Warning: Constant WP_DEBUG already defined in /home/sucupira/public_html/wp-config.php on line 248

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831
{"id":208144,"date":"2010-12-05T10:00:00","date_gmt":"2010-12-05T12:00:00","guid":{"rendered":"http:\/\/www.bitscaverna.com.br\/luissucupira\/?p=208144"},"modified":"2010-12-05T10:12:43","modified_gmt":"2010-12-05T12:12:43","slug":"a-dura-guerra-contra-o-roubo-de-motos-parte-1","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/a-dura-guerra-contra-o-roubo-de-motos-parte-1\/","title":{"rendered":"A dura guerra contra o roubo de motos. Parte 1"},"content":{"rendered":"

Venho pesquisando h\u00e1 alguns meses para entender e tentar responder a algumas perguntas sobre isso. Por que roubar motos \u00e9 mais vantajoso do que roubar carros? Qual o destino das motos roubadas? Qual a melhor maneira de se comportar numa situa\u00e7\u00e3o de roubo de moto? O que fazer para se proteger?<\/p>\n

Ao longo dessa s\u00e9rie de duas mat\u00e9rias vamos tentar mostrar a voc\u00eas um panorama deste que hoje \u00e9 um mercado que supera em rentabilidade o roubo de celulares e de som de carro.<\/p>\n

\"100100 motos roubadas por dia em S\u00e3o PauloIndo direto ao assunto, s\u00f3 em S\u00e3o Paulo s\u00e3o roubadas cerca de 100 motos por dia o que d\u00e1 uma m\u00e9dia de um roubo a cada 15 minutos (Veja aqui mat\u00e9ria feita pelo\u00a0Jornal da BAND exibida em abril de 2010<\/a>). Se voc\u00ea juntar o que \u00e9 roubado no Brasil ter\u00e1 um n\u00famero duas vezes maior, o que daria uma moto roubada a cada 7,5 minutos. J\u00e1 a estat\u00edstica dos carros, pasmem, \u00e9 de um carro roubado a cada 90 segundos. Fazendo uma compara\u00e7\u00e3o b\u00e1sica podemos afirmar que para cada moto roubada teremos cerca de cinco carros roubados. Tal n\u00famero coloca as motos em segundo lugar entre os ve\u00edculos mais roubados no Brasil. O pior \u00e9 que na medida em que cresce o mercado de venda de motos, cresce em propor\u00e7\u00e3o ainda maior o de motos roubadas.<\/p>\n

Esses n\u00fameros aliados aos \u00edndices de acidentes justificam em parte o custo do seguro e o custo com o uso de rastreadores. O custo m\u00e9dio do conserto de uma moto \u00e9 baixo se compararmos ao de um carro. \u00c9 poss\u00edvel, sim baratear o seguro. Para aumentar a base segurada uma pequena redu\u00e7\u00e3o ajudaria. Apesar do risco que realmente existe, falta tamb\u00e9m um pouco de boa vontade das seguradoras. Quem ganha com isso s\u00e3o as empresas de rastreamento que a cada dia crescem mais. Para citar apenas uma delas, a Car System tem na sua base de clientes cerca de <\/em>57.620\u00a0clientes ativos que possuem\u00a0motos e um \u00edndice de satisfa\u00e7\u00e3o, segundo a empresa, de cerca de 93%.
\n<\/em><\/p>\n

Os n\u00fameros que muitos detestam falar<\/strong><\/em> <\/em><\/strong><\/p>\n

