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{"id":206833,"date":"2010-11-20T20:38:23","date_gmt":"2010-11-20T22:38:23","guid":{"rendered":"http:\/\/minhavidanumamoto.blog.terra.com.br\/?p=16"},"modified":"2010-11-20T11:00:22","modified_gmt":"2010-11-20T13:00:22","slug":"minha-vida-numa-moto-viajando-com-garupa","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/minha-vida-numa-moto-viajando-com-garupa\/","title":{"rendered":"Minha vida numa moto – Viajando com garupa"},"content":{"rendered":"

Na minha vida em uma moto desta semana vamos falar de garupas. Sim, garupas. Levar algu\u00e9m na garupa da moto requer sintonia e confian\u00e7a. Vale destacar que a maioria das pessoas n\u00e3o sabe andar na garupa de uma moto. Uma coisa interessante \u00e9 quando o piloto vira garupa. Tem alguns que acabam tentando pilotar junto e acaba complicando a vida do motociclista. Mas para quem pega estrada o garupa pode ser n\u00e3o apenas um problema, mas v\u00e1rios ao mesmo tempo.<\/p>\n


\n\"Ricardo
Ilustra\u00e7\u00e3o: Ricardo S\u00e1<\/figcaption><\/figure>\n

<\/p>\n

Lembro que certa vez fomos viajara Serra da Ibiapaba, no Cear\u00e1. \u00c9 um lugar muito bonito, de clima agrad\u00e1vel. Combinamos e sa\u00edmos. Eram umas cinco motos e apenas dois estavam sem garupas. No meu caso o problema come\u00e7ou antes mesmo de sair de casa. Mesmo acostumada a viajar comigo, Maria nunca tinha pegado um trecho grande em uma viagem de tr\u00eas dias. O maior problema foi resolver a bagagem. \u00c9 sempre complicada a primeira vez que uma garupa vai viajar por mais de um dia. \u00c9 um trauma que elas nunca esquecem. A dica \u00e9 conversar calmamente antes, pois a moto pode vir a ser pequena para levar tudo que elas querem.<\/p>\n

Eu tinha confiado que apesar de j\u00e1 andar comigo e, diga-se de passagem \u2013 ser uma excelente garupa \u2013 a Maria j\u00e1 sabia o que levar e o que n\u00e3o levar. Mas eu me enganei. Para a minha surpresa vejo duas enormes mochilas para pendurar na Poposuda. Quando a gente viu (eu e a Poposuda) ela chegando com aquela bagagem, ambos gememos de dor. Come\u00e7amos uma D.R. (Discutir a Rela\u00e7\u00e3o), rolou at\u00e9 as famosas frases \u201cSe for assim vai de \u00f4nibus!\u201d e \u201c…ent\u00e3o vamos de carro!\u201d Com muita calma fui explicando a ela o que n\u00e3o levar, mas era dif\u00edcil de convencer e, a cada pe\u00e7a que tirava da mochila, eu notava uma profunda tristeza nos seus olhos, a ponto de ouvir a seguinte frase \u2013 \u201cSem meus sapatos e cremes eu sou metade de uma mulher!\u201d Bom, essa metade de mulher que iria ficar era composta de tubos de xampu e creme daqueles enormes, fora os cremes de toda ordem (para p\u00e9, m\u00e3o, olhos, face, pernas etc; e alguns pares de sapatos, algo em torno de tr\u00eas mais uma sand\u00e1lia al\u00e9m das botas que estaria usando). Estava instalado o drama. Depois de muita conversa, at\u00e9 que enfim, chegamos a um acordo. Eu arrumaria com ela a bagagem e ao final ela poderia ainda escolher o que levar desde que coubesse tudo dela nos dois alforjes. A minha bagagem iria na mala de tanque. O acordo era que se eu conseguisse mostrar que n\u00e3o usaria a metade da mochila que ela estava levando, da pr\u00f3xima vez, ela saberia como arrumar a bagagem. Viajamos e ao final da viagem, que foi excelente, ao chegarmos em casa, fomos desarrumar as mochilas e alforjes e para surpresa dela apenas um ter\u00e7o do conte\u00fado da mochila foi realmente usado; o restante foi mesmo apenas a passeio.<\/p>\n

