Warning: Constant WP_DEBUG already defined in /home/sucupira/public_html/wp-config.php on line 248

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831
{"id":1218,"date":"2009-02-28T12:13:25","date_gmt":"2009-02-28T15:13:25","guid":{"rendered":"http:\/\/blogs.forumpcs.com.br\/luis_sucupira\/?p=1218"},"modified":"2011-01-28T20:54:20","modified_gmt":"2011-01-28T22:54:20","slug":"o-carnaval-acabou-feliz-2009","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/o-carnaval-acabou-feliz-2009\/","title":{"rendered":"O carnaval acabou. Feliz 2009!"},"content":{"rendered":"

Feliz ano novo! \u00c9 isso mesmo? Sim, come\u00e7ou 2009. No Brasil ano novo come\u00e7a em mar\u00e7o. Pelo que pudemos ver nos dois primeiros meses a crise mundial est\u00e1 bem dividida. Existe a crise financeira mundial que arrastou um monte de grandes marcas que estavam fazendo dinheiro na bolsa e junto com elas outro monte de investidores, empregos etc. Quem dependia dessas empresas tamb\u00e9m est\u00e1 em maus len\u00e7\u00f3is. As empresas brasileiras que vendiam para esses mercados e forneciam para estas empresas tamb\u00e9m ficaram bem complicadas e precisaram demitir. At\u00e9 na China isso aconteceu. Com o Jap\u00e3o a coisa foi diferente: o Jap\u00e3o vive de criar e fornecer tecnologia para o mundo todo, mas seu maior cliente s\u00e3o os americanos que sem dinheiro n\u00e3o compram e por conseq\u00fc\u00eancia vem o restante citado acima. Um exemplo disso \u00e9 a EMBRAER que com o adiamento de contratos e encomendas para o exterior teve que demitir.<\/p>\n

Na outra ponta est\u00e3o os emergentes a cisnes conhecidos como BRICs Brasil-R\u00fassia-India-China. Estas quatro na\u00e7\u00f5es conseguem sobreviver por que possuem um grande mercado interno. No caso do Brasil especificamente, as empresas que l\u00e1 fora est\u00e3o dando preju\u00edzo aqui d\u00e3o lucro e isso faz \u0091crescer os olhos\u0092 daqueles investidores que gostam de fazer apostas seguras.<\/p>\n

\u00c9 clara a divis\u00e3o da crise e se todas as medidas do Obama para limpar a desastrosa gest\u00e3o Bush derem certo, no tempo previsto, as coisas para o lado que mais sofre dever\u00e3o melhorar antes do que se espera. Outra coisa \u00e9 certa: a economia parece ser mais forte do que se imaginava e as ag\u00eancias de risco errar\u00e3o mais uma vez nas suas avalia\u00e7\u00f5es apocal\u00edpticas.<\/p>\n

O cen\u00e1rio mudou meus queridos leitores e a \u00e9poca que passou ficar\u00e1 mesmo na hist\u00f3ria. Acredito que \u00e9 neste momento que n\u00f3s brasileiros teremos a chance de ganhar alguma vantagem e crescer bastante por conta da nossa incr\u00edvel capacidade de adapta\u00e7\u00e3o. Temos a bagagem de v\u00e1rios planos desastrados e sabemos como sobreviver.<\/p>\n

Ainda n\u00e3o falei da crise psicol\u00f3gica que, em minha opini\u00e3o, \u00e9 a pior de todas, pois gera na cabe\u00e7a de cada consumidor os medos e os traumas de cada um e com estes todas as poss\u00edveis teorias da conspira\u00e7\u00e3o. Analisar mercado agora exige muito mais cuidado que antes.<\/p>\n

Alguns empres\u00e1rios analisam o mercado de oportunidades e amea\u00e7as baseados em tr\u00eas leis cujas interpreta\u00e7\u00f5es s\u00e3o, na maioria das vezes, equivocadas. S\u00e3o elas:<\/p>\n

