Warning: Constant WP_DEBUG already defined in /home/sucupira/public_html/wp-config.php on line 248

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831
{"id":214237,"date":"2012-06-14T08:17:58","date_gmt":"2012-06-14T11:17:58","guid":{"rendered":"http:\/\/www.luissucupira.com.br\/?p=214237"},"modified":"2012-06-25T14:42:21","modified_gmt":"2012-06-25T17:42:21","slug":"o-aumento-do-ipi-vai-reduzir-as-vendas-de-motos-chinesas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/o-aumento-do-ipi-vai-reduzir-as-vendas-de-motos-chinesas\/","title":{"rendered":"O aumento do IPI vai reduzir as vendas de motos chinesas?"},"content":{"rendered":"

<\/h1>\n

A resposta \u00e9 n\u00e3o.<\/strong><\/em><\/p>\n

\"\"E as raz\u00f5es s\u00e3o muitas. A primeira delas esta relacionada a margem de lucro dessas motos \u2013 que \u00e9 muito superior a obtida pelas motos fabricadas no Brasil e que por vezes, dependendo do modelo pode chegar facilmente aos 50%. A outra refere-se ao custo Brasil.<\/p>\n

O custo para produzir aqui mata qualquer competitividade. Basta analisar a carga tribut\u00e1ria, o custo de log\u00edstica, o custo de m\u00e3o-de-obra (n\u00e3o tanto pelos sal\u00e1rios, mas pela carga tribut\u00e1ria em cima destes), estocagem e custo com a revenda. Tudo isso impacta no custo final reduzindo a margem.<\/p>\n

Voc\u00ea pode ter a melhor marca de moto do mundo, a pre\u00e7os realmente atrativos e competitivos que entregam margens excelentes, mas se for fabricar no Brasil, somando tudo que impacta na moto vai ter problemas.<\/p>\n

Especialistas afirmam que a ind\u00fastria brasileira da porta da rua pra dentro \u00e9 competitiva e em constante moderniza\u00e7\u00e3o, mas da porta da rua para fora ela deixa de ser competitiva facilmente. Uma compara\u00e7\u00e3o feita por Paulo Skaf, Presidente da FIESP, foi a de um corredor com condi\u00e7\u00f5es de vencer competindo em uma pista cheia de obst\u00e1culos, enquanto os demais concorrentes t\u00eam pista livre e sem obst\u00e1culos. Mesmo saindo na frente, os percal\u00e7os do trajeto acabam colocando o Brasil bem atr\u00e1s na corrida.<\/p>\n

Esse aumento de IPI pode refor\u00e7ar o caixa do governo e ajudar a suprir uma parte do que foi cortado por conta das medidas adotadas para ajudar as montadoras nacionais, por\u00e9m n\u00e3o vai reduzir as vendas e talvez nem impacte no pre\u00e7o, pois existe muita gordura na margem da 50cc.<\/p>\n

As cinquentinhas, apesar de n\u00e3o termos dados confi\u00e1veis, s\u00e3o uma categoria de moto que vende bastante e n\u00e3o apenas pela economia de combust\u00edvel ou pelo pre\u00e7o tentador. Esta moto representa aquela parte da obriga\u00e7\u00e3o do Estado que n\u00e3o foi feita e este \u2018buraco\u2019 acaba sendo preenchido por uma solu\u00e7\u00e3o de mercado. Existe uma m\u00e1xima do marketing que diz que \u2018se tem quem queira comprar, sempre haver\u00e1 algu\u00e9m tentando fazer, construir ou fabricar para vender\u2019. As Cinquentinhas representam uma realidade descrita nesta m\u00e1xima.<\/p>\n

O maior atrativo da 50cc \u00e9 n\u00e3o ter que pagar mais imposto \u2013 tipo DPVAT, Taxa de Licenciamento e CNH(pelo menos onde isto n\u00e3o \u00e9 exigido). O brasileiro n\u00e3o gosta de pagar impostos por que sabe que eles n\u00e3o v\u00e3o para onde deveriam ir. Como se n\u00e3o bastasse trabalharmos quatro meses para o Governo s\u00f3 para pagamento de impostos, o brasileiro ainda tinha os juros escorchantes dos financiamentos e de cart\u00f5es de cr\u00e9dito. Com a redu\u00e7\u00e3o dos juros tudo tende a melhorar, mas n\u00e3o resolve o problema das motos.<\/p>\n

Ocorre que a maioria das 50cc \u00e9 adquirida mediante financiamento via CDC \u2013 Cr\u00e9dito Direto Consumidor. \u00c9 o mesmo processo de compra de uma geladeira, por exemplo. Por isso, n\u00e3o mudar\u00e1 muita coisa ou n\u00e3o mudar\u00e1 nada.<\/p>\n

