Warning: Constant WP_DEBUG already defined in /home/sucupira/public_html/wp-config.php on line 248

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831
{"id":211469,"date":"2011-02-12T08:27:35","date_gmt":"2011-02-12T10:27:35","guid":{"rendered":"http:\/\/www.luissucupira.com.br\/?p=211469"},"modified":"2011-02-12T08:38:23","modified_gmt":"2011-02-12T10:38:23","slug":"veiculos-equipados-com-catalisador-irregular-pioram-a-qualidade-do-ar","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/veiculos-equipados-com-catalisador-irregular-pioram-a-qualidade-do-ar\/","title":{"rendered":"Ve\u00edculos equipados com catalisador irregular pioram a qualidade do ar"},"content":{"rendered":"
\"\"<\/a>
Catalisador por dentro<\/figcaption><\/figure>\n

A qualidade do ar em grandes centros urbanos, como S\u00e3o Paulo, \u00e9 preocupante, entre outros fatores, pela quantidade de ve\u00edculos em circula\u00e7\u00e3o equipados com um catalisador ineficiente ou falso. De acordo com dados da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, entre fevereiro e novembro de 2010, 75% dos ve\u00edculos reprovados na Inspe\u00e7\u00e3o Veicular o foram em fun\u00e7\u00e3o das emiss\u00f5es de hidrocarbonetos (HC) e mon\u00f3xido de carbono (CO) acima do permitido. Al\u00e9m disso, 5% dos carros verificados apresentaram problemas no catalisador. \u201cEsses dados s\u00e3o expressivos e comprovam que a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o d\u00e1 a devida aten\u00e7\u00e3o \u00e0s emiss\u00f5es nocivas de seu ve\u00edculo\u201d, comenta Carlos Eduardo Moreira, gerente de Desenvolvimento de Neg\u00f3cios da Umicore, principal fabricante de catalisador automotivo do Pa\u00eds.<\/p>\n

Uma das iniciativas para reduzir a taxa de reprova\u00e7\u00e3o na Inspe\u00e7\u00e3o Veicular e, ao mesmo tempo, garantir melhor qualidade do ar, \u00e9 a realiza\u00e7\u00e3o de uma pr\u00e9-inspe\u00e7\u00e3o do ve\u00edculo. At\u00e9 chegar ao catalisador, onde s\u00e3o convertidos em gases inofensivos ao meio ambiente, os gases gerados pelo motor do ve\u00edculo percorrem todo o sistema de exaust\u00e3o. Dessa forma, \u00e9 fundamental fazer a manuten\u00e7\u00e3o preventiva no autom\u00f3vel para detectar e solucionar problemas, como rachaduras, amassados, vazamentos e furos nos componentes do sistema de exaust\u00e3o. Al\u00e9m disso, \u00e9 importante verificar outros sistemas do ve\u00edculo que influenciam na emiss\u00e3o de gases poluentes, como o de igni\u00e7\u00e3o, que engloba velas, cabos e bobinas; o de arrefecimento do motor e, por fim, o sistema de alimenta\u00e7\u00e3o de ar e combust\u00edvel. \u201cA revis\u00e3o peri\u00f3dica \u00e9 imprescind\u00edvel, pois permite detectar qualquer problema nesses sistemas e no catalisador. Mesmo um catalisador de boa qualidade depende do bom funcionamento dos demais sistemas do ve\u00edculo e com esses cuidados \u00e9 poss\u00edvel evitar a reprova\u00e7\u00e3o no momento de passar pela Inspe\u00e7\u00e3o Veicular\u201d, acrescenta Moreira.<\/p>\n

Outro dado da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de S\u00e3o Paulo) aponta que em 2010 houve um aumento de 76% no n\u00famero de vezes em que a qualidade do ar ficou impr\u00f3pria na Regi\u00e3o Metropolitana de S\u00e3o Paulo, em compara\u00e7\u00e3o com 2008. Neste contexto, outro agravante dos carros equipados com um catalisador ineficiente \u00e9 o impacto para a sa\u00fade da popula\u00e7\u00e3o, uma vez que a emiss\u00e3o de gases poluentes pode causar diversos malef\u00edcios.<\/p>\n

