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{"id":207737,"date":"2010-11-15T09:26:16","date_gmt":"2010-11-15T11:26:16","guid":{"rendered":"http:\/\/www.bitscaverna.com.br\/luissucupira\/?p=207737"},"modified":"2010-11-16T00:27:31","modified_gmt":"2010-11-16T02:27:31","slug":"minha-vida-numa-moto-que-roupa-escolher-e-quando-usar","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/minha-vida-numa-moto-que-roupa-escolher-e-quando-usar\/","title":{"rendered":"Minha vida numa moto \u2013 Que roupa escolher e quando usar?"},"content":{"rendered":"

Na coluna anterior, depois de tratarmos de bagagens e bagageiros, como montar um motoclube eu havia prometido tratar do assunto roupa. Na minha vida numa moto eu aprendi algumas coisas interessantes sobre como se vestir de forma que a prote\u00e7\u00e3o esteja na mesma medida do estilo.<\/em><\/p>\n

Antes de come\u00e7ar \u00e9 importante definir o que \u00e9 moda, roupa e roupa de seguran\u00e7a.\u00a0 <\/strong><\/p>\n

O que \u00e9 moda e o que \u00e9 roupa?<\/strong><\/p>\n

Moda para o Wikip\u00e9dia \u00e9 acompanhar o vestu\u00e1rio e o tempo, que se integra ao simples uso das roupas no dia-a-dia. \u00c9 uma forma passageira e facilmente mut\u00e1vel de se comportar e, sobretudo de se vestir ou pentear. Roupa, segundo a mesma fonte \u00e9 qualquer objeto usado para cobrir certas partes do\u00a0corpo. Roupas s\u00e3o usadas por quest\u00f5es sociais, culturais, ou por necessidade e prote\u00e7\u00e3o. Outros objetos que s\u00e3o carregados ao inv\u00e9s de serem vestidos sobre certas partes do corpo s\u00e3o chamados de\u00a0acess\u00f3rios.<\/p>\n

Mas o que seria uma roupa segura?<\/strong><\/p>\n

\"N\u00e3oN\u00e3o exagere na prote\u00e7\u00e3o!Toda roupa segura precisa ser refor\u00e7ada e estar adaptada para as condi\u00e7\u00f5es onde ela ser\u00e1 utilizada. Isso quer dizer que para cada ocasi\u00e3o dever\u00e1 ser vestida a roupa adequada. Numa moto a realidade \u00e9 a mesma. Voc\u00ea precisa estar vestido com estilo, com roupas que o protejam e que sejam tamb\u00e9m resistentes.<\/p>\n

Neste artigo, como nos outros, eu falarei para o p\u00fablico que deseja a melhor rela\u00e7\u00e3o custo-benef\u00edcio e isso para mim significa ser algo muito bom e que caiba no meu or\u00e7amento. A meta \u00e9 fazer voc\u00ea entender as vantagens de desvantagens de cada tipo de tecido. Isso vai facilitar a escolha correta do que usar e quando usar. A roupa certa para a estrada ou rota escolhida.<\/p>\n

Mas antes um pouco da hist\u00f3ria de cada tipo. Existem tr\u00eas tipos de tecido que s\u00e3o mais comumente usados pelos motociclistas. O primeiro \u00e9 o couro. Depois vem a Cordura e por \u00faltimo o jeans.
\n <\/strong><\/p>\n

O Couro<\/strong><\/p>\n

O\u00a0couro\u00a0\u00e9 a\u00a0pele\u00a0curtida de animais, utilizada como\u00a0material nobre para a confec\u00e7\u00e3o de diversos artefatos para o uso humano, tais como:\u00a0sapatos,\u00a0cintos,\u00a0carteiras,\u00a0bolsas,\u00a0malas,\u00a0pastas,\u00a0casacos,\u00a0chap\u00e9us, entre outros. No\u00a0Egito antigo, foram encontrados peda\u00e7os de couro curtidos cerca de tr\u00eas mil anos a.C. Na\u00a0China,\u00a0a fabrica\u00e7\u00e3o de objetos com couro j\u00e1 era efetuada muito antes da\u00a0Era Crist\u00e3. Em\u00a0P\u00e9rgamo\u00a0desenvolveram-se, na\u00a0Idade Antiga, os c\u00e9lebres “pergaminhos”, usados na escrita e que eram feitos com peles de\u00a0ovelha,\u00a0cabra\u00a0ou\u00a0bezerro. Com o couro eram feitos, tamb\u00e9m,\u00a0elmos,\u00a0escudos\u00a0e gib\u00f5es. Os\u00a0marinheiros\u00a0usavam-no nas velas e nas embarca\u00e7\u00f5es de\u00a0navios. O couro\u00a0bovino\u00a0\u00e9 o mais utilizado,<\/p>\n

