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{"id":214791,"date":"2013-01-09T15:20:57","date_gmt":"2013-01-09T17:20:57","guid":{"rendered":"http:\/\/www.luissucupira.com.br\/?p=214791"},"modified":"2013-01-09T15:22:26","modified_gmt":"2013-01-09T17:22:26","slug":"acontece-bosch-desenvolve-abs-light-para-roda-dianteira-de-motos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/acontece-bosch-desenvolve-abs-light-para-roda-dianteira-de-motos\/","title":{"rendered":"Bosch desenvolve ABS Light para roda dianteira de motos"},"content":{"rendered":"
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\"img60970-1357663267-v580x435\"<\/a>Os ve\u00edculos duas rodas<\/a> predominam no tr\u00e1fego das cidades dos pa\u00edses em desenvolvimento e, com isso, os riscos de les\u00f5es dos pilotos \u00e9 ainda maior. Pensando na seguran\u00e7a desses usu\u00e1rios, a Bosch desenvolveu um sistema antibloqueio de frenagem especialmente para uso em motos pequenas e scooters muito comum nestes mercados.
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\nEsta nova vers\u00e3o se baseia na gera\u00e7\u00e3o 9 do ABS para motos, mas com o diferencial de ter apenas um canal hidr\u00e1ulico para frenagem, que visa controlar eletronicamente a roda dianteira da moto. “Essa nova gera\u00e7\u00e3o do ABS oferece mais seguran\u00e7a a um baixo custo”, diz Gerhard Steiger, presidente da divis\u00e3o Chassis Systems Control da Robert Bosch. “O ABS pode reduzir o n\u00famero de acidentes com les\u00f5es e mortes por quarto”, conclui.<\/p>\n

Conhecido como vers\u00e3o “light” do ABS 9 para motos, este sistema est\u00e1 em desenvolvimento no centro de seguran\u00e7a para motocic<\/a>letas<\/a> da Bosch, no Jap\u00e3o, em parceria com um fabricante de motos da \u00cdndia. A produ\u00e7\u00e3o em s\u00e9rie come\u00e7ar\u00e1 em 2013.<\/p>\n

Quando a roda traseira da motocicleta trava, o que invariavelmente resulta em uma situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica para o piloto, ela pode muitas vezes ser desbloqueada se o motociclista colocar menos press\u00e3o no freio. O mesmo n\u00e3o ocorre com a roda dianteira, j\u00e1 que o piloto se desloca para frente durante a frenagem e a desacelera\u00e7\u00e3o acaba ocorrendo principalmente atrav\u00e9s da roda da frente.<\/p>\n

\"img60969-1357663266-v580x435\"<\/a>Isso explica porque, em muitos pa\u00edses, inclusive no Brasil, at\u00e9 mesmo as motos com motores igual ou maior que 250 cilindradas, o sistema de freio da roda traseira \u00e9 acionado por freio mec\u00e2nico. “Regular a press\u00e3o da frenagem da roda dianteira por meio do freio hidr\u00e1ulico evita o bloqueio, aumenta a desacelera\u00e7\u00e3o e a estabilidade da moto”, diz o Dr. Wolfgang Hiller, presidente regional da divis\u00e3o de Chassis System Control da Bosch no Jap\u00e3o.<\/p>\n

A unidade hidr\u00e1ulica da vers\u00e3o light do ABS 9 compreende somente duas v\u00e1lvulas de controle, uma c\u00e2mara de armazenamento e uma bomba. A velocidade da roda de refer\u00eancia \u00e9 calculada pelo sistema com base na informa\u00e7\u00e3o transmitida por um sensor instalado na roda dianteira. Para um controle de frenagem mais preciso, tamb\u00e9m \u00e9 poss\u00edvel instalar um segundo sensor na roda traseira.<\/p>\n

Com esta configura\u00e7\u00e3o, as taxas de desacelera\u00e7\u00e3o correspondem como um sistema de dois canais e, com isso, \u00e9 poss\u00edvel neutralizar qualquer levantamento da roda traseira. As fabricantes de motos podem, opcionalmente, integrar uma chave liga-desliga a este sistema.<\/p>\n

O software para essa nova gera\u00e7\u00e3o do ABS foi otimizado especialmente para atender o segmento de motos de baixa cilindrada. Para motos maiores e mais potentes, a Bosch oferece um sistema ABS mais completo, que controla ambas as rodas e oferece fun\u00e7\u00f5es adicionais como, por exemplo, eletronic Central Braking System (eCBs) integrados que funcionam nas rodas dianteira e traseira, mesmo quando o condutor aciona apenas um dos freios.<\/p>\n

Fotos: Divulga\u00e7\u00e3o<\/em><\/p>\n<\/div>\n<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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