Warning: Constant WP_DEBUG already defined in /home/sucupira/public_html/wp-config.php on line 248

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831
{"id":214560,"date":"2012-10-26T19:43:20","date_gmt":"2012-10-26T21:43:20","guid":{"rendered":"http:\/\/www.luissucupira.com.br\/?p=214560"},"modified":"2012-10-26T19:44:06","modified_gmt":"2012-10-26T21:44:06","slug":"o-fator-humano-e-o-limite-do-motor","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/o-fator-humano-e-o-limite-do-motor\/","title":{"rendered":"O fator humano e o limite do motor"},"content":{"rendered":"
\"\"<\/a>
Voc\u00ea cuida bem do motor da sua moto?<\/figcaption><\/figure>\n

Um dia me chega um cliente com uma moto cheia de problemas. Carenagem quebrada por conta de excesso de peso e motor com pist\u00e3o batendo saia (com folga). A moto estava na garantia, mas antes de elaborarmos os tr\u00e2mites a gente precisava ver o que tinha acontecido. Depois de verificar e pedir uma terceira opini\u00e3o chegamos \u00e0 conclus\u00e3o de que n\u00e3o se tratava de garantia e sim de uso da moto em situa\u00e7\u00e3o extrema a que era coberta pela garantia.<\/p>\n

A primeira rea\u00e7\u00e3o do cliente foi reclamar e muito. Negou tudo que poderia ter acontecido. Na realidade, por obra do encantamento ou de alguma abdu\u00e7\u00e3o mec\u00e2nica, o motor resolveu fazer barulhos estranhos. Para minimizar o impacto e ter todas as respostas eu sempre chamo toda a equipe que teve contato com o motor em quest\u00e3o e conversamos abertamente com o cliente sobre o problema e as poss\u00edveis causas. Gosto desta transpar\u00eancia. Sempre termina bem.<\/p>\n

Alguns admitem que, para economizar, trocaram o \u00f3leo ou fizeram algum reparo em outra oficina que n\u00e3o a credenciada; outros admitem que andaram arrega\u00e7ando a moto ao limite e por ai vai. De qualquer modo, eu prefiro mil vezes que o cliente esteja certo e que minha avalia\u00e7\u00e3o esteja errada, pois dar m\u00e1s not\u00edcias \u00e9 algo ruim para quem recebe e bem pior para quem as d\u00e1.<\/p>\n

Mas este pr\u00f3logo tem uma raz\u00e3o: Brasileiros gostam de dar tudo que a moto pode e mais um pouquinho. Basta ver a quantidade de motos rodando com mais de duas pessoas e em situa\u00e7\u00f5es completamente adversas e diferentes para as que foram originalmente projetadas. Os famosos zerinhos, os \u2018estoura-pneus\u2019, reduzidas absurdas que chegam ao ponto de travar o pneu e por a\u00ed vai.<\/p>\n

\"\"<\/a>
Motor fundido. O fator humano \u00e9 o maior respons\u00e1vel?<\/figcaption><\/figure>\n

Antes que voc\u00eas comecem a jogar pedra em mim eu vou explicar que j\u00e1 vi, algumas vezes, motos grandes em processo ainda de amaciamento serem tratadas como motos em condi\u00e7\u00e3o de corrida com a desculpa de que: \u201cSe o motor n\u00e3o prestar ele quebra antes! E se quebrar est\u00e1 na garantia!\u201d Mas n\u00e3o \u00e9 bem assim. Todo motor precisa ser amaciado e isso \u00e9 fundamental para que tenha sa\u00fade para rodar tranquilo e, mesmo quando exigido, ele suporte a carga.<\/p>\n

N\u00e3o existe motor indestrut\u00edvel, sen\u00e3o n\u00e3o haveria aquela faixa vermelha no conta-giros. Para quem n\u00e3o sabe aquela faixa vermelha n\u00e3o quer dizer que a moto est\u00e1 voando, amigo. Significa que o motor entrou numa faixa de desgaste e risco e que, se voc\u00ea ficar no vermelho por muito tempo, algum dano irrevers\u00edvel vai ocorrer.<\/p>\n

