Warning: Constant WP_DEBUG already defined in /home/sucupira/public_html/wp-config.php on line 248

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831
{"id":213986,"date":"2012-01-19T10:49:47","date_gmt":"2012-01-19T12:49:47","guid":{"rendered":"http:\/\/www.luissucupira.com.br\/?p=213986"},"modified":"2012-01-19T12:42:36","modified_gmt":"2012-01-19T14:42:36","slug":"213986","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/213986\/","title":{"rendered":"Conhe\u00e7a um pouco da hist\u00f3ria da corrida de motos mais antiga do mundo"},"content":{"rendered":"
\"\"<\/a>
Suzuki: 28 vit\u00f3rias em Man<\/figcaption><\/figure>\n

Em 1906, num jantar comemorativo no clube ingl\u00eas, Auto Cycle Union, surgiu a id\u00e9ia de uma prova motociclistica longa e em estradas. Como era proibido na Inglaterra, a corrida seria realizada numa ilha do mar da Irlanda, onde havia travessia por ferry-boat.<\/span><\/p>\n

Essa era a Isle of Man !\u00a0 A id\u00e9ia recebeu todo apoio do governo independente da ilha, que j\u00e1 tinha uma prova de automobilismo internacional !\u00a0<\/span><\/p>\n

\"\"<\/span><\/p>\n

O circuito “oficial” da prova \u00e9 chamado de Montanha , com 60, 739 Km (!!!) de extens\u00e3o. Para as motos da \u00e9poca, foi criado um circuito menor, chamado de St. John, com apenas\u00a0 25 km !<\/span><\/p>\n

Para a primeira corrida, o regulamento era o seguinte:\u00a0 Moto de turismo, com dois freios, silenciador, jogo de ferramentas e um banco solo. Foram criadas 2 categorias : motos de um cilindro com consumo de 33 Km \/ l e de dois cilindros com consumo\u00a0 m\u00ednimo de 25 Km \/ l. No resto valia tudo, desde peso, cilindrada, etc.<\/span><\/p>\n

Em 28 de maio de 1907 acontece o primeiro Tourist Trophy !!<\/span><\/p>\n

A prova teve 10 voltas, num total de 250 km, e foi vencida, na categoria monocil\u00edndrica,\u00a0 por Charles Collier, com uma Matchless (ele era o dono da fabrica !) abrindo uma vantagem de mais de 10 minutos\u00a0\u00a0 sobre o 2\u00ba e\u00a0 3\u00ba colocados , que correram de Triumph !<\/span><\/p>\n

\"\"<\/span>
\n Charles Collier (na frente) e Harry Collier e suas AJS – Matchless<\/strong><\/span><\/p>\n

A categoria bicilindrica foi vencida por Rem Fowler, com uma Norton equipada com motor Peugeout, que mesmo com mutios tombos, pneu furado, e outras perip\u00e9cias,\u00a0 chegou com 30 minutos de vantagem. Sua m\u00e9dia foi de 69 Km \/ h !<\/span><\/p>\n

A corrida era contra o rel\u00f3gio, ou seja vencia quem fizesse o percurso de 10 voltas em menos tempo. A prova era do piloto e sua moto contra a estrada ! A largada era aos pares. N\u00e3o existia estrat\u00e9gia de corrida e retardat\u00e1rios. Os advers\u00e1rios de cada um eram os buracos, muros, e as estradas estreitas e poeirentas !!<\/span><\/p>\n

\"\"<\/span>
\n Largada aos pares.<\/span><\/strong><\/span><\/p>\n

Isso sem contar com o clima da ilha, que era \u00famido e frio. No meio da prova o piloto poderia topar com um repentino e denso nevoeiro, uma chuva fina e fria e logo ap\u00f3s encontrar sol novamente !<\/span><\/p>\n

J\u00e1 em 1909, a corrida teve uma m\u00e9dia de 79 Km \/h vencida por Harry Collier (irm\u00e3o de Charles) , com uma Matchless . J\u00e1 n\u00e3o havia mais as categorias separadas.\u00a0<\/span><\/p>\n

\"\"<\/span>
\n Lister Cooper com sua Triumph 3,5 hp em 1908<\/span><\/strong><\/span><\/p>\n

Em 1911, o circuito adotado foi o da Montanha com seus 60 Kms. Nesse ano houve a primeira vit\u00f3ria de uma moto n\u00e3o inglesa. Foi vencida por uma Indian americana, que ali\u00e1s tamb\u00e9m fez os 2\u00ba e 3\u00ba lugares.\u00a0 Essa moto era muito moderna e evolu\u00edda , e tinha um c\u00e2mbio de 2 marchas (!!!), o que lhe dava enorme vantagem nas subidas longas do percurso da Montanha !<\/span><\/p>\n

