Warning: Constant WP_DEBUG already defined in /home/sucupira/public_html/wp-config.php on line 248

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831
{"id":213382,"date":"2011-09-02T18:30:34","date_gmt":"2011-09-02T21:30:34","guid":{"rendered":"http:\/\/www.luissucupira.com.br\/?p=213382"},"modified":"2011-09-02T18:30:34","modified_gmt":"2011-09-02T21:30:34","slug":"os-chineses-pressionando-os-precos-pra-baixo-por-joel-leite","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/os-chineses-pressionando-os-precos-pra-baixo-por-joel-leite\/","title":{"rendered":"Os chineses, pressionando os pre\u00e7os pra baixo. Por Joel Leite"},"content":{"rendered":"

\"\"\u00a0“Por enquanto estamos trabalhando com a d\u00favida do consumidor em rela\u00e7\u00e3o aos chineses, mas n\u00e3o podemos esperar muito. Temos que tomar uma atitude\u201d.
\nA rea\u00e7\u00e3o do respons\u00e1vel por um grupo de concession\u00e1rias de S\u00e3o Paulo mostra a preocupa\u00e7\u00e3o do mercado com os concorrentes chineses, que chegaram oferecendo um tipo de carro que o consumidor de entrada nunca tinha experimentado. Sabe l\u00e1 o que \u00e9 comprar um carro com trio el\u00e9trico, ar condicionado, airbag, freios ABS de s\u00e9rie? Pra quem at\u00e9 agora tinha um Gol pelado ou um Palio b\u00e1sico? Por muitos anos as montadoras eliminaram qualquer item que pudesse aumentar o custo final. Os carros de entrada n\u00e3o tinham nem mesmo retrovisor do lado direito quando o equipamento n\u00e3o era obrigat\u00f3rio.<\/p>\n

Por menor que tenha sido o impacto das duas principais marcas chinesas no mercado, Chery e JAC, elas j\u00e1 protagonizaram o in\u00edcio de uma nova era no varejo brasileiro.<\/div>\n
Com apenas 8% de fidelidade \u00e0 marca – um dos menores \u00edndices do mundo, ao lado dos chineses – o consumidor brasileiro est\u00e1 aberto para experimentar as novidades quando elas oferecem alguma vantagem financeira e respeito que muitas vezes n\u00e3o tiveram das marcas tradicionais.<\/div>\n
Muitas montadoras reposicionaram os pre\u00e7os dos seus carros na faixa do J3, que a JAC lan\u00e7ou dia 18 de mar\u00e7o. Nesses dois meses a marca vendeu 5,5 mil unidades. A Chery, que chegou no ano passado, vendeu 5.012 carros de janeiro a abril.<\/div>\n
A Renault passou a equipar o Sandero e est\u00e1 oferecendo o carro com desconto de R$ 3 mil.<\/div>\n
O pre\u00e7o do Citro\u00ebn C3 caiu de 2% a 5,3% nos quatro primeiros meses do ano, mesmo considerando que o carro passou a ser modelo 2012 (veja tabela).<\/div>\n
A Peugeot tamb\u00e9m baixou o pre\u00e7o do 207, que custava um pouco acima do J3, mas com certeza come\u00e7a a ser afetado. O carro virou 2012 e ficou mais barato.<\/div>\n
Os b\u00f4nus da Volkswagen para o Fox e o Voyage atingem tamb\u00e9m a linha 2012, que mal foi lan\u00e7ada. No Fox a f\u00e1brica d\u00e1 um desconto de R$ 730,00 para a linha 2011 e de R$ 420,00 para a 2012. J\u00e1 o Voyage tem um b\u00f4nus mais generoso: R$ 1,9 mil para o 2011e R$ 1,2 mil para o 2012.<\/div>\n
O Punto, da Fiat, e o Agile, da GM, tamb\u00e9m tiveram o pre\u00e7os reduzido na linha 2012 (veja tabela).<\/div>\n
Mas nenhuma dessas a\u00e7\u00f5es foi t\u00e3o direta em cima do JAC J3 como a da Ford, que passou a veicular uma campanha na segunda quinzena de maio: Fiesta com os mesmos itens oferecidos pela JAC e com o pre\u00e7o id\u00eantico: R$ 37.990,00.<\/div>\n
Amea\u00e7adas, as concession\u00e1rias est\u00e3o trabalhando com a d\u00favida do consumidor, argumentando que comprar hoje um carro chin\u00eas \u00e9 um risco.<\/div>\n
Pode ser um mico.<\/div>\n
Lembra do Lada?<\/div>\n
Como ser\u00e1 o p\u00f3s venda?<\/div>\n
Vai ter pe\u00e7a de reposi\u00e7\u00e3o?<\/div>\n
Quanto tempo vai demorar pra consertar o carro?<\/div>\n
Seis anos de garantia pra que? Pra ficar nas m\u00e3os dos caras?<\/div>\n
E na hora de vender, quanto vai valer esse carro?<\/div>\n
Voc\u00ea percebe que todos esses argumentos s\u00e3o provis\u00f3rios? Com o tempo eles perder\u00e3o a efici\u00eancia. Ser\u00e3o confirmados ou superados. O preconceito contra os japoneses, l\u00e1 atr\u00e1s, levou vinte anos para ser superado. Os coreanos quebraram a resist\u00eancia do consumidor em menos de dez anos e a expectativa em rela\u00e7\u00e3o aos chineses \u00e9 de que, menos de cinco anos, eles eliminar\u00e3o todas essas d\u00favidas do consumidor.<\/div>\n
Por isso, quem quiser driblar essa nova onda, \u00e9 melhor come\u00e7ar a pensar numa mudan\u00e7a de repert\u00f3rio para os pr\u00f3ximos anos.<\/div>\n
Alguns concession\u00e1rios consultados foram un\u00e2nimes em rela\u00e7\u00e3o ao enfrentamento que os revendedores de outras marcas devem empreender com os chineses.<\/div>\n
\n

