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{"id":214580,"date":"2012-11-13T12:08:14","date_gmt":"2012-11-13T14:08:14","guid":{"rendered":"http:\/\/www.luissucupira.com.br\/?p=214580"},"modified":"2012-11-13T12:09:03","modified_gmt":"2012-11-13T14:09:03","slug":"historia-conheca-a-cbx-1050-06-cilindros-uma-puro-sangue-honda","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/historia-conheca-a-cbx-1050-06-cilindros-uma-puro-sangue-honda\/","title":{"rendered":"Hist\u00f3ria: Conhe\u00e7a a CBX 1050 – 06 cilindros – uma puro sangue Honda."},"content":{"rendered":"

 <\/p>\n

<\/div>\n

\"\"<\/a><\/p>\n

Na d\u00e9cada de 70, a Honda liderava com folga, entre os fabricantes de motos gra\u00e7as ao sucesso retumbante de sua CB 750 K que, inclusive, foi considerada a moto do s\u00e9culo.<\/p>\n

Mas como tinha um enorme interesse no mercado americano, em ve\u00edculos de 4 rodas, colocou seus melhores engenheiros para criar toda uma nova gera\u00e7\u00e3o dos autom\u00f3veis Honda Civic e Accord.<\/p>\n

De 1969 a 1975 a CB 750 permaneceu praticamente inalterada, aparecendo somente a CB 750 F, que nada mais \u00e9 do que uma CB 750 K com nova roupagem.<\/p>\n

Esta confort\u00e1vel lideran\u00e7a foi seriamente amea\u00e7ada com o aparecimento das Kawasaki Z1 900 cc que, com seu magn\u00edfico motor com duplo comando de v\u00e1lvulas, desbancou as Honda CB 750 K do seu trono. Surgiu a\u00ed a necessidade da Honda produzir uma nova moto para desbancar a supremacia da Kawasaki e colocar-se novamente numa posi\u00e7\u00e3o de vanguarda.<\/p>\n

Em dezembro de 1977, os engenheiros que, outrora estavam se dedicando aos autom\u00f3veis, come\u00e7aram estudar dos caminhos que poderiam ser seguidos para a cria\u00e7\u00e3o de uma nova e revolucion\u00e1ria moto.<\/p>\n

As d\u00favidas recaiam sobre tr\u00eas op\u00e7\u00f5es:<\/p>\n

    \n
  1. O motor da GL 1000 poderia ser usado ? A qual pot\u00eancia poderia chegar este motor ?<\/li>\n
  2. Fazer um novo motor 4 cilindros em linha com 1000 cc, duplo comando de v\u00e1lvulas e 16 v\u00e1lvulas baseado no motor usado nas Honda RCB 1000 que corriam nas 24 horas de Bol d’\u00d3r .<\/li>\n
  3. Partir para um projeto totalmente novo, com um motor 6 cilindros em linha, duplo comando de v\u00e1lvulas e 24 v\u00e1lvulas, diferente de tudo que havia no mercado, e que fosse t\u00e3o superior \u00e0 concorr\u00eancia que calaria os que acreditavam que a Honda tinha adormecido para o mercado de motocicletas e que n\u00e3o conseguiria retornar ao topo deste.<\/li>\n<\/ol>\n

    A terceira alternativa foi escolhida e, bem ao estilo Honda, o motor teria que ter alta pot\u00eancia a alto giro. Chamaram para integrar a pequena equipe que idealizaria a moto o Sr.\u00a0Shoichiro Irimajiri<\/strong>\u00a0, um engenheiro aeron\u00e1utico que ingressara na Honda em 1963 e que idealizou os motores que ganharam os campeonatos mundiais em 1965 (\u00a050 cc,\u00a0<\/strong>2 cilindros, 8 v\u00e1lvulas com Ralph Bryans –\u00a0125 cc<\/strong>, 5 cilindros, 20 v\u00e1lvulas com Luigi Taveri \u2013\u00a0250 cc<\/strong>, 6 cilindros, 24 v\u00e1lvulas com Mike Hailwood ), 1966 (\u00a0250 cc<\/strong>, 6 cilindros, 24 v\u00e1lvulas com Mike Hailwood ) e 1967 (250 cc<\/strong>, 6 cilindros, 24 v\u00e1lvulas com Mike Hailwood ).<\/p>\n