Mas o debate e os questionamentos n\u00e3o ficam limitados apenas a este ponto e em respeito aos nossos\"\u00c9\u00c9 poss\u00edvel, sim baratear o seguro.leitores vamos destilar alguns n\u00fameros sobre os quais n\u00e3o se gosta muito de falar (leia-se, autoridades). Se apenas roubassem a moto, mesmo apesar do preju\u00edzo, a vida estaria preservada. Dos males o menor. N\u00e3o existem estat\u00edsticas precisas, pois o banco de dados relativos \u00e0 inseguran\u00e7a p\u00fablica (\u00e9 este mesmo o nome) n\u00e3o fornece informa\u00e7\u00f5es dos roubos de motos seguidos de morte ou feridos por ser p\u00e9ssimo para a imagem dos pol\u00edticos, mas estimativa de uma fonte que pediu para manter sigilo, d\u00e3o conta de que de cada 10 roubos ou tentativas de roubos de motos, cerca de 5% acabam feridos ou mortos \u00e0 bala. Em 2007, portanto h\u00e1 tr\u00eas anos, mesmo com todas as redu\u00e7\u00f5es de homic\u00eddios, aconteceram ainda 47,7 mil assassinatos, o que representou 131 v\u00edtimas por dia. Podemos dizer que por estes n\u00fameros vivemos uma guerra no Brasil. Por\u00e9m o n\u00famero de assassinatos ainda \u00e9 inferior ao total de mortos em acidentes de tr\u00e2nsito em todas as formas e circunst\u00e2ncias, que n\u00e3o apenas motos.<\/p>\n

Segundo n\u00fameros do Seguro DPVAT, em 2009, foram pagos 53.052 sinistros de morte, 118.021 de invalidez permanente e 85.399 de despesas com assist\u00eancia m\u00e9dica, atingindo o total de R$ 1,808 bilh\u00e3o, al\u00e9m dos desembolsos com os pagamentos das seguintes despesas com sinistros: honor\u00e1rios de regula\u00e7\u00e3o, de investiga\u00e7\u00e3o, de auditoria e advocat\u00edcios, que totalizaram R$ 226,2 milh\u00f5es.<\/p>\n

Se s\u00e3o roubadas cerca de 71 mil motos \u00a0por ano no Brasil e desses, cerca de tr\u00eas mil e quinhentos motociclistas\u00a0 ou acabam feridos ou mortos teremos uma m\u00e9dia di\u00e1ria nacional de aproximadamente nove motociclistas feridos ou mortos em assaltos ou em tentativas de assalto, por dia, no Brasil. Outro n\u00famero merece destaque: Se compararmos com o n\u00famero de motocicletas vendidas no Brasil por ano (cerca de 1.538.580 unidades, segundo a Abraciclo) com o n\u00famero de motos roubadas anualmente (71 mil) poderemos prever que quase 5% das motos fabricadas anualmente no Brasil ser\u00e3o roubadas.<\/p>\n

\"OO preju\u00edzo decorrente com motos roubadas no Brasil representa cerca de 11% do total arrecadado pelo DPVATTais n\u00fameros justificam, por si s\u00f3, a aquisi\u00e7\u00e3o de seguro ou de rastreadores, por\u00e9m enfatizo: ainda \u00e9 muito caro. Para finalizar, tomando hipoteticamente, o custo m\u00e9dio de venda de uma moto na casa dos 8 mil reais (incluindo aqui todas as cilindradas) teremos um preju\u00edzo anual de pouco mais de meio bilh\u00e3o de reais. Se tomarmos como refer\u00eancia o que arrecadou o Seguro DPVAT, no ano de\u00a0\u00a02009, que foi de R$\u00a05,409 bilh\u00f5es, valor correspondente a\u00a0mais de\u00a042,7 milh\u00f5es ve\u00edculos segurados e que abrange todas as categorias de ve\u00edculos: carros de passeio, motos, t\u00e1xis, ve\u00edculos de transporte coletivo, caminh\u00f5es, camionetas, m\u00e1quinas de terraplanagem e equipamentos m\u00f3veis em geral (quando licenciados) \u00a0podemos afirmar que o preju\u00edzo decorrente com motos roubadas no Brasil representa cerca de 11% do total arrecadado pelo seguro obrigat\u00f3rio.<\/p>\n

Precisamos mudar de postura!<\/strong><\/p>\n

Motociclistas lidam com o medo diariamente e toda vez que sobem nas suas m\u00e1quinas seja a trabalho ou a lazer. Mas \u00e9 necess\u00e1ria uma mudan\u00e7a de postura tanto de lojistas como de motociclistas. N\u00e3o espere pelo governo, pois ele pouco pode fazer se a postura de comprar pe\u00e7as sem nota fiscal e sem proced\u00eancia n\u00e3o mudar. Eu aprendi em marketing que se existe quem queira comprar algo, vai sempre existir algu\u00e9m que vai atr\u00e1s de conseguir o que o mercado procura para poder vender a quem est\u00e1 querendo adquirir um bem ou servi\u00e7o. Isso n\u00e3o \u00e9 diferente no segmento de motos roubadas. Enquanto existir quem compre sempre existir\u00e1 o jogo de \u2018gato e rato\u2019, com grande vantagem para o rato.<\/p>\n

