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{"id":207225,"date":"2010-11-07T10:14:10","date_gmt":"2010-11-07T13:14:10","guid":{"rendered":"http:\/\/www.bitscaverna.com.br\/luissucupira\/?p=207225"},"modified":"2010-11-07T22:21:30","modified_gmt":"2010-11-08T01:21:30","slug":"responsabilidade-social-e-etica-nas-organizacoes-empresariais","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/responsabilidade-social-e-etica-nas-organizacoes-empresariais\/","title":{"rendered":"Responsabilidade social e \u00e9tica nas organiza\u00e7\u00f5es empresariais"},"content":{"rendered":"

(*) Por Pedro Henrique Silva Brito<\/em><\/p>\n

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\u201cAs Id\u00e9ias e a\u00e7\u00f5es referentes \u00e0 responsabilidade social n\u00e3o s\u00e3o recentes e possuem registro h\u00e1 s\u00e9culos\u201d<\/figcaption><\/figure>\n

Hoje em dia as organiza\u00e7\u00f5es privadas t\u00eam pensado como podem colaborar com a sociedade, atrav\u00e9s da responsabilidade social, se n\u00e3o por press\u00e3o da sociedade talvez pela consci\u00eancia de seus gestores. Entretanto em boa parte dos casos o que vemos \u00e9 a aus\u00eancia da \u00e9tica e da responsabilidade social por parte de in\u00fameras empresas. Embora os conceitos de \u00e9tica e responsabilidade social sejam bem parecidos ambos nem sempre est\u00e3o presentes no cotidiano das empresas. Buscaremos demonstrar os conceitos a partir de teorias e relacionar com a aplica\u00e7\u00e3o destes na pratica, conforme alguns artigos cient\u00edficos analisam. Neste artigo apresentaremos cita\u00e7\u00f5es de Geraldino Carneiro de Ara\u00fajo, Naira Denise Kalb e Sergio Boeira, e desenvolveremos as cita\u00e7\u00f5es destes autores.<\/p>\n

Segundo Geraldino Ara\u00fajo e Naira Kalb (2008, p. 3) \u201cAs Id\u00e9ias e a\u00e7\u00f5es referentes \u00e0 responsabilidade social n\u00e3o s\u00e3o recentes e possuem registro h\u00e1 s\u00e9culos\u201d. Nas ultimas d\u00e9cadas ouvimos falar muito mais sobre responsabilidade social, embora j\u00e1 haja registro h\u00e1 s\u00e9culos sobre responsabilidade social nas empresas, ainda \u00e9 comum encontramos empresas que possuem c\u00f3digos de \u00e9tica, mas que infelizmente ficam apenas no papel. Na pratica grandes empresas querem utilizar destes c\u00f3digos de \u00e9tica para mostrar a sociedade que s\u00e3o empresas \u201climpas e parceiras\u201d da natureza e do mundo. Em Boa parte das empresas a linha de produ\u00e7\u00e3o e os pr\u00f3prios diretores executivos desconhecem o c\u00f3digo de \u00e9tica da empresa ou fazem vista grossa para tal. Por outro lado empresas como a Samsung uma empresa s\u00f3lida no mercado global com mais de 70 anos de historia vem a cada dia dedicando-se mais com a responsabilidade social, e pensando nisto criou o programa \u201cFull Atitude\u201d que funciona da seguinte forma; A cada produto que voc\u00ea comprar e registrar no site da Samsung, a empresa contribu\u00ed com projetos da Unicef, o programa no Brasil desde quando foi lan\u00e7ado atingiu pouco mais de 100.000 cadastros. Atrav\u00e9s desta e de outras atitudes a Samsung manifesta cada vez mais um maior compromisso com a sociedade, natureza e com o mundo. \u00c9 comum voc\u00ea ir as compras e encontrar produtos fabricados \u201cecol\u00f3gicos\u201d fabricados pela Samsung como o Samsung Blue Earth com carregador solar e produzido com material pl\u00e1stico reciclado a partir de garrafas de \u00e1gua, entre monitores fabricados com materiais n\u00e3o agressivos ao meio ambiente. Outro exemplo importante a ser citado foi o pr\u00e9dio ecol\u00f3gico criado pela Nokia, projetado conforme as Normas LEED, o edif\u00edcio ecol\u00f3gico da Nokia localizado em Beijing, na China, incorpora mais de 30 t\u00e9cnicas de design que permitem uma redu\u00e7\u00e3o de 37% no consumo de \u00e1gua e cerca de 20% no consumo de energia, quando comparado com edif\u00edcios comuns. Iniciativas como as feitas pela Nokia e Samsung s\u00e3o exemplos de responsabilidade social que podem ser vistas no cotidiano. Iniciativas que devem ser abra\u00e7adas e copiadas a por muitas empresas no planeta, a fim de se estabelecer um c\u00f3digo de responsabilidade mundial para micro, pequenas e grandes empresas.<\/p>\n

