriores. N\u00e3o sou um g\u00eanio como George Lucas, n\u00e3o tinha toda a hist\u00f3ria planejada de antem\u00e3o. Sempre tento encerrar a hist\u00f3ria em cada jogo. Mas por algum milagre em MGS4 fui capaz de resolver os mist\u00e9rios deixados para tr\u00e1s em jogos anteriores e resolver os acontecimentos paralelos.<\/p>\n

P: Qual foi sua inspira\u00e7\u00e3o para o “Metal Gear Solid”, tanto a s\u00e9rie como um todo ou o MGS4 especificamente?<\/p>\n

R: “Na verdade, posso falar de um incidente que n\u00e3o foi t\u00e3o inspirador, mas que influenciou o projeto do game. Temos um grande conselheiro militar e temos li\u00e7\u00f5es e vamos a campos de treinamento. Essa foi uma grande experi\u00eancia para o projeto do jogo. N\u00e3o foi uma quest\u00e3o somente de saber como lidar com armas, foi mais psicol\u00f3gico, como se misturar com meio, como desaparecer numa floresta”.<\/p>\n

P: Voc\u00ea indicou que este ser\u00e1 seu \u00faltimo jogo “Metal Gear Solid”. Voc\u00ea est\u00e1 indo atr\u00e1s de outros projetos ou ir\u00e1 continuar\u00e1 envolvido com os jogos na s\u00e9rie?<\/p>\n

R: “MGS sempre estar\u00e1 por a\u00ed. Sinto responsabilidade de continuar com a s\u00e9rie enquanto houver uma demanda. Mas isso n\u00e3o significa que irei me envolver completamente. Provavelmente terei um papel diferente no pr\u00f3ximo jogo. Talvez fique como produtor e deixe a equipe mais jovem tomar o controle das novas s\u00e9ries. Realmente quero me dedicar a coisas novas.”<\/p>\n

P: Os games est\u00e3o ganhando status iguais aos grandes filmes de Hollywood. Os desenvolvedores est\u00e3o ganhando mais reconhecimento pela arte que criam?<\/p>\n

R: “Sim, concordo plenamente. Quando o entretenimento se torna digital, pode existir uma grande colabora\u00e7\u00e3o entre jogos e outros tipos de entretenimento como filmes ou mesmo seriados.<\/p>\n

“Posso prever precisamente que isso ir\u00e1 acontecer dentro de dois ou tr\u00eas anos. Mas a tend\u00eancia est\u00e1 a\u00ed, as coisas acontecem e acredito que a converg\u00eancia ocorrer\u00e1 cedo ou tarde.”<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

A press\u00e3o sobre Hideo Kojima pode ser grande, mas o criador da franquia de jogos de videogame “Metal Gear Solid” \u00e9 frio como gelo. O game chega ao mercado no m\u00eas que vem \u00e9 um dos lan\u00e7amentos mais antecipados do ano. Ele n\u00e3o somente ir\u00e1 consolidar uma d\u00e9cada das aventuras de espionagem militar do protagonista …<\/p>\n

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