O circuito da montanha tem 256 curvas, e retas de at\u00e9 6 Km, com muitas pontes, saltos, pared\u00f5es, subidas e outras armadilhas !!\u00a0<\/span><\/p>\n

(clique aqui para ver o mapa do circuito<\/span><\/a>)<\/strong><\/span><\/p>\n

As categorias seriam : Light 250 cc, J\u00fanior 350 cc e S\u00eanior 500 cc.<\/span><\/p>\n

A esta altura, o evento j\u00e1 era tradicional e tinha um forte apelo tur\u00edstico e economico para a ilha. As fabricas, sentindo sua importancia, come\u00e7aram a investir pesado na competi\u00e7\u00e3o. BMW, Norton, Triumph, Moto Guzzi, Gilera, … todos queriam vencer !<\/span><\/p>\n

Veio ent\u00e3o a 2\u00aa Guerra Mundial.\u00a0 O T T da Isle of Man parou !<\/span><\/p>\n

Em 1947, recome\u00e7am as provas.\u00a0 Foi vencida por uma Norton 500, pilotada por Harold Daniell , com m\u00e9dia de 133,2 Km \/h.\u00a0 Essa vit\u00f3ria da Norton 500, deu origem \u00e0 s\u00e9rie especial , a Norton Manx , como s\u00e3o chamados quem nasce na ilha !<\/span><\/p>\n

\"\"<\/span>
\n John Surtess pilotando uma Norton Manx<\/span><\/strong><\/span><\/p>\n

Na d\u00e9cada de 50 , mais mudan\u00e7as em catergorias, motos, cilindradas, etc. Em 1957, na prova do Jubileu , 50 anos, o vencedor foi Bob Mclntyre, com uma Gilera 500 de 4 cilindros, percorrendo os 483 Km com m\u00e9dia , pela primeira vez em sua hist\u00f3ria, acima das 100 milhas \/ hora , exatos 162,7 Km \/ h na volta mais r\u00e1pida !!\u00a0<\/span><\/p>\n

\"\"<\/span>
\n Largada na d\u00e9cada de 50<\/strong><\/span><\/p>\n

A partir da\u00ed, a competi\u00e7\u00e3o passou por um per\u00edodo de baixa. Com algumas f\u00e1bricas como Gilera , Guzzi e outras , saindo da competi\u00e7\u00e3o, um p\u00fablico pequeno, provas mon\u00f3tonas , … o brilho do Turist Trophy ficava esmaecido !!<\/span><\/p>\n

Nos anos 60, os japoneses (sempre \u00eales !) come\u00e7am a participar com apoio oficial das f\u00e1bricas. Foi a volta do glamour da Ilha de Man !!<\/span><\/p>\n

\"\"<\/span><\/p>\n

Em 1967, a primeira vit\u00f3ria de uma japonesa, uma Honda 500, pilotada por ningu\u00e9m menos\u00a0 do que Mike “The Byke” Hailwood, com um recorde de m\u00e9dia, de 108,77 mph ou seja 175 Km \/ h !!<\/span><\/p>\n

Esse recorde permaneceu por 9 anos, s\u00f3 caindo em 1976, na prova vencida por Mick Grant, pilotando uma Kawasaki, com m\u00e9dia de 176, 59 Km \/h (109,82 mph) !<\/span><\/p>\n

\"\"<\/span>
\n Derek Chatterton em 1976<\/strong><\/span><\/p>\n

A esta altura, o evento era um verdadeiro acontecimento mundial, sendo chamada de\u00a0 Daytona europ\u00e9ia !\u00a0 A primeira semana de junho transformava a ilha na ” Meca do Motociclismo”, e era invadida por milhares de turistas !<\/span><\/p>\n

J\u00e1 havia prova de antigas, categorias desde 50 cc,\u00a0 at\u00e9 prot\u00f3tipos malucos , como uma Suzuki de 12 marchas , e tamb\u00e9m o chamado Mad Sunday, onde a pista era liberada para os loucos (p\u00fablico) , que literalmente se destruiam pelo circuito !!<\/span><\/p>\n

Em 1977 Phill Read faz seu retorno \u00e0s pistas e vence a categoria F\u00f3rmula 1 de Man !<\/span><\/p>\n

\"\"\u00a0\"\"<\/span>
\n Phil Read<\/span><\/strong><\/span><\/p>\n

Em 1978, na categoria principal, a superbike, uma Kawasaki 750, pilotada por Mick Grant \u00e9 a grande estrela !!\u00a0 Foi a primeira vez que o tempo por volta baixou dos 20 minutos !\u00a0 Na classe F\u00f3rmula 1, a vit\u00f3ria \u00e9 de Mike Hailwood com uma Ducati\u00a0 Desmo 750 !<\/span><\/p>\n

