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{"id":214618,"date":"2012-11-28T17:57:02","date_gmt":"2012-11-28T19:57:02","guid":{"rendered":"http:\/\/www.luissucupira.com.br\/?p=214618"},"modified":"2012-11-28T19:12:52","modified_gmt":"2012-11-28T21:12:52","slug":"motos-usadas-como-conseguir-um-bom-preco-na-venda","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/motos-usadas-como-conseguir-um-bom-preco-na-venda\/","title":{"rendered":"MOTOS USADAS: Como conseguir um bom pre\u00e7o na venda."},"content":{"rendered":"
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Chegou a hora de vender a sua moto. Como conseguir o melhor pre\u00e7o?<\/figcaption><\/figure>\n

Chegou a hora de vender a moto que tantas alegrias lhe proporcionou para trocar por um novo modelo. Mas ser\u00e1 que voc\u00ea est\u00e1 fazendo tudo certo para obter o melhor pre\u00e7o na revenda da sua moto usada? Confira algumas dicas para que possa obter o melhor valor poss\u00edvel no momento da venda.<\/p>\n

Boa origem e originalidade s\u00e3o iguais a um melhor pre\u00e7o.<\/strong><\/strong><\/p>\n

\u00c9 importante sempre se colocar no lugar do comprador. A maioria dos interessados em comprar uma moto usada prioriza a proced\u00eancia. Motos carregadas de acess\u00f3rios n\u00e3o tem melhor valor de revenda. Retirar pe\u00e7as originais como os espelhos e piscas, escapamentos etc., e troc\u00e1-los por acess\u00f3rios apenas diminui o valor final. Mas se voc\u00ea pretende colocar acess\u00f3rios na sua moto n\u00e3o venda as pe\u00e7as originais. Guarde todas as pe\u00e7as originais com o cuidado para que fiquem sempre novas e certifique-se que \u00e9 poss\u00edvel retornar o estado da moto para quando ela foi comprada.<\/p>\n

Cuidado com modifica\u00e7\u00f5es radicais na moto. Tais altera\u00e7\u00f5es, inclusive as mec\u00e2nicas, como adicionar sistemas de escape esportivos muito radicais, que exigem mexer no projeto original da moto, tamb\u00e9m provocam desconfian\u00e7a no comprador mais atento, pois haver\u00e1 sempre a d\u00favida para saber se quem fez o servi\u00e7o foi ou n\u00e3o uma oficina reconhecida pela qualidade final do servi\u00e7o.<\/p>\n

Cuidado com as pinturas personalizadas. Se for mexer no tanque, compre um para este fim e guarde o original. Pinturas personalizadas tamb\u00e9m n\u00e3o ajudam: muitos poder\u00e3o associar isso ao fato de estar escondendo danos de um tombo ou acidente, al\u00e9m do que, o comprador tem que gostar da personaliza\u00e7\u00e3o que voc\u00ea fez. Lembre-se apenas que todos n\u00f3s temos gostos diferentes, e que quanto mais apetrechos colocar na moto, menos prov\u00e1vel \u00e9 que venham a agradar tamb\u00e9m a outras pessoas.<\/p>\n

Os acess\u00f3rios valorizados.<\/strong><\/strong><\/p>\n

Existem, por\u00e9m, altera\u00e7\u00f5es que poder\u00e3o aumentar o valor da moto, como \u00e9 o caso dos acess\u00f3rios funcionais e \u00fateis, tipo sliders, mata-cachorros e at\u00e9 bolhas. N\u00e3o s\u00f3 acrescenta valor \u00e0 moto como deixa a impress\u00e3o de ser voc\u00ea um dono que se preocupa com a seguran\u00e7a e manuten\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Certifique-se apenas se sair\u00e1 ou n\u00e3o mais rent\u00e1vel vender esses acess\u00f3rios por fora ou em conjunto com o ve\u00edculo. Uma dica \u00e9 retirar ba\u00fas e alforges e deixar em casa. Se perceber que o comprador tem interesse, diga que tem um pra vender. Se ele se interessar veja a cota\u00e7\u00e3o de um novo e, dependendo do estado, retire at\u00e9 40% do pre\u00e7o. Na maioria das vezes funciona.<\/p>\n

