Honda 250 cc de 6 cilindros
\n<\/strong><\/wbr><\/p>\nA experi\u00eancia de Irimajiri com os motores 6 cilindros o credenciou a ser o respons\u00e1vel pelo projeto da primeira moto 6 cilindros de produ\u00e7\u00e3o em grande escala.
\nA id\u00e9ia era tentadora, mas o primeiro grande problema deste projeto seria o peso da moto, talvez muito superior aos 250 kg, um limite colocado pela equipe que a estava idealizando \u2013 da\u00ed a necessidade do uso de materiais nobres pela primeira vez em uma motocicleta.<\/p>\n
A primeira vista o motor da CBX \u00e9 praticamente id\u00eantico ao motor da RC 166 250 cc – campe\u00e3 mundial de 1965, 1966 e 1967 \u2013 por isso a facilidade e rapidez em desenvolver o motor.<\/p>\n
Ao mesmo tempo era desenvolvido um novo motor 4 cilindros em linha refrigerado a ar ( Que originou o motor da Honda CBR 1000 anos mais tarde ), que j\u00e1 na bancada de testes tinha comprovado ser extremamente leve e muito mais r\u00e1pido que o motor 6 cilindros.<\/p>\n
Este fato foi comprovado nos testes de pista, mas havia algo sobre o motor 6 cilindros da CBX que o fazia mais excitante que o 4 cilindros \u2013 o ronco do escape, a sensa\u00e7\u00e3o de acelera\u00e7\u00e3o \u00fanica, a aus\u00eancia de vibra\u00e7\u00f5es mesmo a altas rota\u00e7\u00f5es \u2013 algo que n\u00e3o podia ser defendido em n\u00fameros como velocidade e peso faziam da CBX uma m\u00e1quina verdadeiramente excitante.<\/p>\n
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Motor da 250 cc de 6 cilindros<\/strong><\/p>\nComo a proposta era fazer uma m\u00e1quina totalmente nova e revolucion\u00e1ria, uma verdadeira “Superbike”, diferente de tudo que j\u00e1 tinha sido feito antes, o projeto da CBX 6 cilindros foi escolhido.<\/p>\n
No final de 1978, a Honda assombrou o mundo motocicl\u00edstico com a incr\u00edvel CBX 1050 com 6 cilindros. Quando foi apresentada, era simplesmente a s\u00edntese de tudo que uma motocicleta de alta performance poderia ter naquele momento.<\/p>\n
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Com 6 cilindros, 6 carburadores, duplo comando de v\u00e1lvulas operando 24 v\u00e1lvulas, o motor produzia 103 HP no virabrequim, fazendo a moto percorrer o quarto de milha em 11,55 segundos ( A \u00fanica moto a baixar dos 12 segundos na \u00e9poca ) e chegar aos 222 km\/h ( A moto de venda ao p\u00fablico mais veloz da \u00e9poca ).<\/p>\n
Era a mais r\u00e1pida, mais potente e mais veloz moto de s\u00e9rie que o mundo tinha visto at\u00e9 ent\u00e3o , com uma not\u00e1vel e quase inacredit\u00e1vel tecnologia embarcada.<\/p>\n
Os engenheiros da Honda, liderados por Irimajiri foram audaciosos – Construir um motor 6 cilindros era uma coisa, mas fazer um motor de produ\u00e7\u00e3o em massa que atenda aos padr\u00f5es de durabilidade e performance da Honda e que fosse d\u00f3cil de usar j\u00e1 era um verdadeiro milagre.<\/p>\n
Tamb\u00e9m foi a primeira vez que uma moto de s\u00e9rie usava duralum\u00ednio e magn\u00e9sio, o que antes s\u00f3 era concebido em motos de competi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n
Uma especial aten\u00e7\u00e3o foi dada ao fato de que a enorme pot\u00eancia dispon\u00edvel teria que poder ser utilizada sem jogar ao ch\u00e3o quem a pilotasse. N\u00e3o \u00e9 dif\u00edcil criar uma moto potente, mas \u00e9 extremamente delicado torn\u00e1-la acess\u00edvel para a maioria pilot\u00e1-la.<\/p>\n
Partindo do maior pneu traseiro dispon\u00edvel na \u00e9poca, foram dimensionados a balan\u00e7a traseira e as suspens\u00f5es \u2013 o motor teria que caber no que sobrou !<\/p>\n
Pela primeira vez uma moto foi constru\u00edda com um quadro com estrutura tipo\u00a0diamond\u00a0<\/strong>– leve, r\u00edgido e forte !<\/p>\n<\/p>\n
Todo o esfor\u00e7o foi feito no sentido de tornar o motor o mais compacto poss\u00edvel.
