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{"id":207848,"date":"2010-12-16T12:39:21","date_gmt":"2010-12-16T14:39:21","guid":{"rendered":"http:\/\/www.bitscaverna.com.br\/luissucupira\/?p=207848"},"modified":"2011-02-21T20:53:53","modified_gmt":"2011-02-21T23:53:53","slug":"a-dura-guerra-contra-o-roubo-de-motos-parte-2","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/a-dura-guerra-contra-o-roubo-de-motos-parte-2\/","title":{"rendered":"A dura guerra contra o roubo de motos – Parte 2"},"content":{"rendered":"
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Como se proteger?<\/figcaption><\/figure>\n

Na primeira parte dessa mat\u00e9ria (A dura guerra contra o roubo e motos – Parte 1<\/a>) mostramos fatos, dados e estat\u00edsticas do roubo de motos no Brasil. Na segunda e \u00faltima parte vamos ajudar a voc\u00ea leitor a adotar uma postura preventiva para evitar que a sua moto seja roubada.<\/p>\n

Muitos utilizam motocicletas como ferramenta de trabalho. Em v\u00e1rios lugares do Brasil o mototaxista e o motofretista s\u00e3o novas profiss\u00f5es que ajudam a sustentar a vida de muitas fam\u00edlias e at\u00e9 pagam a faculdade de outro tanto da popula\u00e7\u00e3o que trabalha numa moto. Por outro lado existem os que utilizam carro e moto, seja a passeio ou a trabalho. Uns mais, outros menos. N\u00e3o importa: todos n\u00f3s estamos sobre duas rodas e corremos o mesmo risco.<\/p>\n

Quais equipamentos voc\u00ea tem \u00e0 sua disposi\u00e7\u00e3o no mercado para proteger seu patrim\u00f4nio?
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Seguro:<\/strong> De todas as op\u00e7\u00f5es, o seguro \u00e9 o mais eficiente e o que menos trabalho te dar\u00e1. Por\u00e9m, o pre\u00e7o dessa comodidade ainda \u00e9 bastante salgado e n\u00e3o s\u00e3o todas as motos que podem se beneficiar dele. O seguro para motos n\u00e3o envolve apenas a parte relacionada a sinistro. Tem outras vantagens que a maioria das seguradoras oferece.\u00a0 Vamos a elas:<\/p>\n

Guincho 24h em qualquer lugar do Brasil, e\u00a0 que envolve assist\u00eancia para falha mec\u00e2nica; assist\u00eancia para falha el\u00e9trica; servi\u00e7o de<\/p>\n

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Veja mais propostas<\/figcaption><\/figure>\n

chaveiro; troca de pneus; assist\u00eancia para pane seca (falta de combust\u00edvel). Tem ainda desconto em oficinas especializadas para realizar servi\u00e7os como troca de \u00f3leo: mineral, sint\u00e9tico, de bengala e do amortecedor; cristaliza\u00e7\u00e3o, revitaliza\u00e7\u00e3o, enceramento e polimento de pintura; substitui\u00e7\u00e3o dos coxins de dire\u00e7\u00e3o, sistema de inje\u00e7\u00e3o eletr\u00f4nica e admiss\u00e3o, escapamento e sistema de exaust\u00e3o e troca das pastilhas e fluido de freios e l\u00edquido do arrefecimento. <\/strong>Alguns seguros ajudam at\u00e9 a reparar pequenos problemas na sua casa e fornecem m\u00e3o-de-obra gratuita para reparos emergenciais na sua resid\u00eancia habitual, 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados, tipo: reparos hidr\u00e1ulicos; reparos el\u00e9tricos; desentupimento; chaveiro; substitui\u00e7\u00e3o de telhas. Importante:<\/strong> Estas informa\u00e7\u00f5es s\u00e3o indicativas. Os direitos e obriga\u00e7\u00f5es das partes estar\u00e3o definidos na Proposta e nas Condi\u00e7\u00f5es Gerais do seguro contratado e varia dependendo da seguradora.<\/em><\/p>\n

