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{"id":208469,"date":"2010-11-26T10:23:18","date_gmt":"2010-11-26T12:23:18","guid":{"rendered":"http:\/\/www.bitscaverna.com.br\/luissucupira\/?p=208469"},"modified":"2010-12-04T17:05:21","modified_gmt":"2010-12-04T19:05:21","slug":"minha-moto-minha-vida-a-historia-de-uma-suzuki-intruder-99-por-ricardo-sampaio","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/minha-moto-minha-vida-a-historia-de-uma-suzuki-intruder-99-por-ricardo-sampaio\/","title":{"rendered":"MINHA VIDA, MINHA MOTO: A hist\u00f3ria de uma Suzuki Intruder \u201999. Por Ricardo Sampaio"},"content":{"rendered":"

Estamos inaugurando um espa\u00e7o neste blog para que voc\u00ea possa declarar sua paix\u00e3o pela sua motocicleta. O MINHA VIDA, MINHA MOTO \u00e9 dedicado a voc\u00ea que suou bastante para comprar sua moto e para deix\u00e1-la \u00e0 sua cara. \u00c9 essa hist\u00f3ria que a gente quer contar. Aqui tamb\u00e9m voc\u00ea poder\u00e1 descrever suas viagens e enviar fotos com dicas importantes de lugares, hospedagem e os cuidados que deve ter na estrada.<\/span><\/em><\/p>\n

O primeiro a abrir este espa\u00e7o \u00e9 o Ricardo Sampaio com a sua incr\u00edvel Suzuki Intruder 99. Uma raridade de 60Cv. Confira a hist\u00f3ria e as dicas de customiza\u00e7\u00e3o.<\/span><\/em><\/p>\n

Boa leitura!<\/span><\/em><\/p>\n

Lu\u00eds Sucupira<\/span><\/em><\/p>\n

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A hist\u00f3ria de uma Suzuki Intruder '99<\/figcaption><\/figure>\n

(*) Ricardo Sampaio \u00e9 engenheiro mec\u00e2nico e apaixonado por motociclismo<\/em><\/strong><\/p>\n

Eu era apenas um jovem garoto como qualquer outro. Tinha 18 anos e n\u00e3o tinha dinheiro pra ter quase nada, muito menos um carro. Era estudante de engenharia na Escola Polit\u00e9cnica de PE. O ano era 1990. Ent\u00e3o, com a grana que tinha, resolvi comprar um meio de transporte. S\u00f3 deu para um XL 250R, ano 82. N\u00e3o era a moto dos meus sonhos, mas serviu demais para me levar do est\u00e1gio pra faculdade e de l\u00e1 pra casa. E como curti!! Mas a partir da\u00ed, eu me apaixonei. S\u00f3 que eu queria mais. Queria poder viajar, pegar estrada, vento na cara, coisas de adolescente. Um ano depois, bateram na minha moto. Eu nada tive, mas foi um susto. Meu pai apavorou e disse: \u201cmoto novamente, s\u00f3 quando voc\u00ea for independente, estiver trabalhando com grana suficiente e ainda acreditar que ter moto \u00e9 uma coisa boa!\u201d<\/p>\n

Ano, 2004, agora engenheiro mec\u00e2nico, p\u00f3s-graduado, trabalhando numa multinacional. O sonho nunca havia sido esquecido, apenas postergado. Agora era a hora de realiz\u00e1-lo! Continuava com os mesmos desejos: pegar estrada, viajar, sentir a sensa\u00e7\u00e3o indescrit\u00edvel que \u00e9 viajar de moto. Mas qual moto? Voc\u00ea pode ir a qualquer lugar numa moto e para isso existem v\u00e1rios tipos de moto, mas s\u00f3 um tipo pode te dar a sensa\u00e7\u00e3o de \u201cpegar estrada\u201d, asfalto e o ronco do motor rasgando numa subida. Ponha uma jaqueta de couro, \u00f3culos escuros, cal\u00e7a jeans surrada e o som inconfund\u00edvel de um Dire Straits<\/em> na cabe\u00e7a. Pronto! Sua moto \u00e9 uma Custom! A estradeira, papa asfalto! Sim, s\u00f3 ela te d\u00e1 essa sensa\u00e7\u00e3o! Os outros que me perdoem, mas as esportivas te d\u00e3o 2 escolhas ou voc\u00ea olha pro veloc\u00edmetro, ou pra frente! As touring, s\u00e3o uma boa op\u00e7\u00e3o, contudo mais no estilo aventureiro, tipo, p\u00f3, lama e qualquer outro tipo de piso. Mas n\u00e3o era isso que queria. Eu queria estrada, BR101, Dutra, Route 66, Highway, autobhan…<\/p>\n

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Procurei, procurei e procurei mais ainda. <\/strong><\/p>\n

As que eu queria, n\u00e3o cabiam no meu bolso, as que cabiam no bolso, n\u00e3o agradavam. <\/strong><\/p>\n

