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{"id":212458,"date":"2011-03-20T20:38:25","date_gmt":"2011-03-20T23:38:25","guid":{"rendered":"http:\/\/www.luissucupira.com.br\/?p=212458"},"modified":"2011-03-20T20:38:25","modified_gmt":"2011-03-20T23:38:25","slug":"pesquisa-consumidor-62-dos-consumidores-nao-exigem-seus-direitos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/pesquisa-consumidor-62-dos-consumidores-nao-exigem-seus-direitos\/","title":{"rendered":"Pesquisa consumidor: 62% dos consumidores n\u00e3o exigem seus direitos"},"content":{"rendered":"

\"\"<\/a>Apesar de 82% dos brasileiros conhecerem seus direitos como consumidores, 62% dizem reclamar quase nunca ou nunca. Os dados podem ser encontrados em uma pesquisa sobre o perfil do consumidor do Brasil, realizada pelo Centro de Justi\u00e7a e Sociedade da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Funda\u00e7\u00e3o Get\u00falio Vargas com 1,4 mil pessoas. As informa\u00e7\u00f5es s\u00e3o do jornal\u00a0O Globo<\/em>.<\/p>\n

\u201cEle se sente lesado, mas n\u00e3o acredita que a companhia tenha compromisso e capacidade para reverter o problema. Como n\u00e3o mant\u00e9m uma rela\u00e7\u00e3o com a empresa, quando tiver chance vai mudar de fornecedor\u201d, explica Ricardo Morishita, professor de Direito do Consumidor da FGV e um dos coordenadores do levantamento. Ou seja, \u00e9 bom as empresas ficarem alertas.<\/p>\n

Segundo a pesquisa, ainda existe a ideia de que n\u00e3o compensa reclamar \u2013 da\u00ed o motivo pelo qual o consumidor abre m\u00e3o de seu direito. \u00c9 o que explica a psicanalista Vera Rita de Mello: \u201cTemos como se fosse um sem\u00e1foro na cabe\u00e7a: o que pode satisfazer-me imediatamente eu abra\u00e7o, vou em frente. O que me frusta, depende de esfor\u00e7o, acende a luz vermelha. O contexto em que se d\u00e1 o atendimento, com esperas ao telefone ou longas filas, quando presencial, \u00e9 para desencorajar o consumidor. Ele \u00e9 vencido pelo cansa\u00e7o\u201d.<\/p>\n

Um outro dado chama a aten\u00e7\u00e3o: 8% dos consumidores declararam n\u00e3o reclamar por vergonha. J\u00e1 a coordenadora do N\u00facleo de Pesquisa do Centro de Justi\u00e7a e Sociedade da FGV e tamb\u00e9m do estudo, Luci Oliveira, diz que nas entrevistas qualitativas a refer\u00eancia \u00e0 “vergonha de reclamar” foi muito maior: \u201cIsso se deve tamb\u00e9m ao perfil que focamos na qualitativa, a classe C. \u00c9 um contingente grande de novos consumidores, que, apesar de ter uma cesta de consumo pr\u00f3xima \u00e0 da “classe m\u00e9dia tradicional”, \u00e9 diferente no que se refere ao n\u00edvel de escolaridade. Vemos que, quanto maior a escolaridade, menor a vergonha de exercer o direito de reclamar\u201d, justifica.<\/p>\n

Enquanto isso, mais de 50% dos entrevistados acrediam que \u00e9 dever do Estado cuidar dos direitos do consumidor. \u201cUma das caracter\u00edsticas do brasileiro \u00e9 atribuir a responsabilidade ao outro. Primeiro ao Estado, depois ao mercado, e, por \u00faltimo, a ele mesmo\u201d, conta.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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