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{"id":213263,"date":"2011-07-30T14:05:47","date_gmt":"2011-07-30T17:05:47","guid":{"rendered":"http:\/\/www.luissucupira.com.br\/?p=213263"},"modified":"2011-08-02T19:24:55","modified_gmt":"2011-08-02T22:24:55","slug":"10-dicas-que-podem-ajudar-a-evitar-acidentes-em-duas-rodas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/10-dicas-que-podem-ajudar-a-evitar-acidentes-em-duas-rodas\/","title":{"rendered":"10 dicas que podem ajudar a evitar acidentes em duas rodas"},"content":{"rendered":"

\"\"\"\"Durante anos eu fiquei pensando sobre os 10 mandamentos da pilotagem segura, mas percebi que o melhor mesmo seria listar 10 dicas que poderiam evitar acidentes. Depois de muito pensar relacionei 10 coisas que acredito ajudar a evitar s\u00e9rios problemas em duas rodas.<\/p>\n

1 \u2013 Veja, seja visto e antecipe-se.<\/strong><\/p>\n

\u00c9 muito importante que voc\u00ea seja visto e tamb\u00e9m consiga enxergar longe. Isso exige concentra\u00e7\u00e3o, boa vis\u00e3o e acima de tudo usar um equipamento que chame a aten\u00e7\u00e3o dos pedestres e dos motoristas durante o dia e \u00e0 noite tamb\u00e9m.Antecipar-se \u00e9 tentar prever o que pode acontecer e o que voc\u00ea faria e para onde iria caso determinada coisa acontecesse e ela viesse a ser uma amea\u00e7a a sua seguran\u00e7a. Pode parecer uma \u2018neura\u2019, mas isso funciona e \u00e9 adotado pela maioria dos pilotos experientes que est\u00e3o h\u00e1 muitos anos na estrada e, mesmo levando tombos, os danos foram m\u00ednimos.N\u00e3o costure no tr\u00e2nsito. Espere os carros estarem parados para andar entre eles. E sempre observe se n\u00e3o vem uma moto entre as faixas. As motos s\u00e3o \u00e1geis em pequenos espa\u00e7os. Saiba aproveitar essa vantagem sem correr riscos desnecess\u00e1rios.<\/p>\n

2 \u2013 N\u00e3o beba e n\u00e3o tome rem\u00e9dios que prejudicam a pilotagem!<\/strong><\/p>\n

\u00c9 mais do que manjado, por\u00e9m o interessante \u00e9 que a maioria das pessoas despreza essa dica. Pior ainda s\u00e3o aqueles que tomam rem\u00e9dios que acabam prejudicando os reflexos, como \u00e9 o caso dos relaxantes musculares ou antigripais que causam sonol\u00eancia e redu\u00e7\u00e3o dos reflexos. Por isso antes de tomar rem\u00e9dios leia a bula, principalmente a parte que fala sobre efeitos colaterais.<\/p>\n

3 \u2013 Alimente-se e beba muita \u00e1gua!<\/strong><\/p>\n

A desidrata\u00e7\u00e3o numa motocicleta acontece mais r\u00e1pido do que voc\u00ea pensa. Se voc\u00ea n\u00e3o usa jaqueta ou deixa os bra\u00e7os expostos, al\u00e9m de correr o risco de ter queimaduras de primeiro grau por causa do sol e com o tempo um c\u00e2ncer de pele, ainda se desidratar\u00e1 mais rapidamente. O ser humano consegue ficar v\u00e1rios dias sem comer, mas n\u00e3o dura muito sem \u00e1gua. Os habitantes do deserto usam muita roupa exatamente por isso, pois mesmo totalmente cobertos ainda estar\u00e3o com a temperatura do corpo inferior a que est\u00e1 ambiente. Lembre-se: sem \u00e1gua voc\u00ea perde os sentidos rapidamente e a desidrata\u00e7\u00e3o mata.<\/p>\n

Outra dica importante \u00e9 saber que sem alimentar-se voc\u00ea pode vir a ter problemas com glicemia baixa ou hipoglicemia que nada mais \u00e9 que falta de a\u00e7\u00facar no sangue. Isso pode apagar voc\u00ea enquanto pilota. A\u00e7\u00facar demais pode causar diabetes, mas a falta dele \u00e9 que mata mais r\u00e1pido.<\/p>\n

4 \u2013 Use equipamento de prote\u00e7\u00e3o de qualidade!<\/strong><\/p>\n

Capacetes, luvas, botas, caneleiras, cotoveleiras e jaquetas devem ser de alta qualidade. N\u00e3o economize um centavo com isso.\u00a0 Deixe para gastar com acess\u00f3rios depois que comprar um bom equipamento. Ande sempre equipado, pois voc\u00ea n\u00e3o sabe nem o dia e nem a hora que poder\u00e1 cair. Lembre-se que o equipamento de prote\u00e7\u00e3o n\u00e3o precisa ser lindo, mas \u00e9 necess\u00e1rio que seja a sua segunda pele e o proteja quando de um acidente. Se puder adquira um capacete de qualidade superior aos que usam viseira PET e casco de resina com borda de pl\u00e1stico.<\/p>\n

\"\"5 \u2013 N\u00e3o passe glicerina nos pneus!<\/strong><\/p>\n

Nunca passe glicerina nos pneus para os deixarem brilhando. Em moto isso \u00e9 o mesmo que pedir para cair e ser\u00e1 um tombo grave. Tamb\u00e9m nunca lubrifique a corrente e saia na moto. O \u00f3leo ou a graxa que n\u00e3o grudar\u00e1 na corrente acabar\u00e1 sendo espirrada para v\u00e1rias partes da moto e isso produz o mesmo efeito da glicerina que escorre para a banda de rodagem dos pneus. A hora boa de lubrificar a corrente ser\u00e1 sempre quando voc\u00ea n\u00e3o vai utilizar imediatamente a moto. Fa\u00e7a isso \u00e0 noite, antes de dormir ou depois de lavar a moto. Coloque um pano para que o excesso seja absorvido e se usar graxa lembre-se de usar um pano para retirar o excesso.<\/p>\n