1-O Teorema de Xuth\u00e1goras(assim mesmo) – A maioria das pessoas tenta \u0091acertar\u0092 nas tend\u00eancias do mercado com base no que \u0091as pessoas dizem\u0092 e n\u00e3o no que ele percebeu\/filtrou ap\u00f3s analisar v\u00e1rias opini\u00f5es. \u00c9 a turma que tenta reinventar a roda e acaba sendo atropelada por ela.<\/p>\n

2-A Lei de Blancheur(ou Blanchu como muitos pronunciam)-que diz que assim como s\u00e3o os mercados s\u00e3o os clientes e vice-versa e n\u00e3o necessariamente nessa ordem.<\/p>\n

3-A Lei de Murphy No. 186-onde tudo que parece, \u00e9 o que \u0091parece\u0092!<\/p>\n

Nenhum destes g\u00eanios brilhantes existe ou pelo menos ningu\u00e9m conseguiu comprovar as suas passagens por este mundo azul. Mas eles refletem e encarnam a sabedoria popular do varejista. \u00c9 importante em um momento desses re-analisar tudo sob todos os pontos de vista, amadurecer bem os conceitos, ouvir muito e tomar decis\u00f5es.<\/p>\n

Analise o mercado e verifique quem est\u00e1 crescendo e por que est\u00e1 crescendo; exija respostas que sejam mais profundas que simplesmente \u0091 a flutua\u00e7\u00e3o do d\u00f3lar\u0092 a \u0091crise\u0092, o \u0091governo\u0092 etc. Escutar muito \u00e9 fundamental; produtos de baixo giro na sua loja s\u00e3o uma boa chance de fazer caixa! Elabore uma estrat\u00e9gia de networking: Clientes que n\u00e3o compram h\u00e1 mais de tr\u00eas meses merecem ser visitados. Pense mais em Servi\u00e7os-valem muito e agregam ainda mais! Busque a parceria de fornecedores e distribuidores e se seu distribuidor est\u00e1 querendo \u0091comer seu f\u00edgado\u0092 troque-o antes que ele te mate.<\/p>\n

Finalmente, busque novos mercados e novas oportunidades. Se voc\u00ea estudou bem o mercado, ouviu bastante n\u00e3o vai ter muita dificuldade de encontrar tais oportunidades. ACREDITE-Tem muita gente se dando bem com a tal crise e n\u00e3o \u00e9 de maneira desonesta ou especulativa \u00e9 com boas id\u00e9ias que est\u00e3o virando a\u00e7\u00f5es rent\u00e1veis.<\/p>\n

Vamos ver o que podemos filtrar do notici\u00e1rio: Selecionei alguns fatos que gostaria de listar aqui. O notici\u00e1rio mundial mostra bem o que acontece nos dois lados.<\/p>\n

A novela Positivo-Lenovo come\u00e7ou novamente e a Positivo \u00e9 sim uma excelente oportunidade de neg\u00f3cio. As Lojas pr\u00f3prias das marcas prometem ser outra boa sa\u00edda. HP, Apple e agora a Microsoft devem refor\u00e7ar esta tend\u00eancia. O trafego de v\u00eddeos na internet dever\u00e1 crescer 150% at\u00e9 2013(isto te diz alguma coisa?). Mesmo com a crise fervendo e as empresas demitindo a Intel investe 7 bilh\u00f5es em f\u00e1bricas para melhorar a qualidade do seu material. A Elgin entra no mercado de notebooks (por que ser\u00e1?) e a Amazon espera crescer 9% em 2009 e pasme: n\u00e3o deu preju\u00edzo ainda e segundo afirma, n\u00e3o espera por ele.<\/p>\n

Algumas mudan\u00e7as s\u00e3o radicais nos modelos de neg\u00f3cios e os sinais se mostram fortes para algumas empresas. A Pioneer, por exemplo, fechar\u00e1 a produ\u00e7\u00e3o de telas planas e a Hitachi, Qimonda, Pioneer,Panasonic, Motorola, Fujitsu e Sony, marcas mais que tradicionais est\u00e3o muito ruins e n\u00e3o esperam melhoras. A Acer deve entrar no mercado de celulares junto a Huawei e outras grandes marcas. A Microsoft est\u00e1 em crise depois do desastre \u00e0 Vista que est\u00e1 passando e aposta no Windows 7 para recuperar-se, mas o problema creio, n\u00e3o \u00e9 de produto, mas de procedimentos-ou ela muda o foco ou ser\u00e1 engolida pelos novos conceitos de nuvem adotados por Google e outros grandes players mais \u00e1geis que ela neste mercado. A Motorola tamb\u00e9m amarga seus pr\u00f3prios erros estrat\u00e9gicos que ainda pioram por conta dos efeitos da crise.<\/p>\n

