Warning: Constant WP_DEBUG already defined in /home/sucupira/public_html/wp-config.php on line 248

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831
{"id":210805,"date":"2011-01-28T14:26:31","date_gmt":"2011-01-28T16:26:31","guid":{"rendered":"http:\/\/www.luissucupira.com.br\/?p=210805"},"modified":"2011-01-28T14:26:31","modified_gmt":"2011-01-28T16:26:31","slug":"fenabrave-confirma-nordeste-e-o-melhor-mercado-para-se-vender-motos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/fenabrave-confirma-nordeste-e-o-melhor-mercado-para-se-vender-motos\/","title":{"rendered":"Fenabrave confirma: Nordeste \u00e9 o melhor mercado para se vender motos."},"content":{"rendered":"
\"\"<\/a>
Nordeste \u00e9 o melhor mercado para se vender motos.<\/figcaption><\/figure>\n

No \u00faltimo levantamento realizado pela Fenabrave (Federa\u00e7\u00e3o Nacional da Distribui\u00e7\u00e3o de Ve\u00edculos Automotores), o Nordeste \u00e9 o melhor mercado para se vender motos.<\/p>\n

Nos m\u00eas de janeiro, julho, novembro e dezembro de 2010, a regi\u00e3o que compreende os estados de Alagoas, Bahia, Cear\u00e1, Maranh\u00e3o, Para\u00edba, Pernambuco, Piau\u00ed, Rio Grande do Norte e Sergipe, concentrou em m\u00e9dia 35,67% de todos os modelos emplacados no Pa\u00eds. No mesmo per\u00edodo, a regi\u00e3o Sudeste – S\u00e3o Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Esp\u00edrito Santo – teve 32,76% do total de novos emplacamentos.<\/p>\n

Na compara\u00e7\u00e3o do \u00faltimo m\u00eas do ano, o Nordeste teve um excelente desempenho e ganhou com folga do Sudeste: 36,77% contra 31,28%. No balan\u00e7o geral do ano, h\u00e1 um empate t\u00e9cnico entre as duas regi\u00f5es, com 34,15% para cada regi\u00e3o do total de motos emplacadas em todo o territ\u00f3rio nacional. Das 1.800.000 motos emplacadas no ano passado, cada regi\u00e3o vendeu cerca de 614.700 unidades.<\/p>\n

Em 2011, os nordestinos querem mais. Tr\u00eas marcas de origem chinesa est\u00e3o instaladas na regi\u00e3o. Traxx e Shineray vendem seus produtos a pre\u00e7os mais acess\u00edveis que as gigantes Honda e Yamaha e j\u00e1 figuram entre as marcas que mais emplacaram motos em 2010 (veja tabela abaixo). O resultado s\u00f3 n\u00e3o \u00e9 melhor para o Nordeste, pois muitos ciclomotores de 50cc vendidos por l\u00e1 n\u00e3o s\u00e3o emplacadas e ficam fora do levantamento da Fenabrave.<\/p>\n

Crescimento
\n<\/strong>A retomada do crescimento do setor de duas rodas no Nordeste est\u00e1 diretamente ligada \u00e0 substitui\u00e7\u00e3o dos jegues por motos no trabalho no campo, tocando os rebanhos, verificando as lavouras ou para ser um ve\u00edculo de transporte mais r\u00e1pido e eficiente.<\/p>\n

Al\u00e9m da \u201cRevolu\u00e7\u00e3o dos Jegues\u201d e a mudan\u00e7a comportamental nos h\u00e1bitos e costumes do nordestino, um fabricante de motos tamb\u00e9m aproveitou uma paix\u00e3o nacional para colher frutos. Ano passado, a Traxx, marca do China South Industry Corporation Group, e que conta com sede administrativa em Fortaleza (CE), resolveu homenagear a torcida do Cear\u00e1. Patrocinadora oficial do time no Brasileir\u00e3o 2010, a montadora chinesa lan\u00e7ou a Star Cear\u00e1 Sporting Club. A cinquentinha da Traxx foi customizada com o escudo e as cores do clube alvinegro. \u201cA Star \u00e9 nosso carro-chefe e nada mais atrativo para a torcida do Cear\u00e1 e tamb\u00e9m para n\u00f3s da Traxx do que ver este modelo no mercado\u201d, declarou na \u00e9poca a gerente de marketing da Moto Traxx, D\u00e9bora Rangel.<\/p>\n

