<\/figcaption><\/figure>\nA solu\u00e7\u00e3o passa pela ado\u00e7\u00e3o de pol\u00edticas r\u00edgidas voltadas para a fiscaliza\u00e7\u00e3o e para a educa\u00e7\u00e3o. Imagine que cada uma dessas a\u00e7\u00f5es seja um prato de uma balan\u00e7a. Se existe fiscaliza\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a na mesma intensidade teremos, obviamente a redu\u00e7\u00e3o do \u00edndice de acidentes. Mas quando o fiel da balan\u00e7a pende para um dos lados a situa\u00e7\u00e3o se desenha de outra forma.<\/p>\n
Digamos que o fiel da balan\u00e7a pendeu para a falta de fiscaliza\u00e7\u00e3o. Se a educa\u00e7\u00e3o for o ponto de maior peso teremos uma redu\u00e7\u00e3o no \u00edndice de acidentes, pois com pol\u00edticas prevencionistas voltadas para a educa\u00e7\u00e3o de tr\u00e2nsito teremos uma maior conscientiza\u00e7\u00e3o, maior ades\u00e3o ao uso de equipamentos de seguran\u00e7a e um maior respeito pela vida. Isso faz com que o \u00edndice tamb\u00e9m caia.<\/p>\n
Agora, se ocorrer o contr\u00e1rio, se a fiscaliza\u00e7\u00e3o for r\u00edgida e esta parte for a que tenha maior peso em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 educa\u00e7\u00e3o, teremos uma redu\u00e7\u00e3o de acidentes, mas quando ela falhar ou faltar ou ainda n\u00e3o estiver presente de forma massiva, a falta de educa\u00e7\u00e3o prevalecer\u00e1 e assim o \u00edndice voltar\u00e1 a subir, mesmo que ocorra apenas em microrregi\u00f5es.<\/p>\n
Enfim, a redu\u00e7\u00e3o do \u00edndice de acidentes passa por um equil\u00edbrio entre fiscaliza\u00e7\u00e3o e educa\u00e7\u00e3o devidamente sustentada por uma sequ\u00eancia de a\u00e7\u00f5es focadas na seguran\u00e7a vi\u00e1ria.<\/p>\n
Sabemos que o ser humano tem uma pretensa curiosidade sobre o m\u00f3rbido e o bizarro. Feito por seres humanos, a maioria dos ve\u00edculos de comunica\u00e7\u00e3o est\u00e3o utilizando o equipamento moto como recurso para aumentar a audi\u00eancia ou vender jornais. Mostrar apenas a desgra\u00e7a alheia sem debater as causas e cobrar provid\u00eancias \u00e9 explorar de maneira pouco \u00e9tica o sofrimento alheio.\u00a0 Publicar acidentes, mortes e desgra\u00e7as apenas por publicar para vender mais e aumentar\u00a0 a audi\u00eancia \u00e9 uma pr\u00e1tica que deve ser revista, pois n\u00e3o condiz com a verdadeira ess\u00eancia da comunica\u00e7\u00e3o \u2013 qual n\u00e3o seria uma via de m\u00e3o dupla\u00a0 – que educa atrav\u00e9s do fato e n\u00e3o apenas o explora para poder obter algum tipo de vantagem.<\/p>\n
Tratar a motocicleta como a causa e a consequ\u00eancia do acidente de tr\u00e2nsito \u00e9 mostrar-se pelo menos desinformado. A moto \u00e9 um novo player no esquema de tr\u00e2nsito e por isso requer equipamentos espec\u00edficos, absolutamente diferentes de um carro. Inclua-se aqui a educa\u00e7\u00e3o de tr\u00e2nsito para motociclistas e motoristas. Um em rela\u00e7\u00e3o ao outro. Assim, agindo nos dois pratos da balan\u00e7a, poderemos equilibr\u00e1-los de forma que todos ganham por continuarem vivos.<\/p>\n
O problema n\u00e3o \u00e9 apenas do Estado, mas se ele fizer a parte que lhe cabe neste trip\u00e9 que forma esta balan\u00e7a teremos uma educa\u00e7\u00e3o de tr\u00e2nsito mais eficiente, uma fiscaliza\u00e7\u00e3o mais r\u00edgida e uma seguran\u00e7a vi\u00e1ria onde toda a tecnologia estaria voltada para salvar vidas.<\/p>\n
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Segundo o mesmo relat\u00f3rio, na sua vers\u00e3o completa que tra\u00e7a o Mapa da Viol\u00eancia no Brasil – devemos verificar que o uso massivo da motocicleta \u00e9 fen\u00f4meno relativamente recente. <\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[14,20],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/213006"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=213006"}],"version-history":[{"count":4,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/213006\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":213014,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/213006\/revisions\/213014"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=213006"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=213006"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=213006"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}