Depois desta experi\u00eancia ela mudou seus h\u00e1bitos. Agora leva na mochila apenas o b\u00e1sico. Os cremes e xampus v\u00e3o acondicionados em vidros menores que a gente comprou apenas para este tipo de viagem. Uma dica para quando usar frascos menores \u00e9 etiquet\u00e1-los depois de cheios, pois a maioria \u00e9 da mesma cor e mulher gosta de tudo combinando. N\u00e3o discuta, ajude, pois voc\u00ea j\u00e1 conseguiu se livrar dos tubos enormes de xampu. Hoje tudo ficou menor e os dois alforjes s\u00e3o mais do que suficientes para as coisas dela a ponto de sobrar espa\u00e7o para trazer pequenos souvenires.<\/p>\n

\"Garupa\"<\/p>\n

\u00c9 interessante destacar alguns cuidados que voc\u00ea precisa ter com a garupa. Antes de sair para uma viagem cuide de proporcionar conforto a companheira. Conforto quer dizer um banco mais largo e um encosto mais macio (se a sua moto for uma custom). As motos custom por serem muito baixas, geralmente transferem parte do impacto de um buraco ou ondula\u00e7\u00e3o para piloto e garupa. Portanto, adote uma pilotagem mais gentil e macia, afinal voc\u00eas est\u00e3o passeando. Outra recomenda\u00e7\u00e3o \u00e9 sugerir que ela leve seu MP4 com m\u00fasicas preferidas. Isso vai ajudar a evitar conversa durante a viagem e assim te tirar a concentra\u00e7\u00e3o. Escolha uma rota bonita aonde a paisagem v\u00e1 sempre oferecendo novos visuais. Pode parecer bobagem, mas uma viagem em paisagem mon\u00f3tona, em retas que nunca acabam, geram estresse e desaten\u00e7\u00e3o. Muitos reclamam de sono. Por falar em sono, existem garupas que chegam mesmo a dormir sentadas. Algumas garupas descobriram uma maneira de cochilar sem perturbar a pilotagem, apesar de n\u00e3o ser uma postura e nem uma atitude segura.<\/p>\n

Nas motos speed, esportivas ou as que n\u00e3o possuem maleiros, a bagagem geralmente \u00e9 levada numa mochila que vai \u00e0s costas da garupa. Minha sugest\u00e3o \u00e9 dividir a bagagem adotando uma mala de tanque. Assim voc\u00ea alivia o peso da garupa e economiza as suas costas. Nada \u00e9 mais desagrad\u00e1vel do que chegar de uma viagem de moto com problemas na coluna ou problemas musculares.<\/p>\n

Quando viaja com garupas seu estilo de pilotagem muda bastante, pois o peso atr\u00e1s, mais a bagagem, mexem no centro de gravidade da moto. Ainda vai aumentar o consumo sendo que nas retomadas, dependendo da cilindrada, a moto ficar\u00e1 mais lenta do que estaria se voc\u00ea estivesse viajando sozinho. Lembre-se disso, pois \u00e9 comum motociclistas levarem sustos quando de uma ultrapassagem. Acontece que quando est\u00e1 sozinho, a moto responde mais r\u00e1pido, inclusive nas retomadas, pois estar\u00e1 mais leve e ser\u00e1 menor a \u00e1rea de atrito com o vento. Uma dica boa \u00e9 nas motos de at\u00e9 750 cilindradas voc\u00ea imaginar que com garupa e bagagem voc\u00ea perder\u00e1 um ter\u00e7o do desempenho. Nem todas as motos s\u00e3o assim, mas essa conta ajuda a lembrar de que o desempenho dela numa ultrapassagem ser\u00e1 bem diferente. Outra coisa que muda consideravelmente \u00e9 a frenagem. Frear quando apenas voc\u00ea est\u00e1 em cima da moto \u00e9 diferente de quando tem uma garupa e bagagem. Vai precisar de mais pista. O freio traseiro e o dianteiro v\u00e3o exigir uma press\u00e3o a mais. Lembre-se disso.<\/p>\n

Garupas de primeira viagem tendem a sair de casa de t\u00eanis, camisetinha, sem luvas e sem balaclava. Perca um tempinho tentando explicar isso a ela. Se voc\u00ea faz parte de um motoclube leve a sua companheira para uma reuni\u00e3o na qual as garupas mais experientes estejam presentes e pe\u00e7a para elas passarem as instru\u00e7\u00f5es. Eu usei isso e deu muito certo. Ela entendeu qual a finalidade de botas, cal\u00e7as mais resistentes, prote\u00e7\u00f5es para cotovelos e pernas, luvas e a balaclava. Se voc\u00ea deixar que elas mesmas expliquem a elas vai evitar um monte de problemas e aborrecimentos, pois s\u00f3 mulher entende mulher e desista, pois nem Freud explicou o que elas querem. Al\u00e9m do mais ser\u00e1 uma \u00f3tima oportunidade para que a sua garupeira se socialize mais rapidamente no motoclube. Lembre a sua companheira para usar um protetor solar mesmo que esteja com jaqueta. O vento e o calor; ou at\u00e9 mesmo o frio costuma ressecar a pele.<\/p>\n

