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{"id":209491,"date":"2010-12-20T21:44:00","date_gmt":"2010-12-20T23:44:00","guid":{"rendered":"http:\/\/www.bitscaverna.com.br\/luissucupira\/?p=209491"},"modified":"2010-12-29T14:16:17","modified_gmt":"2010-12-29T16:16:17","slug":"sites-de-compras-coletivas-oportunidade-ou-ameaca-para-pequenas-empresas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/sites-de-compras-coletivas-oportunidade-ou-ameaca-para-pequenas-empresas\/","title":{"rendered":"Sites de compras coletivas: oportunidade ou amea\u00e7a para pequenas empresas?"},"content":{"rendered":"

* Silvio Tanabe<\/strong><\/p>\n

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Qual o objetivo de sua promo\u00e7\u00e3o? Ela \u00e9 vi\u00e1vel?<\/figcaption><\/figure>\n

Como consultor de marketing digital, tenho recebido muitos questionamentos de empres\u00e1rios de pequenas e m\u00e9dias empresas interessados em investir nos sites de compras coletivas. Seduzidos pela r\u00e1pida expans\u00e3o desse segmento (que teve aumento de 231% de setembro a novembro, de acordo com o Ibope Nielsen Online), perguntam se vale \u00e0 pena investir, se s\u00e3o apenas moda ou vieram para ficar e se v\u00e3o ter sucesso.\u00a0Em vez de me arriscar a fazer previs\u00f5es, prefiro analisar exemplos do passado e aproveitar as li\u00e7\u00f5es que nos deixaram. Um dos ancestrais dos sites de compras coletivas surgiu nos anos 80 e fez muito sucesso na TV em S\u00e3o Paulo. O programa era o Shop Tour (que ainda existe, comentaremos mais adiante) e se tornou rapidamente um fen\u00f4meno pelos super-descontos oferecidos, da mesma forma que os atuais sites de compras coletivas.<\/p>\n

O programa passava no pior hor\u00e1rio poss\u00edvel, na madrugada de sexta para s\u00e1bado, e ainda assim era campe\u00e3o de audi\u00eancia. At\u00e9 mesmo os baladeiros n\u00e3o perdiam o programa, tudo mundo esperava o final para sair!
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Nele se oferecia de tudo: roupas, sapatos, m\u00f3veis, objetos de decora\u00e7\u00e3o, brindes, j\u00f3ias, material de constru\u00e7\u00e3o, papelaria e at\u00e9 fraldas. O apresentador e o dono ou gerente da loja iam mostrando os produtos e os pre\u00e7os, sempre com descontos inacredit\u00e1veis. O apresentador, muitas vezes n\u00e3o satisfeito reduzia ainda mais o pre\u00e7o, com a relut\u00e2ncia do lojista.<\/p>\n

O resultado acontecia no in\u00edcio do final de semana. Filas se formavam logo de manh\u00e3 e antes do meio-dia j\u00e1 haviam esgotado seus estoques! Shop Tour existe at\u00e9 hoje, embora com outro formato. Da mesma forma, in\u00fameras empresas passaram pelo programa, mas poucas se sobressa\u00edram al\u00e9m dos descontos que ofereciam. Quando pararam de oferecer produtos com pre\u00e7os muito abaixo da m\u00e9dia de mercado, simplesmente sumiram.<\/p>\n

Vers\u00e3o moderna do formato, os sites de compras coletivas tamb\u00e9m t\u00eam nos pre\u00e7os baixos o seu maior diferencial, e \u00e9 a\u00ed que mora o perigo. Para chamar a aten\u00e7\u00e3o dos consumidores, as empresas focam excessivamente nos descontos, incorrendo em dois grandes riscos. O primeiro \u00e9 sustentar essa estrat\u00e9gia. Afinal, at\u00e9 quando \u00e9 poss\u00edvel manter descontos agressivos para se manter em evid\u00eancia? Mesmo aceitando o argumento de que as \u201ccompras coletivas\u201d compensam o desconto, \u00e9 bom fazer as contas. Quantas pessoas precisam participar para viabilizar um desconto razo\u00e1vel de 30%? E de 90%?<\/p>\n

O segundo risco \u00e9 criar o chamado \u201cca\u00e7ador de promo\u00e7\u00f5es\u201d, o cliente cujo \u00fanico interesse \u00e9 aproveitar o seu desconto. Ele n\u00e3o \u00e9 fiel \u00e0 sua marca, produto ou loja, mas aos pre\u00e7os baixos. Se voc\u00ea diminuir a oferta, ele imediatamente vai procurar quem ofere\u00e7a descontos mais atrativos.<\/p>\n

