O IPI, imposto sobre produtos industrializados, \u00e9 de 15% sobre motocicletas, bicicletas e ciclomotores que entram no pa\u00eds, mas os empres\u00e1rios da Zona Franca est\u00e3o insatisfeitos. Eles\u00a0 querem barrar a importa\u00e7\u00e3o de ciclomotores, vinda da \u00c1sia, que chegam ao Brasil a pre\u00e7o menor do que o praticado no mercado brasileiro.<\/p>\n
Outra medida apontada por eles \u00e9 a eleva\u00e7\u00e3o da al\u00edquota do Imposto de Importa\u00e7\u00e3o (II); estabelecimento de valores FOB m\u00ednimos de acordo com a categoria de cilindrada da motocicleta; e atualiza\u00e7\u00e3o do C\u00f3digo de Tr\u00e2nsito definindo, com clareza, as caracter\u00edsticas do ciclomotor que permita diferenci\u00e1-lo de uma motocicleta de 50 cilindradas (CC).<\/p>\n
Para a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB\/AM), a baixa tributa\u00e7\u00e3o faz com que os produtos importados em pe\u00e7as ou completos sejam vendidos a pre\u00e7os menores que os fabricados em Manaus. \u201dEm 2010, por exemplo, foram importadas 90.160 ciclomotores, e produzidas por nossa ind\u00fastria apenas 35.084 unidades. Um volume de importa\u00e7\u00e3o 157% superior\u201d, lamenta a parlamentar, alertando que o pa\u00eds est\u00e1 consumindo, mas gerando emprego no exterior.<\/p>\n
A principal solu\u00e7\u00e3o apresentada que poder\u00e1 favorecer a competitividade entre os empres\u00e1rios locais, segundo os representantes do setor no Amazonas, \u00e9 aumentar o IPI sobre esses produtos, de 15% para 35%.<\/p>\n
A proposta para o aumento no imposto sobre produtos importados est\u00e1 sendo analisado pelo Minist\u00e9rio da Fazenda.<\/p>\n