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{"id":206832,"date":"2010-11-13T12:30:00","date_gmt":"2010-11-13T14:30:00","guid":{"rendered":"http:\/\/minhavidanumamoto.blog.terra.com.br\/?p=26"},"modified":"2010-11-13T18:16:35","modified_gmt":"2010-11-13T20:16:35","slug":"minha-vida-numa-moto-%e2%80%93-bagagem-e-bagageiros-2","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/minha-vida-numa-moto-%e2%80%93-bagagem-e-bagageiros-2\/","title":{"rendered":"Minha Vida Numa Moto \u2013 Bagagem e Bagageiros"},"content":{"rendered":"
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\"OndeOnde est\u00e1 meu queijo?<\/span><\/span>Parece coisa combinada, mas n\u00e3o foi. Na minha \u00faltima coluna sobre Minha vida numa moto eu prometi falar sobre bagagens e uma das coisas que eu ia alertar a voc\u00eas era exatamente certificar-se se o bagageiro estava mesmo fechado. Pois \u00e9… Eu perdi meu queijo! Vou contar.
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Em um dos s\u00e1bados de folga, eu e o Paulo Couto, sa\u00edmos de Resende com destino a S\u00e3o Vicente, Minas Gerais para comprar queijo. L\u00e1 \u00e9 conhecido por ser a Terra dos Queijos Finos. Al\u00e9m de ser muito bom, o pre\u00e7o compensa e ir de moto mais ainda. J\u00e1 era a segunda vez que eu fazia esta viagem para comprar queijo. Fomos, almo\u00e7amos, compramos os queijos e voltamos. Acontece que eu por descuido acabei n\u00e3o fechando corretamente o bagageiro traseiro da Poposuda.<\/p>\n

\"H\u00e1H\u00e1 maleiro adequado a cada motocicleta<\/span><\/span><\/p>\n

Na volta, descendo por Itamonte, a gente passa por um trecho onde existem muitas depress\u00f5es na estrada, por conta de uma obra de drenagem. De dia voc\u00ea consegue ver, mas acontece que era uma noite bem escura e numa dessas depress\u00f5es o meu queijo saltou fora, eu n\u00e3o vi e acabei ficando sem queijo…\u00a0S\u00f3 fui constatar o problema em casa quando abri o maleiro traseiro e descobri que estava tudo l\u00e1 \u2013 caixa com ferramentas pequenas, luvas de reserva para o frio, bon\u00e9 e meu squezze \u2013 mas o queijo nem sinal dele. Logo em seguida eu liguei pro Paulo Couto e contei a ele o fato e disse que essas coisas s\u00f3 acontecem comigo… Ele riu do outro lado! E com raz\u00e3o. Mas eu aproveitei a perda do queijo para fazer uma limonada. Explico: Lembrei-me que tinha que escrever sobre arruma\u00e7\u00e3o de bagagem e esse seria o \u2018mote\u2019 da nossa conversa.<\/p>\n

Importante destacar que n\u00e3o vou fazer an\u00e1lise de bagageiro, mas indicar a voc\u00eas como escolher um bom bagageiro que proteja, seja resistente e caiba no seu or\u00e7amento.<\/p>\n

O resto vai variar pela quest\u00e3o de gosto mesmo. E nesse campo eu posso garantir que j\u00e1 vi cada coisa…<\/p>\n

Se voc\u00ea n\u00e3o quer perder seu queijo siga algumas dicas que vou passar aqui:<\/strong><\/p>\n

A primeira e mais importante de todas \u00e9 definir para onde vai; quantos dias ir\u00e3o passar, onde ficar\u00e1 hospedado e quem vai com voc\u00ea. Parece bobagem, mas esta \u00e9 a parte que define o que n\u00e3o vai na sua bagagem.<\/p>\n

