Warning: Constant WP_DEBUG already defined in /home/sucupira/public_html/wp-config.php on line 248

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831
{"id":214868,"date":"2013-01-14T19:06:27","date_gmt":"2013-01-14T21:06:27","guid":{"rendered":"http:\/\/www.luissucupira.com.br\/?p=214868"},"modified":"2013-01-16T10:18:51","modified_gmt":"2013-01-16T12:18:51","slug":"uma-moto-e-roubada-a-cada-sete-minutos-no-brasil","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/uma-moto-e-roubada-a-cada-sete-minutos-no-brasil\/","title":{"rendered":"Uma moto \u00e9 roubada a cada sete minutos no Brasil."},"content":{"rendered":"

Por que roubar motos \u00e9 mais vantajoso do que roubar carros? Qual o destino das motos roubadas?<\/em><\/h2>\n
\"Todo<\/a>
Todo cuidado \u00e9 pouco!<\/figcaption><\/figure>\n

O tempo que voc\u00ea vai levar para ler este artigo uma moto ter\u00e1 sido roubada no Brasil e talvez o motociclista tenha sido ferido ou morto em mais uma tentativa de assalto envolvendo motocicletas.<\/p>\n

Indo direto ao assunto: s\u00f3 em S\u00e3o Paulo s\u00e3o roubadas cerca de 100 motos por dia o que d\u00e1 uma m\u00e9dia de um roubo a cada 15 minutos. Se voc\u00ea juntar o que \u00e9 roubado no Brasil ter\u00e1 um n\u00famero duas vezes maior, o que daria uma moto roubada a cada 7,5 minutos. Tal n\u00famero coloca as motos em segundo lugar entre os ve\u00edculos mais roubados no pa\u00eds. O pior \u00e9 que na medida em que cresce o mercado de venda de motos, cresce em propor\u00e7\u00e3o ainda maior o mercado de motos roubadas e de venda de pe\u00e7as sem proced\u00eancia.<\/p>\n

Os n\u00fameros que muitos n\u00e3o gostam de mostrar…<\/i><\/strong><\/p>\n

N\u00e3o existem estat\u00edsticas precisas, pois o banco de dados relativos \u00e0 inseguran\u00e7a p\u00fablica (\u00e9 este mesmo o nome) n\u00e3o fornece informa\u00e7\u00f5es dos roubos de motos seguidos de morte ou feridos por ser p\u00e9ssimo para a imagem dos pol\u00edticos.<\/p>\n

Estimativa de uma fonte da pr\u00f3pria pol\u00edcia que pediu para n\u00e3o ser identificada d\u00e1 conta de que a cada 10 roubos ou tentativas de roubos de motos, cerca de 5% acabam feridos ou mortos \u00e0 bala. Se s\u00e3o roubadas cerca de 71 mil motos por ano no Brasil e desses, cerca de tr\u00eas mil e quinhentos motociclistas\u00a0 ou acabam feridos ou mortos teremos uma m\u00e9dia di\u00e1ria nacional de aproximadamente nove motociclistas feridos ou mortos em assaltos ou em tentativas de assalto no Brasil. Se analisarmos o n\u00famero de motocicletas vendidas no Brasil com o n\u00famero de motos roubadas anualmente (71 mil) poderemos prever que quase 5% das motos fabricadas, anualmente no Brasil, ser\u00e3o roubadas Ou seja: de cada 20 motos , uma ser\u00e1 roubada e desmanchada.<\/p>\n

O preju\u00edzo decorrente com motos roubadas no Brasil representa cerca de 11% do total arrecadado pelo DPVAT.<\/p>\n

Novas posturas dos motociclistas!<\/strong><\/p>\n

\u00c9 necess\u00e1ria uma mudan\u00e7a de postura tanto de lojistas como de motociclistas. N\u00e3o esperem pelo governo, pois ele pouco pode fazer se o h\u00e1bito de comprar pe\u00e7as sem nota fiscal e sem proced\u00eancia n\u00e3o mudar.<\/p>\n

Eu aprendi em marketing que, se existe quem queira comprar algo, vai sempre existir algu\u00e9m que v\u00e1 atr\u00e1s de conseguir o que o mercado procura para poder ganhar dinheiro. Isso n\u00e3o \u00e9 diferente no segmento de motos roubadas. Enquanto existir quem compre sempre existir\u00e1 o jogo de \u2018gato e rato\u2019, com grande vantagem para o rato.<\/p>\n

