<\/a><\/p>\n A hist\u00f3ria da Ural come\u00e7a em 1939, durante os preparativos da URSS para a 2\u00aa Guerra. Joseph Stalin ordenou aos militares russos para que tomassem provid\u00eancia para a prepara\u00e7\u00e3o de todas as \u00e1reas de opera\u00e7\u00e3o b\u00e9lica, incluindo as for\u00e7as de terra, que defenderiam a R\u00fassia contra a invas\u00e3o de Panzers alem\u00e3es, incluindo-se o desenvolvimento de uma nova motocicleta de guerra.<\/em><\/p>\n A reuni\u00e3o foi realizada no Minist\u00e9rio da Defesa da URSS para discutir o modelo de moto a ser desenvolvido e o mais adequado para o Ex\u00e9rcito Vermelho. O Ex\u00e9rcito queria modernizar seus equipamentos ap\u00f3s o t\u00e9rmino do conflito militar com a Finl\u00e2ndia e como as motocicletas que estavam usando n\u00e3o funcionaram satisfatoriamente naquele conflito, buscou-se um novo modelo. O escolhido foi a\u00a0BMW R71<\/strong>, a melhor moto com side-car da \u00e9poca,\u00a0capaz de transportar tr\u00eas pessoas e cargas pesadas, ideal para as tropas m\u00f3veis.<\/p>\n <\/a><\/p>\n A Ural mant\u00eam-se fiel ao modelo original h\u00e1 mais de 70 anos<\/strong><\/p>\n Cinco unidades foram adquiridas secretamente atrav\u00e9s de intermedi\u00e1rios na Su\u00e9cia neutra e contrabandeados para a R\u00fassia. Os engenheiros sovi\u00e9ticos em Moscou ocuparam-se em desmontar as \u00a0BMWs, copiando todos os detalhes do design e elaborando moldes para produzir motores e caixas de c\u00e2mbio. Tudo sobre a moto foi por engenharia reversa. No in\u00edcio de 1941, a primeira amostra foi submetida ao julgamento de Stalin, que o aprovou e determinou o imediato in\u00edcio da produ\u00e7\u00e3o.<\/p>\n Um desses modelos originais BMW sobrevive e est\u00e1 em exposi\u00e7\u00e3o no museu da f\u00e1brica. A Harley-Davidson tamb\u00e9m copiou o design da BMW e entregou cerca de 1.000 Harley-Davidson XA (Experimental Army) para o Ex\u00e9rcito dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial. Enquanto isso, na contram\u00e3o, o Jap\u00e3o estava ocupado copiando o motor em \u201cV\u201d da Harley-Davidson.<\/p>\n <\/a><\/p>\n Um dos poucos fabricantes de motos com side-car no mundo<\/strong><\/p>\n Conta-se tamb\u00e9m outra vers\u00e3o da hist\u00f3ria, a mais prov\u00e1vel, de que a f\u00e1brica da BMW teria fornecido os desenhos de constru\u00e7\u00e3o e moldes de fundi\u00e7\u00e3o, como resultado de um pacto que previa em contrapartida, a transfer\u00eancias de tecnologia sovi\u00e9tica em diferentes \u00e1reas tecnol\u00f3gicas e industriais.<\/p>\n <\/a><\/p>\n Modelo Harley-Davidson XA, com motor de 2 cilindros horizontais opostos – foto by Wikip\u00e9dia<\/strong><\/p>\n A f\u00e1brica de Moscou logo passou a produzir centenas de motocicletas M-72 com side-car. Entretanto, os estrategistas sovi\u00e9ticos temiam que a f\u00e1brica de Moscou estivesse dentro do alcance dos bombardeiros alem\u00e3es. Decidiu-se ent\u00e3o mudar a f\u00e1brica mais para leste, fora da faixa de bombardeio, no meio da regi\u00e3o montanhosa. O local escolhido foi a pequena cidade de Irbit, localizada \u00e0 margem da grande estepe Siberiana, nos Montes Urais, justificando assim o nome que a marca carrega at\u00e9 hoje.<\/p>\n Em 25 de outubro de 1942, as primeiras M-72s foram enviadas para a batalha. Durante o curso da Segunda Guerra Mundial, 9.799 motocicletas M-72 foram entregues ao ex\u00e9rcito vermelho.<\/p>\n Ap\u00f3s a Segunda Guerra Mundial, a f\u00e1brica foi renovada e, em 1950, produziu sua motocicleta n\u00ba 30.000. No final dos anos 1950, uma f\u00e1brica na Ucr\u00e2nia assumiu a fabrica\u00e7\u00e3o das Urais para uso militar e a f\u00e1brica nos Montes Urais concentrou-se em modelos para uso civil. A popularidade dos equipamentos cresceu continuamente entre os russos e na d\u00e9cada de 1960, a f\u00e1brica foi entregue \u00e0 administra\u00e7\u00e3o privada, iniciando-se as exporta\u00e7\u00f5es em 1953.<\/p>\n <\/a><\/p>\n Detalhe das suspens\u00f5es trazeiras<\/strong><\/p>\n Em novembro de 1992, a f\u00e1brica estatal transforma-se em Uralmoto Joint Stock Company. A Uralmoto era uma entidade privatizada, sendo 40% de suas a\u00e7\u00f5es divididas entre gestores e colaboradores atrav\u00e9s de uma subven\u00e7\u00e3o, 38% vendidos em leil\u00e3o de privatiza\u00e7\u00e3o e 22% permaneceu retido pelo governo. No in\u00edcio de 1998, a Ural deixou de ter qualquer participa\u00e7\u00e3o estatal.<\/p>\n <\/a><\/p>\n Vista superior da moto e seu grande side-car<\/strong><\/p>\n Embora a apar\u00eancia externa da moto e do motor mantenha a imagem da cl\u00e1ssica original, a Ural evoluiu com o desenvolvimento de t\u00e9cnicas de controle de qualidade e uso de novas tecnologias, para fazer uma motocicleta forte, privilegiando conforto e seguran\u00e7a. Tudo de bom e original sobre os Urais antigas foi mantida, incluindo o equil\u00edbrio da concep\u00e7\u00e3o dos cilindros opostos horizontalmente. Na R\u00fassia de hoje, ainda existem locais que somente s\u00e3o acess\u00edveis atrav\u00e9s do uso animal e de motocicletas, sendo a Ural largamente utilizada para esse fim.<\/p>\n As motocicletas Ural s\u00e3o dotadas de motores de 4 tempos refrigerado a ar, caixa de c\u00e2mbio de quatro velocidades com marcha \u00e0 r\u00e9, eixo card\u00e3, embreagem de dois discos a seco, amortecedores com molas e freios \u00e0 disco. Novos modelos e sidecar foram desenvolvidos recentemente para melhor atender as necessidades e expectativas dos mercados ocidentais.<\/p>\n