H\u00e1 ainda um agravante. A prolifera\u00e7\u00e3o dos sites de compra (levantamento do site Bolsa de Ofertas constatou a exist\u00eancia de 246 sites do g\u00eanero at\u00e9 o final de novembro) banaliza as promo\u00e7\u00f5es, provocando uma satura\u00e7\u00e3o. S\u00e3o tantas as ofertas que eles come\u00e7am a perder o interesse (talvez voc\u00ea mesmo j\u00e1 esteja passando por isso).<\/p>\n

Nesse sentido, investir em sites de compras coletivas se torna um c\u00edrculo vicioso. \u00c9 necess\u00e1rio oferecer descontos cada vez maiores para manter o interesse e as vendas, enquanto as margens e a sustentabilidade do neg\u00f3cio diminuem.<\/p>\n

N\u00e3o est\u00e1 se fazendo aqui uma cr\u00edtica aos sites de compra, muito menos quem neles investe. O modelo de neg\u00f3cios \u00e9 s\u00e9rio e h\u00e1 v\u00e1rios exemplos de sucesso no Brasil e exterior. Quero apenas fazer um alerta. As empresas n\u00e3o podem escorar sua estrat\u00e9gia unicamente em descontos agressivos. Quando o f\u00f4lego para oferecer estas promo\u00e7\u00f5es se esgotar, sua empresa volta \u00e0 estaca zero!<\/p>\n

Ao analisar o que foi feito no passado tamb\u00e9m \u00e9 poss\u00edvel descobrir como evitar cair nesse c\u00edrculo vicioso. Percebe-se que as empresas bem-sucedidas foram as que fizeram dos descontos um trampolim para tornarem-se mais conhecidas em um curto espa\u00e7o de tempo.<\/p>\n

E n\u00e3o se limitaram a isso. Investiram em outros canais de publicidade e propaganda, no aprimoramento e diversifica\u00e7\u00e3o, nos diferenciais e atributos dos produtos, enfim, na cria\u00e7\u00e3o de uma identidade para suas marcas. Desta forma, deixaram de depender dos descontos para atrair consumidores.<\/p>\n

Portanto, se h\u00e1 uma li\u00e7\u00e3o para ser aproveitada no presente \u00e9 que o investimento nos sites de compras coletivas seja uma op\u00e7\u00e3o dentro de uma estrat\u00e9gia mais abrangente, de longo prazo, que possa ser sustent\u00e1vel e oferecer outros atrativos al\u00e9m dos pre\u00e7os baixos. Para isso, seguem tr\u00eas questionamentos b\u00e1sicos, mas que n\u00e3o deixam de ser importantes:<\/p>\n

1)<\/strong> Qual o objetivo da sua promo\u00e7\u00e3o? Ter uma fila de clientes atr\u00e1s do seu produto\/servi\u00e7o ou do desconto que est\u00e1 oferecendo?<\/p>\n

2)<\/strong> Sua promo\u00e7\u00e3o \u00e9 vi\u00e1vel, voc\u00ea est\u00e1 pronto para atend\u00ea-la em termos operacionais para satisfazer os seus clientes? Visite o Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br<\/a>), veja quantas empresas n\u00e3o pensaram nisso e agora est\u00e3o arcando com as conseq\u00fc\u00eancias.<\/p>\n

3) <\/strong>Qual o pr\u00f3ximo passo? Ou seja, chamando a aten\u00e7\u00e3o com a promo\u00e7\u00e3o, o que voc\u00ea vai oferecer em termos de diferenciais para fidelizar os clientes e fazer com que eles comprem novamente?
\nSilvio Tanabe \u00e9 consultor de marketing digital da Magoweb e autor do blog Cl\u00ednica Marketing Digital (<\/strong><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

* Silvio Tanabe Como consultor de marketing digital, tenho recebido muitos questionamentos de empres\u00e1rios de pequenas e m\u00e9dias empresas interessados em investir nos sites de compras coletivas. Seduzidos pela r\u00e1pida expans\u00e3o desse segmento (que teve aumento de 231% de setembro a novembro, de acordo com o Ibope Nielsen Online), perguntam se vale \u00e0 pena investir, …<\/p>\n

Sites de compras coletivas: oportunidade ou amea\u00e7a para pequenas empresas?<\/span> Leia mais »<\/a><\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[9],"tags":[59,171,1473,1479],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/209491"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=209491"}],"version-history":[{"count":14,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/209491\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":209772,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/209491\/revisions\/209772"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=209491"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=209491"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=209491"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}