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{"id":214365,"date":"2012-08-14T18:00:45","date_gmt":"2012-08-14T21:00:45","guid":{"rendered":"http:\/\/www.luissucupira.com.br\/?p=214365"},"modified":"2012-08-14T18:00:45","modified_gmt":"2012-08-14T21:00:45","slug":"diario-do-nordeste-ceara-tem-a-5a-maior-frota-de-motos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/diario-do-nordeste-ceara-tem-a-5a-maior-frota-de-motos\/","title":{"rendered":"Di\u00e1rio do Nordeste: Cear\u00e1 tem a 5\u00aa maior frota de motos"},"content":{"rendered":"
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O que se sente nas ruas, avenidas de Fortaleza e em cidades do Interior \u00e9 comprovado pelo relat\u00f3rio mais recente do Departamento Nacional de Tr\u00e2nsito (Denatran): a frota de motos aumentou significadamente nos \u00faltimos dez anos no Brasil e de forma vertiginosa no Cear\u00e1. Tanto que o Estado lidera o ranking do Norte e Nordeste e ocupa a quinta posi\u00e7\u00e3o do Pa\u00eds com 885,1 mil motos.<\/p>\n

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Esses dados s\u00e3o referentes a junho de 2012. Em primeiro lugar, S\u00e3o Paulo com 3,7 milh\u00f5es desses ve\u00edculos; em segundo est\u00e1 Minas Gerais, com 1,9 milh\u00e3o; seguido pelo Paran\u00e1, com 949,4 mil e Rio Grande do Sul, com 900,6 mil motocicletas. Nas regi\u00f5es Norte e Nordeste, o Cear\u00e1 \u00e9 l\u00edder. Em segundo lugar vem a Bahia, com 860,2 mil motos; Pernambuco, com 718,9 mil; Maranh\u00e3o possui 490,9 mil e o Par\u00e1, com 471 mil.<\/p>\n

Da frota total no Estado, Fortaleza contabiliza 195, 5 mil desse meio de transporte, enquanto o Interior registra a maior parte: 689,2 mil. N\u00famero maior do que a de carros particulares, que chega a 298,3 mil.<\/p>\n

S\u00e3o tantas as motos que, divididas pelo n\u00famero de munic\u00edpios interioranos, d\u00e1 uma m\u00e9dia de 31 mil motos por cidade. A m\u00e9dia \u00e9 maior do que o total de habitantes de algumas.<\/p>\n

O superintendente do Departamento Estadual de Tr\u00e2nsito no Cear\u00e1 (Detran-CE), engenheiro Francisco Julio Dias Cavalcanti, afirma que \u00e9 “uma revolu\u00e7\u00e3o cultural”. Segundo ele, quem percorre as sedes dos munic\u00edpios do Interior constata essa possibilidade de mudan\u00e7a de costumes entre os cearenses. “Al\u00e9m dos homens que trocaram a montaria em cavalo, burro e jumento, pela motocicleta, as mulheres aderiram em massa ao ve\u00edculo motorizado de duas rodas”, diz.<\/p>\n

O avan\u00e7o da frota preocupa o Minist\u00e9rio P\u00fablico Estadual (MPE), n\u00e3o pelo n\u00famero em si, mas em raz\u00e3o de os n\u00e3o habilitados serem maioria, principalmente no Interior. O titular no N\u00facleo de Atua\u00e7\u00e3o Especial de Controle, Fiscaliza\u00e7\u00e3o e Acompanhamento de Pol\u00edticas P\u00fablicas do Tr\u00e2nsito (Naetran), promotor Gilvan Melo, chama aten\u00e7\u00e3o para a falta de fiscaliza\u00e7\u00e3o e, com essa facilidade, o n\u00famero de motociclistas sem carteira de habilita\u00e7\u00e3o chega a ser um absurdo. “\u00c9 preciso maior rigor, o que n\u00e3o acontece”, afirma.<\/p>\n

Munic\u00edpios<\/p>\n

<\/strong>Segundo dados do Detran-CE, o total de habilitados nas categorias A, AB, AC, AD e AE \u00e9 de 643,5 mil. Fortaleza soma 250,2 mil, enquanto o restante dos munic\u00edpios registra 393,2 mil. Ou seja, bem inferior \u00e0 frota de motos. “O pessoal compra com facilidade de cr\u00e9dito e pagamentos a perder de vista e a fiscaliza\u00e7\u00e3o \u00e9 cada dia pior e mais fraca”, frisa Gilvan Melo.<\/p>\n

O superintendente do Detran reconhece o problema. O uso da bicicleta no Interior, analisa, que era um h\u00e1bito comum e saud\u00e1vel de adultos e jovens, tamb\u00e9m foi deixado de lado. As pessoas atualmente querem conduzir motocicletas ou bicicletas motorizadas. “Uma pena que a mudan\u00e7a de costumes tenha trazido junto quest\u00f5es negativas: a maioria n\u00e3o est\u00e1 habilitada; muitos n\u00e3o usam o capacete e muitos cometem imprud\u00eancia”.<\/p>\n