\"ExistemExistem v\u00e1rios tipos de couro<\/p>\n

devido a ser o mais abundante do mercado\u00a0e o que possui o pre\u00e7o mais baixo. O segundo mais utilizado \u00e9 o couro\u00a0de caprinos, que torna os pre\u00e7os competitivos, e principalmente pela sua qualidade, que \u00e9 muito maior do que a do couro de boi. Entretanto, tamb\u00e9m tem crescido a procura pelos couros\u00a0de su\u00ednos,\u00a0ovinos\u00a0e de outras esp\u00e9cies de animais como o\u00a0jacar\u00e9,\u00a0cobra\u00a0e mais recentemente, de\u00a0r\u00e3\u00a0e\u00a0peixe.<\/p>\n

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A Cordura<\/strong><\/p>\n

\"DeDe que \u00e9 feita a cordura?A Cordura\u00a0foi registrada como o nome de um tecido certificado (Nylon), a partir de um tecido fabricado pela\u00a0DuPont. Hoje, \u00e9 o nome registrado do Nylon-6.6 de alto desempenho, produto fabricado pela Invista, uma filial da divis\u00e3o Koch Industries, Inc. A Cordura \u00e9 usada numa vasta gama de produtos desde bagagem e mochilas, botas, vestu\u00e1rio militar (tais como bainhas para facas t\u00e1ticas e bolsas para muni\u00e7\u00f5es), at\u00e9 vestu\u00e1rio de alta performance. A Cordura foi concebida para ser de longa dura\u00e7\u00e3o e resistente \u00e0 abras\u00e3o, cortes e rasg\u00f5es. Como nome de marca, Cordura chega por volta de 1929 como um desenvolvimento do Rayon. O produto foi desenvolvido durante a II Guerra Mundial e utilizado em pneus militares. Desde 1966, com novas f\u00f3rmulas, a Cordura, provou ser superior ao Nylon e a marca foi transformada em produto para substituir o Nylon.<\/p>\n

O Jeans<\/strong><\/p>\n

\"Cal\u00e7aCal\u00e7a Jeans HLX: prote\u00e7\u00f5es remov\u00edveisO jeans come\u00e7ou a ser fabricado em 1872 em Nimes, na Fran\u00e7a. O nome “tecido de Nimes” acabou sendo abreviado por apenas “denim”. No come\u00e7o quem importava esse tecido era a It\u00e1lia, para confeccionar os uniformes dos marinheiros que trabalhavam no porto de G\u00eanova. Esses genoveses, chamados de “genes” pelos franceses, acabaram tamb\u00e9m ganhando apelido dos norte-americanos, que os apelidaram de “jeans”.<\/p>\n

Os rebites de refor\u00e7o foram patenteados em\u00a01873\u00a0por\u00a0Levi Strauss\u00a0e\u00a0Jacob David. As tachinhas de cobre\u00a0foram utilizadas para dar uma maior resist\u00eancia aos bolsos que n\u00e3o estavam resistindo ao peso colocado neles<\/p>\n

Os pontos cr\u00edticos das cal\u00e7as foram refor\u00e7ados, tornando-as mais dur\u00e1veis e a roupa mais usada pelo mundo todo. Hoje j\u00e1 existem fabricantes nacionais que produzem roupas em jeans com espa\u00e7os para inserir prote\u00e7\u00f5es especiais para motociclistas. A HLX \u00e9 um bom exemplo (www.hlxracing.com.br<\/a>).\u00a0
\n<\/strong><\/p>\n