Tr\u00eas fatores contribu\u00edram para o crescimento da Traxx. O bom desempenho de vendas de dois de seus modelos – o ciclomotor Star, de 50 cilindradas, e a Work, street de 125 cc. Al\u00e9m de pre\u00e7os populares e uma maior capilaridade de seus pontos de vendas. Hoje, a marca conta com 140 lojas, a sua grande maioria ainda na regi\u00e3o Nordeste. Recentemente, a f\u00e1brica da Traxx em Manaus (AM) recebeu o certificado ISO 9001:2008.<\/p>\n

Investimento
\n<\/strong>Mesmo antes do an\u00fancio que a Fiat iria abrir sua nova f\u00e1brica em Pernambuco (PE), a Shineray j\u00e1 havia iniciado seus investimentos na regi\u00e3o. A marca chegou ao Brasil em 2005 e tem apresentado um crescimento gradativo. Atualmente a Shineray tem revendas em quase todo pa\u00eds, 30 delas s\u00f3 em Pernambuco. A marca est\u00e1 investindo R$ 40 milh\u00f5es na constru\u00e7\u00e3o de sua f\u00e1brica, que atuar\u00e1 no sistema CKD (Completely Knocked-Down). Ou seja, os componentes s\u00e3o importados e a moto ser\u00e1 montada no Brasil. A Shineray conta em seu portif\u00f3lio com 19 modelos – ciclomotores, motocicletas, triciclos e quadriciclos \u2013 cuja capacidade c\u00fabica varia entre 50 e 250 cilindradas.<\/p>\n

Emplacamentos de motos em 2010
\nCompara\u00e7\u00e3o entre as regi\u00f5es e Nordeste e Sudeste (em %)
\n<\/strong>M\u00eas Nordeste Sudeste
\nJan 36,08 32,84
\nFev 32,82 34,81
\nMar 33,08 34,78
\nAbr 32,26 35,42
\nMai 34,21 35,16
\nJun 33,66 34,60
\nJul 35,09 33,15
\nAgo 33,68 34,84
\nSet 33,83 34,78
\nOut 33,57 34,44
\nNov 34,76 33,80
\nDez 36,77 31,28<\/p>\n

Os modelos mais vendidos na regi\u00e3o Nordeste (emplacamentos)*
\nModelos Total de emplacamentos
\n<\/strong>Honda CG 125 180.662
\nHonda CG 150 130.152
\nHonda NXR 150 Bros 83.108
\nHonda Biz 125 50.562
\nHonda Pop 100 46.030
\nYamaha YBR 125 Factor 39.635
\nHonda CB 300R 11.680
\nSuzuki Yes 125 7.506
\nHonda XRE 300 6.193
\nDafra Speed 150 5.916<\/p>\n

Ranking das Montadoras em 2010 em todo o Brasil (emplacamentos)*
\nMarca Motos Participa\u00e7\u00e3o
\n<\/strong>1\u00aa Honda 1.399.162 77,56%
\n2\u00aa Yamaha 217.003 12,03%
\n3\u00aa Suzuki 55.793 3,09%
\n4\u00aa Dafra 49.932 2,77%
\n7\u00aa Traxx 10.375 0,58%
\n9\u00aa Shineray 6.232 0,35%<\/p>\n

Fonte: Fenabrave<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Nos m\u00eas de janeiro, julho, novembro e dezembro de 2010, a regi\u00e3o que compreende os estados de Alagoas, Bahia, Cear\u00e1, Maranh\u00e3o, Para\u00edba, Pernambuco, Piau\u00ed, Rio Grande do Norte e Sergipe, concentrou em m\u00e9dia 35,67% de todos os modelos emplacados no Pa\u00eds. No mesmo per\u00edodo, a regi\u00e3o Sudeste – S\u00e3o Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Esp\u00edrito Santo – teve 32,76% do total de novos emplacamentos.<\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[14],"tags":[27,1473,453,1476,454,1491],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/210805"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=210805"}],"version-history":[{"count":2,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/210805\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":210808,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/210805\/revisions\/210808"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=210805"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=210805"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=210805"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}