Alguns pontos foram definidos para facilitar a escolha: tinha que ter transmiss\u00e3o por eixo-card\u00e3 e motoriza\u00e7\u00e3o alta (maior que 600cc). Depois de quase comprar uma Shadow 600cc 2001, finalmente achei minha cara-metade: SUZUKI INTRUDER 800cc GL. Ao ouvi-la pela primeira vez, seu som foi inconfundivelmente diferente das demais. \u00danico (ainda mais com um escapamento aberto). O resto, era tudo que poderia querer, depois de 14 anos de espera. Transmiss\u00e3o por eixo-card\u00e3, embreagem hidr\u00e1ulica, roda dianteira aro 21 e uma mec\u00e2nica confi\u00e1vel.<\/p>\n

Bom, j\u00e1 tenho essa moto h\u00e1 quase 7 anos. E \u00e9 incr\u00edvel como ela \u00e9 robusta. N\u00e3o quebra. Manuten\u00e7\u00e3o baixa. Consumo adequado \u00e0 pot\u00eancia (20 a 22 km\/l na estrada). Fiz in\u00fameras viagens. Hist\u00f3rias para contar, seriam v\u00e1rias. Chuva, calor, vento, frio e at\u00e9 neblina (no Nordeste??), acreditem, j\u00e1 peguei com ela. Mas foi apenas depois de dois anos de comprada que aprendi por que esse tipo de moto se chama custom<\/span><\/strong>.<\/p>\n

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Customizar, significa, especificar de acordo com seu gosto pessoal, ou \u00e0 sua maneira.<\/figcaption><\/figure>\n

Customizar, significa, especificar de acordo com seu gosto pessoal, ou \u00e0 sua maneira. E isso eu tinha que come\u00e7ar a fazer. O bom de moto custom, \u00e9 que podemos fazer igual como nossa sala de estar. Quando cansamos do visual, simplesmente mudamos tudo de lugar e parece que \u00e9 tudo novo, ou seja, customizamos nossa sala. Assim, fiz com minha \u201cbichinha\u201d, que \u00e9 como vou chamar minha intruder.<\/p>\n

Sou uma cara alto (1,90m e 94 kg) e as intruders, parece que foram feitas apenas para japoneses, aqueles caras baixinhos l\u00e1 do Oriente. Bom, comecei pelo mais f\u00e1cil: INTERNET. Pus o nome e modelo da minha moto e come\u00e7aram a aparecer op\u00e7\u00f5es. Trocar guid\u00e3o, pedaleiras, assento, etc e etc. Fiquei fascinado, mas ainda n\u00e3o sabia direito o que queria. Sabia que precisava melhorar minha pilotagem pelo meu tamanho. A\u00ed, vi uma foto na Internet:<\/p>\n

Uma Suzuki igual a minha, mas linda!! Diferente!! \u00daNICA!<\/strong><\/p>\n

Senti que deveria tentar fazer algo a partir daquilo, mas o que? N\u00e3o era simples, trabalho, fam\u00edlia, filhos, grana pra gastar com mil e uma outras coisas. Mas quando se tem objetivos na vida, nunca os abandone. A sensa\u00e7\u00e3o quando se realiza \u00e9 muito prazeirosa!<\/p>\n

Eis aqui, a minha aventura, mas vamos por partes. Primeiro, vamos ver como ela era:<\/strong><\/p>\n

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Eu sou um cara grand\u00e3o!<\/figcaption><\/figure>\n

Bem original. Guid\u00e3o apertado, pedaleiras curtas, amortecedores originais j\u00e1 bem gastos, mas com bastante cromados. Cara, o mais priorit\u00e1rio era o escape. Era aberto, da Roncar e ningu\u00e9m ag\u00fcentava andar ao meu lado. Cada acelerada era uma rasgada nos t\u00edmpanos. A\u00ed fui numa oficina de um cara que faz escapamentos personalizados. Pedi a ele um escape, menos barulhento. Ele me olhou e disse \u201cTem um ali!! Vai at\u00e9 aquele canto e v\u00ea se tu gosta.\u201d Tinha um escapamento original Suzuki para intruder 1400cc. N\u00e3o acreditei na sorte. Al\u00e9m de ser original, era maior, dando uma impress\u00e3o de maior pot\u00eancia. Tiramos as flautas e depois de alguns ajustes e juntas personalizadas, estava o escape perfeito.<\/p>\n

Mas os bra\u00e7os quase batiam nos joelhos. Foi a\u00ed que vi no site da roncar (www.roncar.com.br<\/a>) que podia pedir um guid\u00e3o de LC1500cc com fura\u00e7\u00e3o para a minha moto.<\/p>\n

Perfeito!! Os cotovelos n\u00e3o iriam bater mais nos joelhos!! A\u00ed quebrou a base do farol, nada demais, troquei por um bullet<\/em>. Ficou at\u00e9 melhor!! Pra mudar o visual, resolvi tamb\u00e9m tirar o sissy-bar. A essa altura j\u00e1 estava ficando com outra cara e queria mostrar para todos e ent\u00e3o estava viajando bastante, e os amortecedores foram pro saco.<\/p>\n

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Perfeito!! Os cotovelos n\u00e3o iriam bater mais nos joelhos!! <\/figcaption><\/figure>\n

