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{"id":214380,"date":"2012-08-17T11:51:09","date_gmt":"2012-08-17T14:51:09","guid":{"rendered":"http:\/\/www.luissucupira.com.br\/?p=214380"},"modified":"2012-08-17T11:51:09","modified_gmt":"2012-08-17T14:51:09","slug":"de-olho-no-transito-industria-de-motos-cobra-incentivo-do-governo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/de-olho-no-transito-industria-de-motos-cobra-incentivo-do-governo\/","title":{"rendered":"De olho no tr\u00e2nsito: Ind\u00fastria de motos cobra incentivo do governo"},"content":{"rendered":"

Em 37 anos o setor de duas rodas j\u00e1 colocou no Pa\u00eds…<\/p>\n

Em 37 anos o setor de duas rodas j\u00e1 colocou no Pa\u00eds mais de 17 milh\u00f5es de motocicletas, segundo o Denatran (Departamento Nacional de Tr\u00e2nsito). O Brasil tem uma motocicleta para cada 11 habitantes. Em 2000, essa rela\u00e7\u00e3o era de uma moto para cada 43 habitantes. S\u00f3 para comparar, a It\u00e1lia tem uma motocicleta para cada 6,4 habitantes, e na Espanha, h\u00e1 uma moto para cada 9,4 habitantes. Em 11 anos, o n\u00famero de habitante por moto no Pa\u00eds cresceu mais de 290% na busca de maior mobilidade urbana. Mas, neste ano, a ind\u00fastria brasileira de motocicletas recorreu ao governo federal e aos bancos para tentar reverter um cen\u00e1rio que j\u00e1 mostra uma baixa de 15,8% na produ\u00e7\u00e3o e de 17,6% nas vendas \u00e0s concession\u00e1rias, de janeiro a julho, ante igual per\u00edodo de 2011.<\/p>\n

Sem muito alarde, a Abraciclo (Associa\u00e7\u00e3o Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) entregou ao governo um pedido para a cria\u00e7\u00e3o de medidas espec\u00edficas ao setor, como j\u00e1 ocorreu com o setor de ve\u00edculos.<\/p>\n

PROBLEMA
\n\u00c0 medida que as vendas de motocicletas avan\u00e7am, as mortes com motociclistas aumentam, sendo que em algumas localidades os \u00edndices gerais de acidentes diminuem. No entanto, a severidade e o percentual desses condutores que morrem v\u00edtimas de acidentes com motos s\u00f3 aumentam.<\/p>\n

O gasto com interna\u00e7\u00f5es pagas pelo SUS (Sistema \u00danico de Sa\u00fade) com motociclistas acidentados subiu 113% em quatro anos e o custo de interna\u00e7\u00f5es por acidentes com motociclistas passou de R$ 45 milh\u00f5es para R$ 96 milh\u00f5es, segundo levantamento do Minist\u00e9rio da Sa\u00fade. O crescimento dos gastos acompanha o aumento das interna\u00e7\u00f5es, que passaram de 39.480 para 77.113 hospitalizados no per\u00edodo.<\/p>\n

A morte nas viagens de motocicletas j\u00e1 virou uma epidemia, com o forte aumento dos atendimentos envolvendo motociclistas. O n\u00famero de mortes por este tipo de acidente aumentou 21% nos \u00faltimos anos – de 8.898 motociclistas em 2008 para 10.825 \u00f3bitos em 2010. Com isso, a taxa de mortalidade cresceu de 4,8 \u00f3bitos por 100 mil habitantes para 5,7 mortes por 100 mil entre 2008 e 2010. Os homens jovens s\u00e3o as principais v\u00edtimas.<\/p>\n

FINANCIAMENTOS
\nComo 80% das vendas de motos s\u00e3o financiadas e, diante de cen\u00e1rio no qual apenas 20% dos pedidos s\u00e3o aprovados pelas institui\u00e7\u00f5es financeiras, a Abraciclo realizou ainda reuni\u00f5es com grandes bancos para buscar uma maneira de flexibilizar o cr\u00e9dito para o setor. Os bancos explicaram que existe uma medida restritiva e mais criteriosa para o financiamento no setor. Os bancos informaram que as concession\u00e1rias sequer enviassem propostas de financiamentos em 48 meses sem entrada, pois elas seriam rejeitadas. Sugeriram colocar pedidos com financiamentos de at\u00e9 36 meses, com entrada de 20%.<\/p>\n

Outra a\u00e7\u00e3o adotada pelas montadoras e distribuidoras foi melhorar o preenchimento dos pedidos de uma simples ficha cadastral para o financiamento. Quarenta e nove porcento dos consumidores de motos s\u00e3o das classes D e E, que t\u00eam a renda j\u00e1 comprometida com outros compromissos financeiros, mas ao mesmo tempo necessitam financiamento.<\/p>\n

\u00c9 PRECISO PENSAR O QUE FAZER
\n\u00c9 fundamental que haja algum n\u00edvel de gest\u00e3o p\u00fablica priorizando a modalidade de maior capacidade de transporte de pessoas, reduzindo o consumo de combust\u00edveis, proporcionando melhor qualidade ambiental, reduzindo os acidentes e mortes no tr\u00e2nsito, tudo isso com a prioriza\u00e7\u00e3o para o transporte coletivo. Bons sistemas de transporte p\u00fablico s\u00e3o essenciais para reduzir a depend\u00eancia da motocicleta. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, vem afirmando que novas medidas de est\u00edmulo a investimentos na ind\u00fastria automotiva ser\u00e3o anunciadas pelo governo federal. Ser\u00e1 um grande absurdo. Essas medidas federais contribuir\u00e3o para que as nossas cidades fiquem cada vez mais entulhadas de motocicletas. Esperamos outro modelo de cidade, que satisfa\u00e7a a sociedade como um todo, colocando o transporte p\u00fablico \u00e0 frente do individual. Queremos do governo federal pol\u00edticas p\u00fablicas eficazes e coerentes com uma sociedade equ\u00e2nime e sustent\u00e1vel.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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