O que faria reaquecer o mercado seria a retirada de PIS e COFINS das motos nacionais, facilita\u00e7\u00e3o de cr\u00e9dito, pois aqui n\u00e3o depende apenas das financeiras, mas das concession\u00e1rias na an\u00e1lise correta e da informa\u00e7\u00e3o de dados concretos e n\u00e3o fabricados como foi no passado.<\/p>\n

As motos est\u00e3o entre os bens que mais pagam impostos no Brasil. Confira os produtos que pagam mais impostos:<\/p>\n

1\u00ba LUGAR: CACHA\u00c7A \u2013 81,87%<\/em>
\n2\u00ba LUGAR: CASACO DE PELE \u2013 81,86%<\/em>
\n3\u00ba LUGAR: VODCA \u2013 81,52%\u00a0<\/em>
\n4\u00ba LUGAR: CIGARRO \u2013 80,42%\u00a0<\/em>
\n5\u00ba LUGAR: PERFUME IMPORTADO \u2013 78,43%<\/em>
\n6\u00ba LUGAR: CAIPIRINHA \u2013 76,66%<\/em>
\n7\u00ba LUGAR: VIDEOGAME \u2013 72,18%<\/em>
\n8\u00ba LUGAR: REV\u00d3LVER \u2013 71,58%<\/em>
\n9\u00ba LUGAR: PERFUME NACIONAL \u2013 69,13%<\/em>
\n10\u00ba LUGAR: MOTOS (ACIMA DE 250CC) \u2013 64,65%<\/em><\/p>\n

Outro grande problema, a inadimpl\u00eancia, pode ser resolvido atrav\u00e9s de uma linha de cr\u00e9dito que refinanciasse a d\u00edvida a juros menores com prazos maiores. Essa a\u00e7\u00e3o ajudaria a muitos clientes inadimplentes que desejam ficar com suas motos a voltar a pagar em dia.<\/p>\n

Outra medida radical poderia ser o combate aos \u2018pokemons\u2019 \u2013 que s\u00e3o aqueles ve\u00edculos com busca e apreens\u00e3o, em nome de laranjas, que rodam pelo Brasil e que s\u00e3o comprados a pre\u00e7os barat\u00edssimos. A solu\u00e7\u00e3o para evitar ou pelo menos reduzir, seria equiparar as responsabilidades com a aliena\u00e7\u00e3o fiduci\u00e1ria \u00e0s mesmas regras de um fiel deposit\u00e1rio. Radical? \u2013Sim, mas necess\u00e1ria para a maioria dos brasileiros que adoram a Lei de Gerson e ajudaria bastante na redu\u00e7\u00e3o dos \u00edndices de inadimpl\u00eancia, pois seria melhor devolver o ve\u00edculo do que ser preso e perder a prim\u00e1ria.<\/p>\n

Hoje nada acontece. Quando um ve\u00edculo com busca e apreens\u00e3o \u00e9 pego numa blitz ele \u00e9 apreendido e o motorista vai pra casa tranquilo. Exatamente por isso que o \u2018Pokemon\u2019 continua a ter for\u00e7a \u2013 n\u00e3o h\u00e1 fiscaliza\u00e7\u00e3o e nem puni\u00e7\u00e3o. \u00c9 muito f\u00e1cil voc\u00ea ver pessoas rodando em carros de alto padr\u00e3o que custariam noventa ou cem mil, os quais foram comprados por apenas 20 mil reais. Como n\u00e3o existem oficiais de justi\u00e7a suficientes para resgatar estes bens, a impunidade e o preju\u00edzo rolam \u00e0 solta. Um carro \u00e9 dif\u00edcil de achar, agora imagine uma moto rodando em cidades de interior ou apenas no campo? As chances de resgate seriam \u00ednfimas, como s\u00e3o hoje.<\/p>\n

A solu\u00e7\u00e3o para a queda nas vendas das motos que possa pelo menos empatar o ano e n\u00e3o perd\u00ea-lo passa obrigatoriamente pela ajuda do Governo. J\u00e1 que contribu\u00edmos com elevada arrecada\u00e7\u00e3o n\u00e3o seria a hora de o Governo Federal proteger uma das \u2018galinhas\u2019 que p\u00f5em \u2018ovos de ouro\u2019?<\/p>\n

A a\u00e7\u00e3o contra as chinesas se tinha o objetivo de incomodar, nem co\u00e7ar vai. Agora, se o Governo Federal n\u00e3o ajudar o Setor de Duas Rodas a\u00ed sim, o que estava ruim pode ficar ainda pior.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

E as raz\u00f5es s\u00e3o muitas. A primeira delas esta relacionada a margem de lucro dessas motos \u2013 que \u00e9 muito superior a obtida pelas motos fabricadas no Brasil e que por vezes, dependendo do modelo pode chegar facilmente aos 50%. A outra refere-se ao custo Brasil.<\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":214228,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[12,14],"tags":[1173,1476,1491,1493,1482,82],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/214237"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=214237"}],"version-history":[{"count":4,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/214237\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":214239,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/214237\/revisions\/214239"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/214228"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=214237"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=214237"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=214237"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}