Mas para onde v\u00e3o as motos roubadas?<\/strong><\/p>\n

A maioria das motos roubadas segue tr\u00eas caminhos poss\u00edveis:<\/p>\n

Desmanche<\/strong> \u2013 S\u00e3o imediatamente desmanchadas e as pe\u00e7as vendidas ou trocadas por droga e armas.\u00a0 A troca de motos por droga acontece principalmente nas regi\u00f5es de fronteira do Brasil com Paraguai, Bol\u00edvia e Venezuela. Nestes lugares as motos tamb\u00e9m podem ser trocadas por armas. A venda das pe\u00e7as de motos desmanchadas \u00e9 feita para lojas de intercepta\u00e7\u00e3o ou para ferros-velhos.<\/p>\n

Transplante<\/strong> \u2013 As motos s\u00e3o transplantadas integralmente para um novo quadro. Acontece principalmente com motos de maior cilindrada. Neste caso a moto roubada \u00e9 totalmente desmanchada e as suas pe\u00e7as colocadas em outro quadro. Isso, na maioria das vezes, ocorre quando algu\u00e9m sofre um acidente de moto e n\u00e3o tem o dinheiro suficiente para consertar, ent\u00e3o a melhor forma \u00e9 roubar outra igual, de mesmo ano e modelo para realizar o transplante. O quadro \u00e9 jogado fora e a moto nunca mais \u00e9 encontrada.<\/p>\n

Descaso e corrup\u00e7\u00e3o de autoridades<\/strong> \u2013 As motos s\u00e3o utilizadas em cidades do interior ou locais sem nenhuma\u00a0 fiscaliza\u00e7\u00e3o. Como n\u00e3o existe fiscaliza\u00e7\u00e3o no interior, principalmente no Nordeste, Norte e uma boa parte do Centro-Oeste, tal situa\u00e7\u00e3o passa despercebida ou fica ao desleixo e elas viram Pok\u00e9mons (motos roubadas, com busca e apreens\u00e3o rodando disfar\u00e7adas em locais sem fiscaliza\u00e7\u00e3o). Existem ainda os casos de motos roubadas e transformadas em motos de trilha, sem placa, para poderem ser usadas neste tipo de esporte. J\u00e1 soube de situa\u00e7\u00f5es, em S\u00e3o Paulo, onde um grupo de motociclistas Off Road foi abordado na trilha e todas as motos e equipamentos foram roubados. Deixaram os caras simplesmente de cal\u00e7as. Em outra situa\u00e7\u00e3o os chassis s\u00e3o adulterados e a documenta\u00e7\u00e3o esquentada para que a moto circule sem o menor problema, da mesma forma que uma moto legalizada.<\/p>\n

Por que roubar motos \u00e9 mais vantajoso do que roubar carros?<\/strong><\/p>\n

Uma moto sempre passar\u00e1 despercebida (a n\u00e3o ser que seja uma das bem caras) e em alguns poucos minutos pode ser totalmente desmanchada. Um policial que atua no combate a ve\u00edculos roubados me disse que o tempo decorrido entre o roubo e o desmanche total de uma moto de baixa cilindrada n\u00e3o passa de 40 minutos.<\/p>\n

Dependendo da organiza\u00e7\u00e3o da quadrilha as pe\u00e7as estar\u00e3o preparadas e embaladas para poderem chegar ao interceptador em at\u00e9 duas horas desde o momento do roubo. Eu n\u00e3o me contive e fiz uma pergunta absurda: – \u201c\u00c9 poss\u00edvel, caso eu tenha minha moto roubada, acabar comprando uma pe\u00e7a que era dela?\u201d A resposta foi um seco \u2013 \u201csim\u201d.<\/p>\n

A Honda domina a lista das dez mais, pois \u00e9 a marca que domina o mercado (de acordo com n\u00fameros da Fenabrave, 79,6% das motos vendidas de janeiro a novembro s\u00e3o da Honda)<\/i>.<\/p>\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n
\n

AS DEZ MOTOS MAIS ROUBADAS NO BRASIL*<\/b><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