Confira a tabela:<\/p>\n\n\n\n\n\n\n\n
Gases<\/span><\/strong><\/td>\nEfeitos<\/span><\/strong><\/td>\nAp\u00f3s a cat\u00e1lise<\/span><\/strong><\/td>\n<\/tr>\n
HC (Hidrocarbonetos)<\/span><\/td>\nCausa irrita\u00e7\u00e3o nas vias
\nrespirat\u00f3rias, anemia, leucemia
\ne c\u00e2ncer pulmonar<\/span><\/td>\n
Transforma-se em vapor
\nd\u2019\u00e1gua e gases inofensivos<\/span><\/td>\n<\/tr>\n
CO (Mon\u00f3xido de Carbono)<\/span><\/td>\nCausa asfixia sist\u00eamica,
\npneumonia e danos cerebrais<\/span><\/td>\n
Transforma-se em g\u00e1s
\ncarb\u00f4nico (g\u00e1s exalado
\nao respirarmos)<\/span><\/td>\n<\/tr>\n
NOx<\/sub> (\u00d3xido de Nitrog\u00eanio)<\/span><\/td>\nCausa ard\u00eancia nos olhos,
\nnariz e mucosas. Tamb\u00e9m
\nprovoca bronquite, enfisema, insufici\u00eancia respirat\u00f3ria e at\u00e9
\nmuta\u00e7\u00f5es gen\u00e9ticas<\/span><\/td>\n
Transforma-se em N<\/span>2
\n<\/sub>(Nitrog\u00eanio), que
\nrepresenta 75% do ar
\nque respiramos da
\natmosfera<\/span><\/td>\n<\/tr>\n
O3<\/sub> (Oxidantes fotoqu\u00edmicos, Oz\u00f4nio e Alde\u00eddos)<\/span><\/td>\nCausa irrita\u00e7\u00e3o nos olhos,
\ngarganta e infec\u00e7\u00f5es
\ngeneralizadas<\/span><\/td>\n
S\u00e3o originadas das
\nrea\u00e7\u00f5es fotoqu\u00edmicas
\nda luz solar com os poluentes: HC, CO, NOx<\/sub><\/span><\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n

Fonte: Umicore<\/span><\/p>\n

<\/strong><\/p>\n

\"\"<\/a>
Em detalhes<\/figcaption><\/figure>\n

Sobre o catalisador<\/strong>
\nO catalisador \u00e9 uma pe\u00e7a que integra o sistema de exaust\u00e3o dos ve\u00edculos. Formado por um n\u00facleo cer\u00e2mico, o equipamento tem a fun\u00e7\u00e3o de converter at\u00e9 98% dos gases nocivos do autom\u00f3vel em gases inofensivos ao meio ambiente. Projetado para ter a mesma durabilidade que o autom\u00f3vel, o catalisador pode ser danificado por impactos, o que pode comprometer permanentemente o seu funcionamento, sendo necess\u00e1rio efetuar a substitui\u00e7\u00e3o da pe\u00e7a.<\/p>\n

Em caso de necessidade de troca da pe\u00e7a, o consumidor deve exigir o certificado de garantia, a nota fiscal e a embalagem padronizada do produto, garantindo a originalidade do catalisador e o perfeito funcionamento do motor.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Outro dado da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de S\u00e3o Paulo) aponta que em 2010 houve um aumento de 76% no n\u00famero de vezes em que a qualidade do ar ficou impr\u00f3pria na Regi\u00e3o Metropolitana de S\u00e3o Paulo, em compara\u00e7\u00e3o com 2008. <\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[14],"tags":[1038,1476,454,1491,82],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/211469"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=211469"}],"version-history":[{"count":7,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/211469\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":211565,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/211469\/revisions\/211565"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=211469"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=211469"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=211469"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}