\"\"<\/span>
\n Mike Hailwood\u00a0<\/strong><\/span><\/p>\n

Em 1979, Mike, The Byke d\u00e1 o troco em Mick Grant, e baixa o tempo para 19 min e 45 s, com uma Suzuki 500 , com m\u00e9dia de 183,69 Km \/ h , na categoria superbike !!<\/span><\/p>\n

\"\"\u00a0\"\"<\/span>
\n Giacomo Agostini<\/strong><\/span><\/p>\n

Alguns n\u00fameros:<\/strong><\/span><\/p>\n

Maiores vencedores:<\/span><\/strong><\/span><\/p>\n

Joey Dunlop –\u00a0 26 vit\u00f3rias em 78 participa\u00e7\u00f5es\u00a0<\/strong><\/span><\/p>\n

Mike Hailwood – 14 vit\u00f3rias em 34 participa\u00e7\u00f5es<\/strong><\/span><\/p>\n

Steve Hislop – 11 vit\u00f3rias em 26 participa\u00e7\u00f5es<\/strong><\/span><\/p>\n

Giacomo Agostini – 10 vit\u00f3rias em 16 participa\u00e7\u00f5es<\/strong><\/span><\/p>\n

Phill Read – 8 vit\u00f3rias em 33 participa\u00e7\u00f5es<\/strong><\/span><\/p>\n

John Surtess – 6 vit\u00f3rias em 11 paricipa\u00e7\u00f5es<\/strong><\/span><\/p>\n

Vit\u00f3rias por marcas:<\/span><\/strong><\/span><\/p>\n

Honda – 111 vit\u00f3rias – 2435 provas que chegou at\u00e9 o final.<\/strong><\/span><\/p>\n

Yamaha – 105 vit\u00f3rias – 4045 provas at\u00e9 o final<\/strong><\/span><\/p>\n

Norton – 43 vit\u00f3rias – 1577 provas at\u00e9 o final<\/strong><\/span><\/p>\n

MV Augusta – 34 vit\u00f3rias<\/strong><\/span><\/p>\n

BMW – 30 vit\u00f3rias<\/strong><\/span><\/p>\n

Suzuki – 28 vit\u00f3rias<\/strong><\/span><\/p>\n

(clique aqui para mais detalhes<\/span><\/a>)<\/strong><\/span><\/p>\n

As provas acontecem at\u00e9 hoje, e gra\u00e7as aos pilotos arrojados e malucos, ra\u00e7a que nunca deixar\u00e1 de existir,\u00a0 ir\u00e1 viver por muito tempo !!<\/span><\/p>\n

\"\"<\/span><\/p>\n

A pista continua com suas armadilhas e perigos, mas isso \u00e9 que faz desta prova uma aventura especial, um desafio \u00e0 habilidade e coragem de poucos !!<\/span><\/p>\n

\"\"<\/span><\/p>\n

\n

Os pr\u00f3prios Manx (habitantes da ilha), suportam her\u00f3icamente a invas\u00e3o e , baderna dos motociclistas, pois sabem da sua importancia economica e tamb\u00e9m por ter muita honra e orgulho de sediar a mais antiga das competi\u00e7\u00f5es de motocicletas !!<\/span><\/p>\n

A eles , aos participantes ,e aos vencedores o que importa \u00e9 manter vivo o “Tourist Trophy “!!<\/span><\/p>\n<\/blockquote>\n

\"\"<\/p>\n

S\u00f3 quem j\u00e1 recebeu a estatueta do deus grego Merc\u00fario sobre uma roda alada (o Trof\u00e9u do Campe\u00e3o) , sabe o que \u00e9 a verdadeira gl\u00f3ria da vit\u00f3ria na prova mais tradicional e carism\u00e1tica do motocilcismo mundial,<\/span><\/p>\n

\u00a0O “Tourist Trophy” de “Isle of Man” !!<\/span><\/strong><\/span><\/p>\n

\"\"<\/span><\/p>\n

\"\"<\/p>\n

Por Ricardo Pupo<\/span><\/strong><\/em><\/span><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Em 1906, num jantar comemorativo no clube ingl\u00eas, Auto Cycle Union, surgiu a id\u00e9ia de uma prova motociclistica longa e em estradas. Como era proibido na Inglaterra, a corrida seria realizada numa ilha do mar da Irlanda, onde havia travessia por ferry-boat. Essa era a Isle of Man !\u00a0 A id\u00e9ia recebeu todo apoio do …<\/p>\n

Conhe\u00e7a um pouco da hist\u00f3ria da corrida de motos mais antiga do mundo<\/span> Leia mais »<\/a><\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[14],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/213986"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=213986"}],"version-history":[{"count":8,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/213986\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":213990,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/213986\/revisions\/213990"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=213986"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=213986"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=213986"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}