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A responsabilidade social, ent\u00e3o, abandona o debate ideol\u00f3gico tornando-se uma quest\u00e3o de sobreviv\u00eancia da empresa.\u201d<\/figcaption><\/figure>\n

Segundo Geraldino Ara\u00fajo e Naira Kalb (2008 p. 5) \u201cA responsabilidade social, ent\u00e3o, abandona o debate ideol\u00f3gico tornando-se uma quest\u00e3o de sobreviv\u00eancia da empresa.\u201d\u00c9 cada vez mais comum associar a necessidade de preserva\u00e7\u00e3o de uma sociedade com os lucros de uma empresa, pois a \u201csa\u00fade\u201d de uma sociedade afeta diretamente o consumo de uma ind\u00fastria ou empresa.<\/p>\n

Segundo Sergio Boeira cita Ferrel (2005 p.13) \u201cA \u00e9tica empresarial tem sido definida como um conjunto de princ\u00edpios e padr\u00f5es morais que orientam o comportamento no mundo dos neg\u00f3cios\u201d. As organiza\u00e7\u00f5es est\u00e3o percebendo uma necessidade de utilizar um c\u00f3digo de \u00e9tica de forma que tenham uma melhor imagem para o publico; Entretanto mais uma vez a \u00e9tica nas empresas tem como foco apenas o consumidor da marca, em muito dos casos o pr\u00f3prio funcion\u00e1rio desconhece qual deve ser a conduta coerente que dever\u00e1 ser adotada por ele e seus superiores no emprego segundo o c\u00f3digo de \u00e9tica. Ao questionar um funcion\u00e1rio da TNL Contax S\/A, sobre se ele tinha conhecimento sobre o c\u00f3digo de \u00e9tica da empresa ou da empresa pela qual ele prestava servi\u00e7os, o mesmo afirmou desconhecer, e demonstrou desinteresse sobre a necessidade da aplica\u00e7\u00e3o do c\u00f3digo sobre seus subordinados. \u00c9 com este mesmo desinteresse que a empresa muita das vezes faz boa parte do servi\u00e7o de forma \u201ctocada\u201d, para os seus clientes, porem mant\u00e9m, a sua boa imagem atrav\u00e9s de supostos c\u00f3digos de \u00e9tica, que muita das vezes nem seus pr\u00f3prios funcion\u00e1rios t\u00eam acesso. Por outro lado \u00e9 comum parecer que um c\u00f3digo de \u00e9tica \u00e9 somente para empresas grandes, ao questionar um gerente de padaria pr\u00f3ximo a minha resid\u00eancia sobre se a padaria possu\u00eda um c\u00f3digo de \u00e9tica, o mesmo se retratou da seguinte forma: Para que c\u00f3digo de \u00e9tica em uma padaria? Este c\u00f3digo de \u00e9tica vai nos ditar como fazer um p\u00e3o de sal \u00e9tico com responsabilidade social? Em v\u00e1rios casos, o principal culpado \u00e9 o consumidor que n\u00e3o cobra posturas das empresas e tamb\u00e9m n\u00e3o tem nenhum interesse no c\u00f3digo de \u00e9tica da empresa pela qual opta por comprar um produto ou contratar um servi\u00e7o. Querer defender uma conduta \u00e9tica no Brasil ainda pode ser uma utopia, pois parece que s\u00e3o pouqu\u00edssimas pessoas que se interessam, os grandes empres\u00e1rios criam o c\u00f3digo para a empresa talvez porque fazer \u00e9tica tenha virado uma \u201cmodinha\u201d politicamente correta, e se n\u00e3o houver este c\u00f3digo, talvez um dia algu\u00e9m aponte o dedo e diga \u201cOlha a empresa \u201cChingling\u201d n\u00e3o tem um c\u00f3digo de \u00e9tica\u201d. Mas que diferen\u00e7a faz, se muita das vezes os consumidores fazem vista grossa para fatores \u00e9ticos e buscam apenas o menor pre\u00e7o em prol de uma causa pr\u00f3pria \u201cO seu bolso\u201d.<\/p>\n