Qual o melhor? Quando usar?<\/strong><\/p>\n

\"EscolhaEscolha o tipo que mais se adequa a sua pilotagemPor ordem de resist\u00eancia temos o couro, a Cordura e o jeans. Mas quando usar cada uma delas?\u00a0 A roupa do piloto deve estar adequada ao terreno que ele vai enfrentar e devem estar de acordo com a abrasividade do solo. Vale lembrar, por que quase ningu\u00e9m lembra, que quanto menor a velocidade mais leve precisa ser a roupa. Vejam o caso das roupas usadas em trilhas. Precisam ser muito leves e folgadas para que o ar circule e as prote\u00e7\u00f5es que ficam por baixo n\u00e3o sofram desvios quando de um impacto. Em tombos, na maioria das vezes, essas roupas rasgam e a finalidade \u00e9 essa mesmo \u2013 ser destru\u00edda e deixar que caneleiras, protetores de coluna, cotovelo e costelas atuem minimizando o dano ao piloto. Pode parecer um contrassenso, mas numa trilha a parte que exige maior resist\u00eancia s\u00e3o as botas, pois o piloto sempre est\u00e1 pondo as pernas no ch\u00e3o.<\/p>\n

Roupa de motociclista \u00e9 roupa de seguran\u00e7a e voc\u00ea sempre deve lembrar que ao compr\u00e1-la, um dia ela ser\u00e1 avariada ou parcialmente ou totalmente. Uma coisa \u00e9 certa: ela \u00e9 comprada para ser destru\u00edda e para que o impacto e as les\u00f5es sejam minimizados ou at\u00e9 totalmente evitadas. De nada adianta uma roupa bonita, mas que n\u00e3o protege.<\/p>\n

No asfalto<\/strong><\/p>\n

No caso das motos que rodam em asfalto, cal\u00e7amento e terrenos semelhantes a roupa precisa ser outra.\"ParaPara velocidade: o couroPara situa\u00e7\u00f5es onde pode vir a pegar chuva e muito calor a melhor roupa \u00e9 a feita em Cordura. Existem jaquetas e cal\u00e7as com forra\u00e7\u00e3o interna, inclusive com prote\u00e7\u00f5es j\u00e1 embutidas, que ajudam a proteger do frio e no calor possuem entradas de ar regul\u00e1veis que permitem a ventila\u00e7\u00e3o for\u00e7ada. Outros tipos de Cordura recebem tratamento impermeabilizante e s\u00e3o resistentes \u00e0 chuva. Lembre-se que \u2018resistente \u00e0 chuva\u2019 n\u00e3o quer dizer \u2018imperme\u00e1vel\u2019. H\u00e1 grande diferen\u00e7a. Na primeira haver\u00e1 isolamento contra uma chuva leve ou mesmo uma forte chuva por pouco tempo. Na segunda, independente se chuva fraca ou forte, por muito ou pouco tempo, n\u00e3o haver\u00e1 \u00e1gua passando para dentro da jaqueta. O \u00fanico tecido 100% imperme\u00e1vel \u00e9 o pl\u00e1stico ou a borracha. Os demais, mesmo com tratamento s\u00e3o menos ou mais resistentes. <\/strong><\/p>\n

O estilo e como obter a melhor prote\u00e7\u00e3o do jeans<\/strong><\/p>\n

O Jeans \u00e9 um tecido popular pelo estilo e pelo custo, mas protege muito pouco se n\u00e3o tiver um equipamento de seguran\u00e7a por baixo. Para usar este tipo de tecido recomendo usar as prote\u00e7\u00f5es de forma independente ou comprar uma jaqueta que as traga embutidas nas roupas. Voc\u00ea tamb\u00e9m pode vestir uma armadura por baixo ou comprar caneleiras e joelheiras atreladas \u00e0 prote\u00e7\u00e3o de coluna e cotovelos que estar\u00e3o protegendo voc\u00ea caso o tecido se rasgue. Lembre-se que tudo isso \u00e9 para salvar a sua pele literalmente de raladuras, as quais dependendo do tombo a abrasividade pode se assemelhar ao estrago causado por queimaduras de segundo grau.<\/p>\n