Mas para onde v\u00e3o as motos roubadas?<\/strong><\/p>\n

A maioria das motos roubadas segue tr\u00eas caminhos poss\u00edveis:<\/p>\n

Desmanche<\/strong> \u2013 S\u00e3o imediatamente desmanchadas e as pe\u00e7as vendidas ou trocadas por droga e armas.\u00a0 A troca de motos por droga acontece principalmente nas regi\u00f5es de fronteira do Brasil com Paraguay, Bol\u00edvia e Venezuela. Nestes lugares as motos tamb\u00e9m podem ser trocadas por armas. A venda das pe\u00e7as de motos desmanchadas \u00e9 feita para lojas de intercepta\u00e7\u00e3o ou para ferros-velhos.<\/p>\n

Transplante<\/strong> \u2013 As motos s\u00e3o transplantadas integralmente para um novo quadro. Acontece principalmente com motos de maior cilindrada. Neste caso a moto roubada \u00e9 totalmente desmanchada e as suas pe\u00e7as colocadas em outro quadro. Isso, na maioria das vezes, ocorre quando algu\u00e9m sofre um acidente de moto e n\u00e3o tem o dinheiro suficiente para consertar, ent\u00e3o a melhor forma \u00e9 roubar outra igual, de mesmo ano e modelo para realizar o transplante. O quadro \u00e9 jogado fora e a moto nunca mais \u00e9 encontrada.<\/p>\n

Descaso e corrup\u00e7\u00e3o de autoridades<\/strong> \u2013 As motos s\u00e3o utilizadas em cidades do interior ou locais de restrita circula\u00e7\u00e3o. Como n\u00e3o existe fiscaliza\u00e7\u00e3o no interior, principalmente no Nordeste, Norte e uma boa parte do Centro-Oeste, tal situa\u00e7\u00e3o passa despercebida ou fica ao desleixo. Existem ainda os casos de motos roubadas e transformadas em motos de trilha, sem placa, para poderem ser usadas neste tipo de esporte. J\u00e1 soube de situa\u00e7\u00f5es, em S\u00e3o Paulo, onde um grupo de motociclistas offroad foi abordado na trilha e todas as motos e equipamentos foram roubados. Deixaram os caras simplesmente de cal\u00e7as. Em outra situa\u00e7\u00e3o os chassis s\u00e3o adulterados e a documenta\u00e7\u00e3o esquentada para que a moto circule sem o menor problema, da mesma forma que uma moto legalizada.<\/p>\n

Por que roubar motos \u00e9 mais vantajoso do que roubar carros?<\/strong><\/p>\n

Uma moto sempre passar\u00e1 despercebida (a n\u00e3o ser que seja uma das bem caras) e em alguns poucos\"\u00c9\u00c9 poss\u00edvel comprar a pe\u00e7a roubada da minha moto?minutos pode ser totalmente desmanchada. Um policial que atua no combate a ve\u00edculos roubados me disse que o tempo decorrido entre o roubo e o desmanche total de uma moto de baixa cilindrada n\u00e3o passa de 40 minutos. Dependendo da organiza\u00e7\u00e3o da quadrilha as pe\u00e7as estar\u00e3o preparadas e embaladas para poderem chegar ao interceptador em at\u00e9 duas horas desde o momento do roubo. Eu n\u00e3o me contive e fiz uma pergunta absurda: – \u201c\u00c9 poss\u00edvel, caso eu tenha minha moto roubada, acabar comprando uma pe\u00e7a que era dela?\u201d A resposta foi um seco \u2013 \u201csim\u201d.<\/p>\n