Por outro lado a prote\u00e7\u00e3o do emprego, por parte dos pa\u00edses em crise, colocou uma faca no cora\u00e7\u00e3o de muitos que sa\u00edram daqui em busca do sonho americano, do sonho europeu e do sonho asi\u00e1tico. Muitos brasileiros est\u00e3o sem emprego. Esta m\u00e3o-de-obra com conhecimento de uma segunda l\u00edngua, bem preparada tecnicamente e com novos conhecimentos voltar\u00e1 para concorrer aqui no mercado de trabalho. Ser\u00e1 uma batalha interna entre Brasileiros X Brazucas. Isto te diz alguma coisa? Que tal se aperfei\u00e7oar um pouco mais? \u00c9 bem poss\u00edvel que encontre numa sala de espera para uma entrevista algum brazuka.<\/p>\n

L\u00e1 fora, remendar o \u0091fundo das cal\u00e7as\u0092 e por \u0091meia-sola\u0092 nos sapatos era considerado coisa de pobre ou de \u0091p\u00e3o-duro\u0092. Hoje, nos EUA isto virou um grande neg\u00f3cio e tem brasileiro fazendo uma boa grana. Voc\u00ea ainda tem alguma d\u00favida que existem oportunidades de ganhar dinheiro com a crise?<\/p>\n

Enquanto isso, aqui no Brasil, aumenta a venda de carros (aumentou a inadimpl\u00eancia, mas os juros tamb\u00e9m subiram e algumas pessoas n\u00e3o conseguiram pagar, o que ainda est\u00e1 na faixa do normal). Mesmo assim o cr\u00e9dito est\u00e1 voltando e o juro do cheque especial baixou. Ou os bancos fazem isso e reduzem a sua sanha de esfolar o cliente ou ter\u00e3o que ir fazer companhia \u00e0s suas matrizes no exterior amargando grandes preju\u00edzos. O d\u00f3lar parece estar se estabilizando e deve cair s\u00f3 um pouquinho mais a partir do segundo semestre para um patamar n\u00e3o inferior a R$ 2,20. A agricultura n\u00e3o perder\u00e1 como se esperava. As medidas de redu\u00e7\u00e3o de subs\u00eddios devem permitir uma competi\u00e7\u00e3o mais honesta entre pa\u00edses no campo da comida onde o Brasil \u00e9 a fazenda da mundo.<\/p>\n

No final de janeiro e parte do in\u00edcio de fevereiro deste ano faltou produto em alguns distribuidores (haviam pedidos, mas n\u00e3o tinham alguns modelos de placas-m\u00e3es, processadores e mem\u00f3rias). No campo das telecomunica\u00e7\u00f5es a Claro e a Vivo fecharam janeiro no Azul e investindo. Ser\u00e1 lan\u00e7ado o console brasileiro-Zeebo da Tectoy. Eu ouvi muitos criticando o console por \u0091ser brasileiro\u0092, mas n\u00e3o sabem que ele \u00e9 resultado de uma joint-venture tecnol\u00f3gica.<\/p>\n

