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{"id":1701,"date":"2011-02-26T08:17:36","date_gmt":"2011-02-26T11:17:36","guid":{"rendered":"http:\/\/blogs.forumpcs.com.br\/luis_sucupira\/?p=1701"},"modified":"2011-02-27T13:06:41","modified_gmt":"2011-02-27T16:06:41","slug":"olhem-as-cameras-o-produto-sumiu","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/olhem-as-cameras-o-produto-sumiu\/","title":{"rendered":"Olhem as c\u00e2meras! O produto sumiu!!!"},"content":{"rendered":"
\"\"
O seguro morreu de velho?<\/figcaption><\/figure>\n

O ditado “O seguro, morreu de velho”, nunca foi t\u00e3o atual.Quem tem loja de inform\u00e1tica sabe muito bem do que eu estou falando. Quando realizam a contagem de produtos acabam tendo amargas surpresas. O produto sumiu! Ningu\u00e9m sabe onde foi parar. Conferem o estoque, as notas de entrada e sa\u00edda e nada do tal produto. Por fim, olham as grava\u00e7\u00f5es do circuito fechado e descobrem que um ladr\u00e3o entrou na loja e levou. Bem na cara de todo mundo, que n\u00e3o viu.<\/p>\n

Aqui come\u00e7a uma grande confus\u00e3o. A desaten\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios e do gerente e at\u00e9 mesmo do seguran\u00e7a, se tiver um, vai ser penalizada com um valezinho no final do m\u00eas ou com aquele serm\u00e3o cujo t\u00edtulo \u00e9 por demais manjado: “Ser\u00e1 que aqui ningu\u00e9m presta para nada?”. Todo mundo fica chateado, o clima fica ruim e todo mundo passa a ser suspeito.<\/p>\n

Esta situa\u00e7\u00e3o \u00e9 bem mais comum do que se pensa. Os furtos nas lojas de varejo de inform\u00e1tica e eletr\u00f4nicos t\u00eam um impacto terr\u00edvel tanto no bolso como no moral da tropa. O furto representa hoje 38,1% das perdas do varejo brasileiro. Cerca de 57,5% no caso de eletroeletr\u00f4nicos. Redu\u00e7\u00e3o da margem de lucro, da competitividade e mesmo depois de roubado muitos se recusam a investir em sistemas de seguran\u00e7a e de controle de perdas. Os dados s\u00e3o da 9\u00aa Avalia\u00e7\u00e3o de Perdas no Varejo Brasileiro, feita por GPP-Provar\/FIA (Grupo de Preven\u00e7\u00e3o de Perdas), Nielsen, Abras (Associa\u00e7\u00e3o Brasileira de Supermercados) e Felisoni Consultores Associados. Entre os fatores de perda tamb\u00e9m est\u00e3o erros administrativos, fornecedores e quebra operacional.<\/p>\n

\"\"Antes de tratarmos de solu\u00e7\u00f5es tecnol\u00f3gicas para evitar furtos \u00e9 importante que a gente possa conhecer o perfil de quem faz isso. Podemos dividir estas perdas em tr\u00eas categorias; Assalto, Furto e o velho golpe.<\/p>\n

O assalto sempre acontece atrav\u00e9s do uso da for\u00e7a ou da coer\u00e7\u00e3o atrav\u00e9s de armas, for\u00e7a bruta ou chantagem. Gera muito trauma e o foco, na maioria das vezes \u00e9 o dinheiro e os produtos mais caros. No Golpe h\u00e1 uma grande arma\u00e7\u00e3o, geralmente envolta em documentos fraudados e cart\u00f5es clonados. O objetivo \u00e9 utilizar a boa f\u00e9 ou a ansiedade do vendedor para fazer com que uma aparente grande venda se transforme em um real pesadelo.<\/p>\n

Os picaretas ou golpistas usam das mais variadas estrat\u00e9gias. Vale destacar aqui que o ladr\u00e3o que n\u00e3o usa armas (o descuidista) e o golpista s\u00e3o muito inteligentes. Um recente exame mais detalhado descobriu que o Q.I. dessas pessoas \u00e9 elevado (n\u00e3o confundir Q.I. com car\u00e1ter-uma coisa nada tem a ver com a outra ou um n\u00e3o quer dizer outra). Elas usam a sua intelig\u00eancia para a\u00e7\u00f5es criminosas. Muitos pensam que \u00e9 f\u00e1cil furtar. N\u00e3o \u00e9. Os riscos s\u00e3o elevados, mas a maioria, depois que consegue um bom resultado passam a gostar da coisa e s\u00e3o estimulados pela sensa\u00e7\u00e3o de burlar a seguran\u00e7a ou de enganar algu\u00e9m para obter alguma vantagem. \u00c9 muito semelhante \u00e0queles que usam a Lei de Gerson. Uns s\u00e3o aproveitadores, outros s\u00e3o criminosos.<\/p>\n