Dependendo dos benef\u00edcios adicionais e da frequ\u00eancia do uso da moto, mesmo sendo ainda muito caro, voc\u00ea pode vir a ter muito menos dores de cabe\u00e7a. \u00a0Um amigo meu, em 2009 perdeu uma moto Honda Varadero zero km (sim, ela tinha menos de 4 mil rodados e havia sido comprada h\u00e1 menos de 4 meses) na praia de Copacabana, Rio de Janeiro. Deixaram-no s\u00f3 de sunga. Detalhe: ele e outros quatro companheiros tinham sa\u00eddo do Cear\u00e1 de moto num desses passeios que muitos motociclistas fazem pelo Brasil. O grande erro: estava s\u00f3. A grande sorte: a moto e ele estavam segurados. Recebeu uma moto nova, passagens e hospedagem.\u00a0 Importante destacar que ele tinha pago a primeira parcela do seguro uma semana antes de viajar.<\/p>\n

Bloqueadores<\/strong> \u2013 S\u00e3o aparelhos eletr\u00f4nicos que bloqueiam o pulso da igni\u00e7\u00e3o, fazendo a vela n\u00e3o produzir fa\u00edsca, e consequentemente,<\/p>\n

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Bloqueadores e rastreadores<\/figcaption><\/figure>\n

o motor n\u00e3o funcionar\u00e1. Alguns bloqueadores t\u00eam sensor de presen\u00e7a, que o piloto esconde em algum bolso e, caso o bloqueador n\u00e3o consiga \u201csentir\u201d este sensor pr\u00f3ximo, ele bloqueia a moto. \u00a0Minha dica<\/strong> \u00e9 que se colocar este recurso nunca saia divulgando que o fez. Geralmente ap\u00f3s a divulga\u00e7\u00e3o da novidade para os amigos vem em seguida uma aula pr\u00e1tica sobre o seu funcionamento. Como isso geralmente \u00e9 feito em p\u00fablico, vai ter sempre muita gente olhando e a\u00ed o efeito surpresa acaba. Se tiver um ladr\u00e3o ouvindo a conversa e vendo a cena de demonstra\u00e7\u00e3o, em um assalto, vai te pedir o chaveiro… e nesse caso: bye-bye moto.<\/p>\n

Alarmes Bloqueadores<\/strong> \u2013 S\u00e3o semelhantes aos bloqueadores, mas ao bloquear, tamb\u00e9m toca uma sirene, alarmando que a moto pode estar sendo roubada. Isso intimida os ladr\u00f5es e literalmente os p\u00f5e para correr. Se voc\u00ea mora em um apartamento verifique a sensibilidade do alarme. Alguns costumam disparar constantemente em garagens e vira um inferno.<\/p>\n

Rastreadores<\/strong> \u2013 S\u00e3o como os alarmes, mas eles t\u00eam um GPS e um Telefone GSM dentro, que s\u00e3o usados para receber e enviar informa\u00e7\u00f5es para uma central. Eles permitem o bloqueio da moto e conseguem, na maioria das vezes, saber a localiza\u00e7\u00e3o da moto em qualquer lugar. O custo, dependendo do pacote, envolve o aparelho e ainda uma mensalidade, dependendo da administradora.\u00a0 Importante: n\u00e3o pega em todo lugar.
\nTravas de Coroa ou Garfo<\/strong> \u2013 S\u00e3o travas com chave que s\u00e3o instaladas nas bengalas da moto ou na balan\u00e7a traseira. As travas de<\/p>\n

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Trancas e travas<\/figcaption><\/figure>\n

coroa funcionam colocando um pino de metal que segura a coroa da moto im\u00f3vel, fazendo a roda ficar travada e dificultando a remo\u00e7\u00e3o da moto. A trava de garfo funcional de forma semelhante, por\u00e9m trava a roda da frente.<\/p>\n

Cadeados de disco<\/strong> \u2013 S\u00e3o cadeados espec\u00edficos para os discos de freio das motos. Eles s\u00e3o fechados em um dos orif\u00edcios do disco e isso impossibilita a moto de sair do lugar. S\u00e3o pr\u00e1ticos, pois s\u00e3o pequenos e n\u00e3o ficam fixos na moto.<\/p>\n

Correntes e cabos de a\u00e7o<\/strong>\u2013 Normalmente as correntes de seguran\u00e7a para motos j\u00e1 vem com um cadeado embutido e revestimento pl\u00e1stico para minimizar a corros\u00e3o do metal. S\u00e3o dur\u00e1veis e f\u00e1ceis de usar, mas no caso das correntes n\u00e3o s\u00e3o muito eficientes. Um bom alicate de corte rompe corrente como quem parte um bolo.<\/p>\n

