<\/a>Isso explica porque, em muitos pa\u00edses, inclusive no Brasil, at\u00e9 mesmo as motos com motores igual ou maior que 250 cilindradas, o sistema de freio da roda traseira \u00e9 acionado por freio mec\u00e2nico. “Regular a press\u00e3o da frenagem da roda dianteira por meio do freio hidr\u00e1ulico evita o bloqueio, aumenta a desacelera\u00e7\u00e3o e a estabilidade da moto”, diz o Dr. Wolfgang Hiller, presidente regional da divis\u00e3o de Chassis System Control da Bosch no Jap\u00e3o.<\/p>\nA unidade hidr\u00e1ulica da vers\u00e3o light do ABS 9 compreende somente duas v\u00e1lvulas de controle, uma c\u00e2mara de armazenamento e uma bomba. A velocidade da roda de refer\u00eancia \u00e9 calculada pelo sistema com base na informa\u00e7\u00e3o transmitida por um sensor instalado na roda dianteira. Para um controle de frenagem mais preciso, tamb\u00e9m \u00e9 poss\u00edvel instalar um segundo sensor na roda traseira.<\/p>\n
Com esta configura\u00e7\u00e3o, as taxas de desacelera\u00e7\u00e3o correspondem como um sistema de dois canais e, com isso, \u00e9 poss\u00edvel neutralizar qualquer levantamento da roda traseira. As fabricantes de motos podem, opcionalmente, integrar uma chave liga-desliga a este sistema.<\/p>\n
O software para essa nova gera\u00e7\u00e3o do ABS foi otimizado especialmente para atender o segmento de motos de baixa cilindrada. Para motos maiores e mais potentes, a Bosch oferece um sistema ABS mais completo, que controla ambas as rodas e oferece fun\u00e7\u00f5es adicionais como, por exemplo, eletronic Central Braking System (eCBs) integrados que funcionam nas rodas dianteira e traseira, mesmo quando o condutor aciona apenas um dos freios.<\/p>\n
Fotos: Divulga\u00e7\u00e3o<\/em><\/p>\n<\/div>\n<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"Conhecido como vers\u00e3o “light” do ABS 9 para motos, este sistema est\u00e1 em desenvolvimento no centro de seguran\u00e7a para motocicletas da Bosch, no Jap\u00e3o, em parceria com um fabricante de motos da \u00cdndia. A produ\u00e7\u00e3o em s\u00e9rie come\u00e7ar\u00e1 em 2013. <\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":214792,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[14],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/214791"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=214791"}],"version-history":[{"count":3,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/214791\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":214795,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/214791\/revisions\/214795"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/214792"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=214791"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=214791"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=214791"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}