\"DescubraDescubra a capacidade de carga<\/span><\/span>Existem v\u00e1rios tipos de ba\u00fas e malas. Umas s\u00e3o bem simples, pr\u00e1ticas e baratas e outras muito sofisticadas que chegam a custar o pre\u00e7o de uma Tornado. Como a maioria dos motociclistas n\u00e3o compra bagageiros sofisticados eu vou me deter na parte que trata de bagageiros mais simples e que est\u00e3o dentro da realidade financeira da maioria, al\u00e9m, \u00e9 claro, das dicas de arruma\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Primeiro \u00e9 importante saber quanto cabe de bagagem na sua moto tanto em peso quanto em volume. Isso \u00e9 de extrema import\u00e2ncia, pois a moto possui um peso m\u00e1ximo para carga. Essa informa\u00e7\u00e3o voc\u00ea encontra no seu manual e a conta \u00e9 bem simples. No meu caso, uma Shadow 600cc, o peso m\u00e1ximo de carga \u00e9 – para piloto e garupa \u2013 186kg. Ou seja: se voc\u00ea e sua garupa pesam 120kg sobrar\u00e3o ainda 64kg de bagagem \u2013 o que d\u00e1 para muita coisa. Nesse caso, o recomendado \u00e9 que as bolsas n\u00e3o ultrapassem os 10 kg de peso. E dez quilos de coisas, \u00e9 muito.<\/p>\n

Vamos citar como exemplo uma viagem de 600 km (ida e volta) em um fim de semana com feriado na sexta. Como voc\u00ea sair\u00e1 pela manh\u00e3 bem cedo, o correto \u00e9 deixar a bagagem pronta na v\u00e9spera. Supondo que vai voltar no domingo pela manh\u00e3, ap\u00f3s o caf\u00e9 – \u00e9 claro – ser\u00e3o 3 dias e duas noites. Ent\u00e3o fa\u00e7a uma lista na qual o seu equipamento de viagem tenha uma jaqueta, luvas, balaclava, cal\u00e7as, meias, botas, prote\u00e7\u00f5es de perna e cotovelo tanto para voc\u00ea como para a garupa. Este equipamento acabar\u00e1 pesando mais uns 5 kg. Agora separe a sua roupa. Vai precisar de uma bermuda, 01 cal\u00e7a, sunga, 04 camisetas, dois pares de meia e um t\u00eanis baixo, al\u00e9m de 04 cuecas. Se o clima no destino estiver frio leve um agasalho de l\u00e3, no lugar de uma das 04 camisas, para usar por baixo da jaqueta. E por falar em roupa, dedicarei uma coluna especificamente a isso. Voltemos \u00e0 lista.<\/p>\n

\"bolsasFundamentais: bolsas lateriais e sobre o tanque<\/span><\/span><\/p>\n

Na sua lista n\u00e3o podem faltar 02 sticks e 01 stick-aranha. \u00c9 bom ter no seu kit de bagageiros duas malas laterais, um ba\u00fa traseiro de tamanho m\u00e9dio a pequeno; e uma bolsa de tanque. N\u00e3o recomendo o uso de ferramenteiras penduradas no garfo da moto.<\/p>\n

Como organizar, proteger e dobrar a roupa<\/strong><\/p>\n

Tenho algumas dicas que funcionam bem e principalmente n\u00e3o geram reclama\u00e7\u00f5es por parte da garupa. Tire o alforge ou o bagageiro da moto e leve para o quarto. Coloque em cima da cama toda a roupa que ir\u00e1 levar no bagageiro. Limpe o bagageiro internamente com um pano levemente \u00famido embebido em uma solu\u00e7\u00e3o com um pouco de Vanish O2. Isso vai ajudar a eliminar a sujeira e a evitar que ela acabe sujando a sua roupa antes de us\u00e1-la. Pegue dois sacos pl\u00e1sticos pretos, mais grossos. Em seguida comece a guardar as roupas.<\/p>\n

