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{"id":211648,"date":"2011-02-18T12:02:03","date_gmt":"2011-02-18T14:02:03","guid":{"rendered":"http:\/\/www.luissucupira.com.br\/?p=211648"},"modified":"2011-02-18T13:06:48","modified_gmt":"2011-02-18T15:06:48","slug":"harley-davidson-ha-um-seculo-sinonimo-de-inovacoes-e-liberdade","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/harley-davidson-ha-um-seculo-sinonimo-de-inovacoes-e-liberdade\/","title":{"rendered":"Harley-Davidson: H\u00e1 um s\u00e9culo sin\u00f4nimo de inova\u00e7\u00e3o e liberdade"},"content":{"rendered":"

\"\"<\/a>Nos seus mais de 100 anos de hist\u00f3ria, a Harley-Davidson tornou-se mais do que um fabricante de motocicletas. Hoje, a marca \u00e9 uma lenda do motociclismo e sin\u00f4nimo de estilo de vida, disseminado pelas Am\u00e9ricas, Europa, \u00c1sia, \u00c1frica e Oceania. A companhia produz motocicletas Custom, Cruiser e Touring, al\u00e9m de oferecer uma completa linha de pe\u00e7as, acess\u00f3rios, equipamentos e vestu\u00e1rio.<\/p>\n

\"\"<\/a>Tudo come\u00e7ou em 1901, quando um \u201cmotor bicycle\u201d, um dos primeiros ve\u00edculos de duas rodas movido a gasolina, foi\u00a0\"\"<\/a>demonstrado na Milwaukee\u2019s Grand Avenue, nos Estados Unidos. N\u00e3o se tem registros se William S. Harley ou se os irm\u00e3os Arthur e Walter Davidson estiveram nesta exibi\u00e7\u00e3o, mas foi depois deste epis\u00f3dio que os tr\u00eas amigos come\u00e7aram a trabalhar no projeto de sua pr\u00f3pria motocicleta, conclu\u00eddo dois anos mais tarde, em 1903.<\/p>\n

Assim nasceu a Harley-Davidson, que no mesmo ano construiu e vendeu mais dois modelos similares ao primeiro. As negocia\u00e7\u00f5es ocorreram na C.H. Lang, em Chicago, o primeiro concession\u00e1rio da marca no mundo. O crescimento da companhia foi r\u00e1pido. De 1906 a 1908, a produ\u00e7\u00e3o saltou de 50 para 450 motocicletas e, no ano seguinte, para 1.419 unidades.<\/p>\n

Em 1909, a empresa apresentou ao mercado seu primeiro motor V-Twin, criado com o objetivo de aumentar a pot\u00eancia das motocicletas. A inven\u00e7\u00e3o tornou-se o maior s\u00edmbolo de durabilidade dentre motociclistas americanos.<\/p>\n

Em menos de dez anos, William Harley e os irm\u00e3os Davidson transformaram uma ideia em uma companhia que produzia mais de 5.000 motocicletas por ano e j\u00e1 tinha conquistado a confian\u00e7a dos consumidores americanos.<\/p>\n

\"\"<\/a>A d\u00e9cada seguinte foi marcada pela conquista do t\u00edtulo de maior fabricante de motocicletas do mundo, com mais de duas mil concession\u00e1rias em 67 pa\u00edses, al\u00e9m do acordo fechado com o ex\u00e9rcito americano, em raz\u00e3o da Primeira Guerra Mundial. Foi nesta d\u00e9cada tamb\u00e9m que a Harley-Davidson revelou o modelo Sport, com um motor opposed twin, que logo ganhou a reputa\u00e7\u00e3o de ser silencioso.<\/p>\n

No Brasil, as primeiras motos Harley-Davidson foram importadas por concession\u00e1rias independentes, na sua maioria em S\u00e3o Paulo, concentrados, na Rua Bar\u00e3o de Limeira. Em 1929, o estado de Minas Gerais adquiriu modelos para o efetivo da for\u00e7a de seguran\u00e7a p\u00fablica.<\/p>\n

Mundialmente, outro grande salto tecnol\u00f3gico aconteceu em 1929, com o lan\u00e7amento do motor V-Twin, de 45 polegadas c\u00fabicas (conhecido como flat head). Este modelo se tornou t\u00e3o confi\u00e1vel, que as suas varia\u00e7\u00f5es foram utilizadas em motocicletas Harley-Davidson at\u00e9 1973. Mesmo com a quebra da bolsa de valores americana e com o surgimento de mais de 150 concorrentes, a Harley-Davidson encerrou a d\u00e9cada de 30 com participa\u00e7\u00e3o de 67% dentre todas as motocicletas registradas nos Estados Unidos.<\/p>\n