Segredos<\/strong> \u2013 S\u00e3o interruptores el\u00e9tricos que servem para interromper ou n\u00e3o o pulso da igni\u00e7\u00e3o. Tem o mesmo principio e funcionamento do bloqueador, mas n\u00e3o \u00e9 eletr\u00f4nico. \u00c9 apenas um interruptor que desliga a moto e impede que seja ligada. \u00c9 semelhante ao corta-corrente que vem de f\u00e1brica, s\u00f3 que fica em um local escondido. \u00a0A seguran\u00e7a dele est\u00e1 no local que voc\u00ea escolhe para escond\u00ea-lo na moto.<\/p>\n

Nota importante sobre segredos, travas, cadeados, correntes e similares:<\/strong><\/p>\n

A maioria dos roubos de motos ocorre em dois momentos distintos. Nos sem\u00e1foros e quando voc\u00ea est\u00e1 estacionando ou saindo com sua moto.\u00a0 Portanto, correntes, segredos, travas etc ajudam, mas n\u00e3o servem de nada se estiver rodando ou quando voc\u00ea os tira da moto para rodar. \u00c9 importante lembrar que o efeito surpresa \u00e9 sempre favor\u00e1vel ao ladr\u00e3o. Minha sugest\u00e3o \u00e9: escolha algo melhor, mesmo que seja mais caro.<\/p>\n

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Vacinas<\/figcaption><\/figure>\n

Vacinas: Al\u00e9m de rastreadores e bloqueadores, tem o sistema antifurto que afasta ainda mais os assaltantes. Chama-se: \u201cVacina contra roubo\u201d. O sistema de prote\u00e7\u00e3o consiste em gravar o n\u00famero da placa do ve\u00edculo em mais 30 partes da motocicleta, al\u00e9m das tr\u00eas j\u00e1 existentes de f\u00e1brica onde est\u00e1 gravado o n\u00famero do chassi. Junto com o kit voc\u00ea receber\u00e1 tr\u00eas adesivos que informam ao ladr\u00e3o que a moto est\u00e1 \u2018vacinada\u2019.<\/p>\n

O que fazer quando de uma tentativa de assalto?<\/strong><\/p>\n

As dicas para evitar roubos de motos s\u00e3o bem semelhantes \u00e0s destinadas e prevenir-se contra roubos de carros, por\u00e9m com algumas diferen\u00e7as.<\/p>\n

No momento do assalto:<\/strong><\/p>\n

N\u00e3o reaja e n\u00e3o tente fugir com a moto mesmo que ela seja de alta cilindrada.
\nN\u00e3o realize movimentos bruscos. Uma dica da pol\u00edcia \u00e9 sempre levantar as m\u00e3os, isso chama a aten\u00e7\u00e3o das pessoas em volta. No mundo inteiro esse gesto \u00e9 interpretado como um assalto em andamento. Lembre-se que o ladr\u00e3o sempre chega de capacete e nunca estar\u00e1 s\u00f3. Haver\u00e1 sempre algu\u00e9m dando apoio a ele. Alguns motociclistas que usam motos de maior cilindrada e mais pesadas d\u00e3o a dica de deixar a moto tombar. Segundo eles isso dificulta o roubo, pois levantar uma moto dessas \u00e9 muito complicado. Eu n\u00e3o recomendo essa pr\u00e1tica. Isso pode irritar o ladr\u00e3o e voc\u00ea pode acabar sendo ferido.<\/p>\n

Preste aten\u00e7\u00e3o ao que est\u00e1 \u00e0 sua volta:<\/strong> <\/strong><\/p>\n

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<\/strong>Preste aten\u00e7\u00e3o \u00e0 sua volta quanto a aproxima\u00e7\u00e3o de outras motos, principalmente se perceber que elas t\u00eam dois ocupantes. <\/em>Evite<\/p>\n