Aqui um “aparte desabafat\u00f3rio” (como diria Odorico Paraguassu do impag\u00e1vel Bem-Amado, da fict\u00edcia Sucupira – a cidade onde ningu\u00e9m nunca morre): tem brasileiro (nem sei se posso chamar de brasileiro) que nada do que se faz aqui presta. Nada que existe aqui \u00e9 digno de elogio. Esses tipos de brasileiros, quando nos fazem o favor de ir embora daqui, s\u00e3o os primeiros a chorarem copiosamente diante das c\u00e2meras pedindo para voltarem dizendo que aqui \u00e9 o melhor lugar do mundo para viver. Claro, n\u00e3o s\u00e3o todos e nem todos que choram s\u00e3o assim, mas os que t\u00eam este perfil, na minha opini\u00e3o, deveriam ajudar e contribuir em vez de apenas “esculhambar”. Temos defeitos e os temos em boa quantidade. Todos os pa\u00edses do mundo os t\u00eam tamb\u00e9m. Mas repito: mesmo com tudo isso, aqui ainda \u00e9 o melhor lugar do mundo para se viver. E se ele n\u00e3o melhora mais rapidamente, o grande culpado s\u00e3o aqueles que dizem n\u00e3o gostar de pol\u00edtica e por isso viram as costas, n\u00e3o participam e escolhem mal. Esquecem os 60% que detestam pol\u00edtica que s\u00e3o os pol\u00edticos, que eles detestam e que nada fazem, os que decidem como caminhar\u00e1 nosso pa\u00eds e as nossas vidas.<\/p>\n

Do lado pol\u00edtico o governo do Rio de Janeiro entrega 12 mil notebooks a professores e alunos. S\u00e3o Paulo lan\u00e7a programa “Um laptop por professor”. Ainda teve gente que criticou argumentando que professor \u0091n\u00e3o deveria ter notebook ou n\u00e3o precisaria\u0092. Estes s\u00e3o os mesmos que reclamam que \u0091falta tecnologia na sala de aula\u0092.<\/p>\n

J\u00e1 a Abinee (Associa\u00e7\u00e3o Brasileira da Ind\u00fastria Eletroeletr\u00f4nica) prev\u00ea crescimento de 4% para a ind\u00fastria eletroeletr\u00f4nica brasileira. No varejo estouram ofertas e escuto poucos reclamarem de vendas. Sim, o cliente est\u00e1 mais seletivo, mas isso \u00e9 excelente, pois puxa o mercado para cima e exige que tenhamos melhor atendimento, melhor entrega, melhores ofertas, melhores prazos e servi\u00e7os.<\/p>\n

O que alguns v\u00eaem como amea\u00e7a eu costumo enxergar como oportunidade. A not\u00edcia de que 04 em cada 10 notes vendidos no Brasil s\u00e3o ilegais \u00e9 uma oportunidade que mostra existir 40% de um mercado a ser explorado. \u00c9 preciso \u0091queimar pestanas\u0092 e estud\u00e1-lo, conhecer o perfil desse consumidor e convenc\u00ea-lo a mudar de lado. N\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil, mas n\u00e3o \u00e9 imposs\u00edvel.<\/p>\n

Por outro lado a popula\u00e7\u00e3o j\u00e1 deu a receita de m\u00e1quina que deseja adquirir. Cerca de 67% desejam note com 3G embutido e misturado a isso outro dado mostra uma outra oportunidade: O mercado de notes cresceu 66% nos \u00faltimos 3 meses de 2008 e continua a crescer agora apontando para os netbooks. Para encerrar por aqui a IBM que demitiu l\u00e1 fora cresce 6% no Brasil. Ai eu pergunto: o que ser\u00e1 que alguns que est\u00e3o crescendo e lucrando viram que, alguns de n\u00f3s, n\u00e3o conseguimos enxergar e entender?<\/p>\n

Brasil cresceu 16% no acesso \u00e0 internet. Cerca de 24,5 milh\u00f5es de resid\u00eancias t\u00eam acesso; 38,2 milh\u00f5es de brasileiros com acesso residencial e pulam para 43 milh\u00f5es incluindo acesso fora de casa. O pa\u00eds navegou em janeiro 24 horas e 49 minutos em m\u00e9dia. O Brasil possui 33,3 milh\u00f5es de computadores; \u00e9 o 10\u00ba. no mundo com 2,8% do total. As expectativas do setor de computadores na Am\u00e9rica Latina giram em torno do Brasil. Segundo proje\u00e7\u00f5es da Intel, o pa\u00eds dever\u00e1 se tornar o terceiro maior mercado de PCs no mundo at\u00e9 2010. A pesquisa encomendada pela Intel aponta que 45% das pessoas que fizeram parte da amostra estariam dispostas a pagar entre R$1.450,00 e R$2.200,00. A barreira psicol\u00f3gica come\u00e7a a partir do pre\u00e7o de R$3.000,00 por um notebook.<\/p>\n