O resultado disso s\u00e3o os acidentes. Nos \u00faltimos nove anos, o n\u00famero de atendimentos de v\u00edtimas de acidentes de moto no Instituto Jos\u00e9 Frota (IJF) aumentou quase 1.000%, segundo dados do hospital. Em 2011, um total de 7985 pessoas sofreu acidentes com motos. Em 72% dos casos, o acidentado apresenta invalidez permanente.<\/p>\n

A falta de aten\u00e7\u00e3o e imprud\u00eancia levaram Jos\u00e9 Ferreira, 22 anos, para a enfermaria do IJF. O \u00e1lcool contribuiu para que o caminho at\u00e9 uma festa na noite de Natal do ano passado fosse interrompido por um acidente de moto.<\/p>\n

Ele quebrou a perna e teve o intestino e a bexiga perfurados, mas os m\u00e9dicos est\u00e3o confiantes de que ele n\u00e3o vai ficar com sequelas. Na enfermaria ao lado, outro com caso parecido. O estudante Pedro da Silva, de Quixad\u00e1, sofreu, em meados de junho, um acidente de moto. Isso vai deix\u00e1-lo, pelo menos, tr\u00eas meses na cama do hospital. “Esperando a boa vontade do tempo para ficar bom”, reclama.<\/p>\n

Maioria dirige sem obter habilita\u00e7\u00e3o<\/p>\n

<\/strong>O\u00a0superintendente do Detran-CE, Julio Cavalcanti, informou que o n\u00famero de condutores de motocicleta no Interior sem habilita\u00e7\u00e3o – categoria A – \u00e9 quase o dobro do n\u00famero de motos licenciadas pelo Detran. Ele lembra que houve uma redu\u00e7\u00e3o nessa diferen\u00e7a com os 50 mil novos condutores de motocicleta que obtiveram de forma gratuita a Carteira Nacional de Habilita\u00e7\u00e3o (CNH) por meio do Programa Carteira de Motorista Popular, criado pelo Governo do Estado, por meio de um projeto aprovado pela Assembleia.<\/p>\n

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\nSemanalmente, equipes de fiscaliza\u00e7\u00e3o do Departamento Estadual de Tr\u00e2nsito (Detran-CE) fazem autua\u00e7\u00e3o de condutores n\u00e3o habilitados FOTO: RODRIGO CARVALHO<\/em><\/p>\n

Mesmo assim, semanalmente, equipes de fiscaliza\u00e7\u00e3o do \u00f3rg\u00e3o estadual fazem autua\u00e7\u00e3o de condutores n\u00e3o habilitados nas vias p\u00fablicas municipais e estaduais. “H\u00e1 semanas que chegam a 300 condutores e h\u00e1 semanas com o registro de 150 n\u00e3o habilitados”, ressalta o gestor.<\/p>\n

Al\u00e9m disso, de acordo com informa\u00e7\u00f5es registradas pela Pol\u00edcia Rodovi\u00e1ria Estadual (PRE), a causa mais frequente de acidentes \u00e9 o n\u00e3o uso do capacete. As motos representam 70,5% dos ve\u00edculos apreendidos, neste ano, pela PRE.<\/p>\n

Pessoas sem habilita\u00e7\u00e3o e ve\u00edculos n\u00e3o licenciados s\u00e3o os principais motivos que preocupam \u00f3rg\u00e3os de tr\u00e2nsito, principalmente nos feriados. Nos primeiros tr\u00eas meses deste ano, a Pol\u00edcia Rodovi\u00e1ria Estadual apreendeu 4.008 ve\u00edculos nos postos e blitze no Cear\u00e1. Uma m\u00e9dia de 1.336 por m\u00eas e 44,53 por dia.<\/p>\n

Parceria
\n<\/strong>
\nNo entanto, o MPE quer mais rigor. Por isso, o promotor Gilvan Melo cobra do Detran o cumprimento de parceria realizada com a Prefeitura, via Autarquia Municipal de Tr\u00e2nsito, Servi\u00e7os P\u00fablicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC). Segundo o acordo, caberia ao Detran fazer a fiscaliza\u00e7\u00e3o em vias estaduais da Capital, como a Washington Soares. “Eles assinaram a parceria e isso nunca saiu do papel. A AMC n\u00e3o cobra e o Detran n\u00e3o faz”, frisa.<\/p>\n

L\u00caDA GON\u00c7ALVES
\n<\/strong>REP\u00d3RTER<\/em><\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

No Interior do Estado, o n\u00famero de condutores n\u00e3o habilitados chega a preocupar o MP, que cobra mais fiscaliza\u00e7\u00e3o<\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[12,14,20],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/214365"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=214365"}],"version-history":[{"count":2,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/214365\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":214367,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/214365\/revisions\/214367"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=214365"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=214365"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=214365"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}