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{"id":207587,"date":"2010-11-10T15:54:07","date_gmt":"2010-11-10T17:54:07","guid":{"rendered":"http:\/\/www.bitscaverna.com.br\/luissucupira\/?p=207587"},"modified":"2010-11-10T15:54:07","modified_gmt":"2010-11-10T17:54:07","slug":"projeto-de-lei-comissao-aprova-cabine-separada-para-pedagio-de-moto","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/projeto-de-lei-comissao-aprova-cabine-separada-para-pedagio-de-moto\/","title":{"rendered":"Projeto de Lei: Comiss\u00e3o aprova cabine separada para ped\u00e1gio de moto"},"content":{"rendered":"
\"\"<\/a>
Ilustra\u00e7\u00e3o: Motoline<\/figcaption><\/figure>\n

A Comiss\u00e3o de Via\u00e7\u00e3o e Transportes aprovou nesta quarta-feira a obrigatoriedade de instala\u00e7\u00e3o de cabines pr\u00f3prias para motocicletas na cobran\u00e7a de ped\u00e1gio em rodovias, conforme previsto no Projeto de Lei\u00a06838\/10, do deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP).<\/p>\n

Na avalia\u00e7\u00e3o do relator, deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), a proposta ajudar\u00e1 a reduzir conflitos entre motociclistas e os condutores de demais ve\u00edculos e diminuir\u00e1 o risco de acidentes de tr\u00e2nsito. “As motos levam todas as desvantagens e sofrem os maiores danos”, ressalta.<\/p>\n

Hierarquiza\u00e7\u00e3o do tr\u00e1fego<\/strong>
\nSegundo o parlamentar, a hierarquiza\u00e7\u00e3o do tr\u00e1fego, obtida pelo emprego de pistas exclusivas para separar a circula\u00e7\u00e3o de diferentes categorias de ve\u00edculos, j\u00e1 \u00e9 adotada mundialmente.\u00a0“Por ser de comprovada efic\u00e1cia para a seguran\u00e7a de tr\u00e2nsito, essa medida tornou-se uma solu\u00e7\u00e3o t\u00e9cnica consagrada”, argumenta Macris. Ele tamb\u00e9m recomendou a rejei\u00e7\u00e3o do PL 6839\/10, que tramita conjuntamente, por considerar que a proposta principal engloba o apensado.<\/span><\/p>\n

Tramita\u00e7\u00e3o<\/strong>
\nA mat\u00e9ria ainda ser\u00e1 analisada, em\u00a0car\u00e1ter conclusivo, pela Comiss\u00e3o de Constitui\u00e7\u00e3o e Justi\u00e7a e de Cidadania.<\/p>\n

————————————————————————————————————————————<\/p>\n

Leia na \u00edntegra o PL 6838\/10 abaixo:<\/strong><\/span><\/p>\n

C\u00c2MARA DOS DEPUTADOS<\/p>\n

<\/strong><\/p>\n

PROJETO DE LEI N.\u00ba 6.838, DE 2010<\/strong><\/p>\n

(Do Sr. Carlos Sampaio)<\/strong><\/p>\n

<\/strong><\/p>\n

Obriga o Poder P\u00fablico a criar cabines pr\u00f3prias para cobran\u00e7a de ped\u00e1gio de motocicletas.<\/p>\n

<\/strong><\/p>\n

DESPACHO:<\/em><\/strong><\/p>\n

\u00c0S COMISS\u00d5ES DE:<\/em><\/p>\n

VIA\u00c7\u00c3O E TRANSPORTES E<\/em><\/p>\n

CONSTITUI\u00c7\u00c3O E JUSTI\u00c7A E DE CIDADANIA (ART. 54 RICD)<\/em><\/p>\n

APRECIA\u00c7\u00c3O:<\/em><\/strong><\/span><\/p>\n

Proposi\u00e7\u00e3o Sujeita \u00e0 Aprecia\u00e7\u00e3o Conclusiva pelas Comiss\u00f5es – Art. 24 II<\/em><\/p>\n

PUBLICA\u00c7\u00c3O INICIAL<\/em><\/strong><\/p>\n

Art. 137, caput – RICD<\/em><\/strong><\/h3>\n

O Congresso Nacional decreta:<\/em><\/strong><\/span><\/p>\n

Art. 1\u00ba. O Poder P\u00fablico, ao instituir cobran\u00e7a de ped\u00e1gio em rodovia p\u00fablica, optando por incluir a cobran\u00e7a para motocicletas, dever\u00e1, obrigatoriamente, criar cabines pr\u00f3prias para uso dos motociclistas.<\/em><\/span><\/p>\n