Com rela\u00e7\u00e3o aos h\u00e1bitos de compra do brasileiro, 93% dos consumidores verificam pessoalmente o produto nas lojas antes de realizar a compra. Um outro estudo encomendado pela Intel e realizado pelo Instituto Monitor revela que 62% dos consumidores das classes A e B brasileiras que compraram um computador nos \u00faltimos 12 meses procuraram informa\u00e7\u00f5es pela Internet para ajud\u00e1-los na escolha do produto. Normalmente esses consumidores utilizam boletins informativos, sites de busca (como o Google) ou consultam diretamente os sites dos fabricantes e f\u00f3rum de discuss\u00f5es especializados em tecnologia da informa\u00e7\u00e3o como o F\u00f3rum PCS (65% dos consumidores). Dos 93% dos consumidores verificam pessoalmente o produto nas lojas antes de realizar a compra e apenas 19% efetua compra online. Com rela\u00e7\u00e3o a compra por impulso, os homens s\u00e3o a maioria, representando 63% do total de consumidores.<\/p>\n

A pesquisa revela ainda que o pre\u00e7o ideal de um PC varia de acordo com a camada social: a classe A est\u00e1 disposta a pagar a partir de R$2.000,00 por um computador, as classes B e C cerca de R$1.500,00 e a classe D at\u00e9 R$1.000,00. Isto n\u00e3o te mostra nenhuma oportunidade? Nenhuma id\u00e9ia nova?<\/p>\n

A pr\u00f3xima tend\u00eancia n\u00e3o ser\u00e1 de PCs maiores e com mais recursos, que \u00e9 o segmento em que a Microsoft sempre se destacou. Atualmente, os laptops superam os desktops. Os futuros dispositivos de computa\u00e7\u00e3o ser\u00e3o mais leves, menores; algumas vezes, ser\u00e3o conectados; outras vezes, n\u00e3o. Eles acompanham a prefer\u00eancia dos usu\u00e1rios, como acontece com os telefones celulares. O desktop est\u00e1 migrando para os dispositivos m\u00f3veis.<\/p>\n

O Android, do Google, que emprega c\u00f3digo-aberto e \u00e9, essencialmente, uma vers\u00e3o m\u00f3vel do Linux, j\u00e1 conquistou muitos adeptos. A T-Mobile e as fabricantes Ericsson, Garmin, Lenovo Mobile, Motorola e Samsung, est\u00e3o “de olho” no sistema. Mesmo que o Android n\u00e3o tenha tudo que essas fabricantes querem, em sua primeira intera\u00e7\u00e3o, elas consideram a Google como uma companhia capaz de fornecer aplicativos on-line e de se manter com o potencial de conseguir o SO ideal.<\/p>\n

O novo dispositivo m\u00f3vel que est\u00e1 se destacando atualmente, o iPhone, que executa o Mac OS X, j\u00e1 ultrapassou o Windows Mobile com 12,9% de participa\u00e7\u00e3o no mercado, em compara\u00e7\u00e3o com os 11,1% da Microsoft, de acordo com a Gartner.<\/p>\n

O Android est\u00e1 apenas come\u00e7ando a se aquecer. At\u00e9 mesmo o Palm, em decl\u00ednio j\u00e1 durante cinco meses consecutivos, conseguiu captar US$ 100 milh\u00f5es da Elevation Partners porque seus patrocinadores t\u00eam confian\u00e7a de que o Palm pode competir com o Windows Mobile.<\/p>\n

