Warning: Constant WP_DEBUG already defined in /home/sucupira/public_html/wp-config.php on line 248

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831
{"id":215178,"date":"2013-02-04T13:02:56","date_gmt":"2013-02-04T15:02:56","guid":{"rendered":"http:\/\/www.luissucupira.com.br\/?p=215178"},"modified":"2013-03-04T16:28:58","modified_gmt":"2013-03-04T19:28:58","slug":"conheca-teu-inimigo-para-pilotar-com-mais-seguranca-mario-sergio-figueredo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/conheca-teu-inimigo-para-pilotar-com-mais-seguranca-mario-sergio-figueredo\/","title":{"rendered":"Conhe\u00e7a teu inimigo para pilotar com mais seguran\u00e7a – M\u00e1rio S\u00e9rgio Figueredo"},"content":{"rendered":"
por M\u00e1rio S\u00e9rgio Figueredo<\/a><\/strong> | 04.02.2013<\/p>\n
<\/div>\n<\/div>\n
\n

\"\"<\/a><\/p>\n

Nada melhor para come\u00e7ar a abordagem que faremos a seguir que as s\u00e1bias palavras de Sun Tzu<\/strong>, general, estrategista e fil\u00f3sofo chin\u00eas que viveu entre os anos 544 a.C. e 456 a.C. Sun Tzu ficou mais conhecido por sua obra \u201cA Arte da Guerra\u201d<\/em>, composta por 13 cap\u00edtulos de estrat\u00e9gias militares.<\/p>\n

Os ensinamentos de Sun Tzu n\u00e3o servem apenas para militares. Eles podem e devem ser trazidos para a nossa vida cotidiana e, certamente, se os seguirmos, reduziremos as possibilidades de colocar nossa vida em risco cada vez que nos deslocamos de motocicleta. O tema \u00e9 forte, as informa\u00e7\u00f5es que ver\u00e3o s\u00e3o assustadoras, mas somente conhecendo os fatores de risco \u00e9 que teremos condi\u00e7\u00f5es de estarmos preparados para a \u201cguerra\u201d do tr\u00e2nsito, tal qual fazem os generais antes de cada batalha.<\/p>\n

\"Conhecendo<\/a><\/p>\n

Conhecendo o tr\u00e2nsito podemos definir estrat\u00e9gias de pilotagem para minimizar riscos<\/strong><\/p>\n

Fatores de risco<\/strong> \u2013 Primeira coisa a determinar: quem e quais s\u00e3o os nossos \u201cinimigos\u201d quando estamos sobre uma motocicleta?<\/p>\n

– o tr\u00e2nsito, composto de outras motocicletas, os carros, os pedestres, os animais, etc, etc;
\n– as ruas, estradas e avenidas, as intemp\u00e9ries, os objetos fixos, etc, etc;
\n– as les\u00f5es a que estamos sujeitos e as partes do nosso corpo mais afetadas em acidentes.<\/p>\n

Poder\u00edamos relacionar uma infinidade de itens e fatores de risco que considerar\u00edamos como nossos \u201cinimigos\u201d e assim se tornariam motivo para que os conhec\u00eassemos melhor, determinando seus pontos fracos e aprender\u00edamos como evit\u00e1-los, aumentando nossas chances de \u201cvit\u00f3ria\u201d sobre eles. Se f\u00f4ssemos abordar cada um dos nossos \u201cinimigos\u201d, este texto se tornaria muito extenso e cansativo. Portanto, vamos nos ater apenas a algumas estat\u00edsticas fornecidas pelo DENATRAN, elaboradas com dados obtidos na cidade de S\u00e3o Paulo, cuja an\u00e1lise vale considerar independente de qual seja a cidade em que o leitor more e ande de moto costumeiramente.<\/p>\n

