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{"id":213400,"date":"2011-09-16T06:20:51","date_gmt":"2011-09-16T09:20:51","guid":{"rendered":"http:\/\/www.luissucupira.com.br\/?p=213400"},"modified":"2011-09-20T05:10:25","modified_gmt":"2011-09-20T08:10:25","slug":"motos-de-ate-1000cc-terao-ipi-aumentado-em-37-ja-a-partir-de-hoje-1606","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/motos-de-ate-1000cc-terao-ipi-aumentado-em-37-ja-a-partir-de-hoje-1606\/","title":{"rendered":"Ve\u00edculos ter\u00e3o IPI aumentado em 37% j\u00e1 a partir de hoje 16\/09"},"content":{"rendered":"

Alexandro Martello<\/strong>Do G1, em Bras\u00edlia<\/p>\n

\"\"
Guido Mantega, Ministro da Fazenda<\/figcaption><\/figure>\n

O ministro da Fazenda,\u00a0Guido Mantega<\/a>, anunciou nesta quinta-feira (15) que o governo vai aumentar em 30 pontos percentuais a al\u00edquota do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os carros importados de fora do Mercosul at\u00e9 dezembro de 2012.<\/p>\n

“A partir de amanh\u00e3 (sexta), estamos elevando o IPI para autom\u00f3veis e caminh\u00f5es em todas modalidades no n\u00edvel de 30% [pontos percentuais]. Os ve\u00edculos at\u00e9 mil cilindradas, que era de 7% [o IPI], vai para 37%. De mil a duas mil cilindradas, cujo IPI era de de 11% e 13%, vai ficar 41% e 43%. Um aumento de 30% [pontos percentuais] em todas modalidades de autom\u00f3veis e camih\u00f5es”, declarou ele.\"\"<\/em><\/p>\n

Melhores condi\u00e7\u00f5es de competi\u00e7\u00e3o<\/strong>
\nMantega explicou que a medida visa fortalecer a produ\u00e7\u00e3o brasileira e dar mais condi\u00e7\u00f5es para que a ind\u00fastria nacional possa competir em “condi\u00e7\u00f5es mais s\u00f3lidas” com a concorr\u00eancia internacional.<\/p>\n

“As medidas s\u00e3o est\u00edmulos para a ind\u00fastria automobil\u00edsta brasileira. Aquela que produz ve\u00edculos, autom\u00f3veis e caminh\u00f5es no Brasil e Argentina. A crise tem diminu\u00eddo consumidores de ve\u00edculos no mundo e a ind\u00fastria automobilistica mundial est\u00e1 com capacidade ociosa. H\u00e1 uma disputa maior pelos mercados e o Brasil tem mantido as vendas de ve\u00edculos elevadas”, explicou Mantega.<\/p>\n

O ministro da Fazenda avaliou ainda que h\u00e1 um\u00a0“desespero” da ind\u00fastria mundial<\/strong>, pois, em sua avalia\u00e7\u00e3o, faltam consumidores. “O Brasil est\u00e1 sofrendo este ass\u00e9dio da ind\u00fastria mundial. Nosso consumo vem crescendo e este aumento tem sido preenchido fundamentalmente por importa\u00e7\u00f5es. Portanto, corremos o risco de estar exportando empregos para outros pa\u00edses”, disse Mantega.<\/p>\n

A\u00a0prote\u00e7\u00e3o \u00e0 produ\u00e7\u00e3o nacional de ve\u00edculos<\/strong>\u00a0j\u00e1 havia sido defendida nesta quarta-feira (14) pelo ministro do Trabalho, Carlos Lupi<\/a>. Segundo ele, as importa\u00e7\u00f5es de ve\u00edculos praticamente triplicaram neste ano, ao mesmo tempo em que os estoques cresceram. De acordo com dados do Minist\u00e9rio do Trabalho, as contrata\u00e7\u00f5es da ind\u00fastria automobil\u00edstica, em agosto deste ano, somaram 3.366, contra 5.606 vagas formais de emprego criadas em igual per\u00edodo do ano passado.<\/p>\n

A Associa\u00e7\u00e3o Nacional de Fabricantes de Ve\u00edculos Automotores (Anfavea) esclareceu que o aumento do imposto tamb\u00e9m n\u00e3o vale para as importa\u00e7\u00f5es do M\u00e9xico, com o qual o Brasil possui acordo automotivo.<\/p>\n

O objetivo da medida<\/strong>, segundo Mantega, \u00e9 proteger os fabricantes nacionais em um momento de aumento da concorr\u00eancia com os produtos importados. A previs\u00e3o \u00e9 que a medida englobe de 12 a 15 empresas e que metade das importa\u00e7\u00f5es tenha seu imposto elevado. O pre\u00e7o dos carros importados pode subir de 25% a 28%, informou o ministro.<\/p>\n

Segundo Mantega,\u00a0o aumento n\u00e3o vai englobar os produtos nacionais<\/strong>, ou da Argentina, pa\u00eds com o qual o Brasil possui um acordo automotivo, que preencham alguns requisitos. Entre eles, que os carros tenham, no min\u00edmo, 65% de conte\u00fado nacional e regional, e que fa\u00e7am investimento tecnol\u00f3gico no desenvolvimento de novas tecnologias.<\/p>\n

De acordo com ele, as empresas que preencherem 6 de 11 requisitos, como montagem do ve\u00edculo, estampagem, pintura, fabrica\u00e7\u00e3o de motores, de transmiss\u00f5es, de embreagem, c\u00e2mbio, no Brasil, n\u00e3o ter\u00e3o o imposto elevado.<\/em><\/strong>\u00a0As empresas do setor ter\u00e3o at\u00e9 dois meses para comprovar o atendimento dos pr\u00e9-requisitos.<\/p>\n

“S\u00e3o 11 itens. As que preencherem 6 itens, n\u00e3o ter\u00e3o essa majora\u00e7\u00e3o [do IPI]”, explicou o ministro. Ele acrescentou que, caso empresas que atuem fora do pa\u00eds desejem ter as mesmas condi\u00e7\u00f5es, poder\u00e3o se instalar no Brasil e preencher os requisitos para ter o IPI menor.<\/p>\n


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Alexandro MartelloDo G1, em Bras\u00edlia O ministro da Fazenda,\u00a0Guido Mantega, anunciou nesta quinta-feira (15) que o governo vai aumentar em 30 pontos percentuais a al\u00edquota do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os carros importados de fora do Mercosul at\u00e9 dezembro de 2012. “A partir de amanh\u00e3 (sexta), estamos elevando o IPI para autom\u00f3veis e …<\/p>\n

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