\"\"<\/a>A parceria com o ex\u00e9rcito americano se expandiu para as for\u00e7as armadas de outros pa\u00edses na Segunda Guerra Mundial. Foram produzidos mais de 90 mil modelos militares. Com o fim da guerra e visando aos consumidores mais jovens, a empresa lan\u00e7ou o modelo 125 ou S (mais tarde conhecido como \u201cHummer\u201d), de 125 cc. Na d\u00e9cada de 40, Walter Davidson e William S. Harley faleceram.<\/p>\n

O p\u00f3s-guerra foi um per\u00edodo de prosperidade e produtividade para a Harley-Davidson, com o lan\u00e7amento de produtos-chave e a conquista de novos consumidores, principalmente milhares de veteranos de guerra, que tiveram a experi\u00eancia de pilotar uma Harley-Davidson enquanto serviam. Nesta \u00e9poca, a companhia tamb\u00e9m completou seu cinquenten\u00e1rio, em 1953. Neste mesmo ano, seu principal concorrente nos EUA deixou de existir, tornando a Harley-Davidson a \u00fanica fabricante de motocicletas americana at\u00e9 meados de 1990.<\/p>\n

\"\"<\/a>
Easy Rider<\/figcaption><\/figure>\n

Na d\u00e9cada de 60, a Harley-Davidson assumiu o controle da Tomahawk Boat Manufacturing Company, visando \u00e0 sua produ\u00e7\u00e3o de fibra de vidro para aplica\u00e7\u00e3o em suas linhas de motocicletas e carros de golfe, descontinuados em 1982. A companhia tamb\u00e9m comprou uma f\u00e1brica na It\u00e1lia, respons\u00e1vel pela produ\u00e7\u00e3o de cilindros de baixo peso para aplica\u00e7\u00e3o nos motores. Nesse per\u00edodo iniciou-se a aplica\u00e7\u00e3o de partida el\u00e9trica nos modelos da marca, al\u00e9m da introdu\u00e7\u00e3o de alum\u00ednio nos motores.<\/p>\n

No final dos anos 60, ap\u00f3s oferta p\u00fablica de a\u00e7\u00f5es, a Harley-Davidson foi adquirida pela American Machine and Foundry Co., mais tarde conhecida como AMF. Sob o novo comando, a empresa enfrentou a forte concorr\u00eancia de fabricantes estrangeiros na d\u00e9cada de 70, sendo o per\u00edodo de maior desafio para a companhia desde a Grande Depress\u00e3o, ap\u00f3s 1929.<\/p>\n

Em 1976, com o fechamento das importa\u00e7\u00f5es no Brasil, a AMF decidiu montar motos em Manaus (AM) e se associou \u00e0 MOTOVI (Motocicletas e Ve\u00edculos Industriais). Dois anos mais tarde, a empresa resolveu sair de Manaus e vendeu suas instala\u00e7\u00f5es para outra companhia.<\/p>\n

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Vigilante Rodovi\u00e1rio<\/figcaption><\/figure>\n

Em 1977, a Harley-Davidson lan\u00e7ou a FXS Low Rider, com guid\u00e3o estilo drag e tratamentos exclusivos do motor e de pintura. O Low Rider coloca o ciclista em uma posi\u00e7\u00e3o de condu\u00e7\u00e3o mais baixa. Em 1979, foi lan\u00e7ada a Fat Bob FXEF: “Fat”, por conta dos tanques duplos, e “Bob” pelos para-lamas cortados (bobbed).<\/p>\n

J\u00e1 nos anos 80, o mais importante para a linha de motocicletas foi a introdu\u00e7\u00e3o do motor Evolution\u00ae, de 1340 cc. Resultado de sete anos de desenvolvimento, o Evolution\u00ae produz mais pot\u00eancia, trabalha em temperatura menor e tem n\u00edvel de emiss\u00f5es mais baixo. Outro destaque do ano foi a estreia do quadro Softail\u00ae, com expans\u00e3o para diversos modelos da marca.<\/p>\n