\nA bancada de cilindros foi deslocada \u00e0 frente num \u00e2ngulo de 30\u00ba e os carburadores foram deslocados para o centro da moto a fim de livrar espa\u00e7o para as pernas.<\/p>\n
Se observarmos bem, este motor \u00e9 apenas 50mm mais largo que o motor da CB 750 K, o que foi conseguido colocando o gerador de pulso e o alternador numa \u00e1rvore secund\u00e1ria atr\u00e1s do virabrequim.<\/p>\n
A imprensa americana ficou encantada com a moto \u2013 a revista Cycle Magazine, quando publicou o primeiro teste, disse :<\/p>\n
“A moto \u00e9 mais do que r\u00e1pida ; ela \u00e9 m\u00e1gica. Uma an\u00e1lise mais detalhada de suas credenciais t\u00e9cnicas nos leva ao c\u00e9u. Conhecendo a moto reconhecemos que as \u00fanicas tend\u00eancias que a Honda segue s\u00e3o as criadas pela pr\u00f3pria Honda, sem compromisso com nenhuma outra existente. \u00c9 a moto mais ex\u00f3tica e mais carism\u00e1tica que jamais testamos. N\u00e3o h\u00e1 d\u00favida que a CBX \u00e9 a m\u00e1quina de s\u00e9rie que acelera mais rapidamente, entre todas as motos que j\u00e1 foram produzidas “.<\/strong><\/p>\nNo Brasil, a revista Duas Rodas Motociclismo, em seu primeiro teste com a moto, publicou:<\/p>\n
“Projetada como uma verdadeira moto de competi\u00e7\u00e3o, talvez a maior qualidade da CBX seja o fato de estar colocada ao alcance de todos, e n\u00e3o s\u00f3 dos pilotos dos grandes pr\u00eamios.”<\/strong><\/p>\nJ\u00e1 na \u00e9poca se sabia que a moto seria uma das mais colecion\u00e1veis entre todas as motos produzidas e que nunca, jamais seria esquecida.<\/p>\n
Com um produto deste quilate nas m\u00e3os, a Honda mais uma vez estabeleceu a supremacia total no mercado motocicl\u00edstico da \u00e9poca, voltando ao topo.
\nIrimajiri, no entanto voltou ao anonimato depois de sua cria\u00e7\u00e3o, voltando a cena no campeonato mundial como o respons\u00e1vel pela m\u00edtica\u00a0NR 500cc 4 tempos, 32 v\u00e1lvulas e pist\u00f5es ovais<\/strong>, mas esta \u00e9 outra hist\u00f3ria.<\/p>\nA CBX foi produzida somente durante 4 anos, e as produzidas em 1979 tornaram-se as mais desej\u00e1veis e colecion\u00e1veis, pois em 1980 a produ\u00e7\u00e3o da moto passou para os Estados Unidos e, com a nova legisla\u00e7\u00e3o americana sobre poluentes, determinou-se uma redu\u00e7\u00e3o na pot\u00eancia das motos conseguida \u00e0s custas de mudan\u00e7as na carbura\u00e7\u00e3o, curva de avan\u00e7o e comando de v\u00e1lvulas.
\nEm 1981 a moto foi equipada com suspens\u00e3o traseira Pro-Link , bolsas laterais e carenagem, transformando-se assim numa Touring e teve sua produ\u00e7\u00e3o encerrada no final de 1982 .
\nForam produzidas em torno de 42.000 motos nestes 4 anos.<\/p>\n
\nCBX 1050 1980<\/strong><\/p>\n
\nCBX 1050 1981<\/strong><\/p>\nO mundo n\u00e3o estava preparado para uma moto 6 cilindros como ela \u2013 isto aconteceu depois \u2013 com a introdu\u00e7\u00e3o da GL 1500 6 cilindros em 1988 e a Valkyrie em 1997.<\/p>\n
Hoje em dia, quando as motos esportivas de alta cilindrada escondem seus motores atr\u00e1s da carenagem, o tamanho do motor da CBX parece loucura. Vendo a moto sob qualquer \u00e2ngulo o motor n\u00e3o deixa de chamar a aten\u00e7\u00e3o. Ent\u00e3o imaginem o impacto desta moto em 1978 !<\/p>\n
\nA CBX virando pe\u00e7a de Museu ! (Allen Vintage Motorcycle Museum em Boston)<\/strong><\/p>\nHoje as motos s\u00e3o muito mais populares do que h\u00e1 20 anos, ent\u00e3o o foco das montadoras \u00e9 a produtividade e o custo envolvidos na fabrica\u00e7\u00e3o – ser\u00e1 muito pouco prov\u00e1vel ver outra moto com um motor 6 cilindros em linha, novamente, no futuro.
\nAs \u00fanicas outras 3 motos a fazer companhia \u00e0 CBX neste seleto clube s\u00e3o a Kawazaki Z 1300, Benelli 750\u00a0Sei<\/em>\u00a0e Benelli 900\u00a0Sei<\/em>, mas estas ficar\u00e3o para outras mat\u00e9rias.<\/p>\n
\nClube das 6 cilindros !\u00a0 CBX 1050, Z 1300, Benelli 900 Sei e Benelli 750 Sei<\/strong><\/p>\n(Clique aqui para ver outras fotos)\u00a0<\/a><\/strong><\/p>\nFicha t\u00e9cnica:<\/p>\n
Dimens\u00f5es<\/span><\/strong><\/p>\nComprimento 2.240 mm<\/p>\n
Largura 780 mm<\/p>\n
Altura 1.150 mm<\/p>\n
Peso a seco 249 kg<\/p>\n
Capacidade tanque 20 l<\/p>\n
Reserva 5 l<\/p>\n
Motor<\/span><\/strong><\/p>\nCilindrada 1047 cc<\/p>\n
Di\u00e2metro e curso 64,5 x 53,4 mm<\/p>\n
Compress\u00e3o 9,3;1<\/p>\n
Carburadores 6 X 28 mm Keihin<\/p>\n
Pot\u00eancia m\u00e1xima 103 HP@ 9.000 rpm<\/p>\n
Torque m\u00e1ximo 8,6 kgf.m@ 8.000 rpm<\/p>\n
Capacidade \u00f3leo 5,5 l<\/p>\n
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Extra\u00eddo do site:<\/strong> http:\/\/sata.toi.com.br\/glauco\/PageCondores
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