Problemas de fabrica\u00e7\u00e3o em motores acontecem logo em seguida que a moto \u00e9 ativada. Bastam poucos quil\u00f4metros para que eles apare\u00e7am; salvo rar\u00edssimas exce\u00e7\u00f5es cujo problema \u00e9 algo t\u00e3o pequeno e lento que s\u00f3 saberemos com o tempo (\u00e9 o que se chama de v\u00edcio oculto e pode ocorrer mesmo depois de expirada a garantia).<\/p>\n

Existem ainda os problemas que podem gerar um aviso de recall. Quando tr\u00eas motos aparecem com o mesmo problema no motor ou c\u00e2mbio e pela sequ\u00eancia do n\u00famero de chassis e data de fabrica\u00e7\u00e3o, percebemos que h\u00e1 uma possibilidade de falha no lote. Imediatamente a f\u00e1brica \u00e9 avisada e na maioria das vezes alguma provid\u00eancia \u00e9 tomada.<\/p>\n

Para descobrir se \u00e9 garantia ou n\u00e3o eu pe\u00e7o para avaliar o motor criteriosamente e tudo \u00e9 fotografado durante o desmonte. O que encontramos de estranho ou fora do padr\u00e3o deixamos registrado ainda no momento da desmontagem. Dificilmente um motor apresenta problemas em apenas uma parte dele, por isso adotamos este procedimento.<\/p>\n

\"\"<\/a>
Motor fumando durante competi\u00e7\u00e3o.<\/figcaption><\/figure>\n

N\u00e3o existe um motivo apenas que faz com que um motor venha a apresentar defeito. A n\u00e3o ser em apenas um caso \u2013 rodar sem \u00f3leo de prop\u00f3sito – e este motivo eu ainda n\u00e3o vi. Na realidade voc\u00ea pode listar v\u00e1rias situa\u00e7\u00f5es isoladas ou conjugadas que podem fazer com que um motor venha a fumar, trelar, bater saia ou travar. Por\u00e9m, em todas elas, o fator humano estar\u00e1 presente e, este, \u00e9 o pior de ser detectado ou assumido.<\/p>\n

Em tudo h\u00e1 limites e motores n\u00e3o est\u00e3o fora disso. Essa de achar que motor bom \u00e9 o que n\u00e3o se acaba n\u00e3o existe. Um dia ele vai acabar, mas ele pode durar muito mais se voc\u00ea cuidar bem dele. Um passo importante para que isto venha a acontecer \u00e9 ler o manual da moto e decorar os limites do conjunto que voc\u00ea comprou. Pilotar n\u00e3o \u00e9 apenas acelerar e fazer curvas de forma agressiva e arrojada. Ser piloto \u00e9 fazer tudo isso, ser r\u00e1pido inclusive, e ainda poupar o conjunto.<\/p>\n

\"\"<\/a>
Zerinho… Eles destroem n\u00e3o apenas os pneus, mas os motores tamb\u00e9m.<\/figcaption><\/figure>\n

Muitos pilotos ficaram conhecidos por ganharem corridas esperando a quebra de outros carros que andavam sempre no limite. O Emerson Fittipaldi era um deles. O Piquet tamb\u00e9m sabia tirar isso de um motor e o Senna fez isso e chegou a ganhar provas apenas com a sexta marcha e em outra sem freio nenhum. Apesar de serem talentosos nada impede que voc\u00ea aproveite algumas dicas desses monstros sagrados.<\/p>\n

Saber lidar com o equipamento e respeitar limites vai ajudar a evitar muitos dissabores quando necessitar fazer uso do seu direito de garantia.<\/p>\n

Cuidar da moto n\u00e3o se limita apenas a lavar, fazer as revis\u00f5es, dar manuten\u00e7\u00e3o preventiva e corretiva, mas, principalmente saber respeitar os limites do motor e isto \u00e9 ser tamb\u00e9m um bom piloto.<\/p>\n

A gente se v\u00ea na estrada!<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Na realidade voc\u00ea pode listar v\u00e1rias situa\u00e7\u00f5es isoladas ou conjugadas que podem fazer com que um motor venha a fumar, trelar, bater saia ou travar. Por\u00e9m, em todas elas, o fator humano estar\u00e1 presente e, este, \u00e9 o pior de ser detectado ou assumido.<\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":214561,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[14,20,23],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/214560"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=214560"}],"version-history":[{"count":2,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/214560\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":214563,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/214560\/revisions\/214563"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/214561"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=214560"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=214560"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=214560"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}