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{"id":206719,"date":"2010-03-21T16:44:23","date_gmt":"2010-03-21T22:44:23","guid":{"rendered":"http:\/\/blogs.forumpcs.com.br\/luis_sucupira\/?p=1306"},"modified":"2010-03-21T16:44:23","modified_gmt":"2010-03-21T22:44:23","slug":"pesquisa-motorola-revela-mais-sobre-a-era-da-internet-na-tv","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/pesquisa-motorola-revela-mais-sobre-a-era-da-internet-na-tv\/","title":{"rendered":"Pesquisa Motorola revela mais sobre a Era da Internet na TV"},"content":{"rendered":"

Certa vez foi dito que o brasileiro era um povo audiovisual, mas segundo a pesquisa da Motorola parece que o mundo caminha para isso. Passamos pela era dos torpedos, depois pelas redes sociais, o boom do YouTube, a chegada do Twitter e com ele o retorno dos torpedos e agora as coisas realmente caminham para que o v\u00eddeo e a personaliza\u00e7\u00e3o de conte\u00fado obtido por v\u00e1rios meios seja a nova onda.As pessoas desejam obter informa\u00e7\u00f5es r\u00e1pidas no tr\u00e2nsito e ao chegar a casa degustarem e digerirem de forma mais detalhada uma informa\u00e7\u00e3o que foi produzida especificamente para seu perfil e para as suas necessidades.<\/p>\n

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Como sempre gosto de dizer, a \u00fanica certeza deste mundo velho e ao mesmo tempo novo de meu Deus \u00e9 que tudo muda e vai continuar mudando, independente de ser mudan\u00e7a com ou sem causa. Mas nem tudo nessa onda de mudan\u00e7as s\u00e3o flores. A maior de todas as crises parece ser mesmo de conte\u00fado personalizado e por que n\u00e3o dizer exclusivo. As pessoas t\u00eam dificuldade de encontrar o que desejam, na medida certa, principalmente quando se trata de v\u00eddeos. A pesquisa n\u00e3o revelou se as pessoas est\u00e3o dispostas a pagar por essa personaliza\u00e7\u00e3o ou exclusividade e o quanto estariam dispostas a desembolsar para ter informa\u00e7\u00e3o sob medida. Ao que tudo indica a publicidade ainda vai custear este servi\u00e7o. Talvez esteja aqui um novo fil\u00e3o a ser explorado pelas ag\u00eancias especializadas em internet.<\/p>\n

Pesquisa realizada pela Motorola e publicada dia 19 de mar\u00e7o de 2010 chamada de Bar\u00f4metro de Consumo de M\u00eddia 2010 mostra que 69% dos europeus se sentem frustrados por ter de buscar, entre tantas op\u00e7\u00f5es, conte\u00fados de seu interesse, al\u00e9m disso, a segunda edi\u00e7\u00e3o dessa pesquisa, neste ano, revelou tamb\u00e9m como os europeus consomem conte\u00fado de v\u00eddeo.<\/p>\n

Entre os entrevistados do Reino Unido, 87% compartilham conte\u00fado regularmente entre seus dispositivos, enquanto est\u00e3o em movimento e em casa. J\u00e1 70% assistem \u00e0 televis\u00e3o semanalmente, n\u00famero maior que a m\u00e9dia europeia, de 62%. No entanto, a pesquisa demonstrou um crescimento no n\u00famero de telespectadores daquele pa\u00eds que acessam conte\u00fados em outros meios: 52% assistem a v\u00eddeos ao vivo pela internet; 34% veem TV sob demanda; e 29% fazem downloads de v\u00eddeos da internet ao menos uma vez por semana. Isso demonstra a tend\u00eancia da procura por diversas fontes. Outro dado levantado pela pesquisa \u00e9 que mais da metade dos entrevistados no Reino Unido mostrou interesse nas aplica\u00e7\u00f5es para TV que permitem personaliza\u00e7\u00e3o de suas experi\u00eancias nesse meio. Mesmo assim, 69% afirmaram se sentir frustrados por ter de buscar, entre tantas op\u00e7\u00f5es, aquilo que \u00e9 de seu interesse.<\/p>\n

