Muito al\u00e9m da moto com motor flex<\/figcaption><\/figure>\nFabricantes e seus Produtos<\/p>\n
Na mesma linha, as montadoras \u2013 que j\u00e1 implantaram pol\u00edticas de gest\u00e3o e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, com a\u00e7\u00f5es como est\u00edmulo ao uso racional de recursos naturais; controle de emiss\u00e3o de CO2<\/sub>; central de coleta seletiva; apoio \u00e0 Associa\u00e7\u00e3o dos Ceramistas do Estado do Amazonas; desligamento de bombas hidr\u00e1ulicas das injetoras de pl\u00e1stico durante os intervalos; redu\u00e7\u00e3o da gera\u00e7\u00e3o de res\u00edduos no processo produtivo; plantio de \u00e1rvores visando carboneutraliza\u00e7\u00e3o; entre outras a\u00e7\u00f5es \u2013 desenvolveram em 2010 ve\u00edculos movidos a energia alternativa.<\/p>\nAl\u00e9m da moto com motor flex, desenvolvida apenas no Brasil e j\u00e1 presente em quatro vers\u00f5es no mercado, a grande novidade do setor em 2010 s\u00e3o os projetos de produ\u00e7\u00e3o nacional de motocicletas el\u00e9tricas \u2013 a\u00e7\u00e3o que recebeu investimentos da ordem de R$ 20 milh\u00f5es e que deve empregar cerca de 150 profissionais.<\/p>\n
No 1\u00b0 Workshop Duas Rodas Abraciclo, realizado em novembro, o palestrante Ricardo Bock, coordenador do curso de Engenharia Automotiva da FEI, afirmou durante sua apresenta\u00e7\u00e3o que a motocicleta el\u00e9trica \u00e9 mais vi\u00e1vel para o sistema brasileiro, do ponto de vista mec\u00e2nico, do que o carro el\u00e9trico.<\/p>\n
Ainda no encontro, Paulo Macedo, coordenador de Res\u00edduos e Emiss\u00f5es do IBAMA, falou sobre as fases do PROMOT – Programa de Controle da Polui\u00e7\u00e3o do Ar por Motociclos e Ve\u00edculos Similares – e parabenizou a ind\u00fastria brasileira por ter conseguido adequar o ve\u00edculo duas rodas \u00e0s exig\u00eancias atuais de emiss\u00f5es em um curto espa\u00e7o de tempo, o que deixou a motocicleta igualada aos autom\u00f3veis no quesito emiss\u00f5es.<\/p>\n
Para alcan\u00e7ar os n\u00edveis exigidos pelo programa, as motocicletas receberam adapta\u00e7\u00f5es tecnol\u00f3gicas, com destaque para a implanta\u00e7\u00e3o de inje\u00e7\u00e3o eletr\u00f4nica em ve\u00edculos de baixas cilindradas.<\/p>\n
\u201cA renova\u00e7\u00e3o tecnol\u00f3gica, diante das exig\u00eancias do PROMOT, incentivam ainda mais a preocupa\u00e7\u00e3o com a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. O conceito de sustentabilidade est\u00e1 inserido no cotidiano das fabricantes do setor Duas Rodas, tanto em sua postura fabril como, agora, em seus produtos\u201d, afirma Jaime Matsui, presidente da Abraciclo.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
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