Art. 2\u00ba. Esta lei entrar\u00e1 em vigor na data de sua publica\u00e7\u00e3o.<\/em><\/span><\/p>\n

<\/em><\/strong><\/p>\n

<\/em><\/strong><\/p>\n

JUSTIFICATIVA<\/em><\/strong><\/p>\n

N\u00e3o s\u00e3o necess\u00e1rias maiores considera\u00e7\u00f5es para reconhecermos que os motociclistas, no tr\u00e2nsito, est\u00e3o expostos a riscos superiores \u00e0queles que se exp\u00f5em os motoristas de autom\u00f3veis, em raz\u00e3o das peculiaridades de cada um desses ve\u00edculos.<\/em><\/span><\/p>\n

Essa vulnerabilidade \u00e9 confirmada ano a ano quando da divulga\u00e7\u00e3o dos dados estat\u00edsticos da realidade do tr\u00e2nsito brasileiro. Segundo o portal da Associa\u00e7\u00e3o Brasileira de Preven\u00e7\u00e3o de Acidentes de Tr\u00e2nsito, nos anos de 2002 a 2006, do total de v\u00edtimas fatais de acidente de tr\u00e2nsito, 26% (vinte e seis por cento) foram de pedestres e 16% (dezesseis por cento) de motociclistas, respectivamente primeiro e segundo lugares no n\u00famero total de mortes.<\/em><\/span><\/p>\n

Para se perceber a gravidade desses n\u00fameros, cumpre-nos destacar que aproximadamente 40.000 (quarenta mil) pessoas morrem no tr\u00e2nsito brasileiro por ano.<\/em><\/p>\n

Entre as in\u00fameras situa\u00e7\u00f5es que agravam ainda mais o risco dos motociclistas, destacamos, nesta oportunidade, a concorr\u00eancia com os ve\u00edculos para ocupar os boxes de cobran\u00e7a da tarifa de ped\u00e1gio. \u00c9 sintom\u00e1tico o aumento do perigo para os condutores de motocicletas, pois a passagem pelas pra\u00e7as de cobran\u00e7a do ped\u00e1gio obriga motoristas e motociclistas a dividirem o mesmo espa\u00e7o e trafegarem mais pr\u00f3ximos um do outro.<\/em><\/span><\/p>\n

Assim, para se evitar a manuten\u00e7\u00e3o dessa exposi\u00e7\u00e3o dos motociclistas a uma situa\u00e7\u00e3o de risco mais elevada, apresento este projeto de lei para impor ao Poder P\u00fablico a cria\u00e7\u00e3o de cabines pr\u00f3prias para a cobran\u00e7a de tarifa de ped\u00e1gio dos motociclistas, afastando, assim, a concorr\u00eancia entre autom\u00f3veis e motocicletas.<\/em><\/span><\/p>\n

Ante o evidente interesse p\u00fablico desta mat\u00e9ria e, principalmente, em raz\u00e3o da amplitude deste projeto que objetiva garantir a seguran\u00e7a de um n\u00famero elevado de brasileiros, notadamente aqueles que trabalham diariamente guiando uma motocicleta, espero receber de meus pares o necess\u00e1rio apoio para a aprova\u00e7\u00e3o urgente deste projeto de lei.<\/em><\/span><\/p>\n

Sala das Sess\u00f5es, \u00a0 em 23 de fevereiro de 2010.<\/em><\/span><\/p>\n

<\/em><\/strong><\/p>\n

<\/em><\/strong><\/p>\n

<\/em><\/strong><\/p>\n

Carlos Sampaio<\/em><\/strong><\/p>\n

Deputado Federal<\/em><\/p>\n

PSDB\/SP<\/em><\/p>\n

FIM DO DOCUMENTO<\/em><\/strong><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

A Comiss\u00e3o de Via\u00e7\u00e3o e Transportes aprovou nesta quarta-feira a obrigatoriedade de instala\u00e7\u00e3o de cabines pr\u00f3prias para motocicletas na cobran\u00e7a de ped\u00e1gio em rodovias, conforme previsto no Projeto de Lei\u00a06838\/10, do deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP). Na avalia\u00e7\u00e3o do relator, deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), a proposta ajudar\u00e1 a reduzir conflitos entre motociclistas e os condutores de …<\/p>\n

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