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A Su\u00e9cia \u00e9 o \u00fanico pa\u00eds, entre os consultados pela Motorola, onde a TV ao vivo n\u00e3o domina as prefer\u00eancias. L\u00e1, os entrevistados disseram que preferem v\u00eddeo ao vivo ou streaming pela internet (48%) \u00e0 televis\u00e3o ao vivo (28%). Para Steve McCaffery, vice-presidente da unidade de neg\u00f3cios Home & Networks Mobility da Motorola para a Europa, Oriente M\u00e9dio e \u00c1frica. “Os dados demonstram que estamos entrando em uma nova era para a televis\u00e3o, que denominamos de \u0091Era da internet na TV\u0092. A internet, as redes sociais e os smartphones modificaram a maneira como os consumidores de todas as idades interagem com o conte\u00fado de forma mais intuitiva, individual e interativa poss\u00edvel”.<\/p>\n

Conte\u00fado personalizado<\/p>\n

A expectativa \u00e9 de poder utilizar seus televisores para recomendar programas para pessoas com interesses semelhantes. Dos jovens do novo mil\u00eanio, 45% gostariam de sugerir conte\u00fado para seus familiares, amigos e colegas por meio de seus televisores.<\/p>\n

Hoje todas as gera\u00e7\u00f5es est\u00e3o meio que emboladas, interagindo nas redes sociais. Os jovens do novo mil\u00eanio (99%), os da Gera\u00e7\u00e3o X (99%) e os baby boomers (93%) foram consultados a respeito dos dispositivos que gostariam de utilizar para acessar a m\u00eddia social, 70% responderam que seria por meio da televis\u00e3o, e os computadores (71%) e os telefones m\u00f3veis (84%).<\/p>\n

O que \u00e9 cada uma destas gera\u00e7\u00f5es pesquisadas:<\/p>\n

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Passaram pelo grande Downsizing corporativo e precisaram procurar seguran\u00e7a no emprego. Filhos dos baby-boomers a gera\u00e7\u00e3o x \u00e9 formada por pessoas nascidas de 1970 a 1980. Gostam de trabalhar em equipe, n\u00e3o acreditam em hierarquia e n\u00e3o v\u00eaem mist\u00e9rio no computador pois, participaram do surgimento dele.<\/p>\n

Gera\u00e7\u00e3o Y: <\/strong> Nascidos de 1980 a 1990 s\u00e3o jovens, espertos e ousados. S\u00e3o despojados no escrit\u00f3rio ou ouvem iPods em suas mesas. Eles querem trabalhar, mas n\u00e3o querem que o trabalho seja sua vida. Antenados na expans\u00e3o tecnol\u00f3gica buscam qualidade de vida e conforto financeiro.<\/p>\n

Gera\u00e7\u00e3o Z: <\/strong> A grande nuance dessa gera\u00e7\u00e3o \u00e9 zapear. Por isso, o Z. Outra caracter\u00edstica desta gera\u00e7\u00e3o \u00e9 a constante troca que se faz entre os canais de interatividade, zapeando de um a outro, da internet, ao telefone, ao video game, a internet novamente. Para eles o mundo \u00e9 totalmente tecnol\u00f3gico e virtual.<\/p>\n

Em todo momento e em qualquer lugar<\/p>\n

Os consumidores de todos os pa\u00edses pesquisados esperam poder acessar o mesmo conte\u00fado tanto em movimento quanto em casa. Os espanh\u00f3is preferem maior mobilidade multim\u00eddia (75%), e os brit\u00e2nicos aparecem mais uma vez acima da m\u00e9dia europeia (69% contra 61%, respectivamente), pois est\u00e3o mais habituados a compartilhar conte\u00fado entre os dispositivos. Quando comparados aos consumidores europeus \u00e0 m\u00e9dia sobe ainda mais (87% e 70%, respectivamente).<\/p>\n