\"\"<\/a><\/strong><\/p>\n

V\u00edtimas fatais por acidentes<\/strong> \u2013 Apesar dos ve\u00edculos de duas rodas representarem apenas 12,6% da frota total<\/strong>, s\u00e3o respons\u00e1veis por 35,2% das mortes em acidentes<\/strong>, contra apenas 14,8% de mortes decorrentes dos acidentados com ve\u00edculos de 4 ou mais rodas, s\u00f3 perdendo para as ocorr\u00eancias de atropelamentos de pedestres que encabe\u00e7am as terr\u00edveis estat\u00edsticas de mortos no tr\u00e2nsito (dados de 2010).<\/p>\n

Isso n\u00e3o quer dizer que n\u00e3o devemos andar de moto, mas serve para termos consci\u00eancia do tamanho do risco<\/strong> a que estamos sujeitos cada vez que sa\u00edmos com nossas motos e enfrentamos a guerra que \u00e9 o tr\u00e2nsito nas grandes cidades.<\/p>\n

\"\"<\/a>V\u00edtimas fatais no tr\u00e2nsito<\/strong> \u2013 Esse gr\u00e1fico \u00e9 assustador, pois aponta a evolu\u00e7\u00e3o do n\u00famero de v\u00edtimas fatais num comparativo entre carros e motos. Se em 1997 eram apenas 221 \u00f3bitos anuais<\/strong> de motociclistas, em 2010 esse n\u00famero subiu para 478<\/strong>, e como a tend\u00eancia mostra-se ascendente, esse n\u00famero deve ser bem superior ap\u00f3s passados dois anos. Em cada 10 acidentes de moto, 7 deles deixam v\u00edtimas e a cada 10 dias, 12 mortes engordam negativamente esses n\u00fameros. Portanto, todo cuidado \u00e9 pouco e quanto mais conhecermos esse \u201cinimigo\u201d, maiores ser\u00e3o as nossas chances de defesa.<\/p>\n

\"\"<\/a>Faixa et\u00e1ria das v\u00edtimas<\/strong> \u2013 Este gr\u00e1fico aponta as idades cr\u00edticas dentro da faixa et\u00e1ria dos pilotos e passageiros. Mostra claramente quem deve se preocupar mais e conhecer formas de controlar o desejo de \u201ctorcer o cabo\u201d, de sentir a adrenalina correndo nas veias. O pre\u00e7o a se pagar \u00e9 muito alto, sem contar o grande risco de sobreviver com sequelas permanentes e irrevers\u00edveis. Veja em qual coluna voc\u00ea se encaixa e pense no assunto, avalie o que pode ser feito para a redu\u00e7\u00e3o dos riscos \u2013 cada caso \u00e9 um caso.<\/p>\n

\"\"<\/a>Tipos de acidentes<\/strong> \u2013 Constatamos que h\u00e1 predomin\u00e2ncia de mortes nos acidentes com motocicletas em decorr\u00eancia de colis\u00e3o, o tipo de acidente que envolve dois ou mais ve\u00edculos em movimento. Nosso \u201cinimigo\u201d se apresenta claramente, apontando que \u00e9 nos cruzamentos o momento da condu\u00e7\u00e3o da moto em que deveremos estar mais atentos para estarmos preparados. A defesa \u00e9 reduzir a velocidade, redobrar a aten\u00e7\u00e3o e manter p\u00e9s e m\u00e3os sobre manete e pedal de freio, prontos para agir caso seja necess\u00e1rio. Ou seja, agir preventiva e defensivamente. Ao fazermos isso, o tempo entre a rea\u00e7\u00e3o e a a\u00e7\u00e3o de frenagem ocorrer\u00e1 mil\u00e9simos de segundos antes, mas que podem ser decisivos e representar a diferen\u00e7a entre a vida e a morte.<\/p>\n

\"\"<\/a>Localiza\u00e7\u00e3o das les\u00f5es<\/strong> \u2013 Neste \u00faltimo gr\u00e1fico nosso \u201cinimigo\u201d se mostra de forma escrachada, de cara limpa, apontando-nos exatamente quais os pontos do nosso corpo que merecem mais prote\u00e7\u00e3o, sem que os demais sejam negligenciados.<\/p>\n