\"Garupa\"<\/p>\n

Na pilotagem vale passar algumas dicas importantes. N\u00e3o jogue muita informa\u00e7\u00e3o, pois ser\u00e1 coisa demais para lembrar na hora em que ela estar\u00e1 olhando a paisagem e ao mesmo tempo ouvindo m\u00fasica.<\/p>\n

A garupa n\u00e3o deve subir na moto como se estivesse\u00a0montando um cavalo. A maioria apoia um dos p\u00e9s sobre uma das pedaleiras, passa a perna sobre o banco, apoia o outro p\u00e9 sobre a pedaleira do lado de l\u00e1 e senta-se. Tudo errado. Pedaleiras n\u00e3o foram feitas para suportar o peso de uma pessoa. Servem apenas como apoio e n\u00e3o s\u00e3o degraus. A maneira correta \u00e9 passar a perna por cima do banco, sentar-se e em seguida ajustar-se ao banco. No come\u00e7o pode at\u00e9 achar ruim, mas logo se acostumam. Se a moto \u00e9 muito alta para a garupa e ela for bem levezinha essa regra pode ser quebrada. Mas apenas nesse caso. Garupas mais pesadas seguem a regra anterior. E pelo amor de Deus \u2013 nunca diga isso a uma mulher. Se o fizer, voc\u00ea deixar\u00e1 de ser fofo e passar\u00e1 a ser um \u2018grosso\u2019. Pe\u00e7a sempre a garupa para n\u00e3o subir na moto\u00a0sem avisar ao piloto, ainda mais sobre pisos escorregadios ou irregulares. Oriente-a a subir apenas quando voc\u00ea fizer sinal.<\/p>\n

Se a moto n\u00e3o tem\u00a0sissy-bar, o ideal \u00e9 que mantenha o\u00a0corpo ereto\u00a0ou, no m\u00e1ximo, incline-se levemente para frente. Pode segurar nas\u00a0al\u00e7as traseiras\u00a0ou no piloto, mas prestando aten\u00e7\u00e3o para n\u00e3o\u00a0sufoc\u00e1-lo, arranhando capacete e a viseira do capacete dela\u00a0e, nunca apoiar o\u00a0peso sobre o motociclista, isso vai acabar com as costas do piloto e aumentar a press\u00e3o das m\u00e3os sobre o guid\u00e3o prejudicando a pilotagem e a seguran\u00e7a.<\/p>\n

Nas\u00a0freadas\u00a0e\u00a0arrancadas, deve segurar-se nas al\u00e7as (e n\u00e3o no condutor) ou compensar o desequil\u00edbrio moment\u00e2neo com\u00a0leves inclina\u00e7\u00f5es do corpo. Este \u00e9 o \u00fanico caso no qual a moto se parece com montar a cavalo. Nas motos com sissy-bar, basta encostar-se ali e manter os\u00a0bra\u00e7os cruzados\u00a0ou apoiados sobre os joelhos. Vai de cadeirinha, Nas custom o banco da garupa \u00e9 geralmente mais elevado e isso d\u00e1 uma vis\u00e3o privilegiada da viagem.<\/p>\n

Nas\u00a0curvas, pe\u00e7a pelo amor de Deus para que a garupa n\u00e3o se incline para o\u00a0lado contr\u00e1rio e que nem pilote com voc\u00ea. Esta postura pode provocar um acidente grave. Ela n\u00e3o precisa fazer nada, no m\u00e1ximo colar as pernas nas suas. Se fizer isso j\u00e1 ajuda bastante. Pe\u00e7a para relaxar. Outra dica important\u00edssima \u00e9 evitar ao m\u00e1ximo fazer\u00a0movimentos bruscos. O problema ser\u00e1 ainda maior se a moto for pequena. Se voc\u00ea viaja numa velocidade acima de 100 km\/h outra dica \u00e9 pedir \u00e0 garupa que tente ficar mais\u00a0pr\u00f3xima\u00a0de voc\u00ea. Vai ajudar a\u00a0centralizar\u00a0o peso sobre o banco e reduzir as\u00a0turbul\u00eancias provocadas pelo vento e as geradas pelas traseiras de caminh\u00f5es. \u00c9 comum, a garupa ficar olhando para o\u00a0veloc\u00edmetro, exatamente por cima do ombro do piloto. Algumas chegam mesmo a reclamar da velocidade\u00a0dando\u00a0cutuc\u00f5es,\u00a0joelhadas, belisc\u00f5es na perna etc. Acerte uma velocidade m\u00e9dia que a deixe menos insegura. Depois que ela se acostumar v\u00e1 lentamente subindo a velocidade. Na maioria das vezes n\u00e3o ir\u00e3o perceber e em pouco tempo acabar\u00e1 se acostumando.<\/p>\n