Por isso, na minha lista de oportunidades para 2009 est\u00e3o tamb\u00e9m netbooks para executivos; SSDs de grande capacidade para netbooks e para backup; a populariza\u00e7\u00e3o da tecnologia 3G (para quem n\u00e3o sabe no Jap\u00e3o cerca de 60% dos acessos a Web s\u00e3o feitos atrav\u00e9s de celulares e n\u00e3o de computadores ou laptops). Outra novidade que chega junto com a febre de portabilidade e conectividade s\u00e3o os mini-projetores que projetam imagens de 34 polegadas. Um tel\u00e3o port\u00e1til que poder\u00e1 ser inclu\u00eddo em celulares com telas sens\u00edveis ao toque; tamb\u00e9m outra tend\u00eancia irrevers\u00edvel que acompanhar\u00e1 a TV Digital com sinal aberto presente nos celulares.<\/p>\n

A Classe A dever\u00e1 adquirir a sua quarta m\u00e1quina para casa e deve ser um netbook. A Classe B dever\u00e1 adquirir seu segundo notebook, j\u00e1 a Classe C poder\u00e1 adquirir seu primeiro notebook ou como segundo computador e, a Classe D, dever\u00e1 adquirir seu primeiro desktop. Por fim, a Classe E dever\u00e1 comprar seu primeiro computador, que tudo indica poder\u00e1 ser um usado por menos de R$ 400,00 que podem vir de v\u00e1rias fontes: usu\u00e1rios que trocaram m\u00e1quinas, empresas que fizeram upgrade ou at\u00e9 mesmo as que fecharam ou se fundiram com outras.<\/p>\n

Na lista de oportunidades para 2009 ainda cabem mais coisas. O outsourcing deve ser outra oportunidade a ser considerada para ajudar na redu\u00e7\u00e3o de custos das empresas com a terceiriza\u00e7\u00e3o de impress\u00e3o, de manuten\u00e7\u00e3o e com a loca\u00e7\u00e3o de micros. No campo dos servi\u00e7os podemos apostar nos treinamentos sobre tecnologia para terceira e quarta idades, na manuten\u00e7\u00e3o programada para estes p\u00fablicos, na garantia estendida para notebooks e na instala\u00e7\u00e3o de wireless em resid\u00eancias de classes A\/B\/C que dever\u00e3o ter mais de um computador, dentre outras oportunidades.<\/p>\n

A guerra n\u00e3o ser\u00e1 de pre\u00e7os, mas de id\u00e9ias que, se colocadas em pr\u00e1tica, podem gerar bons lucros.<\/p>\n

\u00c9 importante lembrar que “A dificuldade revela o empres\u00e1rio. A prosperidade o esconde.” Uma crise nas palavras de Ant\u00f3nio Gramsci ” consiste precisamente no fato de que o modelo velho est\u00e1 morrendo e o modelo novo ainda n\u00e3o pode nascer. Nesse interregno, uma grande variedade de sintomas e oportunidades aparecem.”<\/p>\n

A \u00cdndia ganhou o Oscar, a China anuncia miss\u00f5es espaciais em 2010 e 2011 e o Brasil virou refer\u00eancia mundial em como estar passando por uma crise com efeitos menores. Voc\u00ea tem alguma d\u00favida que algo est\u00e1 mudando?<\/p>\n

\u00c9 preciso ficar bem claro nas nossas privilegiadas cabe\u00e7as que n\u00e3o estamos vivendo uma \u00e9poca de mudan\u00e7as, mas uma mudan\u00e7a de \u00e9poca.<\/p>\n

Feliz 2009! <\/strong><\/p>\n

DICA DE FILME: <\/strong> ap\u00f3s ler este artigo eu sugiro que assista ao filme de William Macy, De Porta em Porta. Bill <\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Feliz ano novo! \u00c9 isso mesmo? Sim, come\u00e7ou 2009. No Brasil ano novo come\u00e7a em mar\u00e7o. Pelo que pudemos ver nos dois primeiros meses a crise mundial est\u00e1 bem dividida. Existe a crise financeira mundial que arrastou um monte de grandes marcas que estavam fazendo dinheiro na bolsa e junto com elas outro monte de …<\/p>\n

O carnaval acabou. Feliz 2009!<\/span> Leia mais »<\/a><\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[328,1],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1218"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=1218"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1218\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":210962,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1218\/revisions\/210962"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=1218"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=1218"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=1218"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}