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{"id":214330,"date":"2012-07-25T12:30:46","date_gmt":"2012-07-25T15:30:46","guid":{"rendered":"http:\/\/www.luissucupira.com.br\/?p=214330"},"modified":"2012-07-25T12:30:46","modified_gmt":"2012-07-25T15:30:46","slug":"bosch-apresenta-freio-abs-para-motos-de-baixa-cilindrada","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/bosch-apresenta-freio-abs-para-motos-de-baixa-cilindrada\/","title":{"rendered":"Bosch apresenta freio ABS para motos de baixa cilindrada"},"content":{"rendered":"

G1<\/h3>\n

Ainda sem previs\u00e3o para fabricar no Brasil, a Bosch apresentou nesta ter\u00e7a-feira (24), em Campinas (SP), o sistema de freios ABS gera\u00e7\u00e3o 9, desenvolvido especialmente para o segmento de motos. O equipamento tem a metade do tamanho do antecessor, adaptado dos modelos usados em carros, e pesa 700 gramas. O plano da multinacional alem\u00e3 \u00e9 conquistar o mercado de motocicletas de baixa cilindradas (abaixo de 250), que representa hoje cerca de 90% da produ\u00e7\u00e3o nacional.<\/p>\n

Considerado o mais eficaz no mercado, por possibilitar uma frenagem segura e sem a perda da estabilidade do ve\u00edculo, o sistema antibloqueio de rodas ainda tem uso restrito nas motocicletas no Brasil – est\u00e1 presente em 20% delas, e a partir de 300 cilindradas. Para reverter este quadro, parte da aposta da Bosch est\u00e1 sustentada em pesquisas que mostram a efici\u00eancia do item de seguran\u00e7a na redu\u00e7\u00e3o de acidente e mortes no tr\u00e2nsito.<\/p>\n

“Podemos evitar parte dessas mortes com a tecnologia”, afirmou Besaliel Botelho, presidente da Bosch na Am\u00e9rica Latina. Ele se refere \u00e0s dez mil mortes envolvendo motociclistas no Brasil em 2011, 25% das 40 mil mortes de acidentes automobil\u00edsticos registradas pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade.<\/p>\n

Aplica\u00e7\u00e3o e pre\u00e7o
\nPara seu funcionamento, o ABS requer freios a disco e de atua\u00e7\u00e3o hidr\u00e1ulica. O pre\u00e7o da moto com o item, no entanto, n\u00e3o foi estimado ou divulgado pela Bosch. O presidente da companhia disse apenas que foi pensado “um produto que coubesse no bolso do consumidor”. O custo do ve\u00edculo, lembrou, \u00e9 definido pela montadora.<\/p>\n

Sobre a previs\u00e3o para importar o produto ou fabricar o ABS no Brasil, Botelho disse apenas que “em 2013 pode ter novidade”. A multinacional j\u00e1 fabrica o novo produto em sua unidade na \u00c1sia, que atende principalmente o mercado europeu. No Brasil, a fabrica\u00e7\u00e3o seria em Campinas, que hoje produz 900 mil pe\u00e7as\/ano da gera\u00e7\u00e3o 8 do ABS para carros.<\/p>\n

“Existe uma tend\u00eancia para a demanda do ABS”, diz Carlo Gibran, gerente de vendas da divis\u00e3o Chassis Systems Control da Bosh Am\u00e9rica Latina. Ele lembrou que 1% das motos vendidas hoje no Brasil e na Argentina, principais mercados da empresa, s\u00e3o equipadas com ABS. A partir do momento em que houver a demanda crescente, garante, a Bosch vai analisar a fabrica\u00e7\u00e3o no Brasil.<\/p>\n

Frenagem preocupa 86%
\nJunto com a apresenta\u00e7\u00e3o do novo ABS em uma moto de 230 cilindradas importada do Jap\u00e3o, a Bosch divulgou uma pesquisa feita pela multinacional com 750 motociclistas no Brasil e na Argentina em novembro de 2011. Dos 450 ouvidos no Brasil, 86% disseram que a freada brusca \u00e9 uma das situa\u00e7\u00f5es mais perigosas no tr\u00e2nsito. Para 87%, o freio ABS deveria ser item de f\u00e1brica obrigat\u00f3rio por lei.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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