Os ladr\u00f5es profissionais de loja t\u00eam boa apar\u00eancia, na maioria das vezes se vestem bem e falam bem.Conhecem a rotina da loja e a melhor hora para que isso seja feito.Certa vez ao analisarum furto no sistema um empres\u00e1rio descobriu-se bem mais do que apenas o momento do furto. Depois de tanto ser furtado, o empres\u00e1rio, que chamaremos de MR. Fco. chamou um especialista em furtos em lojas para ajudar. O especialista decidiu analisar dez dias para traz e descobriu que o ladr\u00e3o era um habitual freq\u00fcentador da loja. Sempre entrava e circulava. Prestava aten\u00e7\u00e3o em tudo e demorava bastante na loja. Na maioria das vezes comprava alguma coisa para despistar. Isso aconteceu pelo menos umas cinco vezes. O tempo de perman\u00eancia na loja era longo. Nas \u00faltimas duas vezes veio com um ou dois comparsas. No dia do furto tudo que precisavam fazer era roubar. Chegaram de bon\u00e9 para dificultar a identifica\u00e7\u00e3o, esperaram o momento certo e o furto foi feito.<\/p>\n

Apesar de cada ladr\u00e3o ter seu estilo, alguns sinais s\u00e3o comuns. Desconfie sempre quando…<\/p>\n

1-o cliente demorar muito na loja, circulando na loja, mexendo em produtos e n\u00e3o comprar nada. Desconfie tamb\u00e9m daqueles que compram de vez em quando e passam muito tempo na loja.<\/p>\n

2-Muitos n\u00e3o pedem ajuda e preferem ficar s\u00f3 o tempo todo.<\/p>\n

3 – Eles sempre escolhem os lugares onde as c\u00e2meras n\u00e3o filmam.<\/p>\n

4-Lembre-se que o fato de por c\u00e2meras s\u00f3 n\u00e3o basta. Os ladr\u00f5es hi-tech sabem que tipo de c\u00e2meras est\u00e3o instaladas e qual a resolu\u00e7\u00e3o e pior: o limite de identifica\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

5-Na maioria das vezes esses ladr\u00f5es cansam os vendedores. S\u00e3o insistentes e ficam na loja at\u00e9 conseguir o que vieram levar. Enquanto um chama a aten\u00e7\u00e3o outro age. Os mais espertos s\u00e3o aqueles que conhecem os limites do vendedor. Geralmente o vendedor, depois de certo tempo, desiste do cliente que est\u00e1 demorando a comprar e parte para outro cliente que chegou e deseja levar logo. Pode at\u00e9 ser verdade a compra, ou n\u00e3o, mas eles sabem disso. Isso \u00e9 instintivo e s\u00f3 pode ser evitado com muito treinamento.<\/p>\n

Fa\u00e7a o que fizer, a melhor forma de poder evitar tais furtos \u00e9 utilizar a tecnologia. J\u00e1 est\u00e1 provado e comprovado que empresas que adotam prote\u00e7\u00f5es tecnol\u00f3gicas conseguem praticamente zerar os furtos provocados por agentes externos. Sim, agentes externos, pois existem os funcion\u00e1rios.<\/p>\n

Os funcion\u00e1rios s\u00e3o um cap\u00edtulo \u00e0 parte. Muitos pensam que os furtos feitos porfuncion\u00e1rios ocorrem sempre da mesma forma. Mas n\u00e3o funcionam assim. J\u00e1 vi e desbaratei um grupo que atuava em setores da empresa e se utilizava de t\u00e9cnicas cont\u00e1beis de alto n\u00edvel a qual deu bastante trabalho descobrir. Para citar alguns casos mais comuns, muitos funcion\u00e1rios literalmente jogam alguns produtos no lixo (MP3, MP4, acess\u00f3rios caros e at\u00e9 fontes caras de computador, e notebooks). De l\u00e1 seguem em sacos at\u00e9 fora da empresa e um comparsa apanha l\u00e1 fora. Ok! Alguns lix\u00f5es n\u00e3o permitem tais facilidades, mas acredite: eles d\u00e3o um jeito.<\/p>\n

Segundo Vance, do Provar- FIA, muitas grandes e m\u00e9dias empresas j\u00e1 contam com sistemas estruturados de preven\u00e7\u00e3o de perdas. Mas n\u00e3o \u00e9 regra geral. Para o coordenador do N\u00facleo de Varejo da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Ricardo Pastore, as formas de controle e preven\u00e7\u00e3o do furto devem ser incorporadas na gest\u00e3o da empresa. “Isso come\u00e7a com uma boa gest\u00e3o de estoque, o que muitos varejistas ainda n\u00e3o t\u00eam”, finaliza Solimeo, da ACSP.<\/p>\n