\"roupaSacos pl\u00e1sticos: roupa cheirosa e seca<\/span><\/span><\/p>\n

Coloque-as no saco na ordem inversa de uso. Explico: Coloque primeiro as que voc\u00ea usar\u00e1 eventualmente ou usar\u00e1 por \u00faltimo e por \u00faltimo (as que ficar\u00e3o no topo) as que ser\u00e3o usadas primeiro. Retire todo o ar do saco tentando criar uma esp\u00e9cie de v\u00e1cuo e passe uma fita na borda de forma que n\u00e3o entre ar. Al\u00e9m de diminuir o tamanho, essa dica \u00e9 importante para que a roupa chegue ainda com cheirinho de limpeza e caso chova e vaze \u00e1gua para dentro do bagageiro, a roupa n\u00e3o se molhar\u00e1. O segundo saco \u00e9 para trazer as roupas usadas que devem vir dobradas da mesma forma que foram, quando estavam limpas, e com o saco fechado e o ar retirado para evitar que deixe mau cheiro no bagageiro. Veja o Box (Mala de dicas).<\/p>\n

Na compra de malas, alforjes e bagageiros tome cuidado para verificar uma coisa que ningu\u00e9m liga: o peso suportado. A maioria das pessoas escolhe as malas pela sua capacidade em litros, apenas. Mas a medida em litros est\u00e1 relacionada a volume e n\u00e3o a peso. Um litro de \u00e1gua pesa X. Um litro de chumbo pesa muito mais. Para evitar problemas mais tarde pe\u00e7a para ver a capacidade m\u00e1xima de carga tamb\u00e9m em quilos. J\u00e1 ocorreram rasgos em alforjes e quebras de grelhas por conta do excesso de peso.<\/p>\n

\"PrefiraPrefira alforges remov\u00edveis<\/span><\/span>Ba\u00fas e alforges costumam abrir; principalmente ba\u00fas traseiros. Foi assim que eu perdi meu queijo (nem gosto de lembrar). Uma dica importante \u00e9 utilizar um stick em forma de aranha ou teia envolvendo o bagageiro fechado. Caso a fechadura abra o stick vai evitar que sua bagagem (ou seu queijo) fique pela estrada. O solavanco pode acabar abrindo o ba\u00fa e ai…<\/p>\n

Existem v\u00e1rios tipos de bagageiros. Um cuidado que voc\u00ea deve ter \u00e9 com o tamanho deles. Grandes demais aumentam o arrasto, fazem gastar mais combust\u00edvel, acabam quebrando os suportes para bagageiro e acabam deixando a moto feia (e tem cada gosto…).\u00a0 Motos custom, com rar\u00edssimas exce\u00e7\u00f5es, devem priorizar bagageiros revestidos externamente em couro ou no m\u00e1ximo em estilo Black Piano. Um alerta quanto a bagageiros muito delicados e caros \u00e9 que quando quebram ou sofrem algum tombo, por menor que seja, acabam ficando inutilizados. A dica \u00e9 utilizar bagageiros forrados em couro ou em cordura que s\u00e3o mais moles e em caso de tombo \u2013 mesmo que sejam bobos \u2013 as avarias podem ser reparadas. Aconteceu com um amigo meu que em um tombo n\u00e3o muito s\u00e9rio ele perdeu um dos bagageiros GIVI. Nem precisa dizer o tamanho do preju\u00edzo.<\/p>\n

Malas de tanque<\/strong><\/p>\n

Na mala de tanque coloque apenas objetos leves e de uso emergencial. Isso n\u00e3o quer dizer que seja o melhor lugar para ferramentas. Ferramentas devem estar no suporte destinado a elas ou nos ba\u00fas laterais ou traseiros. Na mala de tanque podem ir, por exemplo, material de higiene pessoal, alguns pap\u00e9is \u2013 coisas leves. Peso demais em cima do tanque pode deixar, com o tempo, marcas ou pequenas avarias.<\/p>\n

