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{"id":1395,"date":"2010-10-30T08:45:03","date_gmt":"2010-10-30T11:45:03","guid":{"rendered":"http:\/\/luissucupira.wordpress.com\/?p=1395"},"modified":"2010-11-25T13:44:36","modified_gmt":"2010-11-25T15:44:36","slug":"testando-um-capacete-rovcan-minhas-impressoes","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/testando-um-capacete-rovcan-minhas-impressoes\/","title":{"rendered":"Testando um capacete ROVCAN \u2013\u00a0Minhas\u00a0impress\u00f5es"},"content":{"rendered":"

\"\"<\/a>Do virtual para o real. Esta \u00e9 a frase que resumiria muito bem o que foi o I Encontro Nacional de Motonliners. Pudemos conhecer pessoalmente muitas pessoas que n\u00f3s s\u00f3 conhec\u00edamos atrav\u00e9s do mundo virtual. Foi uma bela festa de confraterniza\u00e7\u00e3o, troca de conhecimento e uma \u00f3tima oportunidade para testar equipamentos.<\/p>\n

Testando um capacete ROVCAN<\/strong><\/p>\n

A Rovcan ofertou capacetes para a equipe Motonline e outras tr\u00eas pe\u00e7as para serem sorteadas. Eu escolhi o modelo RV210 por se tratar de um capacete articulado ou basculante, como queiram. O capacete tamanho M = 58cm, tem forra\u00e7\u00e3o remov\u00edvel e lav\u00e1vel, fecho de engate r\u00e1pido microm\u00e9trico, queixeira basculante com bot\u00e3o de acionamento \u00fanico, nuqueira, viseira antirrisco com tratamento e de acionamento f\u00e1cil com 4 est\u00e1gios. A pintura \u00e9 feita com tratamento UV e o sistema de ventila\u00e7\u00e3o e aera\u00e7\u00e3o \u00e9 bem eficiente principalmente para evitar emba\u00e7amento da viseira. O RV 210 vem ainda com defletor anti emba\u00e7ante e bavete (prote\u00e7\u00e3o que fica logo abaixo da queixeira do capacete). Internamente ele traz uma viseira dupla em tom fum\u00ea escamote\u00e1vel no forro do capacete e \u00e9 forrado em tecido antiodor.<\/p>\n

\"\"<\/a>
O teste foi bem ao estilo consumidor. Pegar e usar.<\/figcaption><\/figure>\n

O teste foi bem ao estilo consumidor. Pegar e usar. Assim que recebi o capacete j\u00e1 fui usando. Tirei da caixa, dei uma r\u00e1pida olhada para ver os recursos e retirei pl\u00e1sticos e etiquetas. Foi por na cabe\u00e7a e cair na estrada. O RV210 vestiu bem e em nenhum momento gerou qualquer desconforto. O interessante foi que nesta viagem todos os recursos do capacete foram testados tanto em calor, frio, garoa e sujeira jogada pelos pneus dos caminh\u00f5es.<\/p>\n

\"\"<\/a>
O capacete me surpreendeu pelo projeto.<\/figcaption><\/figure>\n

O capacete me surpreendeu pelo projeto, pois \u00e9 bastante semelhante ao Nolan de tr\u00eas anos atr\u00e1s com algumas boas modifica\u00e7\u00f5es que deixaram o Nolan um pouquinho atr\u00e1s (mesmo com tr\u00eas anos de uso). Uma delas trata-se da viseira interna em acr\u00edlico fum\u00ea. Ela permite dispensar \u00f3culos escuros e \u00e9 \u00f3tima para quem usa \u00f3culos de grau como eu. Em situa\u00e7\u00f5es onde h\u00e1 uma forte contra-luz, principalmente no por do sol ela se mostrou eficiente. Em rela\u00e7\u00e3o ao meu Nolan a viseira externa desse modelo acaba arranhando a viseira cristal, o que n\u00e3o acontece no RV 210 que \u00e9 interna e embutida, facilmente acionada por um bot\u00e3o lateral na parte externa do capacete. A abertura do capacete possui uma trava de seguran\u00e7a de dois est\u00e1gios que evita aberturas acidentais. O sistema de entrada de ar via ventila\u00e7\u00e3o for\u00e7ada, parece um cinzeiro, mas ele, na realidade, funciona como um interessante exaustor que retira o ar quente de dentro do capacete eliminando rapidamente qualquer emba\u00e7amento. E por falar em emba\u00e7amento o desempenho do RV210 em rela\u00e7\u00e3o ao meu Nolan foi superior principalmente no frio de Curitiba e parado em sem\u00e1foro. O n\u00edvel de ru\u00eddo interno \u00e9 baixo e semelhante ao meu Nolan e em situa\u00e7\u00f5es de turbul\u00eancia comportou-se muito bem. Um pouco abaixo apenas do resultado percebido quando uso o Nolan.<\/p>\n

\"\"<\/a>
Ooportunidade de ter nas m\u00e3os os dois capacetes e verificar pessoalmente as diferen\u00e7as de cada um.<\/figcaption><\/figure>\n

Quem teve a oportunidade de assistir a minha breve palestra ou review ao vivo dos dois capacetes l\u00e1 no encontro teve a oportunidade de ter nas m\u00e3os os dois capacetes e verificar pessoalmente as diferen\u00e7as entre eles. Na volta troquei de capacete com a minha Maria e ela pode testar o RV210 em compara\u00e7\u00e3o ao LS2 que usa e segundo ela a experi\u00eancia foi \u00f3tima. Eu usei o Nolan e confirmei todas as observa\u00e7\u00f5es que havia feito em rela\u00e7\u00e3o ao RV210 quando no trecho de ida a Curitiba.<\/p>\n

\"\"<\/a>
O pessoal participou<\/figcaption><\/figure>\n

Como eu falei na palestra que dei de improviso no encontro, eu n\u00e3o analiso marcas, mas os projetos e materiais. Nesse caso fiz um comparativo com os materiais e os projetos de ambos os capacetes que uso. Mesmo considerando que o projeto do meu Nolan \u00e9 de tr\u00eas anos atr\u00e1s, o ROVCAN me surpreendeu positivamente, chegando a tirar alguns pontos do Nolan \u2013 claro respeitando o fato de que o RV210 \u00e9 atualizado em rela\u00e7\u00e3o ao Nolan no que se refere a seguran\u00e7a e novos recursos. O pre\u00e7o sugerido para o RV210 \u00e9 de R$ 600,00.<\/p>\n

Um detalhe importante que n\u00e3o havia citado ainda \u00e9 que o ROVCAN pode ser usado aberto com a viseira abaixada, pois nesse modelo ela \u00e9 homologado pela Lei e n\u00e3o d\u00e1 multa.<\/p>\n

\"\"<\/a>
Imagens: Rep\u00f3rter Cidad\u00e3o<\/figcaption><\/figure>\n

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