Warning: Constant WP_DEBUG already defined in /home/sucupira/public_html/wp-config.php on line 248

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831
{"id":211552,"date":"2011-02-12T08:24:53","date_gmt":"2011-02-12T10:24:53","guid":{"rendered":"http:\/\/www.luissucupira.com.br\/?p=211552"},"modified":"2011-02-12T09:41:26","modified_gmt":"2011-02-12T11:41:26","slug":"motos-guard-rails-melhor-nao-te-los","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/motos-guard-rails-melhor-nao-te-los\/","title":{"rendered":"Motos: Guard-rails! Melhor n\u00e3o t\u00ea-los?"},"content":{"rendered":"
\"\"
N\u00e3o servem para proteger motos<\/figcaption><\/figure>\n

Ol\u00e1 amigos motociclistas. Tenho visto em sites de relacionamentos os coment\u00e1rios sobre o perigo dos guard-rail nas estradas do Brasil e tamb\u00e9m de outros Pa\u00edses. Provavelmente os designers desses horrores n\u00e3o tem a m\u00ednima no\u00e7\u00e3o do que se trata uma viagem sobre duas rodas. O guard-rail deveria ser protegido na parte inferior e s\u00f3 quem conhece a situa\u00e7\u00e3o \u00e9 quem anda de moto.<\/p>\n

N\u00f3s motociclistas ter\u00edamos que encontrar um modo de sensibilizar o governo e respons\u00e1veis pelas rodovias mostrando que esses guard-rail s\u00e3o verdadeiras facas para os motociclistas. J\u00e1 houve acidentes aqui mesmo, em S\u00e3o Paulo, mais precisamente em Sorocaba, de um rapaz que perdeu o controle da moto e foi parar de baixo do guard-rail tendo seu corpo decapitado.<\/p>\n

\"\"<\/a>
Melhor n\u00e3o t\u00ea-los<\/figcaption><\/figure>\n

Agora, no final de semana de 19 de setembro de 2010, houve outro acidente que infelizmente pude presenciar de perto, pois estava rodando com o amigo Felipe Raele, que infelizmente ao ser fechado por um autom\u00f3vel perdeu o controle da sua moto arrastando-se na lateral da mureta de cimento da Rodovia Castelo Branco, S\u00e3o Paulo. Por\u00e9m, a mureta acabou e come\u00e7ou a tal arma branca chamada guard-rail e tragicamente ele teve seu corpo dividido em dois, logo na primeira l\u00e2mina. Sua moto se despeda\u00e7ou toda, tendo o tanque de combust\u00edvel arremessado longe e atingindo outro motociclista que estava mais a frente, fazendo com que o mesmo tamb\u00e9m ca\u00edsse e se arrastasse no asfalto, mais gra\u00e7as a Deus n\u00e3o houve nada com ele, s\u00f3 danos materiais.<\/p>\n

Se a mureta de cimento tivesse continuado, com certeza nosso amigo Felipe teria apenas alguns ossos quebrados, n\u00e3o teria tido esse fim tr\u00e1gico e hoje estaria apenas no hospital se recuperando do acidente. Ao parar minha moto no acostamento, tirei o capacete e quando fui atravessar a pista, logo em seguida veio um amigo e me disse: \u201cFabiano, nem vai l\u00e1 ver, pois partiu ao meio\u201d. Eu sem entender perguntei: \u201cPartiu no meio o que? A moto?\u201d, como eu disse no f\u00f3rum do Insane Riders, foi uma verdadeira cena do filme PREMONI\u00c7\u00c3O, parte de cima do corpo para um lado e a outra parte do outro lado, tanque voando e atingindo outra moto, peda\u00e7os de moto espalhadas pela estrada. Enfim, uma cena que n\u00e3o sai da minha cabe\u00e7a e n\u00e3o desejo que ningu\u00e9m veja o que vi.<\/p>\n

\"\"
\u00d3timos para carros, mas p\u00e9ssimos para motos<\/figcaption><\/figure>\n

O amigo Odair, que teve a moto atingida pelo tanque, me contou que quando o guincho chegou para buscar sua moto, foi conversando com o motorista e ele ainda teve que ouvir isso: \u201co guard-rail est\u00e1 l\u00e1 parado, voc\u00eas que v\u00e3o de encontro a ele. Voc\u00eas querem andar r\u00e1pido, depois cai acontece isso ai\u201d. Triste ter que ouvir isso, por\u00e9m n\u00e3o justifica em nada a velocidade que o amigo Felipe estava, pois se ele estivesse \u00e1 100 ou 120 km\/h que \u00e9 o limite da rodovia, tendo seu corpo indo de encontro ao guad-rail, teria acontecido aquela cena do mesmo jeito.<\/p>\n

N\u00e3o se trata da velocidade em que ele se encontrava e sim o perigo que aquelas l\u00e2minas assassinas apresentam aos motociclistas, seja a 100 ou a 200 km\/h. Estudos realizados demonstram que uma velocidade de 30 km\/h \u00e9 o suficiente para arrancar um membro ou partir a coluna vertebral. E o que \u00e9 mais grave \u00e9 que essas barreiras provocam mais de 15% das mortes em acidentes de moto.<\/p>\n

N\u00e3o estamos sozinhos na estrada, tamb\u00e9m existem caminh\u00f5es que do nada cortam para a pista da esquerda sem ter vis\u00e3o das motos. Tem motoristas que est\u00e3o indo para o interior ou litoral j\u00e1 achando que a festa come\u00e7a ali dentro do carro se calibrando com a tal cervejinha e por ai vai. Qualquer encostadinha pode levar o motociclista para o ch\u00e3o e ai torcer para n\u00e3o ir de encontro ao guard-rail. V\u00e1rios motociclistas espalhados pelo mundo j\u00e1 fizeram abaixo assinados e inclusive alguns Pa\u00edses j\u00e1 adotaram novos projetos feitos em metais, por\u00e9m com mais seguran\u00e7a para aqueles que andam de moto. Outro fato que coloca o motociclista em risco \u00e9 a faixa branca n\u00e3o-aderente ao asfalto, usado para sinaliza\u00e7\u00e3o. Em dias de chuva, esta faixa perde muita ader\u00eancia e uma moto pode derrapar sobre ela, levando o piloto e garupa para o ch\u00e3o. Ser\u00e1 que \u00e9 necess\u00e1rio o filho de um pol\u00edtico ou de um executivo das concession\u00e1rias das rodovias terem seus corpos mutilados para tomarem as devidas a\u00e7\u00f5es? Fica ai a pergunta para refletirem. Abra\u00e7os e at\u00e9 a pr\u00f3xima.<\/p>\n

O \u201cmotonauta\u201d Fabiano de Moraes Toledo participou do Moto Rep\u00f3rter, canal de jornalismo participativo do MOTO.com.br. <\/strong><\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

N\u00f3s motociclistas ter\u00edamos que encontrar um modo de sensibilizar o governo e respons\u00e1veis pelas rodovias mostrando que esses guard-rail s\u00e3o verdadeiras facas para os motociclistas. J\u00e1 houve acidentes aqui mesmo, em S\u00e3o Paulo, mais precisamente em Sorocaba, de um rapaz que perdeu o controle da moto e foi parar de baixo do guard-rail tendo seu corpo decapitado.<\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[14],"tags":[1041,1491,1493],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/211552"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=211552"}],"version-history":[{"count":2,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/211552\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":211587,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/211552\/revisions\/211587"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=211552"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=211552"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=211552"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}