    \"\"<\/p>\n

    Dr. Shoichiro Irimajiri (criador e criatura !)<\/strong><\/p>\n

    \u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\"\"\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0<\/strong><\/p>\n

    \u00a0\u00a0Honda 125cc de 5 cilindros<\/strong><\/p>\n

    \"\"<\/p>\n

    Honda 250 cc de 6 cilindros<\/strong><\/p>\n

    \u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\"\"
    \n\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0Honda 250 cc de 6 cilindros
    \n<\/strong><\/wbr><\/p>\n

    A experi\u00eancia de Irimajiri com os motores 6 cilindros o credenciou a ser o respons\u00e1vel pelo projeto da primeira moto 6 cilindros de produ\u00e7\u00e3o em grande escala.
    \nA id\u00e9ia era tentadora, mas o primeiro grande problema deste projeto seria o peso da moto, talvez muito superior aos 250 kg, um limite colocado pela equipe que a estava idealizando \u2013 da\u00ed a necessidade do uso de materiais nobres pela primeira vez em uma motocicleta.<\/p>\n

    A primeira vista o motor da CBX \u00e9 praticamente id\u00eantico ao motor da RC 166 250 cc – campe\u00e3 mundial de 1965, 1966 e 1967 \u2013 por isso a facilidade e rapidez em desenvolver o motor.<\/p>\n

    Ao mesmo tempo era desenvolvido um novo motor 4 cilindros em linha refrigerado a ar ( Que originou o motor da Honda CBR 1000 anos mais tarde ), que j\u00e1 na bancada de testes tinha comprovado ser extremamente leve e muito mais r\u00e1pido que o motor 6 cilindros.<\/p>\n

    Este fato foi comprovado nos testes de pista, mas havia algo sobre o motor 6 cilindros da CBX que o fazia mais excitante que o 4 cilindros \u2013 o ronco do escape, a sensa\u00e7\u00e3o de acelera\u00e7\u00e3o \u00fanica, a aus\u00eancia de vibra\u00e7\u00f5es mesmo a altas rota\u00e7\u00f5es \u2013 algo que n\u00e3o podia ser defendido em n\u00fameros como velocidade e peso faziam da CBX uma m\u00e1quina verdadeiramente excitante.<\/p>\n

    \"\"<\/p>\n

    Motor da 250 cc de 6 cilindros<\/strong><\/p>\n

    Como a proposta era fazer uma m\u00e1quina totalmente nova e revolucion\u00e1ria, uma verdadeira “Superbike”, diferente de tudo que j\u00e1 tinha sido feito antes, o projeto da CBX 6 cilindros foi escolhido.<\/p>\n

    No final de 1978, a Honda assombrou o mundo motocicl\u00edstico com a incr\u00edvel CBX 1050 com 6 cilindros. Quando foi apresentada, era simplesmente a s\u00edntese de tudo que uma motocicleta de alta performance poderia ter naquele momento.<\/p>\n

    \"\"<\/p>\n

    Com 6 cilindros, 6 carburadores, duplo comando de v\u00e1lvulas operando 24 v\u00e1lvulas, o motor produzia 103 HP no virabrequim, fazendo a moto percorrer o quarto de milha em 11,55 segundos ( A \u00fanica moto a baixar dos 12 segundos na \u00e9poca ) e chegar aos 222 km\/h ( A moto de venda ao p\u00fablico mais veloz da \u00e9poca ).<\/p>\n

    Era a mais r\u00e1pida, mais potente e mais veloz moto de s\u00e9rie que o mundo tinha visto at\u00e9 ent\u00e3o , com uma not\u00e1vel e quase inacredit\u00e1vel tecnologia embarcada.<\/p>\n

    Os engenheiros da Honda, liderados por Irimajiri foram audaciosos – Construir um motor 6 cilindros era uma coisa, mas fazer um motor de produ\u00e7\u00e3o em massa que atenda aos padr\u00f5es de durabilidade e performance da Honda e que fosse d\u00f3cil de usar j\u00e1 era um verdadeiro milagre.<\/p>\n