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Responsabilidade Social<\/figcaption><\/figure>\n

Segundo Sergio Boeira (2005 p.8) A \u00e9tica aplicada nas empresas v\u00eam sendo discutida desde 1970, e na sua origem defendia temas como conluios na forma\u00e7\u00e3o de pre\u00e7os, seguran\u00e7a de produtos e meio ambiente, na d\u00e9cada de 1980 iniciam-se cursos, conferencias e semin\u00e1rios sobre o assunto. Na d\u00e9cada de 1990 o governo Estadunidense continua a promover a autorregulamenta\u00e7\u00e3o, incentivando as empresas a tomar provid\u00eancias no sentido de coibir a m\u00e1 conduta empresarial. Atrav\u00e9s destes fatores surgiu uma no\u00e7\u00e3o de empresa respons\u00e1vel ou cidad\u00e3. Segundo Sergio Boeira cita Glantz; Slade; Hanauer e Barnes (2005 p.7) \u201cNeste ramo de neg\u00f3cios foram confiscados pela Justi\u00e7a norte-americana documentos sigilosos, apontando fraudes e estrat\u00e9gias complexas de manipula\u00e7\u00e3o da consci\u00eancia dos consumidores quanto dos \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o governamental\u201d.<\/p>\n

Dentre estas cita\u00e7\u00f5es pude expor que realmente atitudes e mudan\u00e7as ocorreram ap\u00f3s a cria\u00e7\u00e3o do c\u00f3digo de \u00e9tica nas empresas, mas estas mudan\u00e7as se deram devido \u00e0 press\u00e3o do governo, talvez por sentir uma necessidade de estimular a maquina fiscal a fim de cobrar impostos maiores ou de estipular multas maiores para estas empresas. De qualquer forma, o conceito \u00e9tico ao menos no Brasil ainda parece muito distante da popula\u00e7\u00e3o, pois menos de 10% da popula\u00e7\u00e3o nacional t\u00eam acesso ao ensino superior e consci\u00eancia sobre o que \u00e9 \u00e9tica e responsabilidade social.<\/p>\n

Pode-se concluir que a \u00e9tica e responsabilidade social nas organiza\u00e7\u00f5es \u00e9 essencial para um bom funcionamento, entretanto ainda \u00e9\"\"<\/a>comum que empresas tenham \u00f3timos conceitos de \u00e9tica e responsabilidade social no papel, e n\u00e3o em pratica; Talvez pela pr\u00f3pria burocracia da empresa que pressiona cada vez mais e mais as linhas de produ\u00e7\u00e3o para o aumento da produ\u00e7\u00e3o e dos lucros, que se quer t\u00eam tempo para aplicar os conceitos para os pr\u00f3prios funcion\u00e1rios. E apenas utilizam estes c\u00f3digos com o intuito publicit\u00e1rio. Do meu ponto de vista \u00e9tica e responsabilidade social nas empresas s\u00f3 ser\u00e1 favor\u00e1vel significativamente, ao menos no Brasil, se isto partir do governo, entretanto em um pa\u00eds onde temos uma das maiores cargas tributarias do mundo, repassar mais esta responsabilidade as empresas que por sua vez ir\u00e3o repassar aos consumidores em valores pode n\u00e3o ser a metodologia mais eficaz. Talvez seja necess\u00e1rio revermos os nossos conceitos de \u00e9tica e responsabilidade social, no senado e na c\u00e2mara dos deputados, se realmente queremos come\u00e7ar a pensar em \u00e9tica e responsabilidade social, nas empresas e nas escolas.<\/p>\n

(*) Pedro Henrique \u00e9 estudante de Administra\u00e7\u00e3o da Faculdade Padre Machado, Belo Horizonte \u2013 MG<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

(*) Por Pedro Henrique Silva Brito Hoje em dia as organiza\u00e7\u00f5es privadas t\u00eam pensado como podem colaborar com a sociedade, atrav\u00e9s da responsabilidade social, se n\u00e3o por press\u00e3o da sociedade talvez pela consci\u00eancia de seus gestores. Entretanto em boa parte dos casos o que vemos \u00e9 a aus\u00eancia da \u00e9tica e da responsabilidade social por …<\/p>\n

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