Warning: Constant WP_DEBUG already defined in /home/sucupira/public_html/wp-config.php on line 248

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831
{"id":1252,"date":"2010-10-25T15:29:51","date_gmt":"2010-10-25T15:29:51","guid":{"rendered":"http:\/\/luissucupira.wordpress.com\/?p=1252"},"modified":"2010-10-25T15:29:51","modified_gmt":"2010-10-25T15:29:51","slug":"estudo-da-razorfish-e-terra-aponta-tendencias-de-incremento-do-acesso-a-internet-atraves-de-dispositivos-moveis","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/estudo-da-razorfish-e-terra-aponta-tendencias-de-incremento-do-acesso-a-internet-atraves-de-dispositivos-moveis\/","title":{"rendered":"Estudo da RAZORFISH e TERRA aponta tend\u00eancias de incremento do acesso \u00e0 Internet atrav\u00e9s de dispositivos m\u00f3veis"},"content":{"rendered":"
\"\"<\/a>
Cresce acesso no Brasil<\/figcaption><\/figure>\n

Telefones celulares s\u00e3o uma das principais ferramentas que est\u00e3o contribuindo para a inclus\u00e3o digital das classes emergentes, segundo a pesquisa \u201cThe Stampede\u201d, realizada pela maior ag\u00eancia de marketing digital e de tecnologia do mundo, a Razorfish, <\/strong>e pela maior empresa de m\u00eddia online da Am\u00e9rica Latina, o Terra<\/strong>.<\/p>\n

\u201cStampede – Conhe\u00e7a a nova Classe M\u00e9dia Digital\u201d estudou o comportamento, no Brasil, M\u00e9xico e Argentina, da chamada Classe C, cujo poder est\u00e1 aumentando, e a qual a Razorfish denominou a Nova Classe M\u00e9dia Digital.<\/p>\n

O estudo destaca que a penetra\u00e7\u00e3o da telefonia m\u00f3vel na Am\u00e9rica Latina e no Caribe \u00e9 de aproximadamente 80%, \u00edndice muito superior ao da m\u00e9dia mundial, cuja taxa \u00e9 de 58%, segundo dados de 2009.<\/p>\n

Em meados de 2009, havia 458 milh\u00f5es de celulares na Am\u00e9rica Latina e no Caribe, ou seja, 12% do mercado mundial de 3,97 bilh\u00f5es de assinantes.\u00a0 Em diversos pa\u00edses como Argentina, Jamaica, Uruguai e Venezuela, os celulares e smartphones ultrapassam os 100% de penetra\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

O levantamento esclarece que as m\u00eddias sociais s\u00e3o as mais acessadas por meio de celulares, PDAs e smartphones, representando 21% do tempo gasto online por meio dos celulares, seguidas por m\u00fasicas (19%), esportes (17%), jogos online (15%), v\u00eddeos online (12%) e entretenimento (9%). J\u00e1 o acesso a p\u00e1ginas pessoais, chats, compras online e internet banking ficam em 4% cada um do total de uso da internet via os dispositivos m\u00f3veis.<\/p>\n

No Brasil, 35% dos usu\u00e1rios de telefonia m\u00f3vel t\u00eam acesso \u00e0 internet por meio do celular. Por\u00e9m, apenas 5% navegam na Internet por meio dos dispositivos m\u00f3veis. No M\u00e9xico, 25% t\u00eam acesso \u00e0 internet pelo celular, mas somente 6% a utilizam, enquanto na Argentina, 23% possuem acesso \u00e0 Internet em seus aparelhos e apenas 5% a acessam.<\/p>\n

Uma tend\u00eancia destacada no estudo \u00e9 o uso do Internet banking por meio de dispositivos m\u00f3veis. Por exemplo, no M\u00e9xico, as pessoas da classe C, que n\u00e3o t\u00eam conta banc\u00e1ria, podem transferir dinheiro para parentes nos Estados Unidos por US$ 5, em vez de pagar os usuais 35% de taxa para o banco pela transfer\u00eancia do dinheiro.<\/p>\n