\"cuidadoMala de tanque: cuidado com o peso<\/span><\/span>A dica \u00e9 usar uma prote\u00e7\u00e3o entre a mala de tanque e o tanque que tenha feltro e velcro. A maioria das malas usa im\u00e3s em forma de manta que se agarram ao tanque. Acontece que essa manta n\u00e3o pode ser abrasiva ao ponto de deixar marcas ou arranh\u00f5es no tanque; e se, a mala de tanque estiver pesada demais o risco de avarias \u00e9 bem maior.<\/p>\n

Um erro muito comum que eu vejo em rela\u00e7\u00e3o a malas de tanque \u00e9 colocarem documentos e celulares nela. Al\u00e9m de ser mais f\u00e1cil perder em caso de roubo, em um acidente a coisa pode ser ainda pior. Na maioria das vezes quando de um acidente voc\u00ea estar\u00e1 longe da sua moto e se por acaso voc\u00ea n\u00e3o consiga andar e esteja sozinho, ter\u00e1 que esperar por socorro. Se o celular estiver perto de voc\u00ea, bem como os documentos, ser\u00e1 mais f\u00e1cil e mais r\u00e1pido pedir ajuda do SAMU ou das ambul\u00e2ncias de apoio nas estradas federais \u2013 pedagiadas ou n\u00e3o. Portanto, celular e carteira devem estar guardados na jaqueta no bolso superior interno. Esta \u00e9 uma das \u00e1reas que, segundo estat\u00edsticas, sofre menos traumas. Celulares e carteiras devem estar protegidos em sacos pl\u00e1sticos. Uma dica \u00e9 usar aquele saco pl\u00e1stico tipo Zip Bag. Os\u00a0Sacos pl\u00e1sticos zip bag s\u00e3o utilizados para acondicionar roupas,\u00a0bijouterias e acess\u00f3rios em geral. Os sacos pl\u00e1sticos zip bag s\u00e3o utilizados tamb\u00e9m para acondicionar alimentos, embalar pe\u00e7as, parafusos e muito mais.<\/p>\n

No Destino<\/strong> <\/strong><\/p>\n

Quando chegar ao destino retire os ba\u00fas laterais, a mala de tanque e os guarde no hotel ou pousada. N\u00e3o h\u00e1 a menor necessidade de andar por ai com esse peso. Deixe apenas o ba\u00fa traseiro com as ferramentas e espa\u00e7o para colocar outros objetos. Em viagem, uma discreta pochete ou bolsa lateral ser\u00e3o de grande utilidade. Se voc\u00ea for passar apenas uma noite tire somente o que vai usar para trocar a roupa e banhar-se. Outra dica importante \u00e9 ao lavar pe\u00e7as \u00edntimas e as balaclavas tente coloc\u00e1-las pr\u00f3ximas ao ar condicionado. O ar refrigerado ajuda a retirar a umidade das pe\u00e7as. Se voc\u00ea viajar pelos Nordeste ou regi\u00f5es mais quentes o stick poder\u00e1 se transformar em um varal.\u00a0 Muitas pousadas possuem armadores para redes. Se esse for o seu caso, estenda um stick entre os armadores e pendure as pe\u00e7as lavadas. Essa dica eu peguei com o Professor Maur\u00edcio, um experiente motociclista do Moto Grupo Fox de Fortaleza, Cear\u00e1.\u00a0 Ali\u00e1s, o \u2018Professor\u2019 (como o chamamos por conta da idade e da experi\u00eancia) bolou not\u00e1veis solu\u00e7\u00f5es para transportar bagagem em longas viagens.<\/p>\n

N<\/strong>\"Ba\u00fasBa\u00fas e alforges remov\u00edveis para n\u00e3o carregar peso in\u00fatil<\/span><\/span>a volta para casa<\/strong><\/p>\n