Mas como evitar ou dificultar?<\/p>\n

Cerca de 29,2% \u00e9 o \u00edndice de furtos feitos por funcion\u00e1rios e terceiros entre as perdas do atacado. Seguem os eletr\u00f4nicos (26,8%), segundo a 9\u00aa Avalia\u00e7\u00e3o de Perdas no<\/p>\n

Varejo Brasileiro. A lista \u00e9 extensa, mas muitos produtos re\u00fanem qualidades comuns: s\u00e3o pequenos e t\u00eam alto valor agregado. Segundo Ricardo Pastore, da ESPM eles s\u00e3o mais f\u00e1ceis de carregar e de revender no mercado paralelo. Pilhas, aparelhos de barbear, acess\u00f3rios para inform\u00e1tica e para ferramentas, como brocas e serras, cosm\u00e9ticos, protetores solares e at\u00e9 aparelhos eletroeletr\u00f4nicos s\u00e3o bastante visados. “Televisores pequenos de LCD s\u00e3o grandes outros candidatos a engrossar a rela\u00e7\u00e3o dos itens mais furtados”, prev\u00ea Pastore. Consultor especializado em varejo Marco Antonio Geraigire faz uma distin\u00e7\u00e3o. Para ele, os produtos-alvo de furtos externos, feitos por clientes, s\u00e3o os de necessidade da pessoa ou da fam\u00edlia, como medicamentos, ou ainda os que t\u00eam mais procura no mercado informal. J\u00e1 os de furtos internos, feitos por colaboradores, s\u00e3o objetos de desejo ou que podem ser consumidos dentro da loja.<\/p>\n

A legisla\u00e7\u00e3o brasileira \u00e9 bem branda para roubos efetuados por funcion\u00e1rios. Voc\u00ea pode at\u00e9 demitir por justa causa, mas se alegar roubo s\u00f3 poder\u00e1 faz\u00ea-lo depois que a justi\u00e7a assim o julgar. A maioria das empresas deixa isso pra l\u00e1. Apenas demite por justa causa depois de um acordo com o funcion\u00e1rio, que na maioria das vezes de nada vale, pois ele pode recorrer alegando toda forma de press\u00e3o.<\/p>\n

Ultimamente as empresas demitem, por justa causa ou n\u00e3o, e em seguida abrem processo contra o ex-funcion\u00e1rio. No processo, juntam as provas e deixam rolar. Apesar de dar em muito pouco ou em quase nada, as empresas se preservam de alguma a\u00e7\u00e3o contr\u00e1ria. Mesmo assim, nada impede que o ex-funcion\u00e1rio possa por a empresa na justi\u00e7a.<\/p>\n

A abordagem e o tratamento dado a estes tipos de casos deve ser o mais cauteloso poss\u00edvel. No caso de furto provocado por pessoas que n\u00e3o figuram no quadro de funcion\u00e1rios \u00e9 necess\u00e1rio que a abordagem seja, pelo menos, feita 5 metros ap\u00f3s a sa\u00edda da loja. Aqui \u00e9 importante incluir o estacionamento. Lembre-se, que a abordagem deve e precisa ser gravada em v\u00eddeo para n\u00e3o deixar nenhuma margem de d\u00favida. Se todo esse cuidado for tomado, voc\u00ea pode, inclusive chamar a pol\u00edcia e, nada mais do que justo, prender o meliante. Agora, mais um cuidado: nada de agredir fisicamente e tome todo cuidado para n\u00e3o expor o criminoso, pois voc\u00ea pode acabar como tr\u00eas delegados da narc\u00f3ticos do Cear\u00e1, que ao permitir imagens de consagrados criminosos para a imprensa, foram exonerados de seus cargos a pedido da OAB-Ce que nega o fato. Me perdoem os defensores dos direitos humanos, mas direitos humanos s\u00e3o para humanos, n\u00e3o para alguns tipos de criminosos. A pol\u00edcia n\u00e3o \u00e9 uma entidade santa, mas uma boa parte dos seus quadros, sen\u00e3o a maioria \u00e9 composta de profissionais s\u00e9rios. Deixem que trabalhem. Aos ruins, basta a lei.<\/p>\n

Enfim, o assunto \u00e9 extenso e cheio de facetas. Meu conselho \u00e9 buscar capacitar a sua equipe e monitorar atrav\u00e9s da tecnologia. Assim as chances diminuem consideravelmente e com isso os preju\u00edzos, pois ningu\u00e9m que trabalha honestamente ficar\u00e1 satisfeito em perder capital para mais uma sanguessuga. J\u00e1 bastam os pol\u00edticos e os impostos.<\/p>\n

Ningu\u00e9m merece…<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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