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{"id":213183,"date":"2011-06-28T19:04:10","date_gmt":"2011-06-28T22:04:10","guid":{"rendered":"http:\/\/www.luissucupira.com.br\/?p=213183"},"modified":"2011-06-28T19:04:10","modified_gmt":"2011-06-28T22:04:10","slug":"belo-horizonte-radar-surpresa-comecou-a-multar-desde-o-dia-08-de-junho","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/belo-horizonte-radar-surpresa-comecou-a-multar-desde-o-dia-08-de-junho\/","title":{"rendered":"Belo Horizonte: “Radar-surpresa” come\u00e7ou a multar desde o dia 08 de junho"},"content":{"rendered":"
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A Empresa de Transportes e Tr\u00e2nsito de Belo Horizonte (BHTrans) anunciou ontem o in\u00edcio do funcionamento de um novo modelo de radar. Chamado pela empresa de “est\u00e1tico”, o “radar-surpresa”, que come\u00e7ou a ser operado desde o dia 8, na avenida Cristiano Machado, na regi\u00e3o Nordeste da capital, opera dentro de um ve\u00edculo utilit\u00e1rio, de onde emite ondas eletromagn\u00e9ticas e fotografa a placa dos carros que estiverem acima do limite de velocidade permitido.<\/p>\n

Apesar do nome, o aparelho \u00e9 m\u00f3vel e pode ser levado de um local ao outro ao longo do dia. A BHTrans garante que o “radar-surpresa” s\u00f3 ser\u00e1 usado em locais onde j\u00e1 funcionam outros equipamentos de controle de velocidade, devidamente sinalizados. Pelo menos 18 avenidas e ruas da capital contam com equipamentos de controle de velocidade atualmente.<\/p>\n

O primeiro equipamento do tipo est\u00e1tico ficar\u00e1 em um ve\u00edculo Dobl\u00f2 caracterizado. O aparelho tamb\u00e9m poder\u00e1 ser usado fora do ve\u00edculo.<\/p>\n

A nova arma da BHTrans contra os apressadinhos ser\u00e1 inaugurada na altura do n\u00famero 2.040, da Cristiano Machado, no sentido centro\/bairro, em frente \u00e0 Feira dos Produtores. Quem passar hoje pelo trecho acima dos 60 km\/h permitidos pode se considerar multado.<\/p>\n

Em princ\u00edpio, apenas um equipamento ser\u00e1 usado, mas o contrato firmado com a empresa Splice Ind\u00fastria, Com\u00e9rcio e Servi\u00e7os, vencedora da licita\u00e7\u00e3o, prev\u00ea a inclus\u00e3o de mais dois aparelhos do tipo no pacote de 50 controladores eletr\u00f4nicos de velocidade espalhados pela capital atualmente. A data para in\u00edcio da opera\u00e7\u00e3o dos outros dois radares est\u00e1ticos n\u00e3o foi informada pela BHTrans.<\/p>\n

A inten\u00e7\u00e3o da medida, informou a empresa, em nota, \u00e9 “permitir a fiscaliza\u00e7\u00e3o de trechos cr\u00edticos da capital, garantindo um maior respeito por parte dos condutores \u00e0s velocidades m\u00e1ximas regulamentadas”. O novo radar ir\u00e1 funcionar em todos os dias da semana, inclusive s\u00e1bados, domingos e feriados.<\/p>\n

Reprovado. Os primeiros testes para a instala\u00e7\u00e3o do novo modelo de controle m\u00f3vel de velocidade aconteceram em janeiro de 2010. Um m\u00eas depois, o aparelho apresentado pelo cons\u00f3rcio BH Segura, que operava os radares na \u00e9poca, foi reprovado. Os resultados mostraram que o percentual de perda (no registro dos ve\u00edculos em movimento) foi superior ao estabelecido no edital, de 10%. Das 428 imagens captadas pelo radar est\u00e1tico, 13,55% (ou 58) foram invalidadas.<\/p>\n

A BHTrans informou que o aparelho que come\u00e7a a multar a partir de hoje passou por verifica\u00e7\u00e3o do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem).<\/p>\n

An\u00e1lise – <\/strong>Para especialista, medida \u00e9 eficaz e necess\u00e1ria<\/strong><\/p>\n

Al\u00e9m dos 50 radares fixos em funcionamento na capital e do “radar-surpresa”, a BHTrans prev\u00ea instalar outros 52 aparelhos. Desses, 40 s\u00e3o para detectar avan\u00e7o de sem\u00e1foro e outros 12 ser\u00e3o utilizados no combate ao avan\u00e7o de faixa exclusiva de \u00f4nibus. A BHTrans n\u00e3o informou a data exata para os novos equipamentos entrarem em opera\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

A empresa respons\u00e1vel pela gest\u00e3o do tr\u00e2nsito da capital justifica a instala\u00e7\u00e3o de radares dizendo que as medidas, implementadas desde 2000, evitam acidentes e preservam 180 vidas por ano.<\/p>\n

Para o professor de engenharia de transportes, Ronaldo Guimar\u00e3es Gouv\u00eaa, a instala\u00e7\u00e3o de radares \u00e9 necess\u00e1ria e eficaz. “Toda medida para controlar a velocidade em \u00e1rea urbana \u00e9 bem-vinda”, disse.<\/p>\n

O especialista questiona a ira de motoristas que reclamam dos novos radares. “Eles acham que n\u00e3o deveria ter nenhum tipo de controle. A cidade \u00e9 das pessoas e n\u00e3o dos carros. Temos que respeitar os pedestres e controlar a velocidade dos autom\u00f3veis”.<\/p>\n

Para ele, nem mesmo o modo de funcionamento do equipamento – escondido dentro de um ve\u00edculo – merece cr\u00edticas. “Quem andar na velocidade permitida n\u00e3o ser\u00e1 pego de surpresa. As pessoas est\u00e3o acostumadas a diminuir a velocidade apenas onde tem radar, mas n\u00e3o deve ser assim”, finalizou.<\/p>\n

Jornal O Tempo<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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