\u201cQuem ainda n\u00e3o reagiu vai ter que reagir. Afinal, j\u00e1 estamos escolados com o que aconteceu com os coreanos. Ficamos paralisados achando que a Hyundai e a Kia n\u00e3o iriam vingar e veja o que aconteceu: os coreanos conquistaram uma fatia importante do mercado. Desta vez temos que tomar cuidado e neutralizar logo os chineses\u201d.<\/p>\n<\/div>\n

\n
Joel Leite<\/strong><\/div>\n
Siga-me no Twitter!<\/a><\/span><\/strong><\/div>\n

Carros que tiveram queda de pre\u00e7o (*) no per\u00edodo jan-mai\/2011<\/strong><\/p>\n

 <\/p>\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n
MARCA_TIPO<\/strong><\/td>\nVERSAO<\/strong><\/td>\n\n

Ano<\/strong><\/p>\n<\/td>\n

\n

10\/1\/2011<\/strong><\/p>\n<\/td>\n

\n

Ano<\/strong><\/p>\n<\/td>\n

\n

25\/5\/2011<\/strong><\/p>\n<\/td>\n

\n

Var.%<\/strong><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

FIAT PUNTO(Flex)<\/td>\nESSENCE 1.6 16v\u00a0\u00a04p<\/td>\n\n

2011<\/p>\n<\/td>\n

\n

46.000<\/p>\n<\/td>\n

\n

2012<\/p>\n<\/td>\n

\n

44.000<\/p>\n<\/td>\n

\n

-4,3<\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

Citro\u00ebn\u00a0C3 flex<\/td>\nExclusive 1.6 16v\u00a0\u00a04p<\/td>\n\n

2011<\/p>\n<\/td>\n

\n

46.000<\/p>\n<\/td>\n

\n

2012<\/p>\n<\/td>\n

\n

44.500<\/p>\n<\/td>\n

\n

-3,3<\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

Citro\u00ebn\u00a0C3 flex<\/td>\nXTR 1.6 16v\u00a0\u00a04p<\/td>\n\n

2011<\/p>\n<\/td>\n

\n

49.500<\/p>\n<\/td>\n

\n

2011<\/p>\n<\/td>\n

\n

47.500<\/p>\n<\/td>\n

\n

-4,0<\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

Citro\u00ebn\u00a0C3 flex<\/td>\nExclusive 1.6 16v Aut.\u00a0\u00a04p<\/td>\n\n

2011<\/p>\n<\/td>\n

\n

49.000<\/p>\n<\/td>\n

\n

2012<\/p>\n<\/td>\n

\n

48.000<\/p>\n<\/td>\n

\n

-2,0<\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

Citro\u00ebn\u00a0C3 flex)<\/td>\nExclusive SOLARIS 1.6 16v\u00a0\u00a04p<\/td>\n\n

