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{"id":212984,"date":"2014-05-05T11:00:49","date_gmt":"2014-05-05T14:00:49","guid":{"rendered":"http:\/\/www.luissucupira.com.br\/?p=212984"},"modified":"2014-05-05T09:35:58","modified_gmt":"2014-05-05T12:35:58","slug":"seguranca-viaria-nem-tudo-que-e-bom-para-carros-e-otimo-para-motos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/seguranca-viaria-nem-tudo-que-e-bom-para-carros-e-otimo-para-motos\/","title":{"rendered":"Seguran\u00e7a Vi\u00e1ria: Nem tudo que \u00e9 bom para carros \u00e9 \u00f3timo para motos."},"content":{"rendered":"
\"Prismas
Prismas e Tach\u00f5es<\/figcaption><\/figure>\n

A ONU \u2013 Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas, na Assembleia Geral de mar\u00e7o de 2010, com base em estudos da Organiza\u00e7\u00e3o Mundial de Sa\u00fade, estabeleceu a d\u00e9cada 2011-2020 como a D\u00e9cada de A\u00e7\u00e3o para Seguran\u00e7a Vi\u00e1ria, convocando todos os pa\u00edses signat\u00e1rios, e\u00a0 o Brasil foi um deles, para esse esfor\u00e7o mundial.<\/p>\n

Como resposta a este chamado foi elaborado, a partir das sugest\u00f5es recolhidas em reuni\u00f5es da Comiss\u00e3o de Tr\u00e2nsito da ANTP, do Instituto de Engenharia e do Conselho Estadual para Diminui\u00e7\u00e3o do Acidente de Tr\u00e2nsito e Transporte \u2013 CEDATT, do Estado de S\u00e3o Paulo, um documento que se constitui numa proposta para os governos brasileiros e para a sociedade civil com foco no enfrentamento da grave realidade do acidente de tr\u00e2nsito no Brasil.<\/p>\n

\"\"<\/a>
Fortaleza: Av Washington Soares depois da nova sinaliza\u00e7\u00e3o com prismas<\/figcaption><\/figure>\n

Regulamenta\u00e7\u00e3o\u00a0da restri\u00e7\u00e3o o uso de tach\u00f5es e prismas de concreto em rodovias e vias urbanas abertas ao tr\u00e1fego de motocicletas<\/strong><\/p>\n

Algumas das propostas que se relacionam aos motociclistas merecem destaque. Uma delas trata de reduzir a incid\u00eancia de acidentes envolvendo motos por conta da inadequa\u00e7\u00e3o do sistema vi\u00e1rio para os ve\u00edculos de duas rodas.\u00a0Uma das recomenda\u00e7\u00f5es visa regulamentar a restri\u00e7\u00e3o o uso de tach\u00f5es e prismas de concreto em rodovias e vias urbanas abertas ao tr\u00e1fego de motocicletas.<\/p>\n

\"Prismas<\/a>
Prismas e tach\u00f5es dispostos de forma que ajudam a melhorar a seguran\u00e7a vi\u00e1ria<\/figcaption><\/figure>\n

Para quem n\u00e3o sabe, tach\u00f5es e prismas s\u00e3o aqueles obst\u00e1culos que se usa nas pistas como refor\u00e7o \u00e0 sinaliza\u00e7\u00e3o horizontal. S\u00e3o usados para delimitar \u00e1reas que n\u00e3o devem ser usadas como pista de rodagem; ajudam na ilumina\u00e7\u00e3o da estrada por refletirem os far\u00f3is, substituem os tradicionais quebra-molas em forma de concha e, em algumas situa\u00e7\u00f5es, servem como sonorizadores avisando ao motorista para retornar a faixa de rodagem. Acontece que, quando se trata de motocicletas o problema muda de tom.<\/p>\n

Assim como os guard-rails que por possu\u00edrem prote\u00e7\u00e3o apenas na parte de cima acabam por matar motociclistas em vez de salvar suas vidas; estes sinalizadores horizontais \u2013 popularmente conhecidos como \u2018tartaruga\u2019 \u2013 podem, em rela\u00e7\u00e3o ao ve\u00edculo motocicleta, causar mais acidentes do que evit\u00e1-los.<\/p>\n

Em Fortaleza, uma das principais rotas tur\u00edsticas do Brasil, uma rodovia tur\u00edstica \u00e9 exemplo de como isso n\u00e3o deve ser feito. Na Avenida Washington Soares, uma a\u00e7\u00e3o de sinaliza\u00e7\u00e3o horizontal, realizada pela TARGA Tecnologia, \u00a0encomendada pelo Estado, onde foram colocadas prismas de dois tamanhos diferentes, gerou muita reclama\u00e7\u00e3o no meio motociclista e at\u00e9 de motoristas, pois praticamente obrigou aos donos de ve\u00edculos de duas e quatro rodas a n\u00e3o mudarem de faixa, nem mesmo para ultrapassagem. Virou um corredor perigoso para motos, tamanha \u00e9 a proximidade entre elas (algo em torno de 50 cm uma da outra e na proximidade dos sem\u00e1foros eles est\u00e3o praticamente alinhados – quase sem espa\u00e7o nenhum entre eles).<\/p>\n

\"Rod<\/a>
Rod Pres. Dutra fronteira entre os Estados do Rio de Janeiro com S\u00e3o Paulo<\/figcaption><\/figure>\n