Em 1981, um grupo de investidores, liderados por Vaughn Beals e Willie G. Davidson, comprou a empresa da AMF por US$ 80 milh\u00f5es. Desta forma, a Harley-Davidson voltou a ser uma companhia independente para a celebra\u00e7\u00e3o dos usu\u00e1rios das motocicletas da marca. Nesta d\u00e9cada, tamb\u00e9m foi lan\u00e7ado o H.O.G (Harley Owners Group), o primeiro clube de motociclistas patrocinado pela f\u00e1brica, que conta com mais de 90 mil membros.<\/p>\n

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Fam\u00edlia VRSC\u2122<\/figcaption><\/figure>\n
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2011: Ano hist\u00f3rico no Brasil!<\/figcaption><\/figure>\n

Em 1990, ap\u00f3s sua introdu\u00e7\u00e3o, a FLSTF Fat Boy\u00ae quase que instantaneamente se transformou em uma lenda moderna de design da motocicleta. J\u00e1 o modelo Electra Glide\u00ae, no seu trig\u00e9simo anivers\u00e1rio, se tornou a primeira Harley-Davidson a receber inje\u00e7\u00e3o de combust\u00edvel. Ainda nesta d\u00e9cada, a companhia assumiu o controle da Buell Motorcycle Company.<\/p>\n

O motor Twin Cam 88\u00ae foi lan\u00e7ado na linha 99. No ano seguinte, o balanceado Twin Cam 88B\u00ae se uniu \u00e0 fam\u00edlia Softail\u00ae. Mas um dos mais ousados projetos de engenharia e estilo na hist\u00f3ria da Harley-Davidson veio com o lan\u00e7amento da VRSCA V-Rod\u00ae, em 2002. A moto V-Rod trouxe o novo motor Revolution\u00ae, inspirado em competi\u00e7\u00f5es e desenvolvido em parceria com a Porsche para as motocicletas de rua Harley-Davidson, que combina inje\u00e7\u00e3o de combust\u00edvel, refrigera\u00e7\u00e3o l\u00edquida e pot\u00eancia de 115 cv.<\/p>\n

No Brasil, em 1991, com a abertura das importa\u00e7\u00f5es, a companhia passou a buscar representantes no Pa\u00eds. A primeira concession\u00e1ria foi em Minas Gerais, mas logo se transferiu para S\u00e3o Paulo. Em 1999, foi instalada a f\u00e1brica da Harley-Davidson do Brasil em Manaus.<\/p>\n

Em 2003, a Harley-Davidson celebrou seu centen\u00e1rio com um passeio motocicl\u00edstico, o Open Road Tour, que reuniu cerca de 250 mil f\u00e3s da marca. Tr\u00eas anos depois, a Harley-Davidson anunciou os planos para um museu completamente novo em Milwaukee, inaugurado em 2008.<\/p>\n

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Fam\u00edlia Softail\u00ae<\/figcaption><\/figure>\n

Em 2011, a Harley-Davidson assume um papel mais ativo no Brasil com a cria\u00e7\u00e3o de uma subsidi\u00e1ria, localizada em S\u00e3o Paulo. Nesta fase, o foco foi a expans\u00e3o das concession\u00e1rias para oferecer aos consumidores brasileiros uma rede de servi\u00e7os com n\u00edveis de excel\u00eancia adequados aos padr\u00f5es mundiais da Harley-Davidson. A companhia investe no Pa\u00eds com a nova f\u00e1brica em Manaus, em substitui\u00e7\u00e3o \u00e0 antiga unidade.<\/p>\n

Em mais de um s\u00e9culo de hist\u00f3ria, a Harley-Davidson apresenta inova\u00e7\u00f5es em motocicletas para que seus consumidores, apaixonados por motos, desfrutem da melhor experi\u00eancia sobre duas rodas. Algo que come\u00e7ou como um sonho de jovens rapazes de Milwaukee se transformou em uma lenda do motociclismo.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Tudo come\u00e7ou em 1901, quando um \u201cmotor bicycle\u201d, um dos primeiros ve\u00edculos de duas rodas movido a gasolina, foi demonstrado na Milwaukee\u2019s Grand Avenue, nos Estados Unidos.<\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[14],"tags":[150,1476,454,1491,82],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/211648"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=211648"}],"version-history":[{"count":13,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/211648\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":211744,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/211648\/revisions\/211744"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=211648"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=211648"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=211648"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}