Muito cuidado com os pechincheiros de plant\u00e3o. Quando eles veem os acess\u00f3rios na moto, mandam tirar, pois n\u00e3o os querem e a\u00ed pedem desconto no valor dos acess\u00f3rios. Em outro caso, se voc\u00ea os tirou e eles souberem que est\u00e1 vendendo \u00e0 parte v\u00e3o dizer que s\u00f3 se interessam pela moto se voc\u00ea der os acess\u00f3rios junto. Nas duas formas voc\u00ea ter\u00e1 preju\u00edzo. Portanto, muito cuidado a quem vai oferecer. Em caso de d\u00favida, o melhor \u00e9 vender \u00e1 parte.<\/p>\n

S\u00e9ries especiais ou modelos raros podem ser dif\u00edceis de revender.<\/strong><\/strong><\/p>\n

Alguns modelos se desvalorizam mais r\u00e1pido do que outros; portanto no momento da compra pense duas vezes. Adquirir um ve\u00edculo novo um pouco mais caro, por\u00e9m de uma marca sem problemas de qualidade final e de projeto e, escolher o que tenha maior procura, pode sair mais vantajoso no momento da venda do que comprar um de uma marca, de pre\u00e7os mais baratos, mas que, depois de usado, dar\u00e1 muito trabalho para revender.<\/p>\n

Cuidar bem da moto \u00e9 tamb\u00e9m ser um bom piloto.<\/strong><\/strong><\/p>\n

Guarde sempre a sua moto em lugar seco e fa\u00e7a as revis\u00f5es dentro dos prazos previstos. LEIA O MANUAL v\u00e1rias vezes. Brasileiro detesta ler manual e fica sabendo das coisas da sua moto atrav\u00e9s de amigos ou mesmo de mec\u00e2nicos \u2013 os quais por terem lido o manual podem lhe passar as informa\u00e7\u00f5es de que precisa. O perigo \u00e9 seguir a dica de \u2018especialistas amadores\u2019 que d\u00e3o palpites que parecem ser convincentes, mas que na realidade podem lhe trazer mais problemas ainda. Portanto \u2013 LEIA O MANUAL V\u00c1RIAS VEZES!<\/p>\n

Se n\u00e3o possui garagem compre uma boa capa para proteger sua moto. Se for guardar a sua moto por muito tempo, LEIA O MANUAL \u2013 t\u00e1 tudo l\u00e1. Se ainda tem d\u00favidas ligue para o SAC da sua marca ou busque informa\u00e7\u00f5es em um site confi\u00e1vel, como este aqui onde voc\u00ea est\u00e1 lendo esta coluna.<\/p>\n

Guarde os registros de revis\u00f5es, comprovantes de compra de pe\u00e7as.<\/strong><\/strong><\/p>\n

Brasileiro n\u00e3o gosta de guardar documento que n\u00e3o seja \u00e1gua, luz, telefone, extrato de cart\u00e3o e a transfer\u00eancia do ve\u00edculo. Mas as anota\u00e7\u00f5es referentes \u00e0 manuten\u00e7\u00e3o da sua moto \u00e9 necess\u00e1rio faz\u00ea-lo. Guardar os comprovantes de cada revis\u00e3o realizada na moto ou ainda guardar em local seguro o livro de registro das revis\u00f5es, ser\u00e1 fundamental para dar um aspecto de confian\u00e7a ao produto.<\/p>\n

Este dado ou ‘di\u00e1rio da moto’ \u00e9 um grande trunfo no momento da venda. Mesmo que voc\u00ea n\u00e3o tenha realizado a manuten\u00e7\u00e3o na concession\u00e1ria e tenha por h\u00e1bito faz\u00ea-la em uma oficina de sua confian\u00e7a, guarde os todos os recibos de todos os materiais que comprou e registre em um caderno os quil\u00f4metros que tinha moto quando o servi\u00e7o foi efetuado.<\/p>\n

Comprei uma Shadow VT600 do Luiz Almeida, motociclista e fot\u00f3grafo, que tinha todas estas informa\u00e7\u00f5es registradas junto ao livro de revis\u00f5es. Isso me deu uma garantia ainda maior para comprar a moto.<\/p>\n