Estes equipamentos est\u00e3o presentes em rodovias como a Presidente Dutra, por\u00e9m eles t\u00eam \u00a0um fundamento e organiza\u00e7\u00e3o que garantem a seguran\u00e7a em vez de ajudar a provocar acidentes como \u00e9 o exemplo citado de Fortaleza. Na Dutra o espa\u00e7amento permite que carros e motos possam mudar de faixa sem maiores problemas. Outra vantagem \u00e9 iluminar a pista de rodagem sinalizando sua rota atrav\u00e9s do reflexo dos far\u00f3is nos olhos-de-gato embutidos nos prismas, tach\u00f5es ou tartarugas.<\/p>\n

Em Fortaleza n\u00e3o \u00e9 assim. A excessiva proximidade prejudica motos e carros, pois pode arrebentar a cinta de a\u00e7o dos pneus dos carros, desalinhar e desbalancear as rodas dos autom\u00f3veis, al\u00e9m do que, alguns motoristas tentam mudar de faixa tentando passar entre os v\u00e3os de 50cm de espa\u00e7amento. Para piorar ainda mais o problema, o que n\u00e3o se justifica, \u00e9 que eles est\u00e3o colocados no trecho que tem a melhor ilumina\u00e7\u00e3o, onde se v\u00ea tudo onde a ilumina\u00e7\u00e3o gerada pelos far\u00f3is praticamente n\u00e3o \u00e9 percebida. Mais \u00e0 frente, onde realmente seriam necess\u00e1rios, por ter ilumina\u00e7\u00e3o deficiente, eles n\u00e3o existem de forma nenhuma – ou seja: n\u00e3o existem prismas entre as faixas, nem juntos demais e nem da forma que vemos na Dutra.<\/p>\n

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Fortaleza: Novo formato espreme ainda mais as motos<\/figcaption><\/figure>\n

Recobrimento de sinaliza\u00e7\u00e3o horizontal com tinta preta<\/strong><\/p>\n

\"\"<\/a>Outra a\u00e7\u00e3o \u00e9 proibir recobrimento da sinaliza\u00e7\u00e3o horizontal com tinta preta. Isso \u00e9 o mesmo que colocar uma armadilha na banda de rodagem para motos. Por ser preto, n\u00e3o se v\u00ea com anteced\u00eancia suficiente para desviar-se. Em dias de chuva vira um tormento, pois frear em cima delas \u00e9 \u2018comprar ch\u00e3o\u2019. A proibi\u00e7\u00e3o desse tipo de cobertura vai ajudar e muito a evitar acidentes.<\/p>\n

O CONTRAN dever\u00e1 baixa Resolu\u00e7\u00e3o com diretrizes visando orientar os \u00f3rg\u00e3os executivos municipais e rodovi\u00e1rios a utilizar sempre que poss\u00edvel uma pavimenta\u00e7\u00e3o que promova a maior ader\u00eancia pneu\/pavimento, em vias p\u00fablicas. A ado\u00e7\u00e3o de asfaltos misturados com borracha, al\u00e9m de ecologicamente corretos, \u00e9 uma forma de proporcionar maior seguran\u00e7a e baixa manuten\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Restri\u00e7\u00e3o de velocidade<\/strong><\/p>\n

Mas nem tudo s\u00e3o flores. Existe uma sugest\u00e3o que vai de encontro ao preceito de colaborar para uma maior seguran\u00e7a na pilotagem. Pela proposta seria proibida a circula\u00e7\u00e3o de motocicletas nas vias urbanas de caracter\u00edsticas expressas e de tr\u00e1fego pesado e, ainda seria limitada a velocidade das motocicletas a 80% da velocidade regulamentada da via. Seria mais ou menos o seguinte: motos muito pr\u00f3ximas dos carros e caminh\u00f5es, rodando de forma lenta. Essa sugest\u00e3o precisa ser revista, pois n\u00e3o casa com a principal caracter\u00edstica do ve\u00edculo de duas rodas \u2013 que \u00e9 mobilidade em grandes centros urbanos e facilidade para manobrar em espa\u00e7os pequenos. Isso \u00e9 a mesma coisa que exigir que um coelho ande no mesmo estilo de uma tartaruga.<\/p>\n

Pela paz no tr\u00e2nsito<\/strong><\/p>\n

N\u00e3o \u00e9 demais lembrar que no Brasil, no ano de 2010, segundo relat\u00f3rio do DENATRAN, foram arrecadados R$ 300.278.303,98 para o Fundo Nacional de Seguran\u00e7a e Educa\u00e7\u00e3o de Tr\u00e2nsito \u2013 FUNSET e R$ 289.693.545,51 relativos \u00e0 parcela do DPVAT. Considerando que o FUNSET representa apenas 5% do total de multas arrecadas em todo o Brasil, o total de recursos dispon\u00edveis para os \u00f3rg\u00e3os executivos de tr\u00e2nsito chega a R$ 6 bilh\u00f5es anuais que deveriam, mas que n\u00e3o s\u00e3o inteiramente destinados \u00e0s a\u00e7\u00f5es de engenharia, fiscaliza\u00e7\u00e3o e educa\u00e7\u00e3o de tr\u00e2nsito, portanto, em a\u00e7\u00f5es voltadas para a paz no tr\u00e2nsito, que a cada dia fica mais complicado.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Algumas das propostas que se relacionam aos motociclistas merecem destaque. Uma delas trata de reduzir a incid\u00eancia de acidentes envolvendo motos por conta da inadequa\u00e7\u00e3o do sistema vi\u00e1rio para os ve\u00edculos de duas rodas.<\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[9],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/212984"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=212984"}],"version-history":[{"count":11,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/212984\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":216850,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/212984\/revisions\/216850"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=212984"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=212984"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=212984"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}