5\/11\/2011)<\/strong> pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade.<\/p>\nNo ano passado, 1.085 pessoas morreram v\u00edtimas de acidentes automobil\u00edsticos em Mato Grosso. Deste total, 379 (ou 34,93%) foram mortas no banco de uma moto.<\/p>\n
Ocorre que a frota de motocicletas e motonetas no Estado chegava, em 2010, a 507.033, o que representa 42,03% do total de ve\u00edculos rodando, que \u00e9 1.206.228.\u00a0Fazendo a compara\u00e7\u00e3o entre frota de carros e de motos – e em seguida relacionando com o \u00edndice de mortalidade de cada tipo de ve\u00edculo, a conclus\u00e3o \u00e9 que a moto \u00e9 mais segura. Isso porque o n\u00famero de motos em rela\u00e7\u00e3o ao total de ve\u00edculos \u00e9 menor do que o n\u00famero de mortes sobre duas rodas em rela\u00e7\u00e3o aos \u00f3bitos sobre quatro rodas.<\/p>\n
O n\u00famero de mortes em motos tamb\u00e9m cresceu em um ritmo menor que o da frota entre os anos de 2002 e 2010. Enquanto a quantidade de motocicletas registradas se elevou 213% no per\u00edodo \u2013 de 161.739 para 507.033 -, o total de \u00f3bitos foi \u201capenas\u201d 161% maior (de 145 para 379).\u00a0De acordo com o SIM, entre 2002 e 2010 o n\u00famero total de \u00f3bitos por acidentes com transporte terrestre cresceu 24% no Brasil: passou de 32.753 para 40.610 mortes anuais.<\/p>\n
Entre as regi\u00f5es, o maior percentual de aumento na quantidade de \u00f3bitos foi registrado no Norte (53%), seguido do Nordeste (48%), Centro-Oeste (22%), Sul (17%) e Sudeste (10%).\u00a0Os dados sobre motocicletas em outras regi\u00f5es do pa\u00eds se diferem dos de Mato Grosso, onde o crescimento no n\u00famero de mortes foi menor no per\u00edodo pesquisado.<\/p>\n
Em nove anos, os \u00f3bitos ocasionados por ocorr\u00eancias com motos mais que triplicaram na regi\u00e3o Sudeste, saltando de 940, em 2002, para 2.948, em 2010 \u2013 um crescimento de 214%. Os \u00f3bitos cresceram 165% no Nordeste, 158% no Centro-Oeste, 147% no Norte e 144% no Sul.\u00a0Em S\u00e3o Paulo, por exemplo, o aumento no n\u00famero de mortes em motocicletas foi de 364% no per\u00edodo de nove anos, enquanto em Mato Grosso este aumento foi de 161%. No Distrito Federal, a diferen\u00e7a chegou a 202%.<\/p>\n
Independentemente do meio de transporte, o n\u00famero de pessoas que morreram em acidentes nos \u00faltimos nove anos em Mato Grosso \u00e9 assustador. Neste per\u00edodo, nada menos que 8.131 pessoas perderam a vida em alguma colis\u00e3o.\u00a0Para o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade, a fiscaliza\u00e7\u00e3o da Lei Seca pode, sim, reduzir o n\u00famero de acidentes no tr\u00e2nsito. \u201cHouve uma redu\u00e7\u00e3o de at\u00e9 30% nas regi\u00f5es que tiveram uma a\u00e7\u00e3o mais eficaz na fiscaliza\u00e7\u00e3o\u201d, disse ontem o ministro Alexandre Padilha.<\/p>\n
Ele refor\u00e7ou que o Minist\u00e9rio apoia projetos de lei em discuss\u00e3o no Congresso Nacional que aumentam a pena de motoristas que sejam identificados alcoolizados e a anula\u00e7\u00e3o de qualquer par\u00e2metro m\u00ednimo de n\u00edvel alco\u00f3lico ao volante.
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\nMat\u00e9ria publicada na edi\u00e7\u00e3o 13153 em 05\/11\/2011 no Jornal Di\u00e1rio de Cuiab\u00e1<\/wbr><\/p>\nhttp:\/\/www.diariodecuiaba.com.br<\/wbr><\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"Estat\u00edstica divulgada pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade mostra que, por incr\u00edvel que pare\u00e7a, motociclistas t\u00eam menos chance de morrer no tr\u00e2nsito<\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[14,20],"tags":[1473,1476,454,1491,1499,1493,91,1482,82,626,896],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/213659"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=213659"}],"version-history":[{"count":4,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/213659\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":213669,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/213659\/revisions\/213669"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=213659"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=213659"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=213659"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}