2011<\/p>\n<\/td>\n

\n

47.000<\/p>\n<\/td>\n

\n

2012<\/p>\n<\/td>\n

\n

44.500<\/p>\n<\/td>\n

\n

-5,3<\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

Citro\u00ebn\u00a0C3 flex)<\/td>\nExclusive SOLARIS 1.6 16v Aut.\u00a0\u00a04p<\/td>\n\n

2011<\/p>\n<\/td>\n

\n

51.000<\/p>\n<\/td>\n

\n

2012<\/p>\n<\/td>\n

\n

48.500<\/p>\n<\/td>\n

\n

-4,9<\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

Ford Fiesta hatch flex<\/td>\n1.0 8v\u00a0\u00a04p<\/td>\n\n

2011<\/p>\n<\/td>\n

\n

26.900<\/p>\n<\/td>\n

\n

2012<\/p>\n<\/td>\n

\n

28.000<\/p>\n<\/td>\n

\n

4,1<\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

Ford Fiesta hatch flex<\/td>\n1.6 8v\u00a0\u00a04p<\/td>\n\n

2011<\/p>\n<\/td>\n

\n

33.000<\/p>\n<\/td>\n

\n

2012<\/p>\n<\/td>\n

\n

32.000<\/p>\n<\/td>\n

\n

-3,0<\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

Ford Fiesta sed\u00e3\u00a0\u00a0flex<\/td>\n1.0 8v\u00a0\u00a04p<\/td>\n\n

2011<\/p>\n<\/td>\n

\n

32.800<\/p>\n<\/td>\n

\n

2012<\/p>\n<\/td>\n

\n

31.000<\/p>\n<\/td>\n

\n

-5,5<\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

Ford Fiesta sed\u00e3\u00a0\u00a0flex<\/td>\n1.6 8v\u00a0\u00a04p<\/td>\n\n

2011<\/p>\n<\/td>\n

\n

36.900<\/p>\n<\/td>\n

\n

2012<\/p>\n<\/td>\n

\n

34.900<\/p>\n<\/td>\n

\n

-5,4<\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

Chevrolet Agile hatch<\/td>\nLT 1.4 8v flex\u00a0\u00a04p<\/td>\n\n

2011<\/p>\n<\/td>\n

\n

35.500<\/p>\n<\/td>\n

\n

2012<\/p>\n<\/td>\n

\n

35.000<\/p>\n<\/td>\n

\n

-1,4<\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

Chevrolet Agile hatch<\/td>\nLTZ 1.4 8v flex\u00a0\u00a04p<\/td>\n\n

2011<\/p>\n<\/td>\n

\n

40.300<\/p>\n<\/td>\n

\n

2012<\/p>\n<\/td>\n

\n

41.000<\/p>\n<\/td>\n

\n

1,7<\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

Peugeot 207 hatch flex<\/td>\nXS 1.6 16v\u00a0\u00a02p<\/td>\n\n

2011<\/p>\n<\/td>\n

\n

40.500<\/p>\n<\/td>\n

\n

2012<\/p>\n<\/td>\n

\n

39.300<\/p>\n<\/td>\n

\n

-3,0<\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

Peugeot 207 hatch flex<\/td>\nXS 1.6 16v\u00a0\u00a04p<\/td>\n\n

2011<\/p>\n<\/td>\n

\n

42.930<\/p>\n<\/td>\n

\n

2012<\/p>\n<\/td>\n

\n

41.658<\/p>\n<\/td>\n

\n

-3,0<\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

Volkswagen Voyage G5 flex<\/td>\n1.6 8v\u00a0\u00a04p<\/td>\n\n

2011<\/p>\n<\/td>\n

\n

36.500<\/p>\n<\/td>\n

\n

2012<\/p>\n<\/td>\n

\n

36.000<\/p>\n<\/td>\n

\n

-1,4<\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

Volkswagen Voyage G5 flex<\/td>\nCOMFORTLINE 1.6 8v\u00a0\u00a04p<\/td>\n\n

2011<\/p>\n<\/td>\n

\n

42.000<\/p>\n<\/td>\n

\n

2012<\/p>\n<\/td>\n

\n

44.000<\/p>\n<\/td>\n

\n

4,8<\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

Volkswagen Voyage G5 flex<\/td>\nTREND 1.6 8v 4p<\/td>\n\n

2011<\/p>\n<\/td>\n

\n

38.900<\/p>\n<\/td>\n

\n

2012<\/p>\n<\/td>\n

\n

39.100<\/p>\n<\/td>\n

\n

0,5<\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

VOLKSWAGEN Fox flex<\/td>\n1.6 8v\u00a0\u00a04p<\/td>\n\n

2011<\/p>\n<\/td>\n

\n

36.500<\/p>\n<\/td>\n

\n