Foi a\u00ed que descobri um site na Internet: www.cruisercustomizing.com<\/a>. Um site fant\u00e1stico, que mesmo nos EUA, me oferecia uma s\u00e9rie de alternativas bem mais em conta. Os amortecedores, na Suzuki, custavam em torno de R$800,00 cada!! Consegui l\u00e1 um par de amortecedores da progressive suspension,<\/em> de 12\u201d (mais baixos que o original). Com entrega no Brasil, o par saiu por menos de R$600,00 (d\u00f3lar a mais de R$2,00!!) Mas as pedaleiras ainda estavam curtas. Comecei a procurar alternativas. Mas foi muito dif\u00edcil achar pedaleiras para intruder. Tinha l\u00e1 no site acima, mas muito caro.<\/p>\n

Um dia, numa das minhas viagens a SP, fui na Gal. Os\u00f3rio e encontrei um jogo de pedaleiras da Dallavas. N\u00e3o era o que gostaria, mas era o que encontrei. E me abracei com ele. Mudou muito a pilotagem, mas a um custo.<\/p>\n

Queimaduras. Como a pedaleira foi muito pra frente, a perna da mudan\u00e7a das marchas, encostava no escape e levei umas boas queimaduras.<\/p>\n

A essa altura, a m\u00e1quina j\u00e1 tava bem diferente da original! Sem sissy-bar, pedaleiras maiores, guid\u00e3o mais aberto e mais alto, novo farol, escapamento exclusivo (duvido que haja outra no mundo igual!). Mas ainda faltava algo a mais…<\/p>\n

A\u00ed, numa noite rodando no Recife, vi a famosa mota da Harley Davidson: a Fat Boy!<\/p>\n

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Uma custom-chopper-fat-boy!!<\/figcaption><\/figure>\n

Encantei, babei, fiquei aprfeciando a moto. Mas a minha n\u00e3o seria nunca uma Harley! E eu n\u00e3o queria uma HD!! Tinha apenas o desejo de tornar a minha Intruder, como aquela Harley: \u00danica e diferente. Mas o que ia fazer???<\/p>\n

…E se tirasse o banco traseiro??\u00a0Era isso!! Uma custom-chopper-fat-boy!!<\/span><\/strong><\/p>\n

Aquela moto que todos iriam olhar na rua e dizer: \u201cque moto \u00e9 essa???\u201d Era isso que queria, pois n\u00e3o queria s\u00f3 ter uma grande moto, uma boa moto, queria ter uma moto que todos olhassem e ficassem impressionados!!<\/p>\n

M\u00e3os a obra! Desmontei o para-lama traseiro e mandei fazer por cima dele um molde de fibra de vidro. Alguns ajustes e ficou perfeito! Arrumei espa\u00e7o embaixo do assento para o CDI (meio apertado, \u00e9 verdade, mas lembrem-se: pelo sonho, vale tudo!!). Como o para-lama traseiro teria que ser pintado, tive que pintar o dianteiro tamb\u00e9m. Reduziria um bocado de cromados. Novamente em outra viagem a SP, de novo na General, achei um farol tipo cruz de malta, retrovisores menores, o suporte de placa da R1, um led azul pra a placa, fia\u00e7\u00e3o e novamente m\u00e3os a obra.<\/p>\n

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Linda, uma intruder Fat-Boy!!!<\/figcaption><\/figure>\n

Depois de alguns finais de semana trabalhando ficou pronta!! Linda, uma intruder Fat-Boy!!!<\/strong><\/p>\n

Essa mudan\u00e7a me trouxe muitas alegrias. Realiza\u00e7\u00e3o de um sonho de adolesc\u00eancia, virando realidade. Feito por mim mesmo, e com ajuda de amigos.<\/p>\n

Depois disso, j\u00e1 rodei muitos encontros pelo Nordeste com a \u201cbichinha Fat-Boy\u201d. O mais inusitado, foi quando estive no encontro de motociclistas de Currais Novos-RN em 2008. No evento estavam fazendo lan\u00e7amentos de novas motos. E a\u00ed, eu cheguei com a minha \u201cbichinha\u201d. Foi um sucesso!! E na estrada, ent\u00e3o?? Via aquela fila de shadows 750cc, boulevard M800, viragos e viraguinhos, dragstars e etc. Olhava pra eles e torcia o acelerador. Ela agora est\u00e1 bem mais leve, com pe\u00e7as em fibra, sei l\u00e1 eu. Fato \u00e9 que passava por todos!!! S\u00e3o 60cv!!! Nenhuma delas tem essa pot\u00eancia!!! E o melhor: todos olhando e se perguntando: que raio de moto \u00e9 essa??? Quando parava para abastecer era a mesma hist\u00f3ria: gente pra tirar fotos e responder que era apenas uma Suzuki Intruder 99 e encher o peito de orgulho!!<\/p>\n

Fatos como esses \u00e9 que me d\u00e3o muito mais prazer em continuar com ela e nunca deixar de pilotar a minha custom!!<\/p>\n

Confira a galeria de imagens<\/strong><\/p>\n