Os n\u00fameros nos mostram que a maior incid\u00eancia de les\u00f5es decorrentes de acidentes com motocicletas est\u00e1 concentrada nos membros inferiores (principalmente p\u00e9s e pernas), recomendando que ao pilotarmos deveremos estar protegidos por botas adequadas e caneleiras. Na sequ\u00eancia vem os membros superiores, recomendando o uso de luvas e prote\u00e7\u00f5es acopladas \u00e0 jaqueta para evitar fraturas.<\/p>\n

O item que apresenta o menor \u00edndice \u00e9 a cabe\u00e7a, entretanto, \u00e9 o tipo mais grave de les\u00e3o em decorr\u00eancia de um acidente com motocicleta e por isso merece especial preocupa\u00e7\u00e3o na hora de comprar o capacete, privilegiando aqueles fabricados com mais tecnologia e que ofere\u00e7am maior prote\u00e7\u00e3o contra impactos. Saber colocar corretamente a fivela do capacete \u00e9 outro item que n\u00e3o deve ser esquecido \u2013 se a cinta passar pelo queixo ap\u00f3s afivelada, est\u00e1 colocada incorretamente.<\/p>\n

Muitos alegam que se seguirem todas as recomenda\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a ficar\u00e3o parecido com o Robocop<\/em>, ou que o calor dos acess\u00f3rios de seguran\u00e7a \u00e9 insuport\u00e1vel e v\u00e1rias outras desculpas. Devemos lembrar que\u00a0o ser humano \u00e9 dotado de livre arb\u00edtrio<\/strong>, o que quer dizer que cada um de n\u00f3s \u00e9 livre para adotar ou n\u00e3o medidas e equipamentos de seguran\u00e7a indicados para prote\u00e7\u00e3o contra os \u201cinimigos\u201d que enfrentamos diariamente, mas tamb\u00e9m dever\u00e1 assumir as consequ\u00eancias decorrentes dessa decis\u00e3o.<\/p>\n

O pre\u00e7o<\/strong> que se paga em caso de omiss\u00e3o, esquecimento ou pela decis\u00e3o de n\u00e3o andar equipado ao andar de motocicleta \u00e9 alto e n\u00e3o tem parcelamento. Tem que ser pago \u00e0 vista, com dor e sofrimento<\/strong>.<\/p>\n

\"O<\/a><\/p>\n

O pre\u00e7o da omiss\u00e3o \u00e9 caro demais<\/strong><\/p>\n

Desde 500 anos a.C. j\u00e1 temos registros de experi\u00eancias bem sucedidas que insistem em mostrar-nos o caminho certo das coisas, sem que tenhamos que aprender por tentativas. Cabe a n\u00f3s buscarmos esse conhecimento que est\u00e1 a\u00ed \u00e0 nossa disposi\u00e7\u00e3o, para que vivamos com mais seguran\u00e7a e conforto.<\/p>\n

Fonte: Texto de M\u00e1rio S\u00e9rgio Figueredo – gr\u00e1ficos: DENATRAN – Sun Tzu: Wikip\u00e9dia<\/p>\n<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Os ensinamentos de Sun Tzu n\u00e3o servem apenas para militares. Eles podem e devem ser trazidos para a nossa vida cotidiana e, certamente, se os seguirmos, reduziremos as possibilidades de colocar nossa vida em risco cada vez que nos deslocamos de motocicleta. <\/p>\n","protected":false},"author":23,"featured_media":214971,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[1340,14],"tags":[27,57,1334,610,1173,1473,453,1476,454,1491,1493,572,82,1332,896,1333],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/215178"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/23"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=215178"}],"version-history":[{"count":6,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/215178\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":215508,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/215178\/revisions\/215508"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/214971"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=215178"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=215178"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=215178"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}