    Tamb\u00e9m foi a primeira vez que uma moto de s\u00e9rie usava duralum\u00ednio e magn\u00e9sio, o que antes s\u00f3 era concebido em motos de competi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

    Uma especial aten\u00e7\u00e3o foi dada ao fato de que a enorme pot\u00eancia dispon\u00edvel teria que poder ser utilizada sem jogar ao ch\u00e3o quem a pilotasse. N\u00e3o \u00e9 dif\u00edcil criar uma moto potente, mas \u00e9 extremamente delicado torn\u00e1-la acess\u00edvel para a maioria pilot\u00e1-la.<\/p>\n

    Partindo do maior pneu traseiro dispon\u00edvel na \u00e9poca, foram dimensionados a balan\u00e7a traseira e as suspens\u00f5es \u2013 o motor teria que caber no que sobrou !<\/p>\n

    Pela primeira vez uma moto foi constru\u00edda com um quadro com estrutura tipo\u00a0diamond\u00a0<\/strong>– leve, r\u00edgido e forte !<\/p>\n

    \"\"<\/p>\n

    Todo o esfor\u00e7o foi feito no sentido de tornar o motor o mais compacto poss\u00edvel.
    \nA bancada de cilindros foi deslocada \u00e0 frente num \u00e2ngulo de 30\u00ba e os carburadores foram deslocados para o centro da moto a fim de livrar espa\u00e7o para as pernas.<\/p>\n

    Se observarmos bem, este motor \u00e9 apenas 50mm mais largo que o motor da CB 750 K, o que foi conseguido colocando o gerador de pulso e o alternador numa \u00e1rvore secund\u00e1ria atr\u00e1s do virabrequim.<\/p>\n

    A imprensa americana ficou encantada com a moto \u2013 a revista Cycle Magazine, quando publicou o primeiro teste, disse :<\/p>\n

    “A moto \u00e9 mais do que r\u00e1pida ; ela \u00e9 m\u00e1gica. Uma an\u00e1lise mais detalhada de suas credenciais t\u00e9cnicas nos leva ao c\u00e9u. Conhecendo a moto reconhecemos que as \u00fanicas tend\u00eancias que a Honda segue s\u00e3o as criadas pela pr\u00f3pria Honda, sem compromisso com nenhuma outra existente. \u00c9 a moto mais ex\u00f3tica e mais carism\u00e1tica que jamais testamos. N\u00e3o h\u00e1 d\u00favida que a CBX \u00e9 a m\u00e1quina de s\u00e9rie que acelera mais rapidamente, entre todas as motos que j\u00e1 foram produzidas “.<\/strong><\/p>\n

    No Brasil, a revista Duas Rodas Motociclismo, em seu primeiro teste com a moto, publicou:<\/p>\n

    “Projetada como uma verdadeira moto de competi\u00e7\u00e3o, talvez a maior qualidade da CBX seja o fato de estar colocada ao alcance de todos, e n\u00e3o s\u00f3 dos pilotos dos grandes pr\u00eamios.”<\/strong><\/p>\n

    J\u00e1 na \u00e9poca se sabia que a moto seria uma das mais colecion\u00e1veis entre todas as motos produzidas e que nunca, jamais seria esquecida.<\/p>\n

    Com um produto deste quilate nas m\u00e3os, a Honda mais uma vez estabeleceu a supremacia total no mercado motocicl\u00edstico da \u00e9poca, voltando ao topo.
    \nIrimajiri, no entanto voltou ao anonimato depois de sua cria\u00e7\u00e3o, voltando a cena no campeonato mundial como o respons\u00e1vel pela m\u00edtica\u00a0NR 500cc 4 tempos, 32 v\u00e1lvulas e pist\u00f5es ovais<\/strong>, mas esta \u00e9 outra hist\u00f3ria.<\/p>\n

