Mapas de gerenciamento e cicl\u00edstica<\/strong><\/p>\nO piloto ainda pode selecionar um dos tr\u00eas mapas de gerenciamento do motor (A, B e C) para diferentes situa\u00e7\u00f5es de pilotagem. A mudan\u00e7a no novo modelo fica por conta do reposicionamento do seletor no punho esquerdo, facilitando seu acionamento. Assim, o sistema S-DMS (Suzuki Drive Mode Selector) possibilita a escolha do modo de pilotagem de acordo com a prefer\u00eancia ou condi\u00e7\u00f5es de pilotagem como, por exemplo, em pista fechada ou com chuva. Fica evidente a diferen\u00e7a de comportamento do motor quando o piloto seleciona uma das tr\u00eas op\u00e7\u00f5es de sele\u00e7\u00e3o.<\/p>\n
A impress\u00e3o de controle na pilotagem tamb\u00e9m se deve muito ao novo quadro e do conjunto de suspens\u00f5es. Na dianteira, o sistema de big piston fork (garfo de pist\u00e3o grande em tradu\u00e7\u00e3o literal) evita mergulhos em frenagens bruscas e transmite total confian\u00e7a para o piloto em curvas.<\/p>\n
O novo desenho da balan\u00e7a traseira e o amortecedor totalmente regul\u00e1vel mant\u00e9m a roda traseira no ch\u00e3o em curvas de alta velocidade de uma forma que d\u00e1 vontade de testar o limite dessa superbike, ainda mais em pista fechada, caso deste teste.<\/p>\n
A dist\u00e2ncia entre-eixos est\u00e1 um cent\u00edmetro menor, por\u00e9m a balan\u00e7a traseira foi alongada em 3,2 cm \u2013 resultando em uma melhor tra\u00e7\u00e3o na roda traseira e mais estabilidade.<\/p>\n
J\u00e1 o sistema de freio \u00e9 composto por duplo disco flutuante com fixa\u00e7\u00e3o radial, de 310 mm de di\u00e2metro e mordido por pin\u00e7as de quatro pist\u00f5es opostos na dianteira. Na traseira, disco simples de 220 mm de di\u00e2metro e mordido por pin\u00e7a de um pist\u00e3o. Apesar da n\u00e3o ado\u00e7\u00e3o do sistema de freios ABS, o comportamento dos freios est\u00e1 de acordo com a proposta da moto, mas \u00e9 preciso saber dosar a for\u00e7a no manete. Para ajudar ainda mais no trabalho de frenagem e amortecimento, a moto est\u00e1 cal\u00e7ada com pneus radiais de perfil esportivo nas medidas 120\/70ZR 17 (D) e 190\/50ZR 17 (T).<\/p>\n
Apesar do porte avantajado da Suzuki GSX-R 1000, o piloto vai bem encaixado no estreito tanque, que tem capacidade para 17,5 litros de gasolina. A posi\u00e7\u00e3o de pilotagem \u00e9 at\u00e9 confort\u00e1vel para uma superesportiva, j\u00e1 que a GSX-R1000 conta com pedaleiras ajust\u00e1veis e uma tampa substitui o assento traseiro para pilotagens solo.<\/p>\n
Painel e pre\u00e7o<\/strong><\/p>\nCompleto, o painel de instrumentos da Suzuki 1000 conta com display em LCD que traz v\u00e1rias informa\u00e7\u00f5es: dois hod\u00f4metros (parciais e reserva), temperatura do l\u00edquido de arrefecimento, alerta de baixa press\u00e3o do \u00f3leo, cron\u00f4metro de volta, sele\u00e7\u00e3o do S-DMS e barra gr\u00e1fica indicando a intensidade do brilho do painel, al\u00e9m de rel\u00f3gio.<\/p>\n
O pre\u00e7o sugerido da GSX-R 1000 \u00e9 de R$ 58.900,00. Valor interessante para se ter um \u00edcone entre as superesportivas. Uma moto com motor potente, chassi excelente, mas sem o visual moderno e toda a tecnologia da concorr\u00eancia.<\/p>\n
Ficha T\u00e9cnica
\nMotor:\u00a0 DOHC, 4 cilindros, 4 tempos, 16 v\u00e1lvulas e arrefecimento l\u00edquido
\nCapacidade c\u00fabica:\u00a0999 cm\u00b3
\nPot\u00eancia m\u00e1xima:\u00a0185 cv a 12.000 rpm
\nTorque m\u00e1ximo:\u00a011,9 kgf.m a 10.000 rpm
\nAlimenta\u00e7\u00e3o:\u00a0Inje\u00e7\u00e3o eletr\u00f4nica
\nCapacidade do tanque:\u00a017,5 litros
\nC\u00e2mbio:\u00a0Seis marchas
\nTransmiss\u00e3o final:\u00a0Corrente
\nSuspens\u00e3o dianteira:\u00a0Telesc\u00f3pica invertida (upside-down) totalmente ajust\u00e1vel
\nSuspens\u00e3o traseira:\u00a0Balan\u00e7a com monoamortecedor fixado por link totalmente regul\u00e1vel
\nFreio dianteiro:\u00a0Disco duplo flutuante de 310 mm de di\u00e2metro com pin\u00e7a de quatro pist\u00f5es fixada radialmente
\nFreio traseiro:\u00a0Disco simples com 220 mm de di\u00e2metro com pin\u00e7a de um pist\u00e3o
\nChassi:\u00a0Dupla trave superior em alum\u00ednio
\nDimens\u00f5es (C x L x A):\u00a02.045 x 720 x 1.130 mm
\nAltura do assento:\u00a0810 mm
\nAltura m\u00ednima do solo: 130 mm
\nEntre-eixos:\u00a01.405 mm
\nPeso em ordem de marcha: \u00a0205 kg
\nCores:\u00a0\u00a0Branca\/Azul, cinza\/preta e preta
\nPre\u00e7o p\u00fablico sugerido:\u00a0R$ 58.900,00<\/p>\n
Fotos: Ivan Ara\u00fajo<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"Arthur Caldeira Apesar das mudan\u00e7as sutis \u00e9 poss\u00edvel notar que a nova gera\u00e7\u00e3o da Suzuki GSX-R 1000 foi reestilizada. T\u00e9cnica que a f\u00e1brica de Hamamatsu domina: atualizar um modelo, mas sem extrair sua identidade. Os f\u00e3s agradecem, mas os cr\u00edticos mais \u00e1cidos acham que j\u00e1 era hora de uma mudan\u00e7a mais radical. O fato \u00e9 …<\/p>\n
GSX-R 1000: Superesportiva de corpo e alma<\/span> Leia mais »<\/a><\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[12,14,23],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/214048"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=214048"}],"version-history":[{"count":3,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/214048\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":214050,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/214048\/revisions\/214050"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=214048"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=214048"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=214048"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}