Outro dado interessante do estudo \u00e9 que o dispositivo mais utilizado pelas classes emergentes \u00e9 o Bluetooth, o qual permite que os usu\u00e1rios evitem os encargos que incidem sobre alguns servi\u00e7os. O Bluetooth tem grande penetra\u00e7\u00e3o junto a essa popula\u00e7\u00e3o porque contorna os custos de acesso ainda proibitivos de acesso \u00e0 Internet e, dessa forma, permite \u00e0 Nova Classe M\u00e9dia Digital compartilhar conte\u00fado, assim como acessar jogos e v\u00eddeos.<\/p>\n

\u201cA tend\u00eancia aponta que o acesso \u00e0 internet pelo celular ser\u00e1 o maior catalisador para as mudan\u00e7as sociais provocadas pela telefonia m\u00f3vel na Am\u00e9rica Latina\u201d, afirma Joe Crump, Vice-Presidente de Estrat\u00e9gia e Planejamento da Razorfish. \u201cApesar do custo de acesso \u00e0 internet pelo celular ainda ser muito elevado, isto come\u00e7a a equalizar as oportunidades dispon\u00edveis para a Nova Classe M\u00e9dia Digital.\u201d<\/p>\n

\u201cO estudo corrobora o que vivenciamos na pr\u00e1tica e que extrapola r\u00f3tulos ou categorias. Foi o que aconteceu na Copa e \u00e9 o que vem acontecendo nas Elei\u00e7\u00f5es, por exemplo. Seja pela informa\u00e7\u00e3o, seja por entretenimento, a internet j\u00e1 \u00e9 hoje o meio mais democr\u00e1tico para todas as classes sociais. E com menores custos e sem a limita\u00e7\u00e3o da grade da m\u00eddia tradicional, a Classe C encontra na internet op\u00e7\u00f5es que contemplam todos as suas necessidades e gostos\u201d, comenta Paulo Castro, diretor geral do Terra Brasil.<\/p>\n

Outro aspecto apontado pelo estudo \u00e9 que os usu\u00e1rios da classe C querem comprar aparelhos sofisticados, com as melhores funcionalidades poss\u00edveis. Eles querem ter o Motorola CUBO, o Samsung Star e os iPhones fabricados na China, a um custo mais palat\u00e1vel.<\/p>\n

Os resultados do estudo mostram a import\u00e2ncia do acesso \u00e0 internet pelos celulares para as classes emergentes da Am\u00e9rica Latina e que as marcas devem explorar o mobile marketing como uma forma de alcan\u00e7ar esses valiosos consumidores.<\/p>\n

A Razorfish e o Terra decidiram unir esfor\u00e7os na realiza\u00e7\u00e3o dessa pesquisa com o objetivo de mapear o comportamento digital da nova classe m\u00e9dia e dar subs\u00eddios para que as empresas, cujos neg\u00f3cios est\u00e3o voltados a esse segmento da popula\u00e7\u00e3o, reavaliem suas estrat\u00e9gias e invistam nas novas m\u00eddias digitais de forma proporcional \u00e0 import\u00e2ncia que elas v\u00eam conquistando junto a essa classe.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Telefones celulares s\u00e3o uma das principais ferramentas que est\u00e3o contribuindo para a inclus\u00e3o digital das classes emergentes, segundo a pesquisa \u201cThe Stampede\u201d, realizada pela maior ag\u00eancia de marketing digital e de tecnologia do mundo, a Razorfish, e pela maior empresa de m\u00eddia online da Am\u00e9rica Latina, o Terra. \u201cStampede – Conhe\u00e7a a nova Classe M\u00e9dia …<\/p>\n

Estudo da RAZORFISH e TERRA aponta tend\u00eancias de incremento do acesso \u00e0 Internet atrav\u00e9s de dispositivos m\u00f3veis<\/span> Leia mais »<\/a><\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[9,19],"tags":[29,68,1473,114],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1252"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=1252"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1252\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=1252"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=1252"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=1252"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}