Foi o que aconteceu recentemente em Fortaleza e divulgado aqui no Montonline. Segundo reportagem do Di\u00e1rio do Nordeste, um esconderijo usado por ladr\u00f5es de motocicletas foi descoberto 15\/10, por acaso, pelo dono de uma moto que tinha sido \u00b4desmanchada\u00b4 ali. No local, funcionava uma oficina de \u00b4fachada\u00b4, na Avenida Alberto Craveiro, bairro Dias Macedo. O pintor Francisco Gledson encontrou o local por \u201cironia do destino\u201d, segundo avaliou. \u201cMinha moto foi tomada de assalto no \u00faltimo fim de semana e hoje (15\/10) estava com outra moto, que precisava de conserto no freio. Parei para consert\u00e1-la justamente na oficina em que a minha moto estava toda desmontada\u201d, contou.<\/p>\n

Apesar disso, as a\u00e7\u00f5es contra roubo de motos se intensificam.<\/strong><\/p>\n

\"1010 tipos de ve\u00edculos mais roubados no Brasil<\/p>\n

Mas as a\u00e7\u00f5es ocorrem desde 2008. Uma mat\u00e9ria veiculada pela Globo News em 2008 mostra\u00a0 a a\u00e7\u00e3o da pol\u00edcia que resultou na pris\u00e3o de toda a organiza\u00e7\u00e3o. Prenderam o ladr\u00e3o, o desmanchador e o lojista.<\/p>\n

O bom exemplo que vem do Cear\u00e1<\/strong><\/p>\n

A uni\u00e3o dos motociclistas do Cear\u00e1, que nem foi assim algo t\u00e3o espalhafatoso, deu grandes resultados. A receita existe e funciona. Vale lembrar que em menos de dois meses uma quadrilha inteira, que operava h\u00e1 um ano em Fortaleza, caiu nas m\u00e3os da pol\u00edcia gra\u00e7as a um trabalho em conjunto de pessoas respons\u00e1veis que usam moto em parceria com as pol\u00edcias.<\/p>\n

\"OficinaOficina de fachada desmontada com ajuda da pr\u00f3pria v\u00edtima – Foto: Di\u00e1rio do NordesteO caso acima relatado confirma o que me disse o policial. O combate ao mercado negro de pe\u00e7as \u00e9 muito f\u00e1cil e depende apenas de fiscaliza\u00e7\u00e3o das receitas estaduais. Mas n\u00e3o acontece na velocidade que deveria e muito menos com a mesma frequ\u00eancia. O pior \u00e9 que a corrup\u00e7\u00e3o ainda estimula mais esse com\u00e9rcio. Se a lei fosse mudada e a venda de pe\u00e7as sem proced\u00eancia enquadrasse tamb\u00e9m, quem a fizesse, no crime de suspeita de roubo e intercepta\u00e7\u00e3o de pe\u00e7as roubadas al\u00e9m de crime fiscal, \u00a0muito do cen\u00e1rio atual seria mudado. Mas falta iniciativa e aqui os maiores culpados s\u00e3o os motociclistas. Este tipo de projeto de lei \u00e9 simp\u00e1tico a qualquer causa parlamentar e n\u00e3o vai faltar deputado ou vereador que abrace a causa. Para isso, basta que os motociclistas se unam e lotem \u00e0s fachadas dos pr\u00e9dios onde funcionam as c\u00e2maras legislativas e fa\u00e7am uma entrega oficial da proposta a um deputado que seja s\u00e9rio (existe sim deputado s\u00e9rio, poucos, mas existem) e cobertura da imprensa (tem um monte de jornalista que usa moto). Advogados motociclistas t\u00eam aos montes e com certeza nenhum deles se furtaria de ter seu nome associado a uma iniciativa dessas. Seria o que podemos chamar no jarg\u00e3o do direito de uma \u2018causa justa\u2019 de interesse p\u00fablico.<\/p>\n