Por \u00faltimo temos o couro. O couro \u00e9 o tecido que mais combina com o estilo custom e \u00e9 facilmente bem aceito em todos os estilos. Existem modelos de jaquetas e cal\u00e7as para todos os gostos e bolsos. As jaquetas mais simples podem receber as prote\u00e7\u00f5es de forma embutida ou voc\u00ea pode vesti-las por baixo. Uma dica importante para quando for comprar sua jaqueta e ela vier a ser usada por cima da camisa e das prote\u00e7\u00f5es, \u00e9 comprar sempre um n\u00famero um pouco maior para n\u00e3o prejudicar seus movimentos. Este cuidado n\u00e3o \u00e9 necess\u00e1rio para quem usa jaquetas ou cal\u00e7as que j\u00e1 vem com prote\u00e7\u00e3o embutida.<\/p>\n

Dentre todos os tipos de tecido o couro ainda \u00e9 o mais resistente e quanto mais velho, melhor. O tipo de couro que eu mais recomendo \u00e9 o de caprinos. No Nordeste ele vem de bodes e cabras. S\u00e3o couros mais finos e por incr\u00edvel que pare\u00e7a, s\u00e3o bem mais resistentes e flex\u00edveis que os couros de boi e os pre\u00e7os s\u00e3o equivalentes em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 qualidade. O couro, pela sua resist\u00eancia, \u00e9 o tecido usado pelos pilotos de motovelocidade. Portanto, se voc\u00ea deseja prote\u00e7\u00e3o e estilo, a um pre\u00e7o suport\u00e1vel e uma durabilidade de d\u00e9cadas, o couro ainda \u00e9 a melhor op\u00e7\u00e3o. <\/strong><\/p>\n

Hidratando o couro<\/strong><\/p>\n

\"ComoComo hidratar o couroUma coisa que muitos esquecem \u00e9 que o couro \u00e9 uma pele curtida e para que dure muito tempo precisa ser hidratada. Se voc\u00ea tem uma jaqueta em couro ou um macac\u00e3o cuide de trat\u00e1-lo muito bem. A hidrata\u00e7\u00e3o deve ser feita com cremes hidratantes ou \u00f3leo como os usados em beb\u00eas \u2013 tipo \u00f3leo Johnson. Para hidratar sua jaqueta coloque-a numa cruzeta no varal e passe \u00f3leo ou creme at\u00e9 perceber que o couro est\u00e1 mole. Ao terminar de passar retire-a e guarde-a. Al\u00e9m de ficar cheirosa vai estar devidamente hidratada. Importante: n\u00e3o hidrate sua jaqueta ao sol. <\/strong><\/p>\n

Acess\u00f3rios \u2013 luvas e botas<\/strong><\/p>\n

Agora que voc\u00ea sabe para que serve e qual a resist\u00eancia de cada tecido \u00e9 hora de escolher os acess\u00f3rios. Luvas precisam ser fechadas de punho longo. Luvas curtas n\u00e3o protegem os punhos numa queda, pois a tend\u00eancia \u00e9 o bra\u00e7o da jaqueta subir e deixar a metade do antebra\u00e7o e do pulso e punho descobertos e, ralar essa parte \u00e9 muito comum para quem usa luvas tanto com dedos de fora, como as de punho curto. Existem dois tipos de tecidos que s\u00e3o resistentes e confort\u00e1veis para luvas \u2013 a Cordura e o couro. A escolha \u00e9 sua. Para que a sua luva dure bastante \u00e9 sempre muito importante colocar um pouco de talco antes de us\u00e1-la. O talco utilizado para os p\u00e9s serve perfeitamente e ajuda a matar boa parte das bact\u00e9rias que deixam as luvas com cheirinho de chul\u00e9.<\/p>\n