Na volta, ao arrumar a bagagem na moto o fa\u00e7a sempre depois do caf\u00e9 da manh\u00e3. Antes a pressa pode fazer com que uma poss\u00edvel desaten\u00e7\u00e3o fa\u00e7a com que voc\u00ea tenha que parar na estrada para rearrumar a bagagem. \u00c9 comum as pessoas reclamarem que na ida vai espa\u00e7o sobrando nos ba\u00fas e, na volta, mesmo n\u00e3o comprando nada, os bagageiros chegam estufados. Isso acontece por que voc\u00ea esqueceu-se de arrumar a bagagem.\u00a0 Arrume a bagagem no quarto antes de descer e na noite anterior se poss\u00edvel. Depois pague a conta e des\u00e7a as bagagens. Tome um bom caf\u00e9 e em seguida arrume a bagagem. Certifique-se de que est\u00e1 tudo em ordem e bem preso. S\u00f3 depois disso vista seu equipamento e boa viagem de volta! Basta um descuido, por mais experiente que voc\u00ea o seja, para perder, por exemplo, o seu queijo… Nem gosto de lembrar.<\/p>\n

Quando chegar a casa desmonte tudo e guarde os ba\u00fas apenas depois de limp\u00e1-los. Deixar os ba\u00fas limpos vai fazer com que sempre perca menos tempo arrumando a bagagem e ainda far\u00e1 com que durem mais.<\/p>\n

Essa foi a Minha Vida Numa Moto desta edi\u00e7\u00e3o. Na pr\u00f3xima coluna a gente fala sobre a roupa do piloto, onde o importante n\u00e3o \u00e9 apenas estar bonito, mas protegido corretamente. At\u00e9 l\u00e1!<\/p>\n

Mala de dicas<\/strong><\/p>\n

SACOS MIRACULOSOS<\/strong>:\u00a0Existem sacos que compactam suas camisas, casacos, ternos, cal\u00e7as, vestidos e principalmente roupas de frio que ocupam um grande volume nas malas. Estes sacos\u00a0reduzem at\u00e9 2 vezes o volume da roupa.\u00a0Selam a v\u00e1cuo seu conte\u00fado, basta colocar suas roupas dentro do saco, selar o saco, enrolando e apertando no sentido da sa\u00edda do ar.\u00a0\u00a0Com certeza voc\u00ea vai economizar muito espa\u00e7o nas malas. No Brasil n\u00e3o \u00e9 muito f\u00e1cil encontrar, mas nos EUA em qualquer Bed Bath & Beyond voc\u00ea encontra<\/p>\n

BALAN\u00c7A DE MALA<\/strong>: O peso das malas \u00e9 sempre um problema, afinal, voc\u00ea sempre tr\u00e1s muito mais do que levou. Verifique o peso m\u00e1ximo que a sua moto carrega e. Essas balan\u00e7as s\u00e3o pequenas e ajudam muito na hora de arrumar as malas, principalmente no v\u00f4o de volta para casa.\u00a0Existem balan\u00e7as digitais e de ponteiros, a escolha vai de sua prefer\u00eancia e do seu bolso. Outra dica \u00e9 se voc\u00ea tem aquelas balan\u00e7as de banheiro, depois que arrumar a mala, pese-as junto com os alforges.<\/p>\n<\/div>\n<\/div>\n<\/div>\n<\/div>\n<\/div>\n<\/div>\n<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Onde est\u00e1 meu queijo?Parece coisa combinada, mas n\u00e3o foi. Na minha \u00faltima coluna sobre Minha vida numa moto eu prometi falar sobre bagagens e uma das coisas que eu ia alertar a voc\u00eas era exatamente certificar-se se o bagageiro estava mesmo fechado. Pois \u00e9… Eu perdi meu queijo! Vou contar.<\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[473,14],"tags":[483,485,1496,489],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/206832"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=206832"}],"version-history":[{"count":7,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/206832\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":207715,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/206832\/revisions\/207715"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=206832"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=206832"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=206832"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}