O compartilhamento de conte\u00fado \u00e9 mais comum entre os jovens do novo mil\u00eanio (87%), mas os da Gera\u00e7\u00e3o X e os baby boomers tamb\u00e9m compartilham regularmente conte\u00fado (72% e 57%, respectivamente). A a\u00e7\u00e3o \u00e9 feita por meio de v\u00e1rias telas e aparelhos em casa, consoles e televisores. Os computadores e os telefones m\u00f3veis s\u00e3o os equipamentos mais utilizados para esse fim (43%). Os consumidores que procuram acesso a conte\u00fados por meio de diversos dispositivos t\u00eam uma demanda maior na Espanha (77%) e no Reino Unido (69%). Tal fato pede mais conhecimento para controlar a maneira como o conte\u00fado ser\u00e1 visto.<\/p>\n

A influ\u00eancia dos “sempre interconectados”<\/p>\n

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Oito em cada dez consumidores (77%) reconhecem que a tecnologia m\u00f3vel integrou sua vida no \u00e2mbito pessoal e profissional, enquanto dois ter\u00e7os (66%) admitem ter conseguido proporcionar equil\u00edbrio para sua vida. A pesquisa orientada a jovens do novo mil\u00eanio, realizada pela Motorola em 2008, apontou que 83% desses indiv\u00edduos exercem uma grande influ\u00eancia nas decis\u00f5es dos pais com rela\u00e7\u00e3o \u00e0 contrata\u00e7\u00e3o de servi\u00e7os de televis\u00e3o (Fonte: Motorola Home and Networks Mobility Millennial White Paper, 2008). E aqui uma surpresa: os resultados apurados pelo Bar\u00f4metro de Consumo de M\u00eddia 2010 demonstram que os pais tamb\u00e9m possuem influ\u00eancia nas decis\u00f5es tecnol\u00f3gicas dos filhos, na mesma ou em maior medida. Do total, 33% dos que influem no mundo da tecnologia s\u00e3o baby boomers, e 39% pertencem \u00e0 Gera\u00e7\u00e3o X.<\/p>\n

A pesquisa foi realizada pela consultoria StrategyOne atrav\u00e9s de uma enquete telef\u00f4nica de 15 minutos, da qual participaram 3,5 mil europeus entre 16 e 64 anos. O question\u00e1rio foi aplicado entre os dias 13 de novembro e 11 de dezembro de 2009, na Fran\u00e7a, Alemanha, Espanha, Su\u00e9cia e Reino Unido. Foram estipuladas cotas em cada mercado, segundo idade, g\u00eanero e regi\u00e3o. As gera\u00e7\u00f5es entrevistadas foram: jovens do novo mil\u00eanio (entre 16 e 29 anos); os da Gera\u00e7\u00e3o X (entre 30 e 44 anos); e os baby boomers (entre 45 e 64 anos). A margem de erro da amostra \u00e9 de 1,7% para mais ou para menos em um universo de 95% de confiabilidade para 3,5 mil entrevistados.<\/p>\n

Ao que tudo indica, cada vez mais, teremos menos pessoas a gostar de escrever e ler. Ser\u00e1 melhor falar e publicar. Talvez um foto, quem sabe. Ou um dia teremos esta minha coluna em vers\u00e3o v\u00eddeo. Assim as pessoas a veem, ouvem e depois postam seu coment\u00e1rio por escrito, ou n\u00e3o. Pode ser em v\u00eddeo ou em podcast. Independente disso tudo, a minha maior preocupa\u00e7\u00e3o daqui em diante ser\u00e1 entender e fornecer um conte\u00fado adequado e na m\u00eddia correta. Cada um sob medida de forma que atenda as mais diversas gera\u00e7\u00f5es e as mais variadas necessidades de conte\u00fado. \u00c9 um trabalh\u00e3o enorme, um grande quebra-cabe\u00e7a que depois dessa pesquisa come\u00e7a de se montar na minha cabe\u00e7a.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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Pesquisa Motorola revela mais sobre a Era da Internet na TV<\/span> Leia mais »<\/a><\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[195,4,201,12,237,247,84,388,389],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/206719"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=206719"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/206719\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=206719"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=206719"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=206719"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}