\"Garupa\"<\/p>\n

Quando for parar a moto pe\u00e7a a garupa para que espere o sinal para descer. Um dos grandes problemas \u00e9 que elas podem descer pelo lado que os carros est\u00e3o vindo e assim o risco de atropelamento \u00e9 enorme. Descer ao sinal do piloto \u00e9 fundamental e nesse momento a moto estar\u00e1 equilibrada e em local seguro. N\u00e3o tente estacionar a moto com a garupa em cima. Minha dica \u00e9 sempre desmont\u00e1-la em local seguro e em seguida estacionar a moto. A prop\u00f3sito, \u00e9 comum ver pilotos carregando seu capacete e o capacete da garupa. Nunca fa\u00e7a isso. O equipamento da garupa \u00e9 responsabilidade dela. Ela leva o capacete dela, as luvas dela e a jaqueta dela e voc\u00ea o seu equipamento. Cavalheirismo nessa hora serve apenas para cansar voc\u00ea ainda mais. Quando chegar ao destino tire primeiro a bagagem dela e depois a sua. Seja cavalheiro. Mulheres n\u00e3o gostam de ficarem longe de seus acess\u00f3rios, cremes e maquiagem por muito tempo.<\/p>\n

Em viagens \u00e9 comum tirar muitas fotos com a moto ao fundo. Uma sugest\u00e3o \u00e9 programar as paradas antes. Nessa hora a gentileza conta. Deixe de ser ciumento e tire uma foto da sua companheira sentada na posi\u00e7\u00e3o do piloto. S\u00e3o fotos bonitas e valorizam a moto, pois se existe uma coisa que deixa uma moto muito mais sedutora \u00e9 a imagem de uma bela mulher vestida a car\u00e1ter em cima dela.<\/p>\n

Numa viagem \u00e9 recomendado deixar a moto no hotel e rodar a cidade de taxi. Motos com placa de fora chamam muita aten\u00e7\u00e3o al\u00e9m de aumentar o risco de roubo. Aproveite a cidade, v\u00e3o a restaurantes, museus, tomem umas boas cervejas ou um vinho sem se preocupar se a sua moto est\u00e1 bem. Se ela ficar no hotel estar\u00e1 muito bem guardada. \u00c9 comum \u00e0 sa\u00edda encontrar pessoas tirando fotos ou at\u00e9 mesmo sentadas no banco da sua moto \u2013 a que venhamos \u00e9 um sacril\u00e9gio, para n\u00e3o dizer uma heresia.<\/p>\n

Na viagem voc\u00eas n\u00e3o conversam, apenas apreciam a paisagem e ela ouve m\u00fasica. No trajeto os pensamentos voam, a palavra \u00e9 muda e ela vai aprender que numa moto problema n\u00e3o faz curva, mas quando chegarem n\u00e3o vai faltar assunto para conversar. Aproveite a viagem, divirta-se e tire muitas fotos e publique aqui a foto com sua companheira de viagem.<\/p>\n

Esta \u00e9 uma parte da minha vida numa moto. Na pr\u00f3xima coluna vamos tratar de um assunto que toma tempo, mas vale a pena se for bem feito, que \u00e9 arrumar a bagagem.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Na minha vida em uma moto desta semana vamos falar de garupas. Sim, garupas. Levar algu\u00e9m na garupa da moto requer sintonia e confian\u00e7a. Vale destacar que a maioria das pessoas n\u00e3o sabe andar na garupa de uma moto. Uma coisa interessante \u00e9 quando o piloto vira garupa. Tem alguns que acabam tentando pilotar junto …<\/p>\n

Minha vida numa moto – Viajando com garupa<\/span> Leia mais »<\/a><\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[476],"tags":[1497,497],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/206833"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=206833"}],"version-history":[{"count":13,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/206833\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":208118,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/206833\/revisions\/208118"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=206833"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=206833"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=206833"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}