Detalhes que fazem a diferen\u00e7a.<\/strong><\/strong><\/p>\n

O aspecto da moto referente \u00e0 limpeza, pequenos arranh\u00f5es e coisas do g\u00eanero devem receber uma aten\u00e7\u00e3o pormenorizada. Existem pequenos defeitos que uma vez corrigidos d\u00e3o um aspecto mais limpo \u00e0 moto, por exemplo: pe\u00e7as em alum\u00ednio como estribos, podem ser polidas; borrachas podem ficar com melhor aspecto com um spray \u00e0 base de silicone;, pequenos riscos na carenagem podem e devem ser retocados.<\/p>\n

Para evitar riscar a pintura do tanque durante o uso da moto coloque uma ‘capa protetora de tanque’. Outra dica importante: tenha cuidado com as chaves quando estiverem na igni\u00e7\u00e3o. Evite chaveiros metalizados ou de pl\u00e1stico duro. Evite metais em chaveiros, com o tempo eles podem, com a ajuda da vibra\u00e7\u00e3o e do vento, riscar e danificar a mesa do guid\u00e3o.<\/p>\n

E por \u00faltimo, se existe alguma pe\u00e7a que se encontra danificada no momento que pretender vender a moto, espere para trocar quando, efetivamente, for anunciar a venda.<\/p>\n

E o mais importante: seja \u00e9tico.<\/strong> O que n\u00e3o queremos para n\u00f3s n\u00e3o desejamos para o comprador da nossa moto. N\u00e3o maqueie, n\u00e3o engane, n\u00e3o fa\u00e7a gambiarras. A maioria dessas maldades ser\u00e3o descobertas momentos depois da moto ser vendida e isto vai ter trazer muita confus\u00e3o al\u00e9m de queimar seu nome na pra\u00e7a. Compradores de motos usadas, principalmente big bikes, s\u00e3o pessoas muito bem relacionadas e ter o nome sendo motivo de conversa por falta de \u00e9tica, n\u00e3o \u00e9 nada bom. N\u00e3o custa nada ser honesto. Lembre-se que o cliente pode entrar com uma a\u00e7\u00e3o contra voc\u00ea e \u00e9 bem poss\u00edvel que ganhe, mesmo sendo contra pessoa f\u00edsica e independente de Procon.<\/p>\n

E se eu estiver comprando?<\/strong><\/p>\n

Se \u00e9 voc\u00ea o comprador, veja estas dicas por outro ponto de vista (claro, agora \u00e9 voc\u00ea que est\u00e1 comprando). Aproveite para conferir se realmente tudo que est\u00e1 sendo dito pelo vendedor \u00e9 realmente verdade. Pegue a placa da moto e v\u00e1 \u00e0 concession\u00e1ria ou \u00e0 oficina. Pe\u00e7a informa\u00e7\u00e3o. Cheque a documenta\u00e7\u00e3o. Veja o hist\u00f3rico. Se puder veja se o chassi existe na f\u00e1brica (lembre-se do caso das Harley\u00b4s adulteradas). Se tudo estiver batendo e a moto estiver em um bom pre\u00e7o, feche o neg\u00f3cio.<\/p>\n

Outra dica importante: verifique os pneus.<\/strong><\/p>\n

Pneus contam muita coisa sobre a moto, inclusive pela forma como se desgastam. Normalmente os pneus de big bikes duram em m\u00e9dia 10 mil quil\u00f4metros (traseiros) e 15 mil os dianteiros. Veja o estado e a marca de fim de pneu. Eles entregam at\u00e9 se a quilometragem da moto foi adulterada. Certa vez fui com um amigo ver uma moto que ele queria comprar e olhei a quilometragem e perguntei quantas vezes havia trocado de pneu. A resposta n\u00e3o bateu com a quilometragem, ent\u00e3o agradeci e sa\u00ed. Depois expliquei a ele que o od\u00f4metro total poderia estar alterado para uma quilometragem a menor. Na d\u00favida n\u00e3o arrisque.<\/p>\n

Aproveite estas dicas. Cuide bem da sua moto, ela pode valer um bom dinheiro na troca por uma nova. E use isto tamb\u00e9m quando for comprar uma moto usada.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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