Modelo<\/i><\/b><\/td>\nN\u00famero de Casos<\/i><\/td>\n<\/tr>\n
Honda CG 125<\/b><\/td>\n20.875<\/td>\n<\/tr>\n
Honda CG 150<\/b><\/td>\n11.513<\/td>\n<\/tr>\n
Honda CBX<\/b><\/td>\n6.277<\/td>\n<\/tr>\n
Honda NXR 150<\/b><\/td>\n5.000<\/td>\n<\/tr>\n
Honda C100<\/b><\/td>\n4.639<\/td>\n<\/tr>\n
Honda Biz<\/b><\/td>\n4.014<\/td>\n<\/tr>\n
Yamaha YBR<\/b><\/td>\n3.881<\/td>\n<\/tr>\n
Yamaha Fazer<\/b><\/td>\n2.332<\/td>\n<\/tr>\n
Honda XR<\/b><\/td>\n1.833<\/td>\n<\/tr>\n
Honda NX-4<\/b><\/td>\n1.793<\/td>\n<\/tr>\n
* de Janeiro a Novembro<\/i><\/b><\/td>\n<\/tr>\n
Fonte: Confedera\u00e7\u00e3o Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previd\u00eancia Privada e Vida, Sa\u00fade Suplementar e Capitaliza\u00e7\u00e3o (CNseg)<\/i><\/b><\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n

Os casos de roubos\/furtos de motos esportivas e de luxo t\u00eam ganhado destaque na imprensa. No dia 29\/10, um casal que viajava com uma Honda CBR 1000 RR<\/b> foi morto a tiros ap\u00f3s tentativa de assalto na Avenida dos Bandeirantes<\/b>, em S\u00e3o Paulo. A pol\u00edcia civil considera essa como uma das vias mais visadas pelos ladr\u00f5es de motos na cidade. Mas existem outras vias que tamb\u00e9m apresentam risco: Marginal Pinheiros; Avenida Aricanduva; Rodovia Anhanguera; Rodovia Bandeirantes; Rodovia Castello Branco; Avenida Mutinga; Avenida Rio Branco com a Avenida Duque de Caxias; Avenida S\u00e3o Jo\u00e3o; Rua General Os\u00f3rio; Rodoanel M\u00e1rio Covas.<\/p>\n

Os roubos v\u00e3o parar? N\u00e3o, infelizmente.<\/strong><\/p>\n

O combate ao mercado negro de pe\u00e7as \u00e9 muito f\u00e1cil e depende apenas de fiscaliza\u00e7\u00e3o das receitas estaduais. Mas n\u00e3o acontece na velocidade que deveria e muito menos com a mesma frequ\u00eancia. O pior \u00e9 que a corrup\u00e7\u00e3o ainda estimula mais esse com\u00e9rcio. Se a lei fosse mudada e a venda de pe\u00e7as sem proced\u00eancia enquadrasse tamb\u00e9m, quem a fizesse, no crime de suspeita de roubo e intercepta\u00e7\u00e3o de pe\u00e7as roubadas al\u00e9m de crime fiscal, muito do cen\u00e1rio atual seria mudado.<\/p>\n

Esse tipo de a\u00e7\u00e3o combinada com a fiscaliza\u00e7\u00e3o feita pelos pr\u00f3prios motociclistas vai reduzir muito a \u00e1rea de abrang\u00eancia tornando o neg\u00f3cio ainda mais arriscado para quem rouba motos. O maior trunfo que temos \u00e9 a nossa uni\u00e3o, coisa que n\u00e3o existe entre motoristas de carros e caminh\u00f5es com a mesma intensidade. Se fizermos apenas \u2013 eu disse APENAS \u2013 a nossa parte, o resto come\u00e7a a andar sozinho.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

O tempo que voc\u00ea vai levar para ler este artigo uma moto ter\u00e1 sido roubada no Brasil e talvez o motociclista tenha sido ferido ou morto em mais uma tentativa de assalto envolvendo motocicletas.<\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":213746,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[14],"tags":[27,57,1334,610,1173,1473,453,1476,454,1491,1493,572,82,1332,896,1333],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/214868"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=214868"}],"version-history":[{"count":7,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/214868\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":214895,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/214868\/revisions\/214895"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/213746"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=214868"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=214868"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=214868"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}