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Evite andar sozinho, especialmente \u00e0 noite.<\/figcaption><\/figure>\n

andar sozinho, especialmente \u00e0 noite. Se estiver com garupa, \u00e9 bem melhor. Evite locais isolados e mal iluminados. Uma dica que funciona \u00e9 sempre que perceber uma moto com duas pessoas em atitude suspeita, deixe passar, mude de faixa. Movimente-se e saia da pista. Fa\u00e7a um retorno ou d\u00ea a volta no quarteir\u00e3o. Um movimento r\u00e1pido pode fazer voc\u00ea sumir da vis\u00e3o e do retrovisor dos suspeitos. Isso n\u00e3o funcionar\u00e1 apenas se a sua moto foi \u2018encomendada\u2019 para ser roubada.
\nProcure parar sempre em vias movimentadas. Em lugares suspeitos tente parar na faixa do meio e entre carros. De prefer\u00eancia pr\u00f3ximo ao carro da frente. Como n\u00e3o vai dar para correr dos assaltantes, pois corre o risco de levar um tiro, pelo menos eles perder\u00e3o muito tempo manobrando a moto.
\nAo parar nos sem\u00e1foros desconfie sempre de quem se aproxima, mesmo que n\u00e3o pare\u00e7am suspeitos, principalmente se estiverem dois numa moto. Ao chegar e ao sair de casa d\u00ea uma olhada antes na rua. Se perceber a presen\u00e7a de suspeitos, n\u00e3o saia ou n\u00e3o entre. Tente seguir o mais r\u00e1pido poss\u00edvel a um local seguro e chame a pol\u00edcia.
\nSempre prefira sair em grupo. As a\u00e7\u00f5es de roubo de moto em grupo s\u00e3o sempre infinitamente menores. Cuide da manuten\u00e7\u00e3o da sua motocicleta para n\u00e3o correr o risco de ficar parado na estrada ou nas ruas. Se o pneu furar tente n\u00e3o parar imediatamente. Rode um pouco mais e pare em local seguro e iluminado.
\nAos esquecidos \u00e9 bom tomar muito cuidado para n\u00e3o deixar a chave na motocicleta, mesmo que por alguns segundos e, cuidado com a pane seca.
\nCuidado com lombadas, pois \u00e9 nesta hora que bandidos podem aparecer. Se voc\u00ea ao chegar v\u00ea algu\u00e9m mexendo na sua moto n\u00e3o corra at\u00e9 a moto e nem grite. Chame a pol\u00edcia ou acione o alarme da moto de dist\u00e2ncia segura.
\nE repetindo: NUNCA REAJA, SEMPRE fa\u00e7a movimentos lentos e anunciados; des\u00e7a da moto. SUA VIDA \u00c9 SEMPRE MUITO MAIS IMPORTANTE.<\/p>\n

Vale destacar que ser um motociclista hoje no Brasil \u00e9 ter que pagar IPVA ao mesmo pre\u00e7o de um carro, n\u00e3o poder estacionar na rua ou em estacionamentos particulares. Muitos hot\u00e9is n\u00e3o recebem motos e em alguns munic\u00edpios \u00e9 proibido parar na porta de bancos e por ai vai. J\u00e1 se chegou ao ponto de tentar proibir o garupa.\u00a0 Calma, gente! N\u00e3o \u00e9 assim que se resolve o problema.<\/p>\n

\"\"<\/a>
Ande seguro e em paz!<\/figcaption><\/figure>\n

\u00c9 preciso lembrar que os motociclistas hoje s\u00e3o milh\u00f5es e a motocicleta (incluo aqui tamb\u00e9m o ciclismo) \u00e9 a grande alternativa para um tr\u00e2nsito menos ca\u00f3tico nas grandes cidades. N\u00e3o queremos ser tratados como diferentes, mas com igualdade de direitos e deveres. Vale destacar que depois do pedestre n\u00f3s, motociclistas (ciclistas tamb\u00e9m), somos a segunda parte mais fr\u00e1gil na cadeia do tr\u00e2nsito. Estamos fazendo a nossa parte alertando e buscando orientar quanto \u00e0 melhoria e mudan\u00e7a de postura, mas \u00e9 necess\u00e1rio que aqueles que comandam o tr\u00e2nsito e as leis nas grandes cidades olhem para n\u00f3s com um pouco mais de carinho, pois em cima de duas rodas estar\u00e1 um trabalhador ou um desportista, mas antes disso ela estar\u00e1 carregando uma vida, ou quem sabe duas.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Na primeira parte dessa mat\u00e9ria (A dura guerra contra o roubo e motos – Parte 1) mostramos fatos, dados e estat\u00edsticas do roubo de motos no Brasil. Na segunda e \u00faltima parte vamos ajudar a voc\u00ea leitor a adotar uma postura preventiva para evitar que a sua moto seja roubada.<\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[14],"tags":[1470,454,1491,1499],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/207848"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=207848"}],"version-history":[{"count":22,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/207848\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":209110,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/207848\/revisions\/209110"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=207848"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=207848"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=207848"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}