Lembrando que entre o dia 15 de outubro e o dia 11 de novembro passou-se apenas um m\u00eas e o resultado\"Ve\u00edculosVe\u00edculos importados estavam na mira de uma quadrilha que vem sendo desarticulada aos poucos pela equipe do 26\u00ba DP. Foto: Alana Andrade DN\u00a0n\u00e3o poderia ser outro. Em nova mat\u00e9ria do Di\u00e1rio do Nordeste uma investiga\u00e7\u00e3o que vinha sendo realizada por policiais do 26\u00ba DP (Edson Queiroz) desde o m\u00eas de maio, no sentido de desarticular uma quadrilha que agia no roubo de motocicletas importadas e ve\u00edculos de luxo, resultou na pris\u00e3o de mais um envolvido no crime.\u00a0 Segundo noticiado aqui no MO al\u00e9m de Mois\u00e9s Sousa da Silva, outros dois integrantes da quadrilha j\u00e1 foram identificados e presos pela equipe do 26\u00ba DP. O primeiro deles foi Francisco H\u00e9lio Chaves do Nascimento Filho. Segundo o delegado Rommel Kerth, que comanda as investiga\u00e7\u00f5es, \u201cH\u00e9lio \u00e9 o l\u00edder da quadrilha\u201d. Ele foi capturado h\u00e1 cerca de 15 dias depois de ter roubado uma moto Honda CBR branca, de 600 cilindradas (encontrada dias depois com pe\u00e7as faltando). Outros dois homens foram detidos no dia 14 de junho. De acordo com o que j\u00e1 foi investigado, a quadrilha costumava agir nos bairros da Aldeota, Meireles, Varjota, Dion\u00edsio Torres e Papicu. Outra moto recuperada, uma Honda Fireblade de 1.000 cilindradas era branca e foi pintada de vermelho pela quadrilha. \u201cA placa que est\u00e1 nela \u00e9 clonada\u201d, destacou o inspetor Victor, do 26\u00ba DP. O policial diz que o bando agia h\u00e1 um ano.<\/p>\n

Os roubos v\u00e3o parar? N\u00e3o, infelizmente.<\/strong><\/p>\n

Mas esse tipo de a\u00e7\u00e3o combinada com a fiscaliza\u00e7\u00e3o feita pelos pr\u00f3prios motociclistas vai reduzir muito a \u00e1rea de abrang\u00eancia tornando o neg\u00f3cio ainda mais arriscado para quem rouba motos. O maior trunfo que temos \u00e9 a nossa uni\u00e3o, coisa que n\u00e3o existe entre motoristas de carros e caminh\u00f5es com a mesma intensidade. Se fizermos apenas \u2013 eu disse APENAS \u2013 a nossa parte, o resto come\u00e7a a andar sozinho e volta o tempo no qual, ainda no come\u00e7o do motociclismo, se dizia que mexer com motociclista era mexer com um bando maior que um batalh\u00e3o do ex\u00e9rcito e o pior: voc\u00ea n\u00e3o sabe quem est\u00e1 por baixo do capacete. Pode ser um juiz federal.<\/p>\n

Ficamos por aqui. Na pr\u00f3xima coluna falaremos sobre comportamento e preven\u00e7\u00e3o. Qual a melhor maneira de se comportar numa situa\u00e7\u00e3o de roubo de moto? O que fazer para se proteger?<\/p>\n

O tempo que levou para redigir esta coluna cerca de 48 motos foram roubadas no Brasil.<\/p>\n

A gente se v\u00ea na estrada.<\/p>\n

Mat\u00e9ria relativas ao tema: <\/em><\/strong><\/a><\/p>\n

DPVAT : O cidad\u00e3o e o Estado sendo lesados<\/a><\/strong><\/h5>\n
Seguro ou rastreador: O que \u00e9 melhor para proteger sua moto?<\/a><\/h5>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Venho pesquisando h\u00e1 alguns meses para entender e tentar responder a algumas perguntas sobre isso. Por que roubar motos \u00e9 mais vantajoso do que roubar carros? Qual o destino das motos roubadas? Qual a melhor maneira de se comportar numa situa\u00e7\u00e3o de roubo de moto? O que fazer para se proteger? Ao longo dessa s\u00e9rie …<\/p>\n

A dura guerra contra o roubo de motos. Parte 1<\/span> Leia mais »<\/a><\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[9],"tags":[27,1464,150,456,1470,1471,1473,1476,454,1491,147,124,1499,1493,82,154],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/208144"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=208144"}],"version-history":[{"count":11,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/208144\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":208844,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/208144\/revisions\/208844"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=208144"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=208144"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=208144"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}