    A CBX foi produzida somente durante 4 anos, e as produzidas em 1979 tornaram-se as mais desej\u00e1veis e colecion\u00e1veis, pois em 1980 a produ\u00e7\u00e3o da moto passou para os Estados Unidos e, com a nova legisla\u00e7\u00e3o americana sobre poluentes, determinou-se uma redu\u00e7\u00e3o na pot\u00eancia das motos conseguida \u00e0s custas de mudan\u00e7as na carbura\u00e7\u00e3o, curva de avan\u00e7o e comando de v\u00e1lvulas.
    \nEm 1981 a moto foi equipada com suspens\u00e3o traseira Pro-Link , bolsas laterais e carenagem, transformando-se assim numa Touring e teve sua produ\u00e7\u00e3o encerrada no final de 1982 .
    \nForam produzidas em torno de 42.000 motos nestes 4 anos.<\/p>\n

    \"\"
    \nCBX 1050 1980<\/strong><\/p>\n

    \"\"
    \nCBX 1050 1981<\/strong><\/p>\n

    O mundo n\u00e3o estava preparado para uma moto 6 cilindros como ela \u2013 isto aconteceu depois \u2013 com a introdu\u00e7\u00e3o da GL 1500 6 cilindros em 1988 e a Valkyrie em 1997.<\/p>\n

    Hoje em dia, quando as motos esportivas de alta cilindrada escondem seus motores atr\u00e1s da carenagem, o tamanho do motor da CBX parece loucura. Vendo a moto sob qualquer \u00e2ngulo o motor n\u00e3o deixa de chamar a aten\u00e7\u00e3o. Ent\u00e3o imaginem o impacto desta moto em 1978 !<\/p>\n

    \"\"
    \nA CBX virando pe\u00e7a de Museu ! (Allen Vintage Motorcycle Museum em Boston)<\/strong><\/p>\n

    Hoje as motos s\u00e3o muito mais populares do que h\u00e1 20 anos, ent\u00e3o o foco das montadoras \u00e9 a produtividade e o custo envolvidos na fabrica\u00e7\u00e3o – ser\u00e1 muito pouco prov\u00e1vel ver outra moto com um motor 6 cilindros em linha, novamente, no futuro.
    \nAs \u00fanicas outras 3 motos a fazer companhia \u00e0 CBX neste seleto clube s\u00e3o a Kawazaki Z 1300, Benelli 750\u00a0Sei<\/em>\u00a0e Benelli 900\u00a0Sei<\/em>, mas estas ficar\u00e3o para outras mat\u00e9rias.<\/p>\n

    \"\"
    \nClube das 6 cilindros !\u00a0 CBX 1050, Z 1300, Benelli 900 Sei e Benelli 750 Sei<\/strong><\/p>\n

    (Clique aqui para ver outras fotos)\u00a0<\/a><\/strong><\/p>\n

    Ficha t\u00e9cnica:<\/p>\n

    Dimens\u00f5es<\/span><\/strong><\/p>\n

    Comprimento 2.240 mm<\/p>\n

    Largura 780 mm<\/p>\n

    Altura 1.150 mm<\/p>\n

    Peso a seco 249 kg<\/p>\n

    Capacidade tanque 20 l<\/p>\n

    Reserva 5 l<\/p>\n

    Motor<\/span><\/strong><\/p>\n

    Cilindrada 1047 cc<\/p>\n

    Di\u00e2metro e curso 64,5 x 53,4 mm<\/p>\n

    Compress\u00e3o 9,3;1<\/p>\n

    Carburadores 6 X 28 mm Keihin<\/p>\n

    Pot\u00eancia m\u00e1xima 103 HP@ 9.000 rpm<\/p>\n

    Torque m\u00e1ximo 8,6 kgf.m@ 8.000 rpm<\/p>\n

    Capacidade \u00f3leo 5,5 l<\/p>\n

    <\/div>\n
    <\/div>\n
    Extra\u00eddo do site:<\/strong> http:\/\/sata.toi.com.br\/glauco\/PageCondores
    \n<\/span><\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

    Hoje em dia, quando as motos esportivas de alta cilindrada escondem seus motores atr\u00e1s da carenagem, o tamanho do motor da CBX parece loucura. Vendo a moto sob qualquer \u00e2ngulo o motor n\u00e3o deixa de chamar a aten\u00e7\u00e3o. Ent\u00e3o imaginem o impacto desta moto em 1978 !<\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[12,14,23],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/214580"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=214580"}],"version-history":[{"count":5,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/214580\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":214585,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/214580\/revisions\/214585"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=214580"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=214580"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=214580"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}