As botas devem ser em couro. N\u00e3o se aventure a pilotar ou viajar de t\u00eanis, meia bota, sapatos com\"AA melhor luva \u00e9 a que n\u00e3o atrapalha seus movimentos – mas prefira as de courocadar\u00e7os, chinelas ou sapatos desses que dispensam cadar\u00e7os tipo mocassim. Em um tombo eles sacam do p\u00e9 e quando voc\u00ea sua o p\u00e9 eles podem facilmente sacar tirando a firmeza e o equil\u00edbrio em uma parada. J\u00e1 vi muito mocassim derrubar piloto quando estava parando a moto. O p\u00e9 escorregou dentro do sapato e ai… ch\u00e3o!<\/p>\n

Botas para custom devem se assemelhar as usadas por cowboys. Bico mais fino e um salto ajuda a descansar o p\u00e9 no estribo. O uso de plataformas tira a possibilidade de elevar-se do banco da moto, pois n\u00e3o tem onde travar o p\u00e9 e acabam gerando risco de acidentes bobos exatamente por perder o p\u00e9 e com ele o equil\u00edbrio. Piloto deve usar estribo. Plataforma apenas se o \u00e2ngulo da perna em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 moto for de no m\u00e1ximo 75 graus. Pernas inclinadas para frente precisam de apoio de estribos e nunca de plataformas. Para a garupa as plataformas s\u00e3o adequadas. Prefira botas com z\u00edper ou com fechamento em velcro. Se poss\u00edvel escolha uma que ofere\u00e7a as duas possibilidades. <\/strong><\/p>\n

O que eu uso:<\/strong><\/p>\n

\"UmaUma boa bota \u00e9 fundamentalNa minha vida numa moto eu tenho roupas feitas nos tr\u00eas tipos de tecido que s\u00e3o usadas de acordo com o tempo e as condi\u00e7\u00f5es da estrada a ser enfrentada. As prote\u00e7\u00f5es sempre est\u00e3o por baixo da roupa ou est\u00e3o embutidas na pr\u00f3pria jaqueta. \u00c9 fundamental ter os tr\u00eas tipos e n\u00e3o custa caro.<\/p>\n

Um kit b\u00e1sico que seria composto por luvas, jaqueta com prote\u00e7\u00e3o embutida, uma cal\u00e7a tamb\u00e9m com prote\u00e7\u00e3o e uma boa bota pode ser adquirido em m\u00e9dia por uns mil reais (pre\u00e7o m\u00e9dio de 01\/10\/2010). Se voc\u00ea comprar as prote\u00e7\u00f5es \u00e0 parte (n\u00e3o embutidas) pode sair mais barato. Se a sua op\u00e7\u00e3o foi por um macac\u00e3o de couro o pre\u00e7o m\u00ednimo n\u00e3o sai por menos de R$ 1.700,00 reais sem as botas e sem as luvas. Normalmente esses equipamentos se n\u00e3o avariados por tombo s\u00e9rio e se voc\u00ea n\u00e3o engordar muito duram uns quatro anos.<\/p>\n

Essa foi a minha vida numa moto dessa semana. Na pr\u00f3xima coluna a gente trata de\u00a0troca de \u00f3leo<\/strong>. At\u00e9 l\u00e1.<\/em><\/p>\n


\n<\/em><\/p>\n

Abaixo dois v\u00eddeos interessantes<\/strong><\/h2>\n

Joe Rocket Meteor 6.0 – Teste para
\nverificar se \u00e9 mesmo \u00e0 prova d’\u00e1gua<\/strong><\/h3>\n

<\/object><\/p>\n

Airbag jaqueta<\/h3>\n

<\/object><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Na coluna anterior, depois de tratarmos de bagagens e bagageiros, como montar um motoclube eu havia prometido tratar do assunto roupa. Na minha vida numa moto eu aprendi algumas coisas interessantes sobre como se vestir de forma que a prote\u00e7\u00e3o esteja na mesma medida do estilo. Antes de come\u00e7ar \u00e9 importante definir o que \u00e9 …<\/p>\n

Minha vida numa moto \u2013 Que roupa escolher e quando usar?<\/span> Leia mais »<\/a><\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[14],"tags":[553,453,711,550,712],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/207737"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=207737"}],"version-history":[{"count":2,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/207737\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":207835,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/207737\/revisions\/207835"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=207737"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=207737"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=207737"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}