2012<\/p>\n<\/td>\n

\n

36.800<\/p>\n<\/td>\n

\n

0,8<\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

VOLKSWAGEN Fox flex<\/td>\n1.6 8v(I-Motion) 4p<\/td>\n\n

2011<\/p>\n<\/td>\n

\n

39.500<\/p>\n<\/td>\n

\n

2012<\/p>\n<\/td>\n

\n

39.300<\/p>\n<\/td>\n

\n

-0,5<\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

\n

Fonte: AutoInforme\/Molicar<\/strong><\/p>\n

<\/strong>\u00a0<\/strong><\/strong>\u00a0(*) Pre\u00e7o praticado, conforme tabela Molicar<\/p>\n

 <\/p>\n<\/div>\n

 <\/p>\n

Pre\u00e7o vem caindo desde o in\u00edcio da crise<\/strong>
\nA chegada dos chineses mexeu com alguns segmentos do mercado, notadamente o de carros pequenos de entrada e tamb\u00e9m os chamados premium. Mas o pre\u00e7o do carro zero n\u00e3o vem caindo desde a eclos\u00e3o da crise econ\u00f4mica, no \u00faltimo trimestre de 2008, agravado pela concorr\u00eancia cada vez maio no mercado brasileiro: em maio, os cat\u00e1logos das montadoras e importadoras somavam cerca de mil op\u00e7\u00f5es para o consumidor, considerando todas as vers\u00f5es de carroceria, motoriza\u00e7\u00e3o e acabamento.<\/p>\n

O pre\u00e7o caiu 4,2%, na m\u00e9dia, somente no m\u00eas de dezembro de 2008. Em 2009, seguiu uma sequ\u00eancia de quedas mensais que culminou com mais uma desvaloriza\u00e7\u00e3o anual de 1,2%. Em 2010, uma pequena recupera\u00e7\u00e3o, alta de 1,38%, um \u00edndice ainda bem abaixo da infla\u00e7\u00e3o. Neste ano houve um aumento de apenas 0,34% de janeiro a abril, tamb\u00e9m bem abaixo da infla\u00e7\u00e3o oficial.<\/p>\n

Veja os gr\u00e1ficos.<\/p>\n

\n

\u00a0\"\"<\/p>\n<\/div>\n

\n

Fonte: AutoInforme\/Molicar<\/p>\n

<\/strong><\/strong>\u00a0\"\"<\/p>\n<\/div>\n

\n

Fonte: AutoInforme\/Molicar<\/p>\n

<\/strong><\/strong>\u00a0\"\"<\/p>\n<\/div>\n

\n

Fonte: AutoInforme\/Molicar
\n\"\"<\/p>\n

Fonte: AutoInforme\/Molicar<\/p>\n<\/div>\n<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

\u00a0“Por enquanto estamos trabalhando com a d\u00favida do consumidor em rela\u00e7\u00e3o aos chineses, mas n\u00e3o podemos esperar muito. Temos que tomar uma atitude\u201d. A rea\u00e7\u00e3o do respons\u00e1vel por um grupo de concession\u00e1rias de S\u00e3o Paulo mostra a preocupa\u00e7\u00e3o do mercado com os concorrentes chineses, que chegaram oferecendo um tipo de carro que o consumidor de …<\/p>\n

Os chineses, pressionando os pre\u00e7os pra baixo. Por Joel Leite<\/span> Leia mais »<\/a><\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[9],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/213382"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=213382"}],"version-history":[{"count":2,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/213382\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":213384,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/213382\/revisions\/213384"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=213382"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=213382"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=213382"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}