Na coluna anterior, depois de tratarmos de bagagens e bagageiros, como montar um motoclube eu havia prometido tratar do assunto roupa. Na minha vida numa moto eu aprendi algumas coisas interessantes sobre como se vestir de forma que a prote\u00e7\u00e3o esteja na mesma medida do estilo.<\/em><\/p>\n Antes de come\u00e7ar \u00e9 importante definir o que \u00e9 moda, roupa e roupa de seguran\u00e7a.\u00a0 <\/strong><\/p>\n O que \u00e9 moda e o que \u00e9 roupa?<\/strong><\/p>\n Moda para o Wikip\u00e9dia \u00e9 acompanhar o vestu\u00e1rio e o tempo, que se integra ao simples uso das roupas no dia-a-dia. \u00c9 uma forma passageira e facilmente mut\u00e1vel de se comportar e, sobretudo de se vestir ou pentear. Roupa, segundo a mesma fonte \u00e9 qualquer objeto usado para cobrir certas partes do\u00a0corpo. Roupas s\u00e3o usadas por quest\u00f5es sociais, culturais, ou por necessidade e prote\u00e7\u00e3o. Outros objetos que s\u00e3o carregados ao inv\u00e9s de serem vestidos sobre certas partes do corpo s\u00e3o chamados de\u00a0acess\u00f3rios.<\/p>\n Mas o que seria uma roupa segura?<\/strong><\/p>\n N\u00e3o exagere na prote\u00e7\u00e3o!Toda roupa segura precisa ser refor\u00e7ada e estar adaptada para as condi\u00e7\u00f5es onde ela ser\u00e1 utilizada. Isso quer dizer que para cada ocasi\u00e3o dever\u00e1 ser vestida a roupa adequada. Numa moto a realidade \u00e9 a mesma. Voc\u00ea precisa estar vestido com estilo, com roupas que o protejam e que sejam tamb\u00e9m resistentes.<\/p>\n Neste artigo, como nos outros, eu falarei para o p\u00fablico que deseja a melhor rela\u00e7\u00e3o custo-benef\u00edcio e isso para mim significa ser algo muito bom e que caiba no meu or\u00e7amento. A meta \u00e9 fazer voc\u00ea entender as vantagens de desvantagens de cada tipo de tecido. Isso vai facilitar a escolha correta do que usar e quando usar. A roupa certa para a estrada ou rota escolhida.<\/p>\n Mas antes um pouco da hist\u00f3ria de cada tipo. Existem tr\u00eas tipos de tecido que s\u00e3o mais comumente usados pelos motociclistas. O primeiro \u00e9 o couro. Depois vem a Cordura e por \u00faltimo o jeans. O Couro<\/strong><\/p>\n O\u00a0couro\u00a0\u00e9 a\u00a0pele\u00a0curtida de animais, utilizada como\u00a0material nobre para a confec\u00e7\u00e3o de diversos artefatos para o uso humano, tais como:\u00a0sapatos,\u00a0cintos,\u00a0carteiras,\u00a0bolsas,\u00a0malas,\u00a0pastas,\u00a0casacos,\u00a0chap\u00e9us, entre outros. No\u00a0Egito antigo, foram encontrados peda\u00e7os de couro curtidos cerca de tr\u00eas mil anos a.C. Na\u00a0China,\u00a0a fabrica\u00e7\u00e3o de objetos com couro j\u00e1 era efetuada muito antes da\u00a0Era Crist\u00e3. Em\u00a0P\u00e9rgamo\u00a0desenvolveram-se, na\u00a0Idade Antiga, os c\u00e9lebres “pergaminhos”, usados na escrita e que eram feitos com peles de\u00a0ovelha,\u00a0cabra\u00a0ou\u00a0bezerro. Com o couro eram feitos, tamb\u00e9m,\u00a0elmos,\u00a0escudos\u00a0e gib\u00f5es. Os\u00a0marinheiros\u00a0usavam-no nas velas e nas embarca\u00e7\u00f5es de\u00a0navios. O couro\u00a0bovino\u00a0\u00e9 o mais utilizado,<\/p>\n Existem v\u00e1rios tipos de couro<\/p>\n devido a ser o mais abundante do mercado\u00a0e o que possui o pre\u00e7o mais baixo. O segundo mais utilizado \u00e9 o couro\u00a0de caprinos, que torna os pre\u00e7os competitivos, e principalmente pela sua qualidade, que \u00e9 muito maior do que a do couro de boi. Entretanto, tamb\u00e9m tem crescido a procura pelos couros\u00a0de su\u00ednos,\u00a0ovinos\u00a0e de outras esp\u00e9cies de animais como o\u00a0jacar\u00e9,\u00a0cobra\u00a0e mais recentemente, de\u00a0r\u00e3\u00a0e\u00a0peixe.<\/p>\n <\/strong><\/p>\n A Cordura<\/strong><\/p>\n De que \u00e9 feita a cordura?A Cordura\u00a0foi registrada como o nome de um tecido certificado (Nylon), a partir de um tecido fabricado pela\u00a0DuPont. Hoje, \u00e9 o nome registrado do Nylon-6.6 de alto desempenho, produto fabricado pela Invista, uma filial da divis\u00e3o Koch Industries, Inc. A Cordura \u00e9 usada numa vasta gama de produtos desde bagagem e mochilas, botas, vestu\u00e1rio militar (tais como bainhas para facas t\u00e1ticas e bolsas para muni\u00e7\u00f5es), at\u00e9 vestu\u00e1rio de alta performance. A Cordura foi concebida para ser de longa dura\u00e7\u00e3o e resistente \u00e0 abras\u00e3o, cortes e rasg\u00f5es. Como nome de marca, Cordura chega por volta de 1929 como um desenvolvimento do Rayon. O produto foi desenvolvido durante a II Guerra Mundial e utilizado em pneus militares. Desde 1966, com novas f\u00f3rmulas, a Cordura, provou ser superior ao Nylon e a marca foi transformada em produto para substituir o Nylon.<\/p>\n O Jeans<\/strong><\/p>\n Cal\u00e7a Jeans HLX: prote\u00e7\u00f5es remov\u00edveisO jeans come\u00e7ou a ser fabricado em 1872 em Nimes, na Fran\u00e7a. O nome “tecido de Nimes” acabou sendo abreviado por apenas “denim”. No come\u00e7o quem importava esse tecido era a It\u00e1lia, para confeccionar os uniformes dos marinheiros que trabalhavam no porto de G\u00eanova. Esses genoveses, chamados de “genes” pelos franceses, acabaram tamb\u00e9m ganhando apelido dos norte-americanos, que os apelidaram de “jeans”.<\/p>\n Os rebites de refor\u00e7o foram patenteados em\u00a01873\u00a0por\u00a0Levi Strauss\u00a0e\u00a0Jacob David. As tachinhas de cobre\u00a0foram utilizadas para dar uma maior resist\u00eancia aos bolsos que n\u00e3o estavam resistindo ao peso colocado neles<\/p>\n
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