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{"id":210214,"date":"2011-01-16T10:23:30","date_gmt":"2011-01-16T12:23:30","guid":{"rendered":"http:\/\/www.bitscaverna.com.br\/luissucupira\/?p=210214"},"modified":"2011-01-14T14:40:17","modified_gmt":"2011-01-14T16:40:17","slug":"especialista-alerta-para-a-necessidade-do-uso-de-protetores-de-ouvido","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/especialista-alerta-para-a-necessidade-do-uso-de-protetores-de-ouvido\/","title":{"rendered":"Especialista alerta para a necessidade do uso de protetores de ouvido"},"content":{"rendered":"
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A exposi\u00e7\u00e3o prolongada ao barulho de uma motocicleta pode causar nos pilotos o que se denomina "Perda Auditiva Induzida por Ru\u00eddo" - conhecida pela sigla PAIR. <\/figcaption><\/figure>\n

Al\u00e9m das preocupa\u00e7\u00f5es com uma pilotagem segura, \u00e9 preciso ficar atento aos danos que o excesso de barulho do motor podem causar \u00e0 sa\u00fade auditiva.\u00a0De acordo com estudo do National Institute on Deafness and Other Communication Disorders (Instituto Nacional de Surdez e Outras Doen\u00e7as de Comunica\u00e7\u00e3o), dos EUA, uma moto emite ru\u00eddos em torno de 95 decib\u00e9is (dB). Especialistas s\u00e3o un\u00e2nimes em afirmar que ru\u00eddos acima de 85 dB podem causar altera\u00e7\u00f5es na estrutura interna do ouvido e perda permanente de audi\u00e7\u00e3o; e o problema \u00e9 mais agudo quanto maior for o barulho e o tempo de exposi\u00e7\u00e3o do piloto a esse excesso de ru\u00eddo. Como efeito de compara\u00e7\u00e3o, uma conversa\u00e7\u00e3o normal atinge 60 dB.<\/p>\n

A exposi\u00e7\u00e3o prolongada ao barulho de uma motocicleta pode causar nos pilotos o que se denomina “Perda Auditiva Induzida por Ru\u00eddo” – conhecida pela sigla PAIR. A situa\u00e7\u00e3o piora porque muitos motociclistas alteram o sistema de escapamento, utilizando ponteiras esportivas ou personalizadas, que elevam ainda mais o n\u00edvel de ru\u00eddo emitido pelas motos.<\/p>\n

Apesar de o capacete oferecer alguma barreira, a fonoaudi\u00f3loga Isabela Gomes, da Telex Solu\u00e7\u00f5es Auditivas, alerta para a import\u00e2ncia do motociclista se prevenir usando protetores de ouvido. “Os protetores reduzem o volume excessivo. Quem usa n\u00e3o deixa de ouvir o som ambiente. \u00c9 uma forma de prote\u00e7\u00e3o eficaz para preservar a audi\u00e7\u00e3o”. Os protetores – ou atenuadores da Telex, s\u00e3o moldados de acordo com a anatomia do ouvido de cada pessoa. S\u00e3o feitos em dois modelos: o que diminui em 15 decib\u00e9is o barulho ambiente e outro que reduz em 25 decib\u00e9is.<\/p>\n

A grande preocupa\u00e7\u00e3o dos especialistas \u00e9 que a “Perda Auditiva Induzida por Ru\u00eddo” \u00e9 cumulativa; qualquer dano auditivo vai se somando ao longo do tempo. Mesmo que uma pessoa se exponha diariamente por um curto per\u00edodo a um ru\u00eddo acima de 85 dB, os preju\u00edzos na audi\u00e7\u00e3o podem aumentar depois de alguns anos.<\/p>\n

A fonoaudi\u00f3loga lembra, no entanto, que existem pessoas mais suscet\u00edveis aos altos ru\u00eddos do que outras. “O ideal \u00e9 consultar um especialista e fazer um exame, chamado audiometria, para detectar se j\u00e1 existe alguma perda auditiva e ter as orienta\u00e7\u00f5es necess\u00e1rias para prevenir ou impedir o agravamento do problema”, aconselha Isabela Gomes.\u00a0Outro grave problema \u00e9 o uso de aparelhos, como MP3, enquanto se dirige, um h\u00e1bito de muitos pilotos de moto. “Al\u00e9m do barulho da moto, o piloto ainda est\u00e1 exposto ao barulho da m\u00fasica que pode atingir mais de 100 decib\u00e9is, causando danos ainda mais graves. Nesses casos, o problema pode chegar mais cedo. Por isso, a preven\u00e7\u00e3o \u00e9 muito importante”, conclui a especialista da Telex Solu\u00e7\u00f5es Auditivas.<\/p>\n

Fonte: Motonline<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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