6 \u2013 Cuidado com os cruzamentos!<\/strong><\/p>\n

Sempre tem algu\u00e9m que chega atrasado em um cruzamento e que acaba n\u00e3o enxergando o outro. Os motoristas brasileiros adoram passar no amarelo e essa fra\u00e7\u00e3o de segundo pode acabar fazendo com que pegue um motociclista arrancando na moto t\u00e3o logo o sinal verde \u00e9 aceso. Assim, s\u00f3 saia quando toda a primeira fileira do outro lado do cruzamento estiver parando ou parada. Se perceber algu\u00e9m muito r\u00e1pido, espere. Isso pode salvar sua vida. Sugeri a um amigo do Detran que nos cruzamentos onde esse tipo de acidente acontece com maior frequ\u00eancia que utilizem o artif\u00edcio do vermelho total. Ao fechar o sem\u00e1foro para um os outros permanecem em vermelho por mais um segundo. Isso ajuda a reduzir as probabilidades de acidentes.<\/p>\n

7 \u2013 Troque de pneus antes que fiquem carecas!<\/strong><\/p>\n

Muitos usam os pneus at\u00e9 que cheguem \u00e0 marca de troca. Isso \u00e9 um erro que pode custar muito caro. Troque o pneu sempre que a banda come\u00e7ar a ficar lisa e desgastada. N\u00e3o espere ficar liso ou dar na lona para fazer isso. E nunca reabra a borracha dos pneus carecas \u2013 \u00e9 motivo para um acidente grave! Lembre-se que pneus em bom estado e freios perfeitos s\u00e3o fundamentais numa pilotagem segura. Outra coisa importante: troque o fluido de freio anualmente. Se o fluido baixar verifique as pastilhas. Talvez estejam desgastadas.<\/p>\n

8 \u2013 Pilotar na chuva exige aprendizado e o dobro de per\u00edcia!<\/strong><\/p>\n

Quando come\u00e7ar a chover busque um local protegido, pare a moto e espere a chuva lavar o asfalto por uns 10 minutos. Evite andar pelo lado interno de curvas e retas, pois \u00e9 l\u00e1 que fica a maior parte da sujeira que gruda no pneu e pode tirar sua estabilidade. Importante entender que quando estiver pilotando na chuva reduza a velocidade para 70% da m\u00e1xima permitida para a rodovia. Frear numa pista molhada far\u00e1 com que voc\u00ea percorra 40% mais metros do que numa pista seca. E o mais importante. Freie de forma suave. Freadas fortes em pista molhada \u00e9 ch\u00e3o na certa.<\/p>\n

9 \u2013 Escolha a moto certa!<\/strong><\/p>\n

Muitos que nunca andaram de moto tiram habilita\u00e7\u00e3o em uma 125cc e logo em seguida compram uma moto de 1000cc. A pilotagem \u00e9 totalmente diferente. Cada moto possui uma cicl\u00edstica diferente e isso interfere diretamente no seu desempenho durante uma pilotagem. Busque a moto adequada ao seu perfil. Se for usar em viagens prefira as Big Trails, pois motos speeds s\u00e3o desconfort\u00e1veis em longos percursos. Outra dica \u00e9 buscar motos estilo Turismo. Essas motos s\u00e3o preparadas para proporcionar a voc\u00ea uma pilotagem mais confort\u00e1vel e prazerosa. Outra dica importante \u00e9, ao comprar uma moto nova, ande pelo menos uns 500km com ela em baixa velocidade. Isso vai ajud\u00e1-lo a acostumar-se melhor com a cicl\u00edstica da moto, torque e acelera\u00e7\u00e3o. Muitos caem exatamente por n\u00e3o observar esses pequenos detalhes.<\/p>\n

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10 \u2013 Cuide da manuten\u00e7\u00e3o da sua moto como quem cuida de um avi\u00e3o!<\/strong><\/p>\n

Motocicletas necessitam de manuten\u00e7\u00e3o e revis\u00e3o mais cuidadosa que um carro. Nunca fa\u00e7a arranjos ou coloque acess\u00f3rios que interfiram no centro de gravidade da moto. Troque as pe\u00e7as sempre por novas e realize manuten\u00e7\u00f5es peri\u00f3dicas al\u00e9m de vistorias semanais. Diariamente observe sua moto, sempre antes de sair. Isso far\u00e1 com que evite surpresas desagrad\u00e1veis. E por \u00faltimo: troque o \u00f3leo na quilometragem recomendada e com ele troque o filtro tamb\u00e9m. O \u00f3leo das bengalas deve ser trocado a cada dois anos no m\u00e1ximo. Vale destacar que quem roda pouco e em trechos curtos tende a trocar o \u00f3leo em menos tempo ou com menor quilometragem do que quem roda muito ou roda todo dia. \u00d3leo tem prazo de validade e n\u00e3o passa de seis meses.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Durante anos eu fiquei pensando sobre os 10 mandamentos da pilotagem segura, mas percebi que o melhor mesmo seria listar 10 dicas que poderiam evitar acidentes. Depois de muito pensar relacionei 10 coisas que acredito ajudar a evitar s\u00e9rios problemas em duas rodas.<\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[14],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/213263"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=213263"}],"version-history":[{"count":11,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/213263\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":213282